Pós-Graduação em Liderança e Inovação

Compartilhar
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Modalidade: Online
    Início: 02/01/2023
    Carga Horária:
    432 horas/aula
    Matriculas até: 05/12/2022
    Duração: 10 meses
    Para continuar, escolha a localidade mais próxima de você:
    Visualizar as informações do curso na página
    Para se inscrever em um curso, você deve escolher uma opção acima
    Para baixar o programa em um curso, você deve escolher uma opção disponível
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Online

    Cursos focados na interação e flexibilidade, para você estudar quando e onde quiser.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    O curso de Pós-Graduação em Liderança e Inovação visa ao desenvolvimento de soft e hard skills, de modo a atender à crescente demanda de profissionais líderes na sua área de atuação, com visão de negócios voltada para a inovação. O curso revisitará o papel da gestão de pessoas nas organizações, buscando desenvolver a capacidade de reconhecimento das oportunidades e dos desafios da transformação digital.
     
    É composto de 10 disciplinas on-line e 1 disciplina blended, realizadas uma a uma, com quatro semanas de duração e cursadas totalmente a distância, e de um Seminário Híbrido de Encerramento, previsto para ocorrer na sede e nas unidades próprias existentes nas cidades do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Belo Horizonte e de Brasília conforme escolha do aluno durante o curso. A sua duração é de, aproximadamente, 11 meses.
     
    Você irá desenvolver competências para:
    • analisar o mercado, os/as clientes e os cenários macro e microeconômicos;
    • reconhecer as oportunidades e os desafios da transformação digital;
    • propor soluções estratégicas para a empresa;
    • criar cultura e ambiente de inovação;
    • utilizar a tecnologia para ganho de produtividade e acesso eficiente de mercados e
    • utilizar ferramentas, técnicas e modelos capazes de contribuir para a inovação das organizações.
    Clique aqui para acessar o cronograma do curso.

    Coordenador Acadêmico: Ana Ligia Nunes Finamor
    Público-alvo
    A Pós-Graduação em Liderança e Inovação é recomendada para:
    • graduados/as e recém-graduados/as de qualquer área que desejam qualificação e aprofundamento na área de liderança e inovação e
    • profissionais que buscam alcançar novos patamares em sua trajetória profissional e necessitam desenvolver tanto habilidade técnicas quanto comportamentais (hard e soft skills).
    Pré-requisitos do curso:
    Formação superior completa em cursos de tecnólogo, bacharelado ou licenciatura.
    Programa

    Pós-Graduação em Liderança e Inovação

    Autoconhecimento e Trajetória Profissional

    Profa. Lucia Oliveira, Doutora, UFRJ.

    Transformações no mundo do trabalho. Empregabilidade. Gestão da carreira. Autoconhecimento. Sucesso. Equilíbrio. Bem-estar no trabalho.

    Empreendedorismo e Gestão da Inovação

    Prof. Rafael Cuba Mancebo, Doutor, PUC. 

    Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

    FGV Enterprise Competition

    Oligopólio. Ferramentas de diagnóstico empresarial. Trabalho em equipe. Tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias. Metas. Melhoria contínua.

    Gerenciando Projetos e Produtos com Scrum

    Prof. André Baptista Barcaui, Pós-doutor, USP. 

    Agilidade. Manifesto ágil. Ciclos de vida. Framework Scrum. Histórias. Estimativas. Gráficos. Gestão de riscos. Scrumban.

    Inteligência Emocional e Resiliência

    Profa. Paloma Pereira de Almeida, Doutora, PUC-RJ.
     
    Autoconhecimento. Competências da inteligência emocional. Competências da resiliência. Quociente de adversidade. Escala de Resiliência para Adultos.

    Inovação Estratégica

    Prof. Sergio Carlos de Sousa Pereira, Doutor, PUC.

    Importância da inovação. Modelo de geração de ideias. Portfolio de inovação. Ferramentas de inovação. Inovação estratégica. Mindset para inovação.

    Liderança na Era da Instantaneidade

    Transformações contemporâneas e suas repercussões para as funções de gestão e liderança. Liderança na época da transformação digital: relações sociais no ambiente virtual e digitalizado e o valor do capital social. Liderar como ciência, arte e artesanato. Habilidades decisórias, gerenciais e interpessoais. Estilos de liderança no
    ambiente intercultural e universalmente interconectado.

    Negociação e Administração de Conflitos

    Profa. Marcela Castro, Doutora, Rennes School of Business.

    Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão.

    Neurobusiness fundamentos, performance e resultado

    Prof. Robson Gonçalves, MsC, UNICAMP.
    Profa. Andréa de Paiva, M.A., Middlesex University. 

    Neurobusiness. Sentidos. Percepção. Nugde. Neuroeconomia. Neuroarquitetura. Neurovendas. Neuroliderança. Ética. Plasticidade cerebral. Mindfulness.

    Storytelling, Técnicas de Apresentação e Media Training

    Profa. Ana Christina Celano Teixeira, Doutora, FGV. 

    Conhecer os principais conceitos e técnicas relacionados à comunicação, em especial ao repertório de Storytelling. Desenvolver estratégias de preparação para promover um estado interno de segurança antes e durante as apresentações em público. Elaborar e realizar apresentações de forma empática com os diversos públicos de relacionamento. Reconhecer e aplicar os aspectos essenciais de media training: tipos de entrevista, peculiaridades e tipos de linguagem dos veículos de comunicação, novas mídias e performance na produção e divulgação de conteúdo.

    Transformação Digital

    Profa. Diana Sinclair Pereira Branisso, Doutora, PUC-RJ. 

    Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.
    Seminário de Encerramento

    A Pós-Graduação Online prevê um seminário obrigatório ao final do curso como parte da disciplina FGV Enterprise Competition. O seminário poderá ser realizado remotamente ou presencialmente nas seguintes localidades: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Rio de Janeiro e São Paulo.

    Ao longo do curso, o aluno escolherá de que forma participará do evento, se remotamente ou presencialmente. E, caso opte pela opção presencial, qual a cidade que melhor lhe atende para a realização do encontro.

    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de Pós-Graduação Online, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.

    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular

    processo seletivo com análise curricular

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado;
    • Caso necessário, o candidato poderá ser convidado a participar de uma entrevista.
    • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
    • Cópia autenticada do documento de Identidade e do CPF.

    *  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

    Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.