Faq e Dúvidas Frequentes

  • Dúvidas gerais
    • Educação Executiva
      • Contratos e Pagamentos
      • Inscrições e Matrículas
  • Cursos de Especialização
    • Pós-graduação e MBAs presenciais
    • MBA FGV Online
  • Cursos de Curta e Média Duração
    • Curta e Média Duração Presencial
    • Curta e Média Duração On-line
    • Aperfeiçoamento em Gestão Esportiva
    • OEC - Cursos Gratuitos
      • Acesso
      • Acadêmico
      • Sistema

Contratos e Pagamentos

  • A FGV fornece desconto ou bolsa de estudos para os cursos?

    Não concedemos bolsas, entretanto, oferecemos descontos em três situações:

    • ex-alunos;
    • matrículas simultâneas de funcionários da mesma empresa e
    • funcionários de empresas parceiras.

     

  • Como funciona o convênio com empresas?

    O desconto sobre o valor total do curso escolhido é oferecido mediante apresentação, no ato da matrícula, de documento original comprobatório do vínculo profissional, como crachá ou declaração assinada pela área de recursos humanos da empresa.

    Como o valor do curso é majorado mensalmente, esse desconto será aplicado sobre o valor vigente no mês em que o aluno estiver se matriculando, não sendo cumulativo com nenhum outro desconto.

    O desconto não é retroativo para matrículas que tenham ocorrido em data anterior à assinatura do contrato. Portanto, não será concedido desconto nas parcelas vencidas ou a vencer das matrículas efetuadas anteriormente.

    Está excluído do benefício de desconto o funcionário que não solicitar o benefício no ato da matrícula, com documento obrigatório.

    Essa parceria será válida apenas para matrículas nos cursos de pós-graduação lato sensu em níveis de especialização (pós-graduação e MBA), aperfeiçoamento, extensão ou atualização, oferecidos pelas unidades próprias da FGV. Para a rede conveniada, consulte a unidade mais próxima.

    As empresas parceiras podem realizar divulgação interna dos cursos oferecidos pela FGV por meio de e-mail marketing, folder e intranet.

    Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail da unidade FGV:

    Rio de Janeiro – cursos.rio@fgv.br

    São Paulo – cursospaulista@fgv.br

    Brasília – cursos.bsb@fgv.br

  • O pagamento do valor integral será feito pela empresa onde trabalho? Como devo proceder?

    Na matrícula, o candidato deverá escolher a opção de como e quem fará o pagamento. Para pagamento pela empresa, é necessária uma carta de autorização de faturamento emitida por essa empresa.

    Ao preencher a carta de autorização de faturamento, o candidato deve-se atentar ao valor total da tabela vigente. Essa informação pode ser encontrada na página do curso do seu interesse, no tópico Investimento.

  • Qual é a forma de pagamento dos cursos?

    Para os cursos presenciais ofertados pelas unidades próprias da FGV e para os cursos oferecidos pelo Programa FGV Online, além da opção de usar boleto bancário, é permitido ao aluno optar por pagamento via cartão de crédito. O pagamento via cartão de crédito utiliza a modalidade de compra recorrente. Nessa modalidade, o valor da parcela é descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite do cartão.

    Para cursos oferecidos pela nossa rede conveniada, o candidato deve entrar em contato com a unidade mais próxima.

Acesso

  • Ao entrar no Aluno Online, aparece a mensagem “Falta a avaliação final”. O que isso significa?

    A informação “Falta a avaliação final” significa que o aluno não alcançou média suficiente – igual ou superior a 7,0 (sete) – para impressão da declaração. Nesse caso, é necessário refazer o pós-teste. Para tal, o aluno deve:

    1. clicar em “Iniciar curso”;

    2. em seguida, clicar em Menu (ao lado direito, no canto superior da tela) e

    3. por fim, ir até a barra de opções e selecione o pós-teste.

  • Comecei a cursar, mas não gostei. Posso cancelar?

    Sim. É possível interromper o curso a qualquer momento sem que haja necessidade de cancelamento. Do mesmo modo, o aluno poderá retomar o curso e concluí-lo enquanto este estiver disponível no nosso site. Caso o curso seja descontinuado, o acesso será perdido.

  • Como posso alterar o meu e-mail cadastrado?

    O aluno deve enviar um e-mail para cursosfgvonlineocwc@fgv.br informando o CPF, o nome completo e o e-mail para atualização.

  • Como posso validar a declaração de um curso gratuito?

    O aluno deve:

     

  • Esqueci minha senha. Como recuperá-la?

    É necessário solicitar uma nova em www.fgv.br/fgvonline. Na área “Área de alunos”, o aluno deve utilizar o menu “Dúvidas sobre seu acesso? Clique aqui.” e escolher a opção “Resgatar/alterar senha”. Em seguida, ele deve escolher a opção “Esqueci minha senha”, inserir o e-mail e uma nova senha será enviada para ele.

  • Eu posso fazer quantos cursos eu quiser?

    Sim. O aluno poderá fazer todos os cursos que desejar dentro das opções do OEC.

  • Eu preciso pagar algum valor para realizar esse curso?

    Não. Os cursos do OEC são inteiramente gratuitos.

  • Inseri meu CPF e apareceu “usuário já cadastrado”. O que isso significa?

    “Usuário já cadastrado” significa que o aluno já possui cadastro conosco. Para recuperar a senha, ele deve utilizar o menu “Dúvidas sobre seu acesso? Clique aqui.” e escolher a opção “Resgatar/alterar senha”.

  • O meu acesso está bloqueado. O que eu faço?

    Depois de digitar a senha errada mais de três vezes, é necessário solicitar uma nova em www.fgv.br/fgvonline. O aluno deve utilizar o menu “Dúvidas sobre seu acesso? Clique aqui.” e escolher a opção “Resgatar/alterar senha”.

  • O que é OEC?

    OEC (Open Education Consortium) é um consórcio de instituições que disponibiliza materiais gratuitos e compartilha-os gratuitamente, por meio da internet.

  • Os conteúdos disponíveis no site do OEC são acessíveis?

