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MBA Live

  • 01. Como acontece o MBA Live?

    A metodologia do MBA Live consiste em aulas ao vivo, via webconferência, em que o professor interage com os alunos em tempo real, proporcionando uma maior discussão e troca de experiências.

    Dentro do ambiente virtual de aprendizagem eClass, os alunos encontrarão os links para as aulas ao vivo, disponibilizado pelos professores, nos dias e horários preestabelecidos em calendário nacional. Caso algum aluno tenha problemas em assistir a aula ao vivo, as gravações ficarão disponíveis no ambiente para serem acessadas a qualquer momento, pelo período de cem dias após a realização da aula.

  • 02. Qual é a carga horária e a duração do MBA Live?

    O MBA Live possui previsão de, aproximadamente, 16 meses, com 432 horas/aula e aulas 100% on-line. As transmissões acontecem às segundas e terças-feiras ou às quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h20min, com cinco aulas por cada disciplina.

  • 03. Como serei avaliado nas disciplinas do MBA Live?

    A avaliação do curso consiste na realização de uma prova, realizada presencialmente, na unidade de origem do aluno, nas datas e horários preestabelecidos em calendário disponível no ambiente on-line, e em atividades remotas pontuadas que podem ser aplicadas pelos professores.

    *Durante o período de pandemia, as avaliações presenciais serão substituídas por trabalhos entregues remotamente, por meio do eClass.

    Após a retomada das aulas, as provas de primeira chamada (P1) serão realizadas aos sábados, no horário indicado pela unidade. As provas de segunda chamada (P2) ocorrerão às sextas-feiras, na mesma semana da prova de P1 da disciplina anterior. Essa ação visa a reduzir o deslocamento do aluno até a unidade. As Verificações Suplementares (VS) serão realizadas aos sábados.

    A média para aprovação no curso deve ser igual ou superior a 7,0 (sete) em todas as disciplinas

  • 04. Como funciona o processo seletivo para o MBA Live?

    O processo seletivo tem início com a realização da inscrição. O setor de matrícula e a Coordenação Acadêmica responsável pelo curso avaliarão as informações relacionadas ao perfil do candidato e, estando este aderente ao curso, com os documentos entregues, a matrícula será confirmada, e o candidato se tornará aluno.

    Nessa avaliação de perfil, a Coordenação Acadêmica considera como pré-requisitos o tempo mínimo de conclusão da graduação de dois anos e o tempo mínimo de experiência profissional

    de três anos. Na seleção, o coordenador pode considerar uma maior experiência profissional para reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.

    O contrato do aluno será gerado mediante a quitação da primeira parcela do curso e a entrega dos seguintes documentos digitalizados:

    • cópia autenticada do diploma de nível superior*;
    • cópia autenticada da identidade e do CPF;
    • uma foto 3x4 colorida no formato JPEG/JPG (é recomendado que o aluno esteja de frente para a foto, com o rosto em primeiro plano e com o fundo neutro);
    • contrato chancelado (gerado após a confirmação de pagamento) e
    • formulário de matrícula preenchido e assinado.

    *Os diplomas emitidos em língua estrangeira, além de autenticados, deverão ser acompanhados de histórico escolar, ambos com tradução juramentada anexada.

    As informações submetidas pelos candidatos e o resultado do processo seletivo serão mantidos em caráter confidencial e divulgados apenas para os e-mails cadastrados na inscrição.

    Por fim, o candidato deverá ainda enviar pelos Correios a seguinte documentação para o endereço a seguir:

    • cópia autenticada do diploma de ensino superior e histórico, e
    • cópia autenticada do documento de identidade e do CPF.

    À Secretaria Acadêmica Rua da Candelária, nº 6, térreo – Centro Rio de Janeiro/RJ – CEP: 20091-020.

  • 05. O que acontece se eu ficar reprovado em alguma disciplina?

    Para ser considerado reprovado em alguma disciplina do MBA Live, o aluno precisa ou tirar menos de 4,9 na P1 ou reprovar na prova de verificação suplementar. Caso o estudante seja mesmo reprovado, será oferecida a ele a possibilidade de cursá-la novamente, no prazo máximo de 60 meses da data do início do curso. Essa possibilidade, denominada cumprimento de disciplinas, poderá ser solicitada diretamente no ambiente virtual, mediante pagamento da carga horária da disciplina a ser cursada novamente.

  • 06. Qual é o prazo para a emissão do meu certificado?

    O certificado será emitido em até 180 (cento e oitenta) dias após a solicitação realizada pela Central de Relacionamento, desde que, naquele instante, todos os compromissos acadêmicos e financeiros com relação ao curso tenham sido cumpridos. A emissão de segunda via do certificado estará condicionada ao pagamento de taxa.

    É importante lembrar que terá direito ao certificado de conclusão o aluno que for aprovado e cursar, obrigatoriamente, todas as disciplinas do curso no qual está matriculado.

  • 07. Resido no exterior. Posso fazer MBA Live?

    As disciplinas a distância são ministradas integralmente via web, o que exige apenas uma boa conexão com a internet. Para os alunos que residem no exterior, as provas serão realizadas remotamente. Durante o período da pandemia, serão entregues trabalhos via eClass.

  • 08. Como funciona o processo de isenção de disciplinas?

    O aluno que já tiver concluído um curso de especialização na FGV poderá solicitar isenção de até metade da carga horária cursada e aprovada no MBA Live, desde que haja observância dos critérios definidos no Regulamento.

    O candidato poderá solicitar a isenção de disciplinas aprovadas no curso de origem desde que a disciplina aprovada tenha equivalência de conteúdo e carga horária com a do novo curso.

  • 09. Como funciona o processo de transferência de curso?

    Caso o aluno queira realizar transferência do seu curso para a um outro curso Live, deve entrar em contato com a Secretaria Acadêmica do curso de origem e solicitar a transferência, podendo aproveitar as disciplinas aprovadas no curso de origem, realizando os pagamentos de taxas administrativas e outros possíveis valores, a depender da memória de cálculo rescisório.

  • 10. Como funciona o processo de transferência de localidade de prova?

    Em casos de transferência de localidade de prova, o aluno pode solicitá-la à Secretaria Acadêmica, porém precisa estar atento ao fato de que algumas localidades podem ter preço diferenciado, o que pode impactar o seu plano financeiro. Caso o aluno não aceite a alteração do plano, poderá solicitar a transferência de local de prova a cada realização de prova para a localidade de destino.

Curta e média duração FGV Live

  • 01. O que é o FGV Live?

    O FGV Live é um novo programa de cursos da FGV Educação Executiva. São cursos 100% ao vivo, mediados por tecnologia (webconferência). Os cursos privilegiam a troca de experiência e o debate entre professor e alunos.

  • 02. Como sou aprovado no curso?

    Os cursos de curta e média duração Live possuem avaliação como critério para aprovação. O trabalho avaliativo tem o intuito desenvolver ou aprimorar as competências dos alunos.

    A nota mínima para aprovação é 7,0 (sete).

  • 03. Recebo certificado se aprovado no curso?

    Sim, caso cumpra os requisitos para aprovação, você irá receber o certificado digital e o badge FGV referente ao curso que acabou de concluir.

  • 04. O que é badge FGV?

    Os alunos que concluírem o curso receberão o badge da FGV, que é uma medalha digital com tecnologia blockchain, que está transformando as relações entre as instituições de ensino e os seus estudantes.

    O badge FGV é uma forma de reconhecer a conquista de uma habilidade e de valorizar o compromisso individual do aluno com o seu desenvolvimento profissional. Ele representa um diferencial importante na disputa por vagas de emprego e no desenvolvimento da sua carreira profissional. Seja no currículo ou nas redes sociais, o aluno poderá compartilhar as suas habilidades e comprovar a conclusão do curso com a chancela da FGV.

    Os badges não têm prazo de validade.

  • 05. Quanto tempo após o encerramento do curso receberei o meu certificado digital e o badge FGV?

    Até trinta (30) dias após o encerramento do curso.

  • 06. É possível receber o certificado impresso? Em quanto tempo?

    Sim. O aluno poderá requerer uma versão impressa do seu certificado, que será equivalente à emissão da segunda via do certificado digital fornecido, por meio de requerimento no Portal do Aluno, mediante pagamento de taxa administrativa para cobrir despesas com impressão e expedição.

    O prazo para envio do certificado é de até 30 dias úteis.

  • 07. Caso não consiga assistir uma aula no horário, consigo assistir depois?

    Sim. Essa é uma das vantagens deste novo programa da FGV. Graças à tecnologia, as aulas ficam gravadas, e o aluno poderá assistir, posteriormente, quantas vezes quiser. O link será postado na sala de aula virtual, no eClass, por um período de 3 meses contados a partir do início do curso.

  • 08. Qual é a metodologia de ensino no programa FGV Live?

    Os cursos do FGV Live são ministrados por webconferência, nos dias e horários informados no ato da contratação do serviço. Os cursos buscam apresentar conteúdo relevante com a consolidação dos referenciais teóricos, com o compartilhamento de experiências e com o fortalecimento do networking por meio da interação entre os participantes do processo de aprendizagem.

    A interação é primordial para o processo de ensino e aprendizagem, visto que o ensino colaborativo possibilita novas experiências, permitindo a construção do conhecimento e o melhor aproveitamento do conteúdo.

