Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Semipresencial (Blended)
Início: 05/04/2025
Data limite de inscrição: 05/04/2025
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 20 meses)
Frequência: Semanal
Sábado das 8h30 às 12h e 2ª e 3ª das 19h às 22h30 (Aula Inaugural: 03/04/2025)
O MBA em Administração: Gestão da Tecnologia da Informação é um programa exclusivo, criado para profissionais que aspiram à liderança no dinâmico mundo da tecnologia da informação. Ele oferece uma fusão entre conhecimentos de gestão de negócios e tecnologia, preparando líderes do futuro para enfrentar desafios contemporâneos, tomar decisões estratégicas, gerir equipes multidisciplinares e implementar novas tecnologias, em ambientes corporativos mutantes.

Competências-chave a serem desenvolvidas:
  • aplicar técnicas avançadas de IA e algoritmos de machine learning para resolução de problemas complexos de negócios;
  • desenvolver estratégias robustas para proteção de dados e de informações críticas contra ameaças cibernéticas;
  • compreender as leis e regulamentações que impactam o mundo digital;
  • liderar a inovação e implementação de tecnologias disruptivas, como IoT, blockchain, entre outras, visando à melhoria de processos e negócios;
  • compreender os princípios econômicos da economia digital e a sua influência nas estratégias e operações de negócios;
  • desenvolver estratégias para gestão de recursos de TI;
  • usar analytics para análise de dados e orientação de decisões.
Coordenador Acadêmico:

Programa

MBA em Administração: Gestão da Tecnologia da Informação

Agilidade nos negócios e projetos

Introdução à agilidade. Manifesto ágil. Valores e princípios ágeis. Filosofia Lean. Método Kanban. Lead time do fluxo de trabalho. Limitações de WIP. Framework Scrum. Papéis no Scrum. Cerimônias Scrum. Artefatos usados no Scrum. Estimativas ágeis. Gráficos de controle. Scrumban. Lean startup. Objective and key results (OKR). Escalada ágil. Agilidade nos negócios.

Análise de viabilidade de projetos

Matemática Financeira. Contextualização do conceito de um projeto de investimento. Aplicação das metodologias na avaliação de projetos de investimento. Análise de cenários e tipos de risco. Identificação das metodologias destinadas à aplicabilidade em projetos com montante de investimento e vida útil iguais e diferentes.

Direito digital

Constituição Federal e a tecnologia da informação. Marco Civil da Internet. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Propriedade intelectual e contratos eletrônicos. Privacidade. Direito ao esquecimento.

Estratégia corporativa e de negócios

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

Economia digital

História e evolução da economia. Economia agrícola. Economia industrial. Economia digital. Lei dos retornos crescentes versus lei dos retornos decrescentes (Lei de Marshall). Transformando conhecimento em negócio. Avaliação da performance empresarial na economia digital. Papel da tecnologia. Mudança nas relações de trabalho. Empresas baseadas no conhecimento. Papel da economia digital no mundo. Índice NASDAQ. Papel da economia digital no Brasil.

Empreendedorismo e gestão da inovação

Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

Gestão de competências na era digital

Conhecimento e verdade. Juízo de fato e juízo de valor. Sentimentos e percepções. Cultura organizacional e o desenvolvimento de competências. Gestão multigeracional. Desenvolvimento de competências, habilidades e adaptabilidade. Níveis de maturidade emocional e gestão. Vulnerabilidade e coragem. Comunicação e competências digitais no uso de ferramentas tecnológicas com princípios éticos. Inovação e criatividade. Flexibilidade e a capacidade de reagir e de nos anteciparmos aos imprevistos. Motivação 3.0.

Governança corporativa de TI

Estratégia de negócio e TI. Ambiente de TI. Inovação tecnológica. Estrutura organizacional. Posicionamento de TI estrutura de governanças. Papel da governança. ESG versus TI. Integração das governanças e dos desafios. Modelo ITGI. TI bimodal. Motivadores e desafios da implementação. Papel dos riscos na governança de TI. Aceitar/transferir/mitigar/eliminar. Modelos tradicional, hibrido e ágil. Processos e ciclo de vida. Ligação com o PETI. Domínios. Processos. Níveis de maturidade. Estratégia. Desenho. Transição. Operação. Melhoria contínua. BSC. OKR

Gerenciamento de projetos em TI

Fundamentos de projeto, programa e portfólio. Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos. Características e competências do gerente de projetos. Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos. Domínios e princípios de performance. Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos. Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis. Gerenciamento de projetos preditivos. Gerenciamento de projetos ágeis.

Gestão da segurança da informação

Visão sistêmica executiva de segurança da informação. Estratégias de segurança da informação. Tipologias de ataques. Vulnerabilidades. Ameaças. Impactos. Análise de riscos, privacidade e outras medidas de gestão de riscos da informação.

Inteligência artificial e machine learning

História da IA. Evolução das aplicações de IA. Tipos de IA. Considerações sobre ciência de dados. Introdução ao aprendizado de máquina – machine learning (ML). Categorias de aprendizado. Tipos de algoritmo de ML. Seleção de algoritmo com base no modelo de inteligência artificial (IA) a ser desenvolvido. Aplicações e possibilidades relacionadas a cada tipo de algoritmo. Aplicações de IA em diversas áreas da organização. Tipos e modelos de governança em IA. Governança dos ambientes para ciência de dados. Transparência e auditoria. IA e paradoxo da privacidade de dados. Questão da ética na IA. Interpretação versus inteligibilidade. IA e mercado de trabalho.