    A acessibilidade está prevista no nosso projeto de reformulação das soluções educacionais. É do interesse da FGV oferecer, nos nossos cursos, maior acessibilidade a deficientes visuais e auditivos e, por isso, estamos pesquisando soluções nesse sentido para atender a todos os interessados, sejam em cursos gratuitos pelos portais FGV Online ou Ensino Médio Digital, ou ainda em cursos regulares ofertados pelos nossos programas e pelas nossas Escolas.

  • Preciso ter acesso à internet para realizar o curso?

    Sim. Por ser inteiramente on-line, é imprescindível o acesso à internet com velocidade mínima de 2MB (recomendável 5MB ou superior). Além disso, para conseguir visualizar o conteúdo dos cursos, é necessário ter o AdobeFlash Player 9.0 ou superior instalado no computador.

Curta e Média Duração Presencial

  • Como faço minha matrícula no curso?

    As matrículas estão abertas a alunos de graduação em andamento ou portadores de diploma de curso superior e a profissionais com experiência na área de saber do curso. A formalização da matrícula dá-se mediante a assinatura de contrato e preenchimento do formulário de matrícula.

  • Como faço para abonar minhas faltas?

    Serão consideradas dentro da porcentagem de ausência permitidas aquelas justificadas por doenças, viagens ou outras causas, sem possibilidade de abono de faltas.

  • Como sou avaliado?

    A maioria dos cursos de Curta e Média Duração Presenciais não possui avaliação como critério para aprovação. São realizadas, em sala de aula, atividades práticas com intuito de aprimorar, reforçar e facilitar as competências dos alunos.

    Para os cursos que têm avaliação, a nota mínima é 7,0 (sete) quando houver trabalhos e/ou provas.

  • Qual é a frequência obrigatória nos cursos?

    Para ser aprovado, o aluno deve ter frequência mínima de 75% da carga horária total do curso. Em cursos de mais de uma disciplina, a frequência mínima se aplicará também a cada disciplina.

  • Recebo certificação no curso?

    Têm direito a certificado (dependendo do curso realizado) os alunos que tenham obtido frequência mínima de 75% e nota mínima 7,0 (sete), quando houver trabalhos ou provas.

Pós-graduação e MBAs presenciais

  • Como funciona o processo seletivo para os cursos de especialização presenciais?

    Para os cursos de especialização presenciais da FGV, o processo seletivo compreende análise curricular e entrevista. O processo somente terá início mediante preenchimento da ficha de inscrição e envio do currículo.

    As informações submetidas pelos candidatos e o resultado do processo seletivo são mantidas em caráter confidencial e divulgadas apenas aos e-mails cadastrados na inscrição.

  • O que é pós-graduação lato sensu?

    É um sistema de formação intelectual do segmento da educação continuada destinado ao aprofundamento e ao aprimoramento dos conhecimentos acadêmicos e técnico-profissionais.

    Os cursos de especialização e os cursos designados como MBA (Master Business Administration) ou equivalentes incluem-se na categoria de pós-graduação lato sensu.

  • Os cursos de pós-graduação e MBA são reconhecidos pelo MEC?

    Os cursos independem de autorização prévia de reconhecimento e renovação de reconhecimento. Contudo, devem atender rigorosamente a todas as exigências da Resolução CNE/CES nº1 de 6 de abril de 2018.

  • Quais são os requisitos para cursar um curso de especialização?

    Para cursar um MBA ou uma pós-graduação, é preciso que o candidato tenha um diploma de graduação.
    O diploma de graduação deve trazer, no verso, o número da portaria que autoriza/credencia a IES e o número da portaria de autorização ou reconhecimento do curso.

    Os cursos aceitos devem possuir, pelo menos, 1.600 horas. Seguem os cursos que preenchem esse requisito:

    • graduação plena ou licenciatura;
    • curso superior de tecnologia – qualquer área de formação – e
    • curso sequencial de formação específica.
  • Qual é a abrangência dos certificados de conclusão de curso?

    Os certificados de conclusão de curso têm validade nacional, desde que obedeçam integralmente às exigências da Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018.

  • Qual é a diferença entre curso lato sensu e stricto sensu?

    Os programas de pós-graduação dividem-se em duas grandes vertentes:
    Os cursos Stricto Sensu são reconhecido pelo MEC e classificados pela CAPES, podendo ser em nível de Mestrado (duração média de 3 anos) ou Doutorado (duração média entre 3 e 5 anos), sempre com foco acadêmico e ênfase nas atividades de ensino e pesquisa. Dada sua elevada carga de trabalho, estes cursos costumam exigir dedicação exclusiva e são procurados principalmente por aqueles que têm como objetivo atuar em ensino e pesquisa.

    Cursos de pós-graduação lato sensu, denominados cursos de especialização, são programas de nível superior, de educação continuada, com os objetivos de complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais. Visam também ao aprimoramento da atuação no mundo do trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados para o setor público, as empresas e as organizações do terceiro setor, tendo em vista o desenvolvimento do País.

  • Qual é a diferença entre os cursos de MBA, LLM, Master e pós-graduação oferecidos pela FGV?

    Os cursos de MBA, LLM e Master são diferenciados pela nomenclatura, pois são direcionados a profissionais com cerca de três a cinco anos de experiência profissional relevante (de acordo com o curso) após a graduação, não incluindo a experiência como estagiário ou trainee. A FGV seleciona os candidatos com perfis mais adequados a cada programa, considerando três aspectos: formação acadêmica, experiência profissional e cargo ocupado.

    O curso de pós-graduação é destinado a recém-formados, em qualquer área de atuação, que desejam empreender ou atuar na carreira executiva com segurança e garantida vantagem competitiva no mercado, além de profissionais que estejam retornando ao mercado de trabalho.

    O título final será igual para os quatro tipos de cursos (MBA, LLM, Master e pós-graduação): especialização a título lato sensu.

  • Qual é a diferença entre um curso de especialização lato sensu e um curso de MBA?

    A pós-graduação lato sensu compreende programas de especialização e inclui os cursos designados como MBA (Master of Business Administration).

  • Qual é a legislação vigente referente aos cursos lato sensu?

    Os cursos de pós-graduação lato sensu seguem a Resolução nº 1 de 6 de abril de 2018, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação CNE/CES – MEC.

  • Qual é o tempo máximo para a conclusão do MBA e da pós-graduação na FGV?