  • 09. Qual o valor do curso e as formas de pagamento?

    O valor do curso pode ser encontrado no site FGV Educação Executiva, na página do curso que tem interesse, no campo Investimento.

    O pagamento pode ser realizado à vista ou parcelado até o número de vezes informado no site Educação Executiva.

  • 10. Existe processo seletivo para o programa? Quais são os pré-requisitos?

    O processo seletivo será informado na página de cada curso, quando houver. Na página do curso, também há informação sobre o perfil esperado do aluno, em público-alvo, e também se há pré-requisitos, como leitura em inglês, por exemplo.

  • 11. Qual é a infraestrutura necessária para realizar o curso?

    Para realizar o curso, é necessária infraestrutura de apoio. Recomenda-se computador, tablet ou smartphone com câmera (webcam) integrada, conexão de internet (recomendável banda larga), ambiente tranquilo para acesso às aulas e fones de ouvido com microfone integrado.

  • 12. As aulas são interativas? Consigo interagir com o meu professor e colegas de turma?

    Sim. Os cursos do FGV Live, mediados por tecnologia (webconferência), proporcionam aulas com a qualidade FGV por meio de uma metodologia moderna, adotada em outros programas da FGV desde 2016 e nas melhores escolas de business do mundo: o SNOC – Small Network On-line Courses.

    As aulas acontecem ao vivo, com interação entre professor e alunos, podendo, inclusive, praticar dinâmicas em grupo, graças às ferramentas que a plataforma oferece.

  • 13. Qual o prazo para cancelamento do curso?

    O aluno poderá solicitar o cancelamento do curso FGV Live no período compreendido entre a sua inscrição e matrícula em até 7 (sete) dias corridos após a data de início do curso.

Contratos e Pagamentos

  • A FGV fornece desconto ou bolsa de estudos para os cursos?

    Não concedemos bolsas, entretanto, oferecemos descontos em três situações:

    • ex-alunos;
    • matrículas simultâneas de funcionários da mesma empresa e
    • funcionários de empresas parceiras.

     

  • Como funciona o convênio com empresas?

    O desconto sobre o valor total do curso escolhido é oferecido mediante apresentação, no ato da matrícula, de documento original comprobatório do vínculo profissional, como crachá ou declaração assinada pela área de recursos humanos da empresa.

    Como o valor do curso é majorado mensalmente, esse desconto será aplicado sobre o valor vigente no mês em que o aluno estiver se matriculando, não sendo cumulativo com nenhum outro desconto.

    O desconto não é retroativo para matrículas que tenham ocorrido em data anterior à assinatura do contrato. Portanto, não será concedido desconto nas parcelas vencidas ou a vencer das matrículas efetuadas anteriormente.

    Está excluído do benefício de desconto o funcionário que não solicitar o benefício no ato da matrícula, com documento obrigatório.

    Essa parceria será válida apenas para matrículas nos cursos de pós-graduação lato sensu em níveis de especialização (pós-graduação e MBA), aperfeiçoamento, extensão ou atualização, oferecidos pelas unidades próprias da FGV. Para a rede conveniada, consulte a unidade mais próxima.

    As empresas parceiras podem realizar divulgação interna dos cursos oferecidos pela FGV por meio de e-mail marketing, folder e intranet.

    Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail da unidade FGV:

    Rio de Janeiro – cursos.rio@fgv.br

    São Paulo – cursospaulista@fgv.br

    Brasília – cursos.bsb@fgv.br

    Belo Horizonte – fgv.bh@grupounite.com.br

  • O pagamento do valor integral será feito pela empresa onde trabalho? Como devo proceder?

    Na matrícula, o candidato deverá escolher a opção de como e quem fará o pagamento. Para pagamento pela empresa, é necessária uma carta de autorização de faturamento emitida por essa empresa.

    Ao preencher a carta de autorização de faturamento, o candidato deve-se atentar ao valor total da tabela vigente. Essa informação pode ser encontrada na página do curso do seu interesse, no tópico Investimento.

  • Qual é a forma de pagamento dos cursos?

    Para os cursos presenciais ofertados pelas unidades próprias da FGV e para os cursos oferecidos pelo Programa FGV Online, além da opção de usar boleto bancário, é permitido ao aluno optar por pagamento via cartão de crédito.

    Cursos presenciais: a compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite de cartão.

    Programa FGV Online e Live:  o pagamento via cartão de crédito considera o valor total do curso, bloqueando a compra caso não possua o montante no limite do cartão utilizado.

Acesso

  • Ao entrar no Aluno Online, aparece a mensagem “Falta a avaliação final”. O que isso significa?

    A informação “Falta a avaliação final” significa que o aluno não alcançou média suficiente – igual ou superior a 7,0 (sete) – para impressão da declaração. Nesse caso, é necessário refazer o pós-teste. Para tal, o aluno deve:
    1. clicar em “Iniciar curso”;
    2. em seguida, clicar em Menu (ao lado direito, no canto superior da tela) e
    3. por fim, ir até a barra de opções e selecione o pós-teste.

  • Comecei a cursar, mas não gostei. Posso cancelar?

    Sim. É possível interromper o curso a qualquer momento sem que haja necessidade de cancelamento. Do mesmo modo, o aluno poderá retomar o curso e concluí-lo enquanto este estiver disponível no nosso site. Caso o curso seja descontinuado, o acesso será perdido.

  • Como posso alterar o meu e-mail cadastrado?

    Caso você já tenha se inscrito nos cursos gratuitos anteriormente com um e-mail que não tem mais acesso, você pode alterar seguindo o passo a passo abaixo:

    1) Clicar em login, no topo da página da FGV Educação Executiva https://educacao-executiva.fgv.br/

    2) Clicar em “Online”

    3) Clicar em “Dúvidas sobre seu acesso? Clique aqui”

    4) Clicar em “Resgatar/alterar e-mail”

    5) Digitar o CPF ou Passaporte, a senha e clicar em continuar

    6) Informar o novo e-mail, confirmar o novo e-mail e clicar em continuar.

    Caso você não se recorde da senha utilizada na inscrição, deverá enviar um e-mail para cursosfgvonlineoeg@fgv.br informando o CPF, o nome completo e o e-mail para atualização.

  • Como posso validar a declaração de um curso gratuito?

    O aluno deve:
           • acessar o link http://www5.fgv.br/fgvonline/cursos_ocw/validador;
           • digitar o código completo disponível no rodapé da sua declaração (exemplo: 99790.OCWETAD.00.01/2008.1) e
           • clicar em “Continuar”, de acordo com a imagem a seguir:

     

  • Esqueci minha senha. Como recuperá-la?

    Caso você já tenha se inscrito nos cursos gratuitos anteriormente, mas não lembra da senha, você pode resgatar seguindo o passo a passo abaixo:

    1) Clicar em login no topo da página FGV Educação Executiva https://educacao-executiva.fgv.br/

    2) Clicar em “Online” 

    3) Clicar em “Dúvidas sobre seu acesso? Clique aqui” 

    4) Clicar em “Resgatar/alterar senha” 

    5) Marque “Esqueci minha senha”, digite o e-mail e clique em continuar. 

    Uma nova senha será enviada para o e-mail cadastrado. Verifique se o e-mail não foi para a caixa de spam ou para a lixeira do e-mail. 

     

  • Eu posso fazer quantos cursos gratuitos eu quiser?

    Sim. O aluno poderá fazer todos os cursos que desejar dentro das opções oferecidas no portal FGV Educação Executiva, através do site http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuito

  • Eu preciso pagar algum valor para realizar esse curso?

    Não. Os cursos da FGV em parceria com o OEG são inteiramente gratuitos.

  • Inseri meu CPF e apareceu “usuário já cadastrado”. O que isso significa?

    “Usuário já cadastrado” significa que o aluno já possui cadastro conosco. Para recuperar a senha, ele deve utilizar o menu “Dúvidas sobre seu acesso? Clique aqui” e escolher a opção “Resgatar/alterar senha”.

  • O meu acesso está bloqueado. O que eu faço?

    Depois de digitar a senha errada mais de três vezes, é necessário solicitar uma nova em www.fgv.br/fgvonline. O aluno deve utilizar o menu “Área de alunos”, clicar em “Dúvidas sobre seu acesso? Clique aqui” e escolher a opção “Resgatar/alterar senha”.

  • O que é OEG?

    OEG (Open Education Global) é um consórcio de instituições comprometidas em melhorar o acesso, acessibilidade e a qualidade da educação, universalizando o acesso, promovendo a equidade e gerando oportunidades educacionais para todos.

  • Os conteúdos disponíveis no site dos cursos gratuito da FGV são acessíveis?

    A acessibilidade está prevista no nosso projeto de reformulação das soluções educacionais. É do interesse da FGV oferecer, nos nossos cursos, maior acessibilidade a deficientes visuais e auditivos e, por isso, estamos pesquisando soluções nesse sentido para atender a todos os interessados nos cursos gratuitos, ou ainda em cursos regulares ofertados pelos nossos programas e pelas nossas Escolas.

  • Preciso ter acesso à internet para realizar o curso?

    Sim. Por ser inteiramente on-line, é imprescindível o acesso à internet com velocidade mínima de 2MB (recomendável 5MB ou superior).

