Pós-graduação em Administração Pública – CIPAD

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
Rio de Janeiro, RJ
Modalidade: Aulas ao vivo, temporariamente, por webconferência
Escolha uma unidade da FGV
Dias e horários
Selecione
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
Dias e horários
Selecione
  • Frequência: Quinzenal
    6as das 08h30 às 18h10 e Sábados das 08h30 às 12(aula inaugural 13/05/2021)
    Início:14/05/2021
    Data limite de inscrição: 14/05/2021
    17 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Aulas ao vivo, temporariamente, por webconferência
    O Curso Intensivo de Pós-Graduação em Administração Pública (CIPAD), em nível de especialização, foi instituído há mais de 40 anos com o propósito de propiciar uma visão estratégica da ação governamental. A criação e constante renovação do Curso têm como motivação original os enormes desafios que se apresentam ao Estado, à governança e à gestão pública contemporânea, requerendo respostas adequadas à sua complexidade e às incertezas advindas da velocidade de mudanças no processo civilizatório. Considera-se a vitalidade das organizações que implementam as políticas públicas e proveem os serviços públicos essencial para que se garanta que a distribuição dos frutos do desenvolvimento se dê sob um equilíbrio socialmente desejável.

    Você irá adquirir:
    • Conhecimento sobre a natureza e os processos da administração pública e de suas organizações;
    • Entendimento sobre o exercício de liderança na gestão de programas e projetos;
    • Conhecimento sobre competência metodológica e analítica no trato adequado de problemas e na tomada de decisões e
    • Ampla visão sobre sistemas administrativos e ações de prestação de serviços públicos.

     

    Aulas mediadas por tecnologia através da plataforma Zoom* enquanto houver orientação de isolamento social.
    *Zoom é uma ferramenta utilizada pelos cursos de mestrado e doutorado da FGV desde 2016 . Também é bastante aplicado em escolas internacionais. Estamos preparados para superar limitações e manter a qualidade do atendimento. Logo que for superada esta fase excepcional, retornaremos com aulas e entrevistas presenciais

     

    Conheça os professores aqui.

    Coordenador Acadêmico: Armando Santos Moreira da Cunha
    Público-alvo
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
     
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Programa

    Pós-graduação em Administração Pública – CIPAD

    Empreendedorismo na Gestão Pública

    Características do empreendedor: a mente empreendedora, traços, tipos de empreendedores. Empreendedorismo como o processo de reconhecimento e exploração de Oportunidades. Empreendedorismo como um modo estratégico de gestão pública. Características e dimensões do modo empreendedor de gestão.

    Gestão Estratégica na Administração Pública

    Desenvolvimento e reconstrução da visão estratégica na gestão. Relações estratégicas: a organização e a comunidade. A reflexão e o diálogo estratégicos. Missão e valores. Cenários e visão. Análises estratégicas e definição de futuros alternativos. Pistas estratégicas: vantagens comparativas, competitivas e cooperativas. Alianças estratégicas: as relações institucionais e as parcerias no processo de produzir e prestar serviços. Avaliação e reposicionamento estratégico.

    Gestão da Inovação

    As bases conceituais e práticas para o aprimoramento da gestão da tecnologia. O processo de inovação e a melhoria do desempenho organizacional. Perspectivas acerca de Tecnologia e Inovação. Capacidades Tecnológicas em Organizações. Gestão da Aprendizagem Tecnológica em Organizações.

    Processo Orçamentário nas Organizações do Setor Público

    Promover uma dinâmica intelectual que estimule os participantes à imersão nos conhecimentos, nas competências técnicas e nos valores associados com o processo orçamentário visando a obtenção de maior valor no emprego dos recursos e o alcance de resultados socialmente desejáveis por meio das ações organizacionais.

    Sistemas de Informação e Transformação Digital na Administração Pública

    Sistemas, Processos e Informações; Tecnologia e Sistemas de Informação (SI); Modelagem dos processos de negócio (BPMN), identificação de requisitos funcionais e prototipagem; Transformação Digital; Tópicos especiais em gestão integral da informação. (Disciplina realizada em laboratório de informática).

    Controle na Administração Pública: Mensuração e Avaliação do Desempenho

    Desafios da gestão pública, desempenho e resultados. Dimensão estratégica e alcance de resultados. Indicadores de desempenho. Monitoramento e auditoria de desempenho. Novos paradigmas de controle externo: a dimensão política, gerencial e organizacional.

    Comportamento Organizacional

    Comportamento humano e organizacional. Fenômenos psicológicos no trabalho: liderança, motivação, comunicação e equipe. Cultura, clima e processo de mudança organizacional. Gestão de comportamento organizacional na administração pública.

    Dimensão Jurídica da Gestão do Setor Público

    Poder estatal e administração pública. Gestão pública. Estrutura da Administração Pública. Princípios, atos, contratos e parcerias.