    Todos os alunos que ingressaram nos programas de MBA e pós-graduação do FGV Management a partir de janeiro de 2017 deverão concluir os seus respectivos cursos em, no máximo, 60 meses a partir da data de início do curso de origem, exceto em casos excepcionais previstos em regulamento.

  • Quando a pós-graduação lato sensu pode ser feita?

    Os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores que atendam às exigências das instituições de ensino.

  • Uma pessoa formada em um curso tecnólogo pode cursar uma pós-graduação?

    Sim. Os cursos tecnológicos classificam-se como cursos de nível superior. Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Art. 44, inciso III, cursos de pós-graduação (especialização, aperfeiçoamento, mestrado e doutorado) estão abertos a candidatos diplomados em curso de graduação com carga horário superior a 1.600 horas/aula.

Acadêmico

  • Adorei a modalidade e quero fazer um curso pago. Como posso me inscrever?

    O portfólio das soluções on-line da FGV possui os seguintes cursos:

    ·         graduações tecnológicas;

    ·         cursos de atualização (30h/aula), que não possuem pré-requisito;

    ·         cursos de aperfeiçoamento (188h/aula) e

    ·         MBAs (432h/aula) nas áreas de Gestão Empresarial, Direito, Marketing, Gerenciamento de Projetos e Gestão Financeira.

    As inscrições nesses cursos podem ser realizadas pelo site http://www5.fgv.br/fgvonline/.

  • Eu recebo alguma declaração ao concluir o curso?

    Após a conclusão do curso e aprovação no pós-teste – nota igual ou superior a 7,0 (sete) –, o aluno poderá imprimir a declaração de participação no curso auto instrucional.

  • Há material didático para impressão ou download?

    Não. O curso é inteiramente on-line e não é possível baixar o conteúdo ou imprimi-lo. Todo o conteúdo é acessado diretamente pelo site do OEC.

  • Posso utilizar a minha declaração para comprovar horas complementares na minha faculdade?

    A declaração de participação é um documento válido e pode ser utilizado para comprovar a realização do curso. Contudo, o aluno deve consultar a sua universidade sobre os critérios para a validação das horas complementares.

  • Preciso ter algum conhecimento prévio para realizar o curso?

    Os cursos do OEC não possuem pré-requisito e, por isso, não é necessária formação na área para realizá-los. Entretanto, alguns cursos poderão abordar temas específicos em que será importante conhecimento prévio sobre o assunto.

  • Terei auxílio de algum tutor durante o curso?

    Os cursos do OEC são autoinstrucionais e não possuem nenhum tipo de mediação.

  • Todos os cursos possuem declaração?

    Sim. Todos os cursos OEC atribuem uma declaração de participação.

Curta e Média Duração On-line

  • Após realização da inscrição, o acesso é imediato?

    A inscrição é efetivada somente após a realização do pagamento e a sua baixa no nosso sistema.
    O acesso ao conteúdo do curso, assim como instruções de estudo, será disponibilizado somente no dia de início do curso. Essa data é divulgada no site, no ato da inscrição.

  • As aulas são interativas? Terei um professor à disposição?

    Sim. A interação entre alunos e professor é a proposta do curso. O Professor-Tutor acompanhará a turma de forma ativa e permanente, sempre guiando e buscando a integração, a orientação e o fechamento nas discussões.

  • Como é o processo seletivo para os cursos de curta duração?

    O processo seletivo compreende apenas o preenchimento da ficha de inscrição.

  • Como funciona a metodologia do curso?

    O curso é realizado totalmente a distância, utilizando um ambiente virtual de aprendizagem, o eClass. Por essa plataforma, o aluno tem acesso ao material didático do curso, aos vídeos dos autores das disciplinas e a uma grande quantidade de livros disponíveis nas bibliotecas. A metodologia de ensino pauta-se nas interações e discussões de conteúdo que acontecerão na sala de aula virtual.

    A FGV acredita que a construção do conhecimento se dá por meio de uma sólida interação entre alunos e professores no que diz respeito ao conteúdo que está sendo estudado. A todo momento, o aluno é estimulado a participar, engajar-se e compartilhar as suas experiências e os seus entendimentos sobre o assunto, além de esclarecer dúvidas.

  • Como funciona a questão de horários de participação?

    O aluno tem total flexibilidade de horário e local de estudos. Ele pode acessar a plataforma de onde estiver e estudar no melhor horário do dia, conforme a sua agenda. A sua participação nos debates deve ser ativa, mas acontece de forma assíncrona, sempre conforme o seu ritmo e a sua disponibilidade. Além disso, é necessário seguir os prazos indicados no cronograma e na sala de aula para as entregas das atividades e para os momentos de participação síncrona (reuniões on-line).

  • Como ocorre a avaliação no curso? Qual é a média de aprovação?

    A avaliação do aluno dá-se por meio da:

    • participação individual e ativa nas discussões nos fóruns, em sala de aula;
    • participação nas reuniões on-line (são duas, agendadas previamente pelo professor) e
    • atividade final e individual (AI).

    A média para aprovação no curso deve ser igual ou superior a 7,0 (sete).

  • O curso possui certificado?

    Sim. Sendo aprovado com média igual ou superior a 7,0 (sete), o aluno receberá o certificado. O certificado é emitido pela FGV e entregue no endereço cadastrado no sistema acadêmico da FGV, no prazo de 120 dias a contar da data da sua emissão.

  • Os cursos são autorizados e reconhecidos pelo MEC?

    Todos os cursos da FGV são autorizados pelo MEC. Apenas os cursos que concedem títulos necessitam de reconhecimento.

  • Por quanto tempo o conteúdo do curso ficará disponível para consulta?

    O aluno terá acesso a todo o conteúdo do curso e a todas as discussões de sala de aula por um período de um ano, a partir do encerramento do curso.

  • Quais são as formas de pagamento existentes? Há políticas de desconto?

    O pagamento pode ser realizado à vista ou parcelado: no boleto bancário (em 3 vezes) ou no cartão de crédito (em 6 vezes).

    A FGV concede 10% de desconto para alunos FGV, ex-alunos FGV e empresas parceiras.

  • Qual é a configuração mínima necessária para realização do curso?