Curta e Média Duração Presencial

  • 01. Como faço minha matrícula no curso?

    As matrículas são feitas por meio do portal da Educação Executiva do IDE (www.educacao-executiva.fgv.br). A formalização da matrícula dá-se mediante preenchimento do formulário de matrícula e assinatura/aceite do termo de prestação de serviços educacionais a portadores de diploma de graduação ou candidatos com experiência profissional relevante na área do curso, que visem a aprimorar a sua prática profissional e o desenvolvimento de novas habilidades.

  • 02. Como sou avaliado?

    Os cursos de curta e média duração presenciais não possuem avaliação como critério para aprovação, com exceção dos cursos Pré-Master, Séries Executivas e FGV Empresarial. São realizadas, em sala de aula, dinâmicas com intuito desenvolver ou aprimorar as competências dos alunos.

    Para os cursos que têm avaliação, a nota mínima é 7,0 (sete), nos trabalhos e/ou provas.

  • 03. Qual é a frequência obrigatória nos cursos?

    Para ser aprovado, o aluno deve ter frequência mínima de 75% da carga horária total do curso. Em cursos de mais de uma disciplina, a frequência mínima se aplicará também a cada disciplina.

  • 04. Como faço para abonar minhas faltas?

    O aluno tem direito de faltar até 25% da carga horária total da disciplina ou do curso. Já são consideradas, dentro dessa porcentagem de ausência, aquelas justificadas por doenças, viagens ou outras causas, sem possibilidade de abono de faltas.

  • 05. Recebo certificação no curso?

    Sim, todos os alunos que tenham obtido frequência mínima de 75%, e nota mínima 7,0 (sete) quando houver trabalhos ou provas, recebem certificado.

Acadêmico

  • Adorei a modalidade e quero fazer um curso pago. Como posso me inscrever?

    O portfólio das soluções on-line da FGV possui os seguintes cursos:
    • Graduações tecnológicas;
    • Cursos de atualização (30h/aula);
    • Cursos de aperfeiçoamento (188h/aula);
    • Pós-graduação online (432h/aula) nas áreas de Direito Empresarial, Gerenciamento de Projetos, Gestão Financeira, Marketing e Mídias Digitais e Meio Ambiente e Sustentabilidade;
    • MBAs (432h/aula) nas áreas de Gestão Empresarial e Direito.

    As inscrições nesses cursos podem ser realizadas pelo site https://educacao-executiva.fgv.br/cursos/online .

  • Eu recebo alguma declaração ao concluir o curso?

    Após a conclusão do curso e aprovação no pós-teste – nota igual ou superior a 7,0 (sete) –, o aluno poderá imprimir a declaração de participação no curso auto instrucional.

  • Há material didático para impressão ou download?

    Alguns cursos possuem apostila para o aluno baixar, enquanto outros só possuem o conteúdo on-line no site.

  • Posso utilizar a minha declaração para comprovar horas complementares na minha faculdade?

    A declaração de participação é um documento válido e pode ser utilizado para comprovar a realização do curso. Contudo, o aluno deve consultar a sua universidade sobre os critérios para a validação das horas complementares.

  • Preciso ter algum conhecimento prévio para realizar o curso?

    Os cursos gratuitos da FGV não possuem pré-requisito e, por isso, não é necessária formação na área para realizá-los. Entretanto, alguns cursos poderão abordar temas específicos em que será importante conhecimento prévio sobre o assunto.

  • Terei auxílio de algum tutor durante o curso?

    Os cursos gratuitos da FGV são auto instrucionais e não possuem nenhum tipo de mediação.

  • Todos os cursos possuem declaração?

    Sim. Todos os cursos gratuitos da FGV atribuem uma declaração de participação.

MBA FGV Online

  • Como acontecem as disciplinas a distância do MBA FGV Online?

    A disciplina a distância é composta de uma tríade indissociável de materiais que apresenta o conteúdo indispensável para a aprendizagem do aluno:

    1. E-book ou apostila

    Conteúdo teórico e fundamental da disciplina, ou seja, o seu texto básico. Está estruturado em capítulos (ou módulos), unidades e tópicos. Em todos os módulos da disciplina on-line, há uma chamada especial para a leitura de determinada passagem do e-book ou da apostila, informando o objetivo da leitura e quais são os pontos importantes que demandam atenção redobrada.

    2. Videoaulas

    São as partes do conteúdo explicadas pelo professor-autor da sua disciplina. Possuem curta duração para não se tornarem cansativos e, como consequência, manterem a atenção do aluno. Assistir aos vídeos do professor facilita a aprendizagem e assimilação do conteúdo, pois combina um contexto visual com a linguagem falada. Nas videoaulas, os professores explicam o conteúdo tratado no e-book ou na apostila, aprofundando-o ou exemplificando-o, relacionando-o a cases ou propondo a sua fixação por meio de atividades.

    3. Webaulas

    São as aulas estruturadas em formato HTML, compostas de textos, imagens e links. Essas aulas são desenvolvidas segundo uma organização hipertextual com uma linguagem clara e dialógica para facilitar o seu entendimento. Os componentes interativos são acessados por meio de botões, ícones e hiperlinks. Pelo texto da webaula, o aluno se orienta e realiza as ações didáticas de acesso ao e-book, visualização da videoaula, resolução de uma tarefa, análise de um estudo de caso, e recebimento de insumos para uma discussão com os seus colegas e o professor-tutor da disciplina na Sala de Aula Virtual.

    Esses materiais se complementam e, por isso, os três precisam ser acessados e estudados. Além disso, essa análise influencia no desempenho efetivo na Sala de Aula Virtual, pois a participação do aluno nos debates e nas discussões e os seus comentários realizados, tanto nos fóruns quanto nas reuniões por webconferência, precisam estar pautados no conteúdo estudado, em pesquisas sobre outros dados relevantes ou em relatos de experiências já vivenciadas, ou seja, em postagens que enriqueçam o debate.

  • Como funciona o processo seletivo para o MBA FGV Online?

    O processo seletivo tem início com a realização da inscrição no curso. O setor de matrícula e a Coordenação Acadêmica responsável pelo curso avaliarão as informações relacionadas ao perfil do candidato e, estando o candidato aderente ao curso com os documentos entregues, a matrícula é confirmada e o candidato torna-se aluno do curso.

    Nessa avaliação de perfil, a Coordenação Acadêmica considera como pré-requisitos o tempo mínimo de conclusão da graduação de 2 anos e o tempo mínimo de experiência profissional de 3 anos. Na seleção, o Coordenador pode considerar uma maior experiência profissional para reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.

    O contrato do aluno será gerado mediante a quitação da primeira parcela do curso e a entrega dos seguintes documentos digitalizados:

    • cópia autenticada do diploma de nível superior*;
    • cópia autenticada da identidade e do CPF;
    • 1 foto 3x4 colorida;
    • contrato chancelado (gerado após a confirmação de pagamento);
    • formulário de matrícula preenchido e assinado.

    *Os diplomas emitidos em língua estrangeira, além de autenticados, deverão ser acompanhados de histórico escolar, ambos com tradução juramentada anexada.

    As informações submetidas pelos candidatos e o resultado do processo seletivo são mantidas em caráter confidencial e divulgadas apenas aos e-mails cadastrados na inscrição.

    Por fim, o candidato deverá ainda enviar pelos Correios a seguinte documentação para o endereço abaixo:

    • Cópia autenticada do diploma de ensino superior e histórico;
    • Cópia autenticada do documento de Identidade e do CPF.

    À Secretaria Acadêmica Rua da Candelária, nº 6, térreo – Centro Rio de Janeiro/RJ – CEP: 20091-020

  • Como funciona o Seminário Presencial de Encerramento do MBA FGV Online?

    O seminário presencial apresenta temas e propostas relevantes que articulam questões da atualidade, sendo ministrados por professores-executivos de expressão no mercado. A temática abordada é transversal e interdisciplinar, estudando ferramentas de gestão inovadoras e configurando uma grande oportunidade de network.

  • Como será o seminário presencial previsto no MBA FGV Online?

    O seminário presencial de encerramento ocorrerá ao sábado, das 8h às 18h, e a presença do aluno é obrigatória. Nesse encontro será realizado um workshop que abordará temas relevantes e atuais sobre gestão, promovendo o network entre os alunos dos diferentes MBAs. O encontro é ministrado por um professor-executivo da FGV, com formação acadêmica e experiência profissional na área.

    Caso o aluno tenha algum impedimento para a participação do seminário, é importante entrar em contato com a Secretaria Acadêmica e verificar como proceder para a sua reposição. Por essa razão, recomendamos o bloqueio da agenda nas duas datas em que são agendados esses eventos desde o momento da matrícula.

  • Como serei avaliado nas disciplinas a distância do MBA FGV Online?

    A avaliação das disciplinas a distância considera a participação do aluno nas atividades propostas em Sala de Aula Virtual pelo professor-tutor e a realização de uma atividade individual ao final da disciplina.

    A participação nas discussões da Sala de Aula Virtual e nas webconferências é avaliada de forma qualitativa, sendo utilizada uma rubrica de avaliação que qualifica as contribuições do aluno.

  • Nunca estudei a distância. Como saberei o que devo fazer para cursar as disciplinas do MBA FGV Online?

