MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais

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Rio de Janeiro, RJ
Modalidade: Presencial
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  • Frequência: Semanal
    4a e 5a das 18h30 às 22h (Aula Inaugural: 06/03/2025)
    Início:12/03/2025
    Data limite de inscrição: 12/03/2025
    Duração: 20 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
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  • Presencial

    Cursos presenciais e semipresenciais.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔

    O programa de MBA visa especializar profissionais com competências mais complexas, isto é, comum conjunto de conhecimentos, habilidades e valores exigidos pelo mercado de trabalho.
     
    São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:

    • realizar uma gestão de marketing para empreendimentos, serviços, projetos e equipes digitais;
    • estabelecer relações de negócios em ambientes on-line;
    • utilizar ferramentas digitais a favor das organizações, mantendo-as à frente das mudanças dos novos cenários;
    • planejar ações estratégicas com foco em gestão de resultados no ambiente digital.
    Coordenador Acadêmico: André Lima Cardoso Miceli
    Programa

    MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais

    Advocacy, Relações de Consumo e Propriedade Intelectual


    Advocacy. Histórico das relações de consumo. Princípios e conceitos. Política nacional das relações de consumo. Direito básico. Responsabilidade civil. Prevenção e reparação de danos. Propriedade intelectual.

    Comportamento do Consumidor Digital

    Teorias da racionalidade econômica, comportamental, psicanalítica, social, antropológica e cognitivista. Fatores de influência o comportamento de compra. Tipos de compra e processo decisório de consumo. Comportamento do consumidor organizacional. Papéis sociais, personalidades e estilos de vida de consumidores na internet. Zero Moment of Truth (ZMOT). Cultura e sociedade do consumo no século XXI. Dinâmicas da cibercultura. Inteligência coletiva.


    Comunicação, Planejamento e Convergência de Mídias

    Papel estratégico de comunicação de marketing. Dinâmica e diferentes ferramentas do composto de comunicação de marketing: aplicações e limites. Crossmídia e transmídia. Planejamento de comunicação integrada de marketing. Estratégias de comunicação e convergência de mídia como fonte de vantagem competitiva para as empresas. Revisão de briefing. Compra de mídia off-line e on-line: tradicional e programática. Métricas de mídia. Cálculo dos custos e retornos financeiros e comerciais de uma estratégia de comunicação.

    Digital Branding

    Gestão de branding na era digital. Construção da plataforma da marca. Matriz de stakeholders da marca. Conceito de ativos intangíveis e brand equity. Marketing 3.0. Risco social e social screening. Gestão de crise. Responsabilidade corporativa e sustentabilidade: triple bottom line. Semiótica e comunicação. Identidade de marca.

    E-Commerce e Operações Omnichannel

    Internet e negócios. Multiplicação das operações one stop shop e uso da precificação dinâmica em larga escala. Conceitos, plataformas e estratégias para e-commerce. Tendências em e-commerce. Integração do mundo físico e digital no varejo. Desafios da gestão e da operação omnichannel. Conexão trade marketing com omnichannel. Intelligence fulfillment. shopping journey – análise e entrega de soluções. Criação da experiência de compra e personalização em alto grau. Criação do relacionamento com clientes por meio do omnichannel. Tendências mais recentes do marketing do varejo apresentadas na National Retail Federation (NRF).

    Gestão de Conteúdo em Mídias Digitais

    Definições de meios e conteúdo. Fundamentos do marketing de conteúdo, outbound marketing e inbound marketing. Narratividade e construção de sentido para organizações. Projetos de conteúdo multimídia, crossmídia e transmídia. Construção de uma plataforma de narrativa para a marca.

    Gestão de projetos

    Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.

    Gestão das Tecnologias Digitais

    Tecnologia da Informação (TI) como alavanca para gestão e melhores experiências do/a consumidor/a nas organizações. Planejamento e estratégia de TI e dados. Infraestrutura e governança de dados e TI. Tendências e novas tecnologias. Transformação digital.

    Inteligência Competitiva e Modelos de Negócios Digitais


    Sociedade do conhecimento e desenvolvimento da cultura empreendedora nas empresas. Perfil do/a empreendedor/a e do/a intraempreendedor/a. Processo empreendedor: principais modelos e fontes de financiamentos. Dificuldades a serem enfrentadas: riscos, barreiras e causas de fracassos. Modelos de negócios digitais.


    Métricas de Marketing


    Marketing como atividade estratégica e gerencial. Aplicação das diversas métricas de marketing como justificativa das ações que envolvem as opções de segmentação, posicionamento e do composto de marketing em si.