    É necessário que o aluno disponha de um computador com a seguinte configuração:

    • memória RAM: 2GB;
    • sistema: Windows 7 ou Mac OS 10 e
    • plugin Java instalado.

    Além disso, é necessário que o aluno disponha de uma conexão de internet com velocidade mínima de 5MB.

  • Qual é o prazo para desistência e cancelamento do curso?

    O aluno poderá solicitar cancelamento do curso dentro do prazo de 7 dias corridos, a partir da data do início do curso.

  • Terei suporte técnico 24 horas por dia para uso dos sites dos cursos da FGV?

    O horário de atendimento da área de suporte aos cursos do FGV Online é:

    • de segunda a sexta-feira: das 9h às 22h30min;
    • aos sábados e domingos: das 9h às 18h;
    • nos feriados estaduais (RJ) e municipais (RJ): das 9h às 22h30min;
    • nos feriados nacionais: não há plantão do suporte.

    O atendimento é feito por meio do número (21) 3799-4770.

MBA FGV Online

  • Como acontecem as disciplinas a distância do MBA FGV Online?

    A disciplina a distância é composta de uma tríade indissociável de materiais que apresenta o conteúdo indispensável para a aprendizagem do aluno:

    1. E-book ou apostila

    Conteúdo teórico e fundamental da disciplina, ou seja, o seu texto básico. Está estruturado em capítulos (ou módulos), unidades e tópicos. Em todos os módulos da disciplina on-line, há uma chamada especial para a leitura de determinada passagem do e-book ou da apostila, informando o objetivo da leitura e quais são os pontos importantes que demandam atenção redobrada.

    2. Videoaulas

    São as partes do conteúdo explicadas pelo professor-autor da sua disciplina. Possuem curta duração para não se tornarem cansativos e, como consequência, manterem a atenção do aluno. Assistir aos vídeos do professor facilita a aprendizagem e assimilação do conteúdo, pois combina um contexto visual com a linguagem falada. Nas videoaulas, os professores explicam o conteúdo tratado no e-book ou na apostila, aprofundando-o ou exemplificando-o, relacionando-o a cases ou propondo a sua fixação por meio de atividades.

    3. Webaulas

    São as aulas estruturadas em formato HTML, compostas de textos, imagens e links. Essas aulas são desenvolvidas segundo uma organização hipertextual com uma linguagem clara e dialógica para facilitar o seu entendimento. Os componentes interativos são acessados por meio de botões, ícones e hiperlinks. Pelo texto da webaula, o aluno se orienta e realiza as ações didáticas de acesso ao e-book, visualização da videoaula, resolução de uma tarefa, análise de um estudo de caso, e recebimento de insumos para uma discussão com os seus colegas e o professor-tutor da disciplina na Sala de Aula Virtual.

    Esses materiais se complementam e, por isso, os três precisam ser acessados e estudados. Além disso, essa análise influencia no desempenho efetivo na Sala de Aula Virtual, pois a participação do aluno nos debates e nas discussões e os seus comentários realizados, tanto nos fóruns quanto nas reuniões por webconferência, precisam estar pautados no conteúdo estudado, em pesquisas sobre outros dados relevantes ou em relatos de experiências já vivenciadas, ou seja, em postagens que enriqueçam o debate.

  • Como funciona o processo seletivo para o MBA FGV Online?

    O processo seletivo tem início com a realização da inscrição no curso. O setor de matrícula e a Coordenação Acadêmica responsável pelo curso avaliarão as informações relacionadas ao perfil do candidato e, estando o candidato aderente ao curso com os documentos entregues, a matrícula é confirmada e o candidato torna-se aluno do curso.

    Nessa avaliação de perfil, a Coordenação Acadêmica considera como pré-requisitos o tempo mínimo de conclusão da graduação de 2 anos e o tempo mínimo de experiência profissional de 3 anos. Na seleção, o Coordenador pode considerar uma maior experiência profissional para reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado. Em caso de dúvidas, pode haver ainda a necessidade de uma entrevista com o candidato.

    O contrato do aluno será gerado mediante a quitação da primeira parcela do curso e a entrega dos seguintes documentos:

    • cópia autenticada do diploma de nível superior*;
    • cópia autenticada da identidade e do CPF;
    • 1 foto 3x4 colorida;
    • contrato chancelado (gerado após a confirmação de pagamento);
    • formulário de matrícula preenchido e assinado.

    *Os diplomas emitidos em língua estrangeira, além de autenticados, deverão ser acompanhados de histórico escolar, ambos com tradução juramentada anexada.

    As informações submetidas pelos candidatos e o resultado do processo seletivo são mantidas em caráter confidencial e divulgadas apenas aos e-mails cadastrados na inscrição.

  • Como funcionam os Seminários Presenciais de Abertura e Encerramento do MBA FGV Online?

    Os seminários presenciais apresentam temas e propostas relevantes que articulam questões da atualidade, sendo ministrados por professores-executivos de expressão no mercado. A temática abordada é transversal e interdisciplinar, estudando ferramentas de gestão inovadoras e configurando uma grande oportunidade de network.

  • Como são os seminários presenciais previstos no MBA FGV Online?

    Os seminários presenciais ocorrem aos sábados, das 8h às 18h, e a presença do aluno é obrigatória. Nesses encontros, são realizados workshops que abordam temas relevantes e atuais sobre gestão, promovendo o network entre os alunos dos diferentes MBAs. O encontro é ministrado por um professor-executivo da FGV, com formação acadêmica e experiência profissional na área.

    A confirmação dos polos de realização do seminário presencial fica condicionada ao quórum mínimo para a realização do evento.

    Caso o aluno tenha algum impedimento para a participação nos seminários, é importante entrar em contato com a Secretaria Acadêmica e verificar como proceder para a sua reposição. Por essa razão, recomendamos o bloqueio da agenda nas duas datas em que são agendados esses eventos desde o momento da matrícula.

  • Como serei avaliado nas disciplinas a distância do MBA FGV Online?

    A avaliação das disciplinas a distância considera a participação do aluno nas atividades propostas pelo professor-tutor, a realização de uma atividade individual e de uma prova presencial.