    No Webcast de Abertura e na Semana de Introdução ao Curso são oferecidas aos alunos as informações necessárias para que possam iniciar o MBA FGV Online. É um momento importante para a ambientação e a compreensão da dinâmica de estudo e para uma familiarização com a plataforma.

    Para facilitar a sua aprendizagem, a metodologia das disciplinas sugere momentos em que você deve acessar e estudar cada um dos materiais, de acordo com o desenvolvimento do conteúdo, além de orientar a respeito da atuação nos fóruns. O calendário, disponível em cada uma das disciplinas, apresenta as datas propostas para discussões, entregas de atividades e realizações de dinâmicas.

    As webconferências, por serem momentos síncronos, são agendadas com antecedência e oferecem mais de uma oportunidade de participação aos alunos. Acompanhando as datas do calendário, o aluno evita o acúmulo de conteúdo e de atividades que prejudicará o seu desenvolvimento na disciplina.

    Em todas as disciplinas, os professores-tutores realizam a mediação desses conteúdos, relacionando teoria e prática de mercado. Eles também estão disponíveis para auxiliar os alunos a respeito das dúvidas e nas dificuldades em relação aos conteúdos e recursos.

    Os professores-tutores que atuam no curso possuem formação acadêmica e experiência profissional atual na área de conhecimento das disciplinas.

  • O que acontece se eu ficar reprovado em alguma disciplina?

    Caso ocorra a reprovação em alguma disciplina, será oferecido ao aluno a possibilidade de cursá-la novamente no prazo máximo de 60 meses da data do início do curso. Essa possibilidade, denominada Cumprimento de disciplinas, poderá ser solicitada diretamente à Secretaria Acadêmica, mediante pagamento da carga horária da disciplina a ser cursada novamente.

  • Posso iniciar o curso de MBA FGV Online a qualquer momento ou finalizá-lo em menos tempo do que o previsto?

    O MBA FGV Online estrutura-se pelo conceito de turma, em que Professores-Tutores e alunos interagem por intermédio de uma metodologia que segue o padrão de qualidade definido pelo programa.

    As turmas são iniciadas em 3 ofertas ao longo do ano, com cronogramas estruturados de forma a entregar aos alunos a sequência de disciplinas mais adequada, definida pela Coordenação Acadêmica.

    Por essa razão, não se oferece a realização do curso fora do planejamento de uma turma.

  • Qual é a carga horária e a duração do MBA FGV Online?

    O MBA FGV Online possui 432 horas/aula, sendo 420 horas/aula de disciplinas cursadas a distância e 12 horas/aula cursadas presencialmente, no Seminário Presenciais de Encerramento.

    As disciplinas a distância são realizadas aos pares nos MBAs FGV Online, de acordo com as datas previstas no cronograma do curso. A duração do curso, conforme o cronograma estabelecido para cada turma, é de, aproximadamente, 16 meses. Esse tempo varia de acordo com a quantidade de recessos (fim de ano ou Carnaval) que ocorrem ao longo do período de ocorrência da turma.

  • Qual é a diferença entre o MBA FGV Online e o MBA FGV Presencial?

    Tanto o MBA FGV Presencial quanto o MBA FGV Online possuem os mesmos programas e ementas, trabalham as mesmas competências e baseiam-se nos mesmos objetivos. A única diferença entre eles é a forma de oferecimento dos cursos, sendo um realizado via web e outro, presencialmente.

    O MBA FGV Online é dividido em atividades que o aluno realiza pela internet, individuais e em equipe, e avaliações com entregas a todo final de cada disciplina. Esse formato ainda conta com uma participação presencial ao final do curso, no Seminário de Encerramento, como conclusão de disciplina, carga horária e obrigatoriedade prevista em regulamento.

    O MBA FGV Presencial tem as aulas e avaliações em dias marcados. Todos devem comparecer sempre a um mesmo local, em um mesmo horário.

    O regulamento que rege todos os procedimentos acadêmicos é o mesmo, e o certificado concedido para ambos possui o mesmo valor para o MEC. A diferença está justamente na flexibilidade de horário e local de estudo que o MBA FGV Online oferece.

  • Quantas horas por semana preciso me dedicar aos estudos ao cursar o MBA FGV Online?

    Ainda que permita maior flexibilidade, o curso exige dedicação do aluno durante, aproximadamente, 10 horas por semana. Essa duração varia de aluno para aluno, podendo variar também de disciplina para disciplina. Em algumas disciplinas, o tempo de dedicação do aluno pode ser menor, pois pode-se tratar de um conteúdo mais fácil de ser compreendido por esse aluno. Da mesma forma, esse tempo pode aumentar se for um conteúdo que o aluno considere mais árduo.

    É importante que o aluno estabeleça os dias e horários para acessar a plataforma de aprendizagem, de forma a planejar como gerenciará o seu tempo de dedicação ao curso. Essa é uma forma de não perder o controle das leituras e atividades que precisam ser realizadas, participar das reuniões por webconferência e das discussões na Sala de Aula Virtual, além de ler as mensagens que lhe foram enviadas.

    É importante ainda planejar os lugares em que realizará o estudo, de forma a garantir que o seu dispositivo tenha acesso a uma internet de qualidade.

    Recomendamos o acesso diário para que seja possível acompanhar o que os colegas e o professor-tutor estão discutindo e também poder contribuir nos debates.

  • Resido no exterior. Posso fazer MBA FGV Online?

    As disciplinas a distância são ministradas integralmente via web, o que exige apenas uma boa conexão com a internet. Para os alunos que residem no exterior, é necessário apenas que o aluno tenha disponibilidade para realização do Seminário Presencial de Encerramento no Brasil, em uma das unidades da FGV.

Inscrições e Matrículas

  • Como posso saber se a minha inscrição foi confirmada?

    Ao finalizar a inscrição, o candidato receberá uma confirmação por e-mail. Caso não receba essa confirmação, o candidato deverá entrar em contato com a unidade da FGV da localidade escolhida.

  • Como posso ser aluno ouvinte?

    O candidato participa do processo seletivo normalmente, assiste às aulas, fica isento de provas e trabalhos, e, no final do curso, recebe um certificado de participação como aluno ouvinte. O plano financeiro é o mesmo de um aluno regular.

  • É possível pedir transferência de curso? Quais são os procedimentos?

    Sim. O aluno poderá solicitar a transferência de curso desde que as seguintes condições sejam respeitadas:

    • deverá existir vaga no curso de destino;
    • os cursos (origem e destino) têm de ter o mesmo nível/grau;
    • o aluno não poderá ter cumprido mais de 68% da carga horária total do curso de origem e
    • estejam faltando mais de 6 (seis) meses para o término do prazo de 60 meses previsto na sua turma de origem para conclusão de todas as obrigações acadêmicas.

    O aluno poderá requerer o aproveitamento dos créditos já cursados por meio de um pedido de equivalência de disciplinas.

  • Em caso de desistência, quais as implicações?

    Caso o curso já tenha iniciado, o aluno poderá solicitar cancelamento a qualquer momento. No entanto, deverá pagar o valor correspondente à carga horária já cursada, além de multa rescisória.

  • Fiz a inscrição, mas só poderei participar do curso no semestre seguinte. Precisarei fazer a inscrição novamente?

    Sim. Se o aluno realizou algum pagamento, o valor investido será devolvido integralmente quando solicitado em até 30 dias antes do início do curso. Quando puder participar do curso, o aluno deverá realizar uma nova inscrição para a oferta desejada.

    Em caso de desistência antes da realização do pagamento, basta sinalizar ao comercial responsável para que seja cancelada a inscrição vigente.

  • Inscrevi-me em um curso presencial, mas a turma não teve a quantidade mínima de alunos necessária para iniciar. O que acontece?

    A FGV se reserva o direito de, excepcionalmente, alterar datas ou cancelar cursos que não atendam ao requisito de número mínimo de alunos inscritos ou por outro motivo de força maior.

    No caso de cancelamento de um curso, fica assegurado ao aluno o direito de, ao seu critério:

    • receber a devolução integral do valor já pago e
    • transferir-se para outro curso de mesma carga horária à sua escolha.
  • Posso pedir transferência entre unidades (inclusive, conveniadas) durante o curso e aproveitar créditos de disciplinas já cursadas?

    Sim. Para que seja feita a transferência entre unidades da FGV, a unidade de origem deverá preparar um formulário específico, informando o programa do curso em execução, as disciplinas cursadas – com notas, frequência e nomes dos professores – e a situação financeira do aluno.

    O aluno então poderá efetuar a matrícula na unidade de destino e deverá arcar com as taxas e mensalidades em aberto referentes ao curso. Além disso, a unidade de origem deverá enviar a documentação do aluno à secretaria acadêmica da unidade de destino, mantendo a cópia de todos os documentos nos seus arquivos.

    Para aproveitar créditos já cursados, o aluno deverá entrar com um pedido de equivalência de disciplinas.

Curta e Média Duração On-line

  • 01. Como é o processo seletivo para os cursos de Curta e Média Duração on-line?

    Não há processo seletivo para os cursos de Curta e Média Duração on-line. Basta preencher a ficha de inscrição disponível no portal.

  • 02. Após realização da inscrição, o acesso é imediato?

    A inscrição é efetivada somente após a realização do pagamento e a sua baixa no nosso sistema. O acesso ao conteúdo do curso e as instruções de estudo serão disponibilizados no dia de início do curso. Essa data é divulgada no site, no ato da inscrição.

