Onde você quer estudar?

CancelarEstou fora do Brasil
To prevent automated spam submissions leave this field empty.

Faça seu LOGIN

Estudar em:
Rio de Janeiro, RJ

Modalidades

Cursos presenciais e semipresenciais.
Cursos focados na interação e flexibilidade, para você estudar quando e onde quiser.
Cursos com aulas ao vivo em dias e horários pré-estabelecidos, por meio de seu computador ou dispositivo móvel.
MBA em Gestão: Agronegócios

MBA em Gestão: Agronegócios

Compartilhar
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Modalidade: Online
    Início: 18/11/2024
    Carga Horária:
    432 horas/aula
    Matriculas até: 11/11/2024
    Duração: 15 meses
    Para continuar, escolha a localidade mais próxima de você:
    Visualizar as informações do curso na página
    Para se inscrever em um curso, você deve escolher uma opção acima
    Para baixar o programa em um curso, você deve escolher uma opção disponível
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Online

    Cursos focados na interação e flexibilidade, para você estudar quando e onde quiser.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    MBA em Gestão: Agronegócios é estruturado em uma sequência de 18 disciplinas. Entre estas, há 16 disciplinas on-line, incluindo as com temas gerais da Gestão Empresarial e as com temas específicos a agronegócios. Além dessas 16 disciplinas, o curso oferece as disciplinas de abertura e de encerramento, que são estruturadas sob a forma de jogos interdisciplinares, por meio dos quais se tem a oportunidade de interagir e aprender junto com alunos de MBAs de outras áreas de conhecimento da FGV.

    São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
    • utilizar ferramentas empresariais para gestão do agronegócio;
    • elaborar planos estratégicos;
    • avaliar a execução de planos estratégicos;
    • empregar informações do próprio negócio e do mercado na tomada de decisão gerencial;
    • interpretar como as variáveis econômicas influenciam os mercados agropecuários;
    • identificar oportunidades de negócio a partir do entendimento da dinâmica dos mercados internacionais, da influência da pauta ambiental e da utilidade de tecnologias digitais voltadas ao agronegócio;
    • avaliar a viabilidade econômica de projetos no agronegócio a fim de selecionar aqueles com maior potencial de remunerar o investimento.

    Clique aqui para acessar o cronograma da turma.
    Programa

    MBA em Gestão: Agronegócios

    Agricultura 4.0





    Autores: prof. Rafael Vieira de Sousa, Doutor, Universidade De São Paulo, e prof. Wellington Lopes, Doutor, Universidade De São Paulo. 








    Inovação no agronegócio. Tecnologias aplicadas no agronegócio. Tecnologias presentes nos processos agrícolas. Transformação digital.




    Aplicação de Hedge de Preços Agrícolas

    Autor:  prof. Wilson Motta Miceli, Mestre, Centro Universitário Álvares Penteado.



    Gestão de risco de preços agrícolas. Hedge de preços com contratos a termo e futuros. Hedge de preços com contratos de opções. Estratégias de hedge com contratos futuros e opções.




    Aspectos Jurídicos do Agronegócio

    Prof. André Ricardo Passos de Souza, Especialista, MP/BANCO BBM SA. Prof. Evandro Jacóia Faulin, Mestre, UFSCar. Conceitos iniciais do Direito do Agronegócio. Formas societárias e negócios jurídicos aplicáveis ao agronegócio como fatores de sustentação da continuidade e segurança jurídica no agronegócio. Compliance e sua importância na “manutenção da fonte produtora dos rendimentos”. Conceito de “ongoing business e sua importância na gestão de riscos jurídicos no agronegócio. Novo sistema de financiamento privado do agronegócio brasileiro: “uberização”, principais instrumentos, garantias, formalização e questões jurídicas relevantes. Linhas centrais de planejamento tributário/previdenciário como ferramenta de gestão, continuidade (“ongoing business”) e maximização dos resultados positivos dos empreendimentos no agronegócio em benefício dos stakeholders.

    ARGo – Alternate Reality Goal


    Autora: profª. Mary Kimiko Guimaraes Murashima, Doutora, PUC.

    Competências transdisciplinares. ESG. Compliance. LGPD.






    FGV Business Challenge

    Autor: prof. Paulo da Costa Lopes, Doutor, EPS/UFSC.

    Oligopólio. Ferramentas de diagnóstico empresarial. Trabalho em equipe. Tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias. Metas. Melhoria contínua.

    Decisões de Custos no Agronegócio



    Autor: prof. Willians Xavier de Oliveira, Mestre, Instituto Universitário De Lisboa.



    Classificação de gastos (custos, despesas e investimentos). Separação entre os resultados do negócio e as informações dos produtos ou serviços. Modelagem da informação contábil sobre custos, sistemas de custeio, decisões baseadas em custos. Integração entre custos e orçamento. Integração entre custos e planejamento.