    As provas ocorrem aos pares, na sequência da conclusão das disciplinas. São realizadas presencialmente, no local escolhido no ato da matrícula, conforme as datas previamente informadas no cronograma do curso.

    A participação nas discussões da Sala de Aula Virtual e nas webconferências é avaliada de forma qualitativa, sendo utilizada uma rubrica de avaliação que qualifica as contribuições do aluno.

  • Nunca estudei a distância. Como saberei o que devo fazer para cursar as disciplinas do MBA FGV Online?

    No Seminário Presencial de Abertura e na Semana de Introdução ao Curso, além das atividades relacionadas ao workshop, são oferecidas aos alunos as informações necessárias para que possam iniciar o MBA FGV Online. É um momento importante para a ambientação e a compreensão da dinâmica de estudo e para uma familiarização com a plataforma.

    Para facilitar a sua aprendizagem, a metodologia das disciplinas sugere momentos em que você deve acessar e estudar cada um dos materiais, de acordo com o desenvolvimento do conteúdo, além de orientar a respeito da atuação nos fóruns. O calendário, disponível em cada uma das disciplinas, apresenta as datas propostas para discussões, entregas de atividades e realizações de dinâmicas.

    As webconferências, por serem momentos síncronos, são agendadas com antecedência e oferecem mais de uma oportunidade de participação aos alunos. Acompanhando as datas do calendário, o aluno evita o acúmulo de conteúdo e de atividades que prejudicará o seu desenvolvimento na disciplina.

    Em todas as disciplinas, os professores-tutores realizam a mediação desses conteúdos, relacionando teoria e prática de mercado. Eles também estão disponíveis para auxiliar os alunos a respeito das dúvidas e nas dificuldades em relação aos conteúdos e recursos.

    Os professores-tutores que atuam no curso possuem formação acadêmica e experiência profissional atual na área de conhecimento das disciplinas.

  • O que acontece se eu ficar reprovado em alguma disciplina?

    Caso ocorra a reprovação em alguma disciplina, será oferecido ao aluno a possibilidade de cursá-la novamente no prazo máximo de 60 meses da data do início do curso. Essa possibilidade, denominada Cumprimento de disciplinas, poderá ser solicitada diretamente à Secretaria Acadêmica, mediante pagamento da carga horária da disciplina a ser cursada novamente.

  • Posso iniciar o curso de MBA FGV Online a qualquer momento ou finalizá-lo em menos tempo do que o previsto?

    O MBA FGV Online estrutura-se pelo conceito de turma, em que Professores-Tutores e alunos interagem por intermédio de uma metodologia que segue o padrão de qualidade definido pelo programa.

    As turmas são iniciadas em 4 ofertas ao longo do ano, com cronogramas estruturados de forma a entregar aos alunos a sequência de disciplinas mais adequada, definida pela Coordenação Acadêmica.

    Por essa razão, não se oferece a realização do curso fora do planejamento de uma turma.

  • Qual é a carga horária e a duração do MBA FGV Online?

    O MBA FGV Online possui 432 horas/aula, sendo 408 horas/aula de disciplinas cursadas a distância e 24 horas/aula cursadas presencialmente, nos Seminários Presenciais de Abertura e de Encerramento.

    As disciplinas a distância são realizadas aos pares nos MBAs FGV Online, de acordo com as datas previstas no cronograma do curso. A duração do curso, conforme o cronograma estabelecido para cada turma, é de, aproximadamente, 14 meses. Esse tempo varia de acordo com a quantidade de recessos (fim de ano ou Carnaval) que ocorrem ao longo do período de ocorrência da turma.

  • Qual é a diferença entre o MBA FGV Online e o MBA FGV Presencial?

    Tanto o MBA FGV Presencial quanto o MBA FGV Online possuem os mesmos programas e ementas, trabalham as mesmas competências e baseiam-se nos mesmos objetivos. A única diferença entre eles é a forma de oferecimento dos cursos, sendo um realizado via web e outro, presencialmente.

    O MBA FGV Online é dividido em atividades que o aluno realiza pela internet, individuais e em equipe, e avaliações em que todos devem comparecer à instituição FGV em que está matriculado ou ao polo de seminário presencial.

    O MBA FGV Presencial tem as aulas e avaliações em dias marcados. Todos devem comparecer sempre a um mesmo local, em um mesmo horário.

    O regulamento que rege todos os procedimentos acadêmicos é o mesmo, e o certificado concedido para ambos possui o mesmo valor para o MEC. A diferença está justamente na flexibilidade de horário e local de estudo que o MBA FGV Online oferece.

  • Quantas horas por semana preciso me dedicar aos estudos ao cursar o MBA FGV Online?

    Ainda que permita maior flexibilidade, o curso exige dedicação do aluno durante, aproximadamente, 10 horas por semana. Essa duração varia de aluno para aluno, podendo variar também de disciplina para disciplina. Em algumas disciplinas, o tempo de dedicação do aluno pode ser menor, pois pode-se tratar de um conteúdo mais fácil de ser compreendido por esse aluno. Da mesma forma, esse tempo pode aumentar se for um conteúdo que o aluno considere mais árduo.

    É importante que o aluno estabeleça os dias e horários para acessar a plataforma de aprendizagem, de forma a planejar como gerenciará o seu tempo de dedicação ao curso. Essa é uma forma de não perder o controle das leituras e atividades que precisam ser realizadas, participar das reuniões por webconferência e das discussões na Sala de Aula Virtual, além de ler as mensagens que lhe foram enviadas.

    É importante ainda planejar os lugares em que realizará o estudo, de forma a garantir que o seu dispositivo tenha acesso a uma internet de qualidade.

    Recomendamos o acesso diário para que seja possível acompanhar o que os colegas e o professor-tutor estão discutindo e também poder contribuir nos debates.

  • Resido no exterior. Posso fazer MBA FGV Online?

    As disciplinas a distância são ministradas integralmente via web, o que exige apenas uma boa conexão com a internet. Para os alunos que residem no exterior, é necessário apenas que o aluno tenha disponibilidade para realização das provas presencialmente no Brasil, em uma unidade da FGV, e para a participação dos Seminários Presenciais de Abertura e Encerramento.

Inscrições e Matrículas

  • Como posso saber se a minha inscrição foi confirmada?

