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Modalidade: Online

Início: 02/06/2025
Data limite de inscrição: 27/05/2025
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 14 meses)

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MBA em Gestão: Agronegócios é estruturado em uma sequência de 18 disciplinas. Entre estas, há 16 disciplinas on-line, incluindo as com temas gerais da Gestão Empresarial e as com temas específicos a agronegócios. Além dessas 16 disciplinas, o curso oferece as disciplinas de abertura e de encerramento, que são estruturadas sob a forma de jogos interdisciplinares, por meio dos quais se tem a oportunidade de interagir e aprender junto com alunos de MBAs de outras áreas de conhecimento da FGV.

São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
  • utilizar ferramentas empresariais para gestão do agronegócio;
  • elaborar planos estratégicos;
  • avaliar a execução de planos estratégicos;
  • empregar informações do próprio negócio e do mercado na tomada de decisão gerencial;
  • interpretar como as variáveis econômicas influenciam os mercados agropecuários;
  • identificar oportunidades de negócio a partir do entendimento da dinâmica dos mercados internacionais, da influência da pauta ambiental e da utilidade de tecnologias digitais voltadas ao agronegócio;
  • avaliar a viabilidade econômica de projetos no agronegócio a fim de selecionar aqueles com maior potencial de remunerar o investimento.

Clique aqui para acessar o cronograma da turma.

Programa

MBA em Gestão: Agronegócios

Agricultura 4.0





Autores: prof. Rafael Vieira de Sousa, Doutor, Universidade De São Paulo, e prof. Wellington Lopes, Doutor, Universidade De São Paulo. 








Inovação no agronegócio. Tecnologias aplicadas no agronegócio. Tecnologias presentes nos processos agrícolas. Transformação digital.




Aplicação de Hedge de Preços Agrícolas

Autor:  prof. Wilson Motta Miceli, Mestre, Centro Universitário Álvares Penteado.



Gestão de risco de preços agrícolas. Hedge de preços com contratos a termo e futuros. Hedge de preços com contratos de opções. Estratégias de hedge com contratos futuros e opções.




Aspectos Jurídicos do Agronegócio

Prof. André Ricardo Passos de Souza, Especialista, MP/BANCO BBM SA. Prof. Evandro Jacóia Faulin, Mestre, UFSCar. Conceitos iniciais do Direito do Agronegócio. Formas societárias e negócios jurídicos aplicáveis ao agronegócio como fatores de sustentação da continuidade e segurança jurídica no agronegócio. Compliance e sua importância na “manutenção da fonte produtora dos rendimentos”. Conceito de “ongoing business e sua importância na gestão de riscos jurídicos no agronegócio. Novo sistema de financiamento privado do agronegócio brasileiro: “uberização”, principais instrumentos, garantias, formalização e questões jurídicas relevantes. Linhas centrais de planejamento tributário/previdenciário como ferramenta de gestão, continuidade (“ongoing business”) e maximização dos resultados positivos dos empreendimentos no agronegócio em benefício dos stakeholders.

ARGo – Alternate Reality Goal

Autora: Mary Kimiko Guimaraes Murashima.

Competências transdisciplinares. ESG. Compliance. LGPD.

FGV Business Challenge

Autor: Paulo da Costa Lopes.

Oligopólio. Ferramentas de diagnóstico empresarial. Trabalho em equipe. Tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias. Metas. Melhoria contínua.

Decisões de Custos no Agronegócio



Autor: prof. Willians Xavier de Oliveira, Mestre, Instituto Universitário De Lisboa.



Classificação de gastos (custos, despesas e investimentos). Separação entre os resultados do negócio e as informações dos produtos ou serviços. Modelagem da informação contábil sobre custos, sistemas de custeio, decisões baseadas em custos. Integração entre custos e orçamento. Integração entre custos e planejamento.





Estratégia Corporativa e de Negócios

Autor: Murilo Rodrigues. 

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão.  Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

Estratégia Competitiva e Organizacional no Agronegócio


Autor:  Prof. Leonardo Boscolo Cavalheiro Barbosa, Mestre, FGV. 


Definição de estratégia e vantagem competitiva. Processo de estratégia: diretrizes, análises internas e externas e objetivos. Processo de estratégia: criação da estratégia. Processo de estratégia: implementação e mensuração.








Empreendedorismo e Gestão da Inovação

Autor: Rafael Cuba Mancebo.

Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

Estratégias de Marketing

Autor: Elson Teixeira.

Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

Economia dos Negócios

Autor: Fabricio Stocker.

Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.

Finanças Corporativas

Autora: Ana Tereza Spinola.

Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).

Formação de Preços Agropecuários

Autores: prof. Felippe Cauê Serigati, Doutor, FGV, e prof. Roberta Cristina Possamai, Mestre, FGV. 






Realidade do universo agro. Influência das principais variáveis macroeconômicas para a dinâmica dos preços agropecuários. Interação das políticas macroeconômicas sobre o agronegócio brasileiro.





Gestão de Projetos

Autores: Lorena Veloso e Carlos Freitas.

Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.


Liderança e Gestão de Equipes

Autora: Adriana Bortolin.

Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

Sustentabilidade no Agronegócio

Autor:  prof. Francisco Graziano Neto, Doutor, FGV. 






Economia de baixo carbono e agricultura de baixa emissão de carbono. Legislação e licenciamento ambiental no Brasil. Desafios tecnológicos do agronegócio. Rastreabilidade de alimentos, certificação e mercados sustentáveis. Bioeconomia e agroenergia. Relatórios de sustentabilidade, marketing verde e negócios sustentáveis.



Transformação Digital

Autora: Diana Sinclair Branisso. 

Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.








Viabilidade Econômica de Projetos Agrícolas

Autor: prof. Wilson Motta Miceli, Mestre, Centro Universitário Álvares Penteado.


Conceitos de análise econômica e financeira de projetos. Metodologias de avaliação de investimentos no agronegócio. Medidas de desempenho do agronegócio.



Módulo Internacional

Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV nos formatos Live e Presencial.

Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

* O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA ou Pós-Graduação.

Seminário de Encerramento

O curso prevê um seminário obrigatório ao final como parte da disciplina FGV Business Challenge. O seminário poderá ser realizado remotamente ou presencialmente nas seguintes localidades: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

Ao longo do curso, o aluno escolherá de que forma participará do evento e, caso opte pela opção presencial, qual a cidade que melhor lhe atende para a realização do encontro.

Investimento

Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.

Formas de pagamento: 

 Boleto bancário ou Cartão de Crédito (Visa e Master)

 **Parcelamento sem juros somente na modalidade de pagamento com cartão de crédito (máximo de 13x)

 

» Condições especiais para:

 •  Ex-aluno FGV (10%) no ato da inscrição 

 •  Colaborador de empresa parceira da FGV (10%) no ato da matrícula

 

*Condições não cumulativas.

 A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite do cartão.

Verifique a disponibilidade de compra por meio de cartão de crédito para a localidade selecionada.

Público-alvo

O MBA em Gestão: Agronegócios é recomendado para:
  • profissionais que ocupam ou virão a ocupar cargos de administração do agronegócio;
  • prestadores de serviços para esse setor.
Pré-requisitos do curso:
  • Tempo mínimo de conclusão da graduação: dois anos*.
  • Tempo mínimo de experiência profissional: três anos**.
*Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formação.
**Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formação.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Online, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.

Processo seletivo

com processo seletivo: análise curricular

processo seletivo com análise curricular

 

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
  • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

*  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.

Contato

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