  • 03. Como funciona a metodologia do curso?

    O curso é realizado totalmente a distância, utilizando um ambiente virtual de aprendizagem, o eClass. Por essa plataforma, o aluno tem acesso ao material didático do curso, aos vídeos dos autores e a uma grande quantidade de livros, disponíveis nas bibliotecas virtuais. A metodologia de ensino está pautada nas interações e discussões que acontecerão na sala de aula virtual de forma assíncrona. Além disso, o aluno terá momentos síncronos por meio da ROL (reunião on-line) para tirar as suas principais dúvidas e debater sobre os temas do curso. A FGV acredita que a construção do conhecimento se dá por meio de uma sólida interação entre alunos e professores, no que diz respeito ao conteúdo que está sendo estudado. A todo momento, o aluno é estimulado a participar, engajar-se e compartilhar as suas experiências e os seus entendimentos sobre o assunto, além de esclarecer dúvidas.

  • 04. As aulas são interativas? Terei um professor à disposição?

    Sim. A interação entre alunos e professor é a proposta do curso. O Professor-Tutor acompanhará a turma de forma ativa e permanente, sempre guiando e buscando a integração, a orientação e o fechamento nas discussões.

  • 05. Como funciona a questão de horários de participação?

    O aluno tem total flexibilidade de horário e local de estudos. Ele pode acessar a plataforma de onde estiver e estudar no melhor horário do dia, conforme a sua agenda. A participação acontece de forma assíncrona e síncrona. Os momentos síncronos (ROL) são agendados previamente no calendário, de modo que os alunos possam se planejar.

  • 06. Como ocorre a avaliação no curso? Qual é a média de aprovação?

    Nas turmas iniciadas a partir de 22/10/20, a avaliação do aluno dá-se por meio de: 

    Atividade final e Individual (AI) on-line. 

    • A Nota Final (NF) do curso será composta pela nota obtida em uma Atividade Individual (AI) on-line e por uma Bonificação de Participação Individual (PIBo), que contempla critérios de interação, síncrona ou assíncrona. A Nota Final (NF) será computada seguindo a fórmula NF = AI + PIBo. 
    • A Bonificação de Participação Individual não se aplica para alunos que tenham obtido nota máxima na sua Atividade Individual. 

    A média para aprovação no curso deve ser igual ou superior a 7,0 (sete). 

  • 07. Como e quando a Atividade Individual será realizada

    A atividade e todas as orientações estarão disponíveis no conteúdo do último módulo do curso. O tutor também poderá esclarecer quaisquer dúvidas na sala de aula virtual, caso necessário. Embora o aluno tenha flexibilidade para estudar o curso on-line, existe um prazo (disponível no calendário) para a realização e entrega da atividade individual.

  • 08. O curso possui certificado?

    Sim. Para as turmas iniciadas a partir de 22/10/20, o certificado será disponibilizado em formato digital seguro, por meio de um parceiro tecnológico contratado pelo FGV-IDE, que utiliza tecnologias que garantem a autenticidade e unicidade do certificado digital gerado no prazo de até 30 dias após o encerramento do curso. 

    Além do certificado digital, o aluno(a) concluinte do curso receberá uma medalha digital com a marca da FGV (Badge), contendo um registro digital e rico em informações sobre as habilidades e competências desenvolvidas. 

  • 09. O que é Badge FGV?

    Os alunos que concluírem o curso receberão o badge da FGV, que é uma medalha digital com tecnologia blockchain, que está transformando as relações entre as instituições de ensino e os seus estudantes.

    O badge FGV é uma forma de reconhecer a conquista de uma habilidade e de valorizar o compromisso individual do aluno com o seu desenvolvimento profissional. Ele representa um diferencial importante na disputa por vagas de emprego e no desenvolvimento da sua carreira profissional. Seja no currículo ou nas redes sociais, o aluno poderá compartilhar as suas habilidades e comprovar a conclusão do curso com a chancela da FGV.

    Os badges não têm prazo de validade.

  • 10. É possível receber o certificado impresso?

    Sim. O aluno poderá requerer uma versão impressa do seu certificado, que será equivalente a emissão da segunda via do certificado digital fornecido, por meio de requerimento no Portal do Aluno mediante pagamento de taxa administrativa para cobrir despesas com impressão e expedição.

  • 11. Os cursos são autorizados e reconhecidos pelo MEC?

    Os cursos de curta e média duração, categorizados como cursos livres, independem de autorização ou do reconhecimento por parte dos órgãos reguladores da educação. A FGV, no âmbito da sua autonomia, é responsável por estabelecer as regras e os procedimentos relativos à oferta, gestão e certificação nesse nível e modalidade de curso.

  • 12. Por quanto tempo o conteúdo do curso ficará disponível para consulta?

    O aluno terá acesso a todo o conteúdo do curso e a todas as discussões de sala de aula por um período de 3 meses, a partir do encerramento do curso.

  • 13. Qual o valor do curso e as formas de pagamento?

    O valor do curso pode ser encontrado no site FGV Educação Executiva, na página do curso que tem interesse, no campo Investimento. O pagamento pode ser realizado à vista ou parcelado até o número de vezes informado no site Educação Executiva.

  • 14. Qual é o prazo para cancelamento do curso?

    O aluno poderá cancelar o Curso de Curta e Média Duração On-line no período compreendido entre a sua inscrição e matrícula, em até 7 dias corridos após a data de início do curso, devendo solicitar via Portal do Aluno.

  • 15. Qual é a infraestrutura necessária para realizar o curso?

    Para realizar o curso, é necessária infraestrutura de apoio. Recomenda-se computador, tablet ou smartphone com câmera (webcam) integrada, conexão de internet (recomendável banda larga), ambiente tranquilo para acesso às aulas e fones de ouvido com microfone integrado.

  • 16. Posso trancar o curso de Curta Duração On-line?

    Nas turmas iniciadas a partir de 22/10/20, não existe possibilidade de trancamento de disciplinas ou do curso, de cumprimento de disciplinas por reprovação e de transferência de curso ou de turma nos cursos de Curta Duração On-line.

  • 17. Posso trancar o curso de Média Duração On-line?

    Para os cursos de Média Duração On-line, organizados em trilhas de aprendizagem, com oferta continuada, o aluno pode solicitar o trancamento de 1 (uma) única disciplina e posterior cumprimento em outra turma, com igual conteúdo e carga horária, com ocorrência dentro do prazo de 18 meses contados a partir da data de início da turma de origem do aluno.

    O trancamento individual da disciplina deverá ser solicitado até a véspera do seu início, mediante pagamento de taxa administrativa. O trancamento de disciplina não implica a suspensão das obrigações financeiras do aluno, mas lhe assegura a possibilidade de realizar a disciplina restante em data posterior, sem ônus adicional.

Sistema

  • Acabei de realizar a inscrição no curso gratuito. Quando o curso terá início?

    O curso se inicia assim que o aluno conclui o cadastro dos dados pessoais.

  • Como posso acessar o curso novamente caso eu precise sair da página?

    Uma vez inscrito no curso, ele estará no perfil do aluno e, desse modo, ele poderá sair e acessá-lo em outro momento. Para isso, basta clicar em login no topo do site https://educacao-executiva.fgv.br/, clicar em online e digitar seu e-mail e sua senha.

  • Concluí o curso e ele não se encontra mais disponível. O que houve?

    O curso ficará disponível enquanto estiver ativo no portfólio de cursos gratuitos da FGV, podendo ser descontinuado sem aviso prévio.

  • É necessário realizar o cadastro para receber a declaração?

    Não é necessário se cadastrar para acessar os cursos. No entanto, a declaração de participação é apenas disponibilizada aos alunos cadastrados.
    Para obter a declaração, o aluno deve:
    • selecionar o curso desejado;
    • fazer o seu cadastro;
    • ler o conteúdo e
    • realizar o pós-teste.
    Com a obtenção de média igual ou superior a 7,0 (sete) no pós-teste, a declaração de conclusão do curso estará disponível para impressão.

  • É possível que o período de realização do curso apareça na declaração?

    O sistema não armazena o período em que cada aluno realiza o curso. Como a declaração de participação no curso é gerada de forma automática, não é possível incluir o período de realização.

  • O meu nome está errado na declaração. Como faço para corrigir?

    O aluno deve solicitar a atualização dos dados por e-mail para cursosfgvonlineoeg@fgv.br, informando o nome correto e o CPF. Após a atualização, será necessário retornar ao curso, refazer o pós-teste e gerar uma nova declaração.

  • Obtive nota abaixo de 7,0 no pós-teste. Posso imprimir minha declaração mesmo assim?

    Não. Para ter direito à declaração, o aluno precisa obter nota igual ou superior a 7,0 (sete). Caso não obtenha a nota necessária, ele poderá reler o conteúdo e realizar o teste novamente, até que consiga a nota satisfatória para a aprovação.

  • Passei no pós-teste, mas me esqueci de imprimir minha declaração. Como devo proceder?

    O aluno poderá imprimir a declaração de participação de um curso concluído acessando a área de aluno, selecionando os itens “cursos gratuitos” e “imprimir declaração”.

  • Preciso fazer o curso todo no mesmo dia?