    Marketing de Busca

    Search engine marketing: anúncios e otimização de sites. Políticas essenciais dos mecanismos de busca. Planejamento de ações de links patrocinados. Ad sense. Blackhat SEO. Gestão de campanhas de links. Meta tags. Mercado e tendências em marketing de busca.


    Mobile marketing

    Mobile marketing como estratégia para fidelizar clientes. Dinâmica do mercado. Hipersegmentação de campanhas. IoT. Tecnologias, ferramentas, modelos de negócios e serviços. Campanhas, estratégias e métricas.

    Métodos de Pesquisa para Internet e Consumer Insights

    Naturezas e abordagens em pesquisas de mercado. Funções e aplicações estratégicas de pesquisa de para a elaboração das estratégias de marketing: criação e desenvolvimento de produtos, formação de preços, escolhas de canais de distribuição e de comunicação. Planejamento e protocolo da pesquisa. Métodos de coleta de dados: entrevistas, questionários, grupos de foco, etnografia, netnografia, observação direta, métodos não convencionais. Métodos de tratamento de dados: análise de conteúdo, análise do discurso, métodos quantitativos e de análise multivariada. Coolhunting e identificação de manifestações culturais como tendências.

    Mídias Sociais: Planejamento, Implementação e Monitoramento

    Redes sociais: história, conceitos e princípios básicos. Capital social e influenciadores digitais. Ecossistema de mídias sociais. Planejamento de presença e ações em mídias sociais. Régua de conteúdo e publicação. Relacionamento e SAC 2.0. Monitoramento pleno e parcial de mídias sociais.

    Negociação e administração de conflitos

    Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão.

    Planejamento Estratégico de Marketing Digital

    Fundamentos de planejamento e de estratégia. Conceitos, críticas e evolução do planejamento estratégico de marketing. Componentes do Planejamento Estratégico de Marketing na Era Digital (PEMD) para organizações públicas e privadas. Análise de cenários e da posição competitiva. Formulação dos objetivos de marketing. Definição das métricas de sucesso. Estratégias e ações táticas de marketing no ambiente digital.

    UX: User Experience e Plataformas Digitais


    Experiência do/a usuário/a: usabilidade, acessibilidade, design e arquitetura da informação. Padrões web. Conveniência como valor competitivo. Implicações legais de acessibilidade. Testes e metodologias de avaliação. Modo que os usuários usam sites: desktop e mobile. Extração de inteligência com a experiência do/a usuário/a. Estudos de sites para desktop e mobile. Prototipação em papel e com ferramentas digitais. Wireframes: tipos e ferramentas. Jornada do/a usuário/a.

    Web Analytics e Inteligência Competitiva em Ambientes de Big Data

    Definição e importância de inteligência competitiva. Ciclo e etapas da inteligência competitiva. Big data pela ótica de marketing e de negócios. Conceitos, aplicações, dimensões e métricas para web analytics.
    Investimento

    Consulte nosso atendimento:

    • Condições especiais para ex-alunos.
    • Empresas parceiras (10%).

    Condições não cumulativas.

    Formas de Pagamento: Boleto Bancário ou Cartão de Crédito (Visa e Mastercard).
    A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite de cartão.

    Até 09/01/2025

    • R$ 37.932,00 à vista ou até 30x de R$ 1.455,24

    Até 13/02/2025

    • R$ 40.057,00 à vista ou até 30x de R$ 1.536,77

    Até 12/03/2025

    • R$ 42.179,00 à vista ou até 30x de R$ 1.618,17
    Público-alvo
    O MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais é recomendado para:
    • profissionais das diversas áreas do saber que necessitam adquirir conhecimentos sobre marketing e negócios digitais, a fim de assumir posições de comando nas suas empresas ou empreender.
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: dois anos.
    • Tempo mínimo de experiência profissional: três anos.
     
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de conclusão de graduação. A matrícula neste curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Processo seletivo

    com processo seletivo: entrevista

    • O processo seletivo é composto por entrevista e análise curricular, podendo ser presencial ou virtual, conforme a escolha e disponibilidade do candidato.
    • Na etapa final da inscrição é necessário agendar a entrevista, considerando a opção desejada.
    • A entrevista é o momento para entender como o curso contribuirá para seus objetivos profissionais, alinhando expectativas entre o candidato e a FGV.
    • Cédula de identidade/CPF.
    • Foto digital recente no formato 3x4 (colorida).
    • Diploma do curso de graduação*.

    * Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 
    * Não serão aceitos certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, independentemente da carga horária, que, conforme a Resolução CES nº 1/2017, 22 de maio de 2017, não correspondem a diploma de graduação nem permitem matrícula em cursos de pós-graduação lato sensu. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.