Inteligência competitiva e business analytics

Visão sistêmica do processo de tomada de decisão empresarial. Papel da análise de dados no apoio à tomada de decisão. Caracterização das relações do BA com business intelligence e data science. Identificação de leads. Sistemas de recomendação de produtos para clientes. Identificação de perfis de clientes e people analytics. Análise dos ambientes interno e externo e de dados e variáveis relevantes para o posicionamento estratégico. Principais bases de dados disponíveis e seu uso. Sistemas de apoio à decisão. Fundamentos e principais ferramentas de análise preditiva, prescritiva e descritiva. Análise de texto e web. Processos de tomada de decisão no contexto do BA. Otimização e simulação. Big data.

Liderança e gestão de equipes

Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

Marketing digital

Fundamentos do marketing e novos paradigmas das organizações. Papel da tecnologia da informação nas atividades do marketing. Etapas de um planejamento estratégico de marketing digital e interfaces com gestão de TI. Construção de um diagnóstico de tecnologia para planejamento de marketing digital. Diagnóstico PMED.

Modelos de negócios digitais

Definição e tipos de modelos de negócios digitais. Modelos de negócio business-to-consumer (B2C). Análise do papel dos brokers eletrônicos. Sistemas de pagamento eletrônico. Modelos de negócio business-to-business (B2B). Modelos de negócios de economia compartilhada (sharing economy). Modelos de negócios para dispositivos móveis (m-business).

Negociação e administração de conflitos

Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão.

Transformação digital

Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.

Tecnologias emergentes

Análise de tecnologias de ruptura, seu impacto em modelos de negócios existentes e na criação de novos modelos de negócios. Introdução à tecnologia blockchain. Aspectos tecnológicos das redes e serviços em blockchain. Aplicações empresariais da tecnologia blockchain. Introdução à internet das coisas (IoT). Aspectos tecnológicos da internet das coisas. Aplicações empresariais da internet das coisas. Introdução à tecnologia non-fungible token (NFT). Aspectos tecnológicos dos NFTs. Aplicações empresariais dos NFTs. Introdução à realidade virtual e ao metaverso. Aspectos tecnológicos da realidade virtual e do metaverso. Aplicações empresariais da realidade virtual e do metaverso. Riscos e desafios associados a essas tecnologias emergentes.

Investimento

Consulte nosso atendimento:

  • Condições especiais para ex-alunos.
  • Empresas parceiras (10%).

Condições não cumulativas.

Formas de Pagamento: Boleto Bancário ou Cartão de Crédito (Visa e Mastercard).
A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite de cartão. Todo parcelamento incide juros de 1,0% a.m.

Até 13/02/2025

  • R$ 37.932,00 à vista ou até 30x de R$ 1.455,24

Até 13/03/2025

  • R$ 40.057,00 à vista ou até 30x de R$ 1.536,77

Até 05/04/2025

  • R$ 42.179,00 à vista ou até 30x de R$ 1.618,17

Público-alvo

O MBA em Administração: Gestão da Tecnologia da Informação tem como público-alvo profissionais de TI com experiência em gerenciamento de projetos, análise de negócios, desenvolvimento de software ou suporte ao usuário final, que buscam avançar em suas carreiras para cargos de liderança e gestão em TI. Esses profissionais podem ter formação em Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Engenharia de Software ou áreas relacionadas.
 
Além disso, o curso também se adequa a profissionais de negócios que desejam aprimorar suas habilidades em tecnologia da informação para desempenhar funções de liderança ou gerenciamento em empresas de TI ou em outras organizações que dependem fortemente da tecnologia para seus processos de negócios.

Pré-requisitos:
  • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos.
  • Tempo mínimo de experiência profissional: 2 anos.
 
Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formação.A matrícula neste curso pode requerer, como pré-requisitos de formação e de experiência profissional, tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

com processo seletivo: entrevista

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Identidade/CPF.
  • Foto digital 3x4 (colorida).
  • Diploma do curso de graduação*.

 

* Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 
* Cursos superiores sequenciais de formação complementar não correspondem a diploma de graduação. 

Contato

Cursos similares

Online Curta e Média Duração
Tecnologia e Ciência de Dados
Nos dias atuais, devido ao grande fluxo de informações, as...
Online Curta e Média Duração
Tecnologia e Ciência de Dados
Com o crescente nível de digitalização dos neg...
Online Curta e Média Duração
Tecnologia e Ciência de Dados
O curso Gestão de Riscos Cibernéticos visa explorar o...
Online Curta e Média Duração
Tecnologia e Ciência de Dados
Com a atual exigência de interconectividade em tempo integral, a...
Live Curta e Média Duração
Tecnologia e Ciência de Dados
O curso Ecossistema de Fintechs e Pagamentos Digitais apresenta a voc...
Live Curta e Média Duração
Tecnologia e Ciência de Dados
Muitas oportunidades emergentes são favorecidas pela Tecnologia da...
Online Curta e Média Duração
Tecnologia e Ciência de Dados
As tecnologias digitais surgiram no século XX e revolucionaram a...
Live MBA
Tecnologia e Ciência de Dados
O MBA em Administração: Gestão da Tecnologia da...
Live MBA
Tecnologia e Ciência de Dados
O MBA em Inteligência Artificial e Analytics Aplicadas a Negó...

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.