    Não. O aluno poderá realizar o curso conforme a sua disponibilidade de tempo. O curso ficará disponível até que o aluno conclua e imprima a sua declaração.

  • Toda vez que acesso o curso, ele volta para o início. Como faço para continuar de onde parei?

    Toda vez em que o aluno acessar o curso, ele deve escolher a opção “Já sou cadastrado”, digitar o seu CPF e e-mail e clicar em “menu” no lado direito da tela. Dessa forma, ele poderá continuar a leitura de onde parou.

Pós-graduação e MBAs presenciais

  • Como funciona o processo seletivo para os cursos de especialização presenciais?

    Para os cursos de especialização presenciais da FGV, o processo seletivo compreende análise curricular e entrevista. O processo somente terá início mediante preenchimento da ficha de inscrição e envio do currículo.

    As informações submetidas pelos candidatos e o resultado do processo seletivo são mantidas em caráter confidencial e divulgadas apenas aos e-mails cadastrados na inscrição.

  • O que é pós-graduação lato sensu?

    É um sistema de formação intelectual do segmento da educação continuada destinado ao aprofundamento e ao aprimoramento dos conhecimentos acadêmicos e técnico-profissionais.

    Os cursos de especialização e os cursos designados como MBA (Master Business Administration) ou equivalentes incluem-se na categoria de pós-graduação lato sensu.

  • Os cursos de pós-graduação e MBA são reconhecidos pelo MEC?

    Os cursos independem de autorização prévia de reconhecimento e renovação de reconhecimento. Contudo, devem atender rigorosamente a todas as exigências da Resolução CNE/CES nº1 de 6 de abril de 2018.

  • Quais são os requisitos para cursar um curso de especialização?

    Para cursar um MBA ou uma pós-graduação, é preciso que o candidato tenha um diploma de graduação.
    O diploma de graduação deve trazer, no verso, o número da portaria que autoriza/credencia a IES e o número da portaria de autorização ou reconhecimento do curso.

    Os cursos aceitos devem possuir, pelo menos, 1.600 horas. Seguem os cursos que preenchem esse requisito:

    • graduação plena ou licenciatura;
    • curso superior de tecnologia – qualquer área de formação – e
    • curso sequencial de formação específica.
  • Qual é a abrangência dos certificados de conclusão de curso?

    Os certificados de conclusão de curso têm validade nacional, desde que obedeçam integralmente às exigências da Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018.

  • Qual é a diferença entre curso lato sensu e stricto sensu?

    Os programas de pós-graduação dividem-se em duas grandes vertentes:
    Os cursos Stricto Sensu são reconhecido pelo MEC e classificados pela CAPES, podendo ser em nível de Mestrado (duração média de 3 anos) ou Doutorado (duração média entre 3 e 5 anos), sempre com foco acadêmico e ênfase nas atividades de ensino e pesquisa. Dada sua elevada carga de trabalho, estes cursos costumam exigir dedicação exclusiva e são procurados principalmente por aqueles que têm como objetivo atuar em ensino e pesquisa.

    Cursos de pós-graduação lato sensu, denominados cursos de especialização, são programas de nível superior, de educação continuada, com os objetivos de complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais. Visam também ao aprimoramento da atuação no mundo do trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados para o setor público, as empresas e as organizações do terceiro setor, tendo em vista o desenvolvimento do País.

  • Qual é a diferença entre os cursos de MBA, LLM, Master e pós-graduação oferecidos pela FGV?

    Os cursos de MBA, LLM e Master são diferenciados pela nomenclatura, pois são direcionados a profissionais com cerca de três a cinco anos de experiência profissional relevante (de acordo com o curso) após a graduação, não incluindo a experiência como estagiário ou trainee. A FGV seleciona os candidatos com perfis mais adequados a cada programa, considerando três aspectos: formação acadêmica, experiência profissional e cargo ocupado.

    O curso de pós-graduação é destinado a recém-formados, em qualquer área de atuação, que desejam empreender ou atuar na carreira executiva com segurança e garantida vantagem competitiva no mercado, além de profissionais que estejam retornando ao mercado de trabalho.

    O título final será igual para os quatro tipos de cursos (MBA, LLM, Master e pós-graduação): especialização a título lato sensu.

  • Qual é a diferença entre um curso de especialização lato sensu e um curso de MBA?

    A pós-graduação lato sensu compreende programas de especialização e inclui os cursos designados como MBA (Master of Business Administration).

  • Qual é a legislação vigente referente aos cursos lato sensu?

    Os cursos de pós-graduação lato sensu seguem a Resolução nº 1 de 6 de abril de 2018, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação CNE/CES – MEC.

  • Qual é o tempo máximo para a conclusão do MBA e da pós-graduação na FGV?

    Todos os alunos que ingressaram nos programas de MBA e pós-graduação do FGV Management a partir de janeiro de 2017 deverão concluir os seus respectivos cursos em, no máximo, 60 meses a partir da data de início do curso de origem, exceto em casos excepcionais previstos em regulamento.

  • Quando a pós-graduação lato sensu pode ser feita?

    Os cursos de pós-graduação lato sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores que atendam às exigências das instituições de ensino.

  • Uma pessoa formada em um curso tecnólogo pode cursar uma pós-graduação?

    Sim. Os cursos tecnológicos classificam-se como cursos de nível superior. Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Art. 44, inciso III, cursos de pós-graduação (especialização, aperfeiçoamento, mestrado e doutorado) estão abertos a candidatos diplomados em curso de graduação com carga horário superior a 1.600 horas/aula.

FGV/FIFA/CIES - Aperfeiçoamento em Gestão de Esportes

  • 01. O que é o curso FGV/FIFA/CIES – Aperfeiçoamento em Gestão de Esportes?

    O curso FGV/FIFA/CIES – Aperfeiçoamento em Gestão de Esportes é um curso com parceria da FIFA e do CIES (Centro Internacional de Estudos Esportivos), indicado para profissionais que atuam ou desejam atuar no mercado esportivo. O curso tem conteúdo 100% on-line e encontros presenciais, incluindo a apresentação do projeto final do curso e visitas técnicas.

  • 02. Como funciona a metodologia do curso?

    O curso é realizado totalmente a distância, utilizando um ambiente virtual de aprendizagem, o eClass. Por essa plataforma, o aluno tem acesso ao material didático do curso, aos vídeos dos autores das disciplinas e a uma grande quantidade de livros disponíveis nas bibliotecas virtuais. A metodologia de ensino se pauta nas interações e discussões de conteúdo que acontecerão na sala de aula virtual, associada aos seminários e às visitas técnicas, bem como aos Webinars ao vivo com profissionais renomados no mercado.

    A FGV acredita que a construção do conhecimento se dá por meio de uma sólida interação entre alunos e professores no que diz respeito ao conteúdo que está sendo estudado. A todo momento, o aluno é estimulado a participar, engajar-se e compartilhar as suas experiências e os seus entendimentos sobre o assunto, além de esclarecer dúvidas.

  • 03. Quantas horas por dia eu preciso me dedicar ao curso?

    É recomendado que o aluno acesse a plataforma diariamente, por cerca de 40 minutos, para acompanhar os debates e os prazos para entregas. Além disso, é importante separar um ou dois dias da semana para dedicar mais tempo (cerca de 3 horas) para estudar o conteúdo dos módulos, realizar as atividades propostas, interagir com os seus colegas nos

    debates e tirar dúvidas. Sugerimos uma média de 10 horas de estudos semanais, mas isso poderá variar conforme o ritmo individual do aluno.

  • 04. Terei acompanhamento de um professor durante o curso?

    O aluno conta com um Professor-Tutor por disciplina que acompanhará a turma de forma ativa e permanente, sempre guiando e buscando a integração, a orientação e o fechamento nas discussões.

  • 05. Como funciona a avaliação? Qual é a média para ser aprovado?

    A avaliação do aluno se dá por meio de:

    • participação individual e ativa nas discussões nos fóruns, em sala de aula e
    • atividade final e individual (AI) ou em equipe (AE).

    A média para aprovação no curso deve ser igual ou superior a 7,0 (sete) e se dá por meio da fórmula: PI (participação individual) + AI (atividade individual)/2.

    Para a conclusão do curso, o aluno deverá ser aprovado em cada um dos módulos e no projeto final, a ser realizado em equipes de 2 a 5 participantes.

  • 06. Preciso ter formação superior para realizar o curso?

    Não é necessário, no entanto, é preciso comprovar vínculo com o meio esportivo.

  • 07. Iniciei a inscrição do curso no site. E agora?

    Após a inscrição como interessado no curso, o candidato passará por um processo seletivo. A primeira etapa é a análise curricular e, se selecionado, o candidato será convidado a participar de uma entrevista por videoconferência, telefone ou e-mail para a efetivação da sua matrícula com a lista dos documentos que deverá enviar para a secretaria acadêmica.

  • 08. Quais são os documentos necessários para a efetivação de matrícula?

    O aluno precisará apresentar os documentos a seguir para a efetivação da matrícula:

    • identidade e CPF – cópia digitalizada em formato .pdf, .png ou .jpg;
    • foto colorida 3x4 digitalizada – formato .png ou .jpg;
    • contrato (gerado após confirmação de pagamento) assinado e digitalizado, e
    • via original do contrato, que deve ser entregue no dia do seminário presencial.
  • 09. Quais são as formas de pagamento existentes? Tem algum desconto?