    Ao finalizar a inscrição, o candidato receberá uma confirmação por e-mail. Caso não receba essa confirmação, o candidato deverá entrar em contato com a unidade da FGV da localidade escolhida.

  • Como posso ser aluno ouvinte?

    O candidato participa do processo seletivo normalmente, assiste às aulas, fica isento de provas e trabalhos, e, no final do curso, recebe um certificado de participação como aluno ouvinte. O plano financeiro é o mesmo de um aluno regular.

  • É possível pedir transferência de curso? Quais são os procedimentos?

    Sim. O aluno poderá solicitar a transferência de curso desde que as seguintes condições sejam respeitadas:

    • deverá existir vaga no curso de destino;
    • os cursos (origem e destino) têm de ter o mesmo nível/grau;
    • o aluno não poderá ter cumprido mais de 68% da carga horária total do curso de origem e
    • estejam faltando mais de 6 (seis) meses para o término do prazo de 60 meses previsto na sua turma de origem para conclusão de todas as obrigações acadêmicas.

    O aluno poderá requerer o aproveitamento dos créditos já cursados por meio de um pedido de equivalência de disciplinas.

  • Em caso de desistência, quais as implicações?

    Caso o curso já tenha iniciado, o aluno poderá solicitar cancelamento a qualquer momento. No entanto, deverá pagar o valor correspondente à carga horária já cursada, além de multa rescisória.

  • Fiz a inscrição, mas só poderei participar do curso no semestre seguinte. Precisarei fazer a inscrição novamente?

    Sim. Se o aluno realizou algum pagamento, o valor investido será devolvido integralmente quando solicitado em até 30 dias antes do início do curso. Quando puder participar do curso, o aluno deverá realizar uma nova inscrição para a oferta desejada.

    Em caso de desistência antes da realização do pagamento, basta sinalizar ao comercial responsável para que seja cancelada a inscrição vigente.

  • Inscrevi-me em um curso presencial, mas a turma não teve a quantidade mínima de alunos necessária para iniciar. O que acontece?

    A FGV se reserva o direito de, excepcionalmente, alterar datas ou cancelar cursos que não atendam ao requisito de número mínimo de alunos inscritos ou por outro motivo de força maior.

    No caso de cancelamento de um curso, fica assegurado ao aluno o direito de, ao seu critério:

    • receber a devolução integral do valor já pago e
    • transferir-se para outro curso de mesma carga horária à sua escolha.
  • Posso pedir transferência entre unidades (inclusive, conveniadas) durante o curso e aproveitar créditos de disciplinas já cursadas?

    Sim. Para que seja feita a transferência entre unidades da FGV, a unidade de origem deverá preparar um formulário específico, informando o programa do curso em execução, as disciplinas cursadas – com notas, frequência e nomes dos professores – e a situação financeira do aluno.

    O aluno então poderá efetuar a matrícula na unidade de destino e deverá arcar com as taxas e mensalidades em aberto referentes ao curso. Além disso, a unidade de origem deverá enviar a documentação do aluno à secretaria acadêmica da unidade de destino, mantendo a cópia de todos os documentos nos seus arquivos.

    Para aproveitar créditos já cursados, o aluno deverá entrar com um pedido de equivalência de disciplinas.

Aperfeiçoamento em Gestão Esportiva

  • A apresentação do Projeto Final é obrigatória?

    Sim. A apresentação do trabalho é presencial, obrigatória e deverá contar com a presença de todos os integrantes do grupo.

  • Como é o contato com o professor orientador?

    A orientação é realizada em uma sala de aula aberta exclusivamente para esse fim. Além disso, o orientador pode fazer uso de outras ferramentas da plataforma, como chat e ferramenta de voz e vídeo.

  • Como funciona a avaliação? Qual é a média para ser aprovado?

    A avaliação do aluno dá-se por meio de:

    • participação individual e ativa nas discussões nos fóruns, em sala de aula;
    • participação nas reuniões on-line (são duas, agendadas previamente pelo professor) e
    • atividade final e individual (AI) ou em equipe (AE).

    A média para aprovação no curso deve ser igual ou superior a 7,0 (sete) e se dá por meio da fórmula: PI (participação individual) + AI (atividade individual)/2.

  • Como funciona a metodologia do curso?

    O curso é realizado totalmente a distância, utilizando um ambiente virtual de aprendizagem, o eClass. Por essa plataforma, o aluno tem acesso ao material didático do curso, aos vídeos dos autores das disciplinas e a uma grande quantidade de livros disponíveis nas bibliotecas. A metodologia de ensino pauta-se nas interações e discussões de conteúdo que acontecerão na sala de aula virtual.

    A FGV acredita que a construção do conhecimento se dá por meio de uma sólida interação entre alunos e professores no que diz respeito ao conteúdo que está sendo estudado. A todo momento, o aluno é estimulado a participar, engajar-se e compartilhar as suas experiências e os seus entendimentos sobre o assunto, além de esclarecer dúvidas.

  • Como são escolhidas as equipes do Projeto Final?

    Durante a disciplina de Orientação Metodológica, os alunos formarão as equipes de acordo com a área de interesse e afinidade.

  • Como serei avaliado?

    A nota do Projeto Final se dá pela fórmula:

    (nota do trabalho escrito + (nota CIES + nota orientador + nota coordenador acadêmico/3)) / 2

  • E se eu não conseguir entregar o Projeto Final no prazo?

    O aluno que não entregar o Projeto Final no prazo estabelecido não poderá receber o certificado do CIES e da FGV e será reprovado nessa disciplina. Para obter aprovação no curso, ele deverá realizar cumprimento da disciplina de Metodologia na próxima ocorrência do programa, passando novamente pelas etapas de divisão em equipes, escolha dos temas, entregas parciais e finais, e apresentação em equipe.

  • Entreguei e apresentei o meu trabalho, mas não fui aprovado. Terei outra chance?

    O grupo que não for aprovado terá o prazo de 30 dias após as apresentações para realizar os ajustes necessários e reencaminhar o trabalho para nova correção. No entanto, não contará com a orientação do Professor-Tutor orientador durante esse período.

  • Iniciei a inscrição do curso no site. E agora?