    Estratégia Corporativa e de Negócios

    Autor: prof. Murilo Rodrigues, Doutor, Rennes School of Business. 

    Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão.  Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

    Estratégia Competitiva e Organizacional no Agronegócio


    Autor:  Prof. Leonardo Boscolo Cavalheiro Barbosa, Mestre, FGV. 


    Definição de estratégia e vantagem competitiva. Processo de estratégia: diretrizes, análises internas e externas e objetivos. Processo de estratégia: criação da estratégia. Processo de estratégia: implementação e mensuração.








    Empreendedorismo e Gestão da Inovação

    Autor: prof. Rafael Cuba Mancebo, Doutor, PUC. 

    Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

    Estratégias de Marketing

    Autor: prof. Elson Teixeira, Mestre, UFRRJ.

    Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

    Economia dos Negócios




    Autor: Prof. Fabricio Stocker, Doutor, USP.

    Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.



    Finanças Corporativas


    Autora: profª. Ana Tereza Spinola, Mestre, FGV. 

    Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).





    Formação de Preços Agropecuários

    Autores: prof. Felippe Cauê Serigati, Doutor, FGV, e prof. Roberta Cristina Possamai, Mestre, FGV. 






    Realidade do universo agro. Influência das principais variáveis macroeconômicas para a dinâmica dos preços agropecuários. Interação das políticas macroeconômicas sobre o agronegócio brasileiro.





    Gestão de Projetos

    Autores: profª. Lorena Veloso, Mestre, European University, e prof. Carlos Freitas, Mestre, UFF. 

    Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.


    Liderança e Gestão de Equipes

    Autora: profª. Adriana Bortolin, Mestre, Universidade Católica De Santos.

    Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

    Sustentabilidade no Agronegócio

    Autor:  prof. Francisco Graziano Neto, Doutor, FGV. 






    Economia de baixo carbono e agricultura de baixa emissão de carbono. Legislação e licenciamento ambiental no Brasil. Desafios tecnológicos do agronegócio. Rastreabilidade de alimentos, certificação e mercados sustentáveis. Bioeconomia e agroenergia. Relatórios de sustentabilidade, marketing verde e negócios sustentáveis.



    Transformação Digital


    Autora: profª. Diana Sinclair Branisso, Doutora, PUC. 


    Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.







    Viabilidade Econômica de Projetos Agrícolas

    Autor: prof. Wilson Motta Miceli, Mestre, Centro Universitário Álvares Penteado.


    Conceitos de análise econômica e financeira de projetos. Metodologias de avaliação de investimentos no agronegócio. Medidas de desempenho do agronegócio.



    Módulo Internacional

    Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV nos formatos Live e Presencial.

    Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

    * O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA ou Pós-Graduação.

    Seminário de Encerramento

    O curso prevê um seminário obrigatório ao final como parte da disciplina FGV Business Challenge. O seminário poderá ser realizado remotamente ou presencialmente nas seguintes localidades: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

    Ao longo do curso, o aluno escolherá de que forma participará do evento e, caso opte pela opção presencial, qual a cidade que melhor lhe atende para a realização do encontro.

    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.

     

    Formas de pagamento: Boleto bancário ou Cartão de Crédito (Visa e Master)

     

    A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite do cartão.

    Público-alvo
    O MBA em Gestão: Agronegócios é recomendado para:
    • profissionais que ocupam ou virão a ocupar cargos de administração do agronegócio;
    • prestadores de serviços para esse setor.
    Pré-requisitos do curso:
    • Tempo mínimo de conclusão da graduação: dois anos*.
    • Tempo mínimo de experiência profissional: três anos**.
    *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formação.
    **Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formação.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Online, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.

    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular

    processo seletivo com análise curricular

     

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
    • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

    *  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

    Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.

Vídeos

To prevent automated spam submissions leave this field empty.

Contato

To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Admissão e Matrículas

    E-mail :

    informativofgv@univel.br

    Telefone:

    (45) 3036-3668

    WhatsApp:

    (45) 99153-6188

    Atendimento:

    Segunda à Sexta de 8h às 22h / Sábados de 8h às 18h

    Redes sociais:

    Relacionamento com o Aluno

    E-mail :

    academicofgv@univel.br

    WhatsApp:

    (45) 3036-3668

    Atendimento:

    Segunda à Sexta de 8h às 22h / Sábados de 8h às 18h
    Atendimento via WhatsApp

CURSOS RELACIONADOS

Nosso website trata informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse os nossos Aviso de Cookies e Aviso de Privacidade.

Tulio - Assistente Virtual

Por favor aguarde enquanto estamos conectando...