    O pagamento pode ser realizado à vista ou parcelado: no boleto bancário (em 12 vezes) ou no cartão de crédito (em 6 vezes).

    A FGV concede 10% de desconto para alunos FGV, ex-alunos FGV e empresas parceiras.

  • 10. Realizei o pagamento do curso, mas não recebi a confirmação do pagamento. Como proceder?

    A confirmação do pagamento é o comprovante bancário emitido após a pagamento. Em caso de dúvidas, o aluno poderá entrar em contato com o setor de admissões pelo e-mail contatofgvonline@fgv.br.

  • 11. Perdi o período para inscrição, mas a turma ainda não começou. Posso me inscrever?

    Não será possível efetuar a inscrição após o encerramento do prazo, mesmo antes do início das disciplinas. Contudo, as inscrições para a oferta seguinte começam cerca de um mês após o início da turma.

  • 12. Moro em outro estado. Os encontros presenciais são obrigatórios?

    O curso prevê três seminários presenciais, sendo o último a apresentação do projeto final do curso e, portanto, obrigatório. Além dos seminários, ao longo do curso, podem ocorrer visitas técnicas, que serão encontros extras não obrigatórios para a conclusão do curso.

  • 13. Farei provas ao longo do curso?

    O curso não prevê provas, no entanto, o aluno deverá apresentar o Projeto Final para a conclusão do mesmo.

  • 14. Tenho direito a um certificado após a conclusão do curso?

    Sim. Após a apresentação do seu Projeto Final, caso aprovado, o aluno receberá dois certificados: um chancelado pela FGV e outro pelo CIES.

  • 15. O curso de Gestão Esportiva me dá o título de especialista?

    Não. O curso é oferece a base ferramental para a gestão esportiva, concedendo um diploma de aperfeiçoamento.

  • 16. Por quanto tempo o conteúdo do curso ficará disponível para consulta?

    O aluno terá acesso a todo o conteúdo do curso e a todas as discussões de sala de aula por um período de seis meses, a partir do encerramento da disciplina.

  • 17. Qual é a infraestrutura necessária para realizar o curso?

    Para realizar o curso, é necessária infraestrutura de apoio. Recomenda-se computador, tablet ou smartphone com câmera (webcam) integrada, conexão de internet (recomendável banda larga), ambiente tranquilo para acesso às aulas e fones de ouvido com microfone integrado.

  • 18. Qual é o prazo para desistência e cancelamento do curso

    Conforme o artigo 14 do regulamento: O aluno poderá solicitar cancelamento do curso dentro do período de duração da turma de origem, junto à Secretaria Acadêmica.

    §1o O aluno deverá pagar o valor correspondente à carga horária já cursada, multa compensatória pela rescisão contratual – cuja forma de cálculo do valor consta do contrato de prestação de serviços –, além de outros débitos eventualmente existentes.

    §2o Ao aluno que cancelar o curso, será concedido o direito de aproveitar as disciplinas já realizadas em uma nova turma no qual venha a se matricular (presencial ou a distância) dentro do prazo de 18 meses do início do curso de origem.

  • 19. Quando receberei os meus dados de acesso para o eClass?

    A inscrição é efetivada somente após a realização do pagamento e a sua baixa no nosso sistema. O acesso ao conteúdo do curso, assim como instruções de estudo, será disponibilizado somente no dia de início do curso. Essa data é divulgada no site, no ato da inscrição.

  • 20. Se eu precisar, poderei trancar o curso?

    Sim. Conforme o artigo 13 do regulamento:

    Art.13 O aluno poderá solicitar trancamento, em uma única oportunidade, do curso ou de uma das disciplinas, em requerimento enviado à Secretaria Acadêmica.

    §1o O trancamento individual de disciplina deverá ser solicitado em formulário próprio, até a véspera do seu início, mediante pagamento de taxa administrativa.

    §2o A solicitação de trancamento do curso deverá ser apresentada, em formulário próprio, até 1 (um) dia antes do início da disciplina do período a ser trancado, mediante pagamento de taxa administrativa.

  • 21. A apresentação do Projeto Final é obrigatória?

    Sim. A apresentação do trabalho é presencial, obrigatória e deverá contar com a presença de todos os integrantes do grupo

  • 22. Como é o contato com o professor orientador?

    A orientação é realizada em uma sala de aula, no eClass, aberta exclusivamente para esse fim. Além disso, o orientador pode fazer uso de outras ferramentas chat e ferramenta de voz e vídeo.

  • 23. Como são escolhidas as equipes do Projeto Final?

    Durante a disciplina de Metodologia para a construção de projetos esportivos, os alunos formarão as equipes de acordo com a área de interesse e afinidade.

  • 24. Como serei avaliado?

    A nota do Projeto Final se dá pela fórmula:

    (nota do trabalho escrito + (nota CIES + nota orientador + nota coordenador acadêmico/3)) / 2

  • 25. E se eu não conseguir entregar o Projeto Final no prazo?

    O aluno que não entregar o Projeto Final no prazo estabelecido não poderá receber o certificado do CIES e da FGV e será reprovado nessa disciplina. Para obter aprovação no curso, ele deverá realizar cumprimento da disciplina de Metodologia na próxima ocorrência do programa, passando, novamente, pelas etapas de divisão em equipes, escolha dos temas, entregas parciais e finais, e apresentação em equipe.

  • 26. Entreguei e apresentei o meu trabalho, mas não fui aprovado. Terei outra chance?

    O grupo que não for aprovado terá o prazo de 30 dias, após as apresentações, para realizar os ajustes necessários e reencaminhar o trabalho para nova correção. No entanto, não contará com a orientação do Professor-Tutor orientador durante esse período.

  • 27. Meu trabalho foi eleito o vencedor no Brasil, qual o próximo passo?

    Anualmente, se formam duas turmas (março/agosto) e as equipes vencedoras de cada turma deverão revisar o trabalho e traduzi-lo uma das línguas oficiais – Inglês, Espanhol ou Francês.

  • 28. Não fui indicado pela FGV. Mesmo assim, posso enviar o meu trabalho para o CIES?

    Não. Apenas os trabalhos vencedores são enviados ao CIES para a premiação.

  • 29. Posso desenvolver o meu Projeto Final com os integrantes da minha turma mesmo estando reprovado em uma disciplina do curso?

    Sim. O aluno poderá realizar o Projeto Final com a sua turma e apresentá-lo no Seminário de Encerramento, com a condição de cumprir a disciplina pendente em até 24 meses após o início do curso. O certificado será entregue após a aprovação em todas as disciplinas.

  • 30. Posso fazer meu Projeto Final individualmente?

    Não. O projeto deve ser desenvolvido com, no mínimo, 2 e, no máximo, 5 alunos.

  • 31. Posso levar alguém para assistir à minha apresentação?

    Sim. A apresentação é aberta a convidados, no entanto, pode ser necessária inscrição prévia no evento.

  • 32. Posso desenvolver o meu trabalho sobre qualquer tema relacionado a esportes?

    O CIES elege algumas linhas de pesquisa e temas anuais, mas também é possível desenvolver trabalhos com outros temas, desde que haja, ao menos, mais um aluno interessado no tema (as equipes são de, no mínimo, 2 e, no máximo, 5 alunos)

  • 33. Quanto tempo eu tenho para fazer o Projeto Final?

    A produção do Projeto Final é dividida em duas etapas:

    • disciplina de metodologia – 7 semanas de duração e
    • orientação do trabalho – 7 semanas de duração com o apoio do orientador.
  • 34. Quem irá compor a minha banca?

    A banca será composta por um representante do CIES Internacional, um representante do CIES Regional ou Coordenador Acadêmico da FGV e pelo Professor-Tutor orientador.

Pós-Graduação Online

  • A disciplina a distância é composta de uma tríade indissociável de materiais que apresenta o conteúdo indispensável para a aprendizagem do aluno

    1. E-book ou apostila

    Conteúdo teórico e fundamental da disciplina, ou seja, o seu texto básico. Está estruturado em capítulos (ou módulos), unidades e tópicos. Em todos os módulos da disciplina on-line, há uma chamada especial para a leitura de determinada passagem do e-book ou da apostila, informando o objetivo da leitura e quais são os pontos importantes que demandam atenção redobrada.

    2. Videoaulas

    São as partes do conteúdo explicadas pelo professor-autor da sua disciplina. Possuem curta duração para não se tornarem cansativos e, como consequência, manterem a atenção do aluno. Assistir aos vídeos do professor facilita a aprendizagem e assimilação do conteúdo, pois combina um contexto visual com a linguagem falada. Nas videoaulas, os professores explicam o conteúdo tratado no e-book ou na apostila, aprofundando-o ou exemplificando-o, relacionando-o a cases ou propondo a sua fixação por meio de atividades.

    3. Webaulas

    São as aulas estruturadas em formato HTML, compostas de textos, imagens e links. Essas aulas são desenvolvidas segundo uma organização hipertextual com uma linguagem clara e dialógica para facilitar o seu entendimento. Os componentes interativos são acessados por meio de botões, ícones e hiperlinks. Pelo texto da webaula, o aluno se orienta e realiza as ações didáticas de acesso ao e-book, visualização da videoaula, resolução de uma tarefa, análise de um estudo de caso, e recebimento de insumos para uma discussão com os seus colegas e o professor-tutor da disciplina na Sala de Aula Virtual.