    Após a inscrição como interessado no curso, o candidato passará por um processo seletivo. A primeira etapa é a análise curricular e, se selecionado, o candidato será convidado a participar de uma entrevista via Skype. Caso seja aprovado no processo, o candidato receberá um e-mail para a efetivação da sua matrícula com a lista dos documentos que deverá enviar para a secretaria acadêmica.

  • Meu trabalho foi eleito o vencedor no Brasil. A FGV me ajuda a enviar o meu trabalho para o CIES?

    Sim. O prazo de entrega é até 30 de outubro e, caso o grupo opte por não realizar a tradução por conta própria, a FGV poderá fazê-lo, mas precisa receber o trabalho com, no máximo, 30 dias de antecedência.

  • Moro em outro estado. Os encontros presenciais são obrigatórios?

    Sim. Durante o curso, haverá 3 encontros presenciais obrigatórios. O primeiro encontro será o contato inicial do aluno com a sua turma e o último será a entrega e apresentação do trabalho de conclusão do curso. Ao longo do curso, podem ocorrer visitas técnicas, que serão encontros extras não obrigatórios para a conclusão do curso.

  • Não fui indicado pela FGV. Mesmo assim posso enviar o meu trabalho para o CIES?

    Não. Apenas os trabalhos vencedores são enviados ao CIES para a premiação.

  • O aluno fará provas ao longo do curso?

    O curso não prevê provas; no entanto, o aluno deverá apresentar o Projeto Final para a conclusão do curso.

  • O aluno tem direito a um certificado após a conclusão do curso?

    Sim. Após a apresentação do seu Projeto Final, caso aprovado, o aluno receberá dois certificados: um assinado pela FGV e outro pelo CIES.

  • O curso de Gestão Esportiva me dá o título de especialista?

    Não. O aluno receberá um certificado de aperfeiçoamento. O curso não oferece a carga mínima de horas que o MEC determina para um curso de especialização.

  • Perdi o período para inscrição, mas a turma ainda não começou. Posso me inscrever?

    Não será possível efetuar a inscrição após o encerramento do prazo, mesmo antes do início das disciplinas. Contudo, as inscrições para a oferta seguinte começam cerca de um mês após o início da turma.

  • Por quanto tempo o conteúdo do curso ficará disponível para consulta?

    O aluno terá acesso a todo o conteúdo do curso e a todas as discussões de sala de aula por um período de um ano, a partir do encerramento do curso.

  • Posso desenvolver o meu Projeto Final com os integrantes da minha turma mesmo estando reprovado em uma disciplina do curso?

    Sim. O aluno poderá realizar o Projeto Final com a sua turma e apresentá-lo no Seminário de Encerramento, com a condição de cumprir a disciplina pendente em até 24 meses após o início do curso. O certificado será entregue após a conclusão de todas as disciplinas.

  • Posso fazer meu Projeto Final individualmente?

    Não. O projeto deve ser desenvolvido com, no mínimo, 2 e, no máximo, 5 alunos.

  • Posso levar alguém para assistir à minha apresentação?

    Sim. A apresentação é aberta a convidados.

  • Preciso ter formação superior para realizar o curso?

    Não é necessário, porém é preciso comprovar vínculo com o meio esportivo.

  • Quais são as formas de pagamento existentes? Tem algum desconto?

    O pagamento pode ser realizado à vista ou parcelado: no boleto bancário (em 3 vezes) ou no cartão de crédito (em 6 vezes).

    A FGV concede 10% de desconto para alunos FGV, ex-alunos FGV e empresas parceiras.

  • Quais são as linhas de pesquisa sugeridas? Posso desenvolver em outra linha de pesquisa?

    A seguir apresentamos algumas sugestões de linha de pesquisa para o desenvolvimento do TCC. Contudo, ressaltamos que não é obrigatório escolher uma delas:

    • esporte global;
    • projetos públicos e privados;
    • esporte e turismo e
    • esporte e meio ambiente.
  • Quais são os documentos necessários para a efetivação de matrícula?

    O aluno precisará apresentar os documentos abaixo para a efetivação da matrícula:

    • cópia autenticada do diploma de nível superior (caso possua)*;
    • cópia autenticada da identidade e do CPF;
    • 1 foto 3x4 colorida;
    • contrato chancelado pela FGV e assinado pelo aluno (uma via);
    • currículo;
    • formulário de matrícula preenchido e assinado;
    • certificado de conclusão de curso realizado na FGV (no caso de ex-alunos).

    *Os diplomas emitidos em língua estrangeira, além de autenticados, deverão ser acompanhados de histórico escolar, ambos com tradução juramentada anexada.

  • Quais são os eixos temáticos para o desenvolvimento do TCC?

    Cada projeto deverá ter um eixo prioritário, o que não impede de serem utilizados os outros eixos do programa na elaboração do projeto final. São eles:

    • gestão estratégica de esportes;
    • marketing esportivo;
    • direito desportivo;
    • gestão financeira e governança;
    • comunicação de eventos esportivos e
    • estratégias de patrocínio.
  • Qual é a configuração mínima necessária para realização do curso?

    É necessário que o aluno disponha de um computador com a seguinte configuração:

    • memória RAM: 2GB;
    • sistema: Windows 7 ou Mac OS 10 e
    • plugin Java instalado.

    Além disso, é necessário que o aluno disponha de uma conexão de internet com velocidade mínima de 5MB.

  • Qual é o prazo para desistência e cancelamento do curso?

    Conforme o artigo 12 do regulamento:

    1. Art.12 O aluno poderá solicitar cancelamento do curso dentro do período de duração da turma de origem, junto à Secretaria Acadêmica.
  • Quando receberei meus dados de acesso para o eClass?

    A inscrição é efetivada somente após a realização do pagamento e a sua baixa no nosso sistema. O acesso ao conteúdo do curso, assim como instruções de estudo, será disponibilizado somente no dia de início do curso. Essa data é divulgada no site, no ato da inscrição.

  • Quantas horas por dia eu preciso me dedicar ao curso?

