Pós-Graduação em Marketing e Mídias Digitais

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  • Modalidade: Online
    Início: 13/12/2023
    Carga Horária:
    432 horas/aula
    Matriculas até: 04/12/2023
    Duração: 11 meses
    Para continuar, escolha a localidade mais próxima de você:
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  • Online

    Cursos focados na interação e flexibilidade, para você estudar quando e onde quiser.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    O curso de Pós-Graduação em Marketing e Mídias Digitais visa discutir conceitos e fundamentos desse setor, com foco nas melhores práticas e estratégias de mercado. O curso irá trabalhar os conceitos e estratégias de marketing adotados pelas organizações em contexto globalizado, debates sobre posicionamento mercadológico de marcas, produtos e serviços, e o network com profissionais em todo o Brasil.
     
    É composto de 10 disciplinas on-line e 1 disciplina blended (semipresencial), realizadas uma a uma, com quatro semanas de duração e cursadas totalmente a distância, e de um Seminário Híbrido de Encerramento, previsto para ocorrer na sede e nas unidades próprias existentes nas cidades de Belo Horizonte, de Brasília, de Campinas, do Rio de Janeiro e de São Paulo conforme a escolha do aluno durante o curso. A sua duração é de, aproximadamente, 11 meses.
     
    Você irá desenvolver competências para:
    • realizar a gestão de marketing, considerando os contextos on-line e off-line;
    • propor soluções estratégicas para a empresa;
    • criar cultura e ambiente de inovação;
    • utilizar ferramentas de marketing e de gestão de mídias digitais, e
    • desenvolver novos produtos e serviços.
    Clique aqui para acessar o cronograma e o programa das disciplinas.
    Programa

    Pós-Graduação em Marketing e Mídias Digitais

    Comunicação, Planejamento e Convergência das Mídias

    Autor: prof. Vitor Moura Lima, Doutor, PUC-Rj.

    Apresentação
    Trata das dinâmicas do atual cenário da comunicação, dos principais conceitos relacionados a esse ambiente e das boas práticas para o desenvolvimento de planos de comunicação integrada de marketing.

    Objetivo
    Compreender as dinâmicas do ambiente da comunicação de marketing na era digital, realizando o diagnóstico situacional da comunicação de marketing, além de identificar as ferramentas de comunicação de marketing existentes.

    Consumo e Processo Decisório da Compra

    Autor: Prof. José Mauro Gonçalves Nunes, Doutor, PUC-Rio.
     
    Teorias sobre o comportamento do/a consumidor/a. Fatores de influência no comportamento de compra. Tipos de compra. Processo decisório. Consumidor organizacional. Consumidores/as na internet.

    Criação, Desenvolvimento e Gestão de Produtos

    Prof. Hélio Arthur Reis Irigaray, Doutor, FGV/Eaesp

    Profa. Silvia Ferrari, Especialista, FGV

    Apresentação
    Trata da análise atual dos principais aspectos que norteiam a gestão de criação e desenvolvimento de produtos, bem como a importância da estratégia de marcas para o sucesso desses produtos.

    Objetivo
    Definir o conceito de produto, analisar as estratégias de posicionamento da marca e as etapas de desenvolvimento de produto, além de definir o papel desempenhado pelos profissionais de marketing.

    E-commerce e Modelo de Negócios Digitais

    Autor: prof. Fábio Flatschart, Especialista, FGV.
    Autor: prof. Thomas Hartmann, Mestre, FGV.

    Redes sociais: história, conceitos e princípios básicos. Capital social e influenciadores/as digitais. Ecossistema de mídias sociais. Planejamento de presença e ações em mídias sociais. Régua de conteúdo e publicação. Relacionamento e SAC 2.0. Monitoramento pleno e parcial de mídias sociais.


    Estratégias de Distribuição Omnichannel e Trade Marketing

    Prof. Carlos Renato Seabra de Almeida, Doutor, Florida Christian University.
    Profa. Fernanda Cintra de Paula, Mestra, ESPM.
     
    Gestão da organização. Canais de distribuição. Trade marketing. Proposta omnichannel. Cadeia de suprimentos.

    Estratégias de marketing

    Autor: prof. Elson Teixeira, Mestre, UFRRJ.

    Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing


    FGV Enterprise Competition

    Oligopólio. Ferramentas de diagnóstico empresarial. Trabalho em equipe. Tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias. Metas. Melhoria contínua.

    Mídia Online e Web Analytics


    Autora: prof. Diana Sinclair Pereira Branisso, Doutora, PUC-RJ.

    Planejar websites com foco em uma melhor indexação nos mecanismos de busca, aumentando o tráfego por busca orgânica. Trabalhar Keywords e backlinks para geração de tráfego. Planejar e executar uma campanha de AdWords, seguindo boas práticas de mercado e segmentando, da melhor maneira possível, seu público-alvo. Otimizar a performance das campanhas de Search Advertising. Definir e acompanhar métricas que ancorem a efetiva tomada de decisão. Mensurar resultados de trabalhos de SEO e de Ads com Google Analytics e Google Search Console. Aproveitar ao máximo todos os recursos disponíveis nas ferramentas analíticas, analisando padrões e tendências.


    Mídias Sociais: planejamento, implementação e monitoramento

    Prof. Vitor Moura Lima, Doutor, PUC-RJ.

    Redes sociais. Mídias sociais. Monitoramento. Relacionamento. SAC 2.0. Tendências..

    Mobile Marketing

    Autora: prof. Diana Sinclair Pereira Branisso, Doutora, PUC-RJ.

    Formatos e características do mobile marketing. Aplicativos. Internet das coisas. Mercado mobile. Mídia programada. Campanha. Monitoramento. Métricas. Tendências.

    UX: User Experience e Plataformas Digitais

    Prof. Leonardo Gonçalves Viana, Doutor, UFRJ.

    Experiência do/a usuário/a. Usabilidade e UX. Gestão com UXDesign emocional. Entregáveis. Boas práticas de UX.
    Seminário de Encerramento

    A Pós-Graduação Online prevê um seminário obrigatório ao final do curso como parte da disciplina FGV Enterprise Competition. O seminário poderá ser realizado remotamente ou presencialmente nas seguintes localidades: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Rio de Janeiro e São Paulo.

    Ao longo do curso, o aluno escolherá de que forma participará do evento, se remotamente ou presencialmente. E, caso opte pela opção presencial, qual a cidade que melhor lhe atende para a realização do encontro.

    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Público-alvo
    A Pós-Graduação em Marketing e Mídias Digitais é recomendada para:
    • graduados e recém-graduados que desejam qualificação e aprofundamento na área de Marketing e Mídias Digitais, e
    • profissionais que atuam ou pretendem atuar na área de Marketing ou tenham interesse em desenvolver técnicas para aplicação em seus próprios negócios.

    Pré-requisitos do curso:
    Formação superior completa em cursos de tecnólogo, bacharelado ou licenciatura.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de Pós-Graduação Online, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.

    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular

    processo seletivo com análise curricular

     

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
    • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

    *  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

    Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.