    Esses materiais se complementam e, por isso, os três precisam ser acessados e estudados. Além disso, essa análise influencia no desempenho efetivo na Sala de Aula Virtual, pois a participação do aluno nos debates e nas discussões e os seus comentários realizados, tanto nos fóruns quanto nas reuniões por webconferência, precisam estar pautados no conteúdo estudado, em pesquisas sobre outros dados relevantes ou em relatos de experiências já vivenciadas, ou seja, em postagens que enriqueçam o debate.

  • Como funciona o processo seletivo para a Pós-Graduação Online?

    Caso o candidato atenda a todos os critérios definidos, a aprovação dele no processo seletivo será validada automaticamente.

    Em caso de aprovação automática, o candidato receberá um e-mail com informações para escolha da forma de pagamento e assinatura digital do contrato.

    No caso de não aprovação automática, o candidato deverá enviar os documentos relacionados a seguir, digitalizados, à equipe comercial do local de prova escolhido para validação do coordenador acadêmico:

    • Currículo atualizado;
    • Carta de apresentação;
    • Diploma de graduação;

    O contrato do aluno será gerado mediante a quitação da primeira parcela do curso e a entrega dos seguintes documentos digitalizados:

    • cópia autenticada do diploma de nível superior*;
    • cópia autenticada da identidade e do CPF;
    • 1 foto 3x4 colorida;
    • contrato chancelado (gerado após a confirmação de pagamento);
    • formulário de matrícula preenchido e assinado.

    *Os diplomas emitidos em língua estrangeira, além de autenticados, deverão ser acompanhados de histórico escolar, ambos com tradução juramentada anexada.

    As informações submetidas pelos candidatos e o resultado do processo seletivo são mantidas em caráter confidencial e divulgadas apenas aos e-mails cadastrados na inscrição.

    Por fim, o candidato deverá ainda enviar pelos Correios a seguinte documentação para o endereço abaixo:

    • Cópia autenticada do diploma de ensino superior e histórico;
    • Cópia autenticada do documento de Identidade e do CPF.

    À Secretaria Acadêmica Rua da Candelária, nº 6, térreo – Centro Rio de Janeiro/RJ – CEP: 20091-020.

  • Como funciona o Seminário Presencial de Encerramento da Pós-Graduação Online?

    O seminário presencial apresenta temas e propostas relevantes que articulam questões da atualidade, sendo ministrados por professores-executivos de expressão no mercado. A temática abordada é transversal e interdisciplinar, estudando ferramentas de gestão inovadoras e configurando uma grande oportunidade de network.

  • Como será o seminário presencial previsto na Pós-Graduação Online?

    O seminário presencial de encerramento ocorrerá ao sábado, das 8h às 18h, e a presença do aluno é obrigatória. Nesse encontro será realizado um workshop que abordará temas relevantes e atuais sobre gestão, promovendo o network entre os alunos dos diferentes PGOs. O encontro é ministrado por um professor-executivo da FGV, com formação acadêmica e experiência profissional na área.

    Caso o aluno tenha algum impedimento para a participação do seminário, é importante entrar em contato com a Secretaria Acadêmica e verificar como proceder para a sua reposição. Por essa razão, recomendamos o bloqueio da agenda nas duas datas em que são agendados esses eventos desde o momento da matrícula.

  • Como serei avaliado nas disciplinas a distância da Pós-Graduação Online?

    A avaliação das disciplinas a distância considera a participação do aluno nas atividades propostas em Sala de Aula Virtual pelo professor-tutor e a realização de uma atividade individual ao final da disciplina.

    A participação nas discussões da Sala de Aula Virtual e nas webconferências é avaliada de forma qualitativa, sendo utilizada uma rubrica de avaliação que qualifica as contribuições do aluno.

  • Nunca estudei a distância. Como saberei o que devo fazer para cursar as disciplinas da Pós-Graduação Online?

    No Webcast de Abertura e na Semana de Introdução ao Curso são oferecidas aos alunos as informações necessárias para que possam iniciar a Pós-Graduação Online. É um momento importante para a ambientação e a compreensão da dinâmica de estudo e para uma familiarização com a plataforma.

    Para facilitar a sua aprendizagem, a metodologia das disciplinas sugere momentos em que você deve acessar e estudar cada um dos materiais, de acordo com o desenvolvimento do conteúdo, além de orientar a respeito da atuação nos fóruns. O calendário, disponível em cada uma das disciplinas, apresenta as datas propostas para discussões, entregas de atividades e realizações de dinâmicas.

    As webconferências, por serem momentos síncronos, são agendadas com antecedência e oferecem mais de uma oportunidade de participação aos alunos. Acompanhando as datas do calendário, o aluno evita o acúmulo de conteúdo e de atividades que prejudicará o seu desenvolvimento na disciplina.

    Em todas as disciplinas, os professores-tutores realizam a mediação desses conteúdos, relacionando teoria e prática de mercado. Eles também estão disponíveis para auxiliar os alunos a respeito das dúvidas e nas dificuldades em relação aos conteúdos e recursos.

    Os professores-tutores que atuam no curso possuem formação acadêmica e experiência profissional atual na área de conhecimento das disciplinas.

  • O que acontece se eu ficar reprovado em alguma disciplina?

    Caso ocorra a reprovação em alguma disciplina, será oferecido ao aluno a possibilidade de cursá-la novamente no prazo máximo de 60 meses da data do início do curso. Essa possibilidade poderá ser solicitada diretamente ao Portal do Aluno ou pela Secretaria Acadêmica, mediante pagamento da carga horária da disciplina a ser cursada novamente.

  • Posso iniciar o curso de Pós-Graduação Online a qualquer momento ou finalizá-lo em menos tempo do que o previsto?

    A Pós-Graduação Online estrutura-se pelo conceito de turma, em que Professores-Tutores e alunos interagem por intermédio de uma metodologia que segue o padrão de qualidade definido pelo programa.

    As turmas são iniciadas em 6 ofertas ao longo do ano, com cronogramas estruturados de forma a entregar aos alunos a sequência de disciplinas mais adequada, definida pela Coordenação Acadêmica.

    Por essa razão, não se oferece a realização do curso fora do planejamento de uma turma.

  • Qual é a carga horária e a duração da Pós-Graduação Online?

    A Pós-Graduação Online possui 432 horas/aula, sendo 420 horas/aula de disciplinas cursadas a distância e 12 horas/aula cursadas presencialmente, no Seminário Presencial de Encerramento.

    As disciplinas a distância são realizadas nas Pós-Graduação Online, de acordo com as datas previstas no cronograma do curso. A duração do curso, conforme o cronograma estabelecido para cada turma, é de, aproximadamente, 11 meses. Esse tempo varia de acordo com a quantidade de recessos (fim de ano ou Carnaval) que ocorrem ao longo do período de ocorrência da turma.

  • Qual é a diferença entre a Pós-Graduação Online e a Pós-Graduação Presencial?

    Tanto a Pós-Graduação Presencial quanto a Pós-Graduação Online possuem os mesmos programas e ementas, trabalham as mesmas competências e baseiam-se nos mesmos objetivos. A única diferença entre eles é a forma de oferecimento dos cursos, sendo um realizado via web e outro, presencialmente.

    A Pós-Graduação Online é dividido em atividades que o aluno realiza pela internet, individuais e em equipe, e avaliações com entregas a todo final de cada disciplina. Esse formato ainda conta com uma participação presencial ao final do curso, no Seminário de Encerramento, como conclusão de disciplina, carga horária e obrigatoriedade prevista em regulamento.

    A Pós-Graduação Presencial tem as aulas e avaliações em dias marcados. Todos devem comparecer sempre a um mesmo local, em um mesmo horário.

  • Resido no exterior. Posso fazer a Pós-Graduação Online?

    As disciplinas a distância são ministradas integralmente via web, o que exige apenas uma boa conexão com a internet. Para os alunos que residem no exterior, é necessário apenas que o aluno tenha disponibilidade para realização do Seminário Presencial de Encerramento no Brasil, em uma das unidades da FGV.

Dúvidas gerais

  • O que é a FGV Educação Executiva?

    Importante referência de ensino, no País e no exterior, pelos seus programas de graduação, mestrado e doutorado e pelos seus trabalhos de consultoria, a Fundação Getulio Vargas trabalha de coração e mente voltados para o estímulo ao desenvolvimento nacional. Como centro de excelência, no entanto, a nossa preocupação é ser, permanentemente, uma instituição inovadora, tanto para os seus alunos como para a sociedade de uma forma geral.

    Para conhecer mais, visite também o nosso portal institucional: portal.fgv.br.

  • Qual é a diferença entre as unidades próprias e as unidades conveniadas da FGV?

    A FGV Educação Executiva seleciona uma instituição conveniada em cada cidade onde identifica demanda potencial para cursos de especialização.

    As conveniadas da FGV Educação Executiva são instituições que atuam localmente, com funções comerciais, de logística e operacionais, disponibilizando a estrutura para a realização das aulas, o atendimento aos alunos, etc.

    A FGV é a responsável pela manutenção da qualidade acadêmica dos cursos, e o corpo docente – mestres, doutores e especialistas – é o mesmo para toda a rede conveniada.