    Elaboração de Projetos

    Termos de Referência, Especificidades e Dimensionamento do Projeto. Estrutura, Inserção e Configuração Sistêmica do Projeto. Aprovisionamento, Controle e Financiamento de Projetos. Aporte Financeiro e Apresentação do Projeto.

    Economia do Setor Público

    Economia. Produção e atividade privada e pública. Estado. Governo. Funções públicas. A oferta de bens e serviços públicos e a restrição orçamentária. Bens públicos X bens privados. TOE. Receitas e Despesas de Governo. Financiamento dos gastos públicos. Política fiscal. Equilíbrio financeiro geral e parcial.

    Formulação e Análise de Políticas Públicas

    O surgimento do campo de estudos: Anos 1960: Y. Dror e a formação de policy makers em Israel; o modelo da public choice: J. Buchanan e G. Tullock; Diferentes conceituações de políticas públicas; A política pública como resultante de um jogo de estratégias: participantes: suas motivações e induções a que estão sujeitos; conexões entre eles; As regras do jogo (instituições políticas); Políticas públicas no Brasil sob a moldura analítica desse jogo; Tópicos especiais no estudo analítico e empírico das políticas públicas.

    Governo e Administração Pública

    Estado: funções econômicas do Estado. Bem público. Teorias da administração pública. Herança intelectual e política no campo da Administração Pública. Modelo racional de organização. Humanismo organizacional. Política pública e nova gestão pública. Reinventando o governo: conceitos de inovação do setor privado e sua aplicabilidade no setor público.

    Gestão de Pessoas no Serviço Público

    Fundamentos da Gestão Estratégica de Pessoas. Variáveis da Gestão Estratégica de Pessoas. Evolução da Área de Gestão de Pessoas. Papel do Gestor Público.

    Informação Contábil e Transparência Pública

    Contabilidade financeira e o aprimoramento da qualidade da transparência no setor público. Políticas contábeis convergentes aos padrões internacionais. Estrutura básica das demonstrações contábeis. Requerimentos das IPSAS’s relativas à contabilização de: Receitas e Créditos a Receber, Ativo Imobilizado, e alguns itens de passivo. Uso da informação contábil como orientador e legitimador de políticas públicas e para avaliação da solvência de entes públicos.

    Processo Decisório

    A ciência e a arte de pensar, julgar e decidir. Dimensões sócio psicológicas das decisões administrativas. O intencional, o valorativo, o emergente e o imaginativo. Molduras mentais. Habilidades no método e no processo de decidir: Racionalidade individual e do raciocínio coletivo. Recursos Emotivos. Habilidades em lidar com o incontrolável: armadilhas decisórias e tendenciosidades. Risco, incerteza, ignorância e sentimentos de vulnerabilidade. Ansiedade e medo na decisão.

    Processos de Mudança e Modelagem Organizacional

    Contexto teórico, novas formas de organização, processo de mudança e governança para a inovação; Perspectivas do modelo de gestão - modelagem da estrutura, dos processos e das redes; Gestão por processo como modelo de transição; Estado da arte na análise dos processos; Casos de aplicações para o setor público.

    Sistema Político Brasileiro

    Relações Estado-Sociedade-Mercado. Trajetória das relações Estado-Sociedade no Brasil. Instituições do Sistema Político brasileiro contemporâneo. Democracia e redemocratização. Representação política e social.

    Tópicos Especiais em Ciência Aplicada

    Tipos de conhecimento e sua utilização para produção do conhecimento científico, aplicando-o na vida organizacional. Utilização de relatórios técnicos, livros e artigos científicos, fazendo uso de seus elementos como insumos para problematizar e entender questões vividas em organizações. Utilização de material científico traduzindo-o para a linguagem do cotidiano do gestor organizacional para subsidiá-lo a entender primeiramente os problemas antes de procurar os caminhos para resolvê-los.
    Investimento

    Consulte nosso atendimento:

    > Condições especiais para ex-alunos.

    > Empresas parceiras (10%).

    Condições não cumulativas.

    Formas de Pagamento: Boleto Bancário ou Cartão de Crédito (Visa e Mastercard).
    A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite de cartão.

     

    Até 02/03/2021

    • R$ 22.933,00 à vista ou até 30x de R$ 821,00.

    Até 04/05/2021

    • R$ 24.205,00 à vista ou até 30x de R$ 866,54.

    Até 14/05/2021

    • R$ 25.480,00 à vista ou até 30x de R$ 912,18.
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Documento de identidade
    • CPF
    • 2 (dois) retratos recentes 3 x 4 (colorida) ou em versão digital
    • Diploma do curso de graduação (ou de Pós-Graduação) e respectivo Histórico Escolar

Contato

To prevent automated spam submissions leave this field empty.