    É recomendado que o aluno acesse a plataforma diariamente, por cerca de 40 minutos, para acompanhar os debates e os prazos para entregas. Além disso, é importante separar um ou dois dias da semana para dedicar mais tempo (cerca de 3 horas) para estudar o conteúdo dos módulos, realizar as atividades propostas, interagir com seus colegas nos debates e tirar dúvidas.  Sugerimos uma média de 10 horas de estudos semanais, mas isso poderá variar conforme o ritmo individual do aluno.

  • Quanto tempo eu tenho para fazer o Projeto Final?

    A produção do TCC é dividida em duas etapas:

    • orientação metodológica: 1 mês de duração e
    • orientação por eixo temático: 3 meses de duração.
  • Quem irá compor a minha banca?

    A banca será composta por um representante do CIES Internacional, um representante do CIES Regional ou Coordenador Acadêmico da FGV e pelo Professor-Tutor orientador.

  • Realizei o pagamento do curso, mas não recebi a confirmação do pagamento. Como proceder?

    A confirmação do pagamento é o comprovante bancário emitido após a pagamento. Em caso de dúvidas, o aluno poderá entrar em contato com o setor de admissões pelo e-mail contatofgvonline@fgv.br.

  • Se eu desistir de fazer o curso, posso trocar por outro?

    Antes do início do curso, o aluno pode trocá-lo por outro. Para tal, é necessário entrar em contato com a secretaria acadêmica.

  • Se eu precisar, poderei trancar o curso?

    Sim. Conforme o artigo 11 do regulamento:

    Art.11   O aluno poderá solicitar trancamento, em uma única oportunidade, do curso ou de uma das disciplinas, em requerimento enviado à Secretaria Acadêmica.

    (...)

    §6º O trancamento do curso, ou de disciplina, não implica na suspensão das obrigações financeiras do aluno, porém assegura ao aluno a possibilidade de concluir o seu curso ou disciplina, em data posterior.

     

  • Terei acompanhamento de um professor durante o curso?

    O aluno conta com um Professor-Tutor por disciplina que acompanhará a turma de forma ativa e permanente, sempre guiando e buscando a integração, a orientação e o fechamento nas discussões.

Sistema

  • Acabei de realizar a inscrição no curso gratuito e gostaria de saber quando o curso terá início. Como devo proceder?

    O curso se inicia assim que o aluno conclui o cadastro dos dados pessoais. Os cursos com inscrição realizada estarão disponíveis no Quadro de Avisos – acesso com e-mail e senha –, no topo da página, em www.fgv.br/fgvonline.

  • Como posso acessar o curso novamente caso eu precise sair da página?

    Uma vez inscrito no curso, ele estará no perfil do aluno e, desse modo, ele poderá sair e acessá-lo em outro momento. Para isso, basta ir em “meus cursos” e selecionar o curso desejado.

  • Concluí o curso e ele não se encontra mais disponível. O que houve?

    O curso ficará disponível enquanto estiver ativo no portfólio de cursos, podendo ser descontinuado sem aviso prévio.

  • É necessário realizar o cadastro para receber a declaração?

    Não é necessário se cadastrar para acessar os cursos. No entanto, a declaração de conclusão é apenas disponibilizada aos alunos cadastrados.

    Para obter a declaração, o aluno deve:

    • selecionar o curso desejado;
    • fazer o seu cadastro;
    • ler o conteúdo e
    • realizar o pós-teste.

    Com a obtenção de média igual ou superior a 7,0 (sete) no pós-teste, a declaração de conclusão do curso estará disponível para impressão.

  • É possível que o período de realização do curso apareça na declaração?

    O sistema não armazena o período em que cada aluno realiza o curso. Como a declaração de conclusão do curso é gerada de forma automática, não é possível incluir o período de realização.

  • O meu nome está errado na declaração. Como faço para corrigir?

    O aluno deve solicitar a atualização dos dados por e-mail para cursosfgvonlineocwc@fgv.br, informando o nome correto e o CPF. Após a atualização, será necessário retornar ao curso, refazer o pós-teste e gerar uma nova declaração.

  • Obtive nota abaixo de 7,0 no pós-teste. Posso imprimir minha declaração mesmo assim?

    Não. Para ter direito à declaração, o aluno precisa obter nota igual ou superior a 7,0 (sete). Caso não obtenha a nota necessária, ele poderá reler o conteúdo e realizar o teste novamente, até que consiga a nota satisfatória para a aprovação.

  • Passei no pós-teste, mas me esqueci de imprimir minha declaração. Como devo proceder?

    O aluno poderá imprimir a declaração de participação de um curso concluído acessando a área de aluno, selecionando os itens “cursos gratuitos” e “imprimir declaração”.

  • Preciso fazer o curso todo no mesmo dia?

    Não. O aluno poderá realizar o curso conforme a sua disponibilidade de tempo. O curso ficará disponível até que o aluno conclua e imprima a sua declaração.

  • Toda vez que acesso o curso, ele volta para o início. Como faço para continuar de onde parei?

    Toda vez em que o aluno acessar o curso, ele deve escolher a opção “Já sou cadastrado”, digitar o seu CPF e e-mail e clicar em “menu” no lado direito da tela. Dessa forma, ele poderá continuar a leitura de onde parou.

Dúvidas gerais

  • O que é a FGV Educação Executiva?

    Importante referência de ensino, no País e no exterior, pelos seus programas de graduação, mestrado e doutorado e pelos seus trabalhos de consultoria, a Fundação Getulio Vargas trabalha de coração e mente voltados para o estímulo ao desenvolvimento nacional. Como centro de excelência, no entanto, a nossa preocupação é ser, permanentemente, uma instituição inovadora, tanto para os seus alunos como para a sociedade de uma forma geral.

    Para conhecer mais, visite também o nosso portal institucional: portal.fgv.br.

  • Qual é a diferença entre as unidades próprias e as unidades conveniadas da FGV?

    A FGV Educação Executiva seleciona uma instituição conveniada em cada cidade onde identifica demanda potencial para cursos de especialização.

    As conveniadas da FGV Educação Executiva são instituições que atuam localmente, com funções comerciais, de logística e operacionais, disponibilizando a estrutura para a realização das aulas, o atendimento aos alunos, etc.

    A FGV é a responsável pela manutenção da qualidade acadêmica dos cursos, e o corpo docente – mestres, doutores e especialistas – é o mesmo para toda a rede conveniada.