Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade: Live

Início: 06/03/2025
Data limite de inscrição: 06/03/2025
Carga Horária: 64 horas/aula
(Duração: 10 semanas)

Onde você quer realizar suas provas?
Apenas com direitos autorais de execução pública, a indústria musical arrecadou € 10,83 bilhões (mais de R$ 57 bilhões) em 2022, segundo a Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores (#Cisac). A América Latina foi a região que mais cresceu em arrecadação. Isso sem contar as diversas outras fontes de remuneração do mercado musical, como shows, publicidade, etc. No entanto, essa rica indústria carece de executivos, profissionais que entendam de gestão do patrimônio musical. Música sem gestão é apenas diversão. O curso Formação Executiva em Music Business vem atender a uma grande lacuna: a de profissionais ou pessoas que, estando ou não inseridas no mercado da Música, buscam os conhecimentos necessários para uma carreira bem-sucedida. O curso apresentará um amplo painel das áreas fundamentais do mercado fonográfico.

Competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
  • desenvolver negócios no ecossistema da indústria musical com mais eficiência ao conhecer as funções, as estruturas e as formas de operar dos players do mercado;
  • gerir e negociar as suas produções, nos mercados nacional e internacional, com assertividade e segurança;
  • aplicar as bases sobre direitos autorais necessárias para a negociação e a utilização de músicas em produções e campanhas;
  • construir a comunicação do trabalho artístico on e off-line;
  • planejar as formas de remuneração mais adequadas ao seu projeto musical.

Programa

Formação Executiva em Music Business

Mercado da Música

Módulo 1 – Os atores da música
  • O compositor, o intérprete, o músico, os técnicos de gravação, os produtores, o supervisor musical, o radialista, o influenciador e o empresário artístico
  • Quem são, como trabalhar com cada um deles e transformar relacionamentos em resultados
Módulo 2 – Música 360°
  • O negócio da Música no mundo do Entretenimento e das Artes Performáticas, no teatro, na dança, na TV, na propaganda, no cinema, nos jogos eletrônicos, no podcast e no audiolivro
  • A música clássica, a ópera, a música popular, a experimental, a acústica, a eletrônica e a eletroacústica
  • Como desenvolvê-las, distribuí-las e monetizá-las
Módulo 3 – Os negócios da Música
  • As empresas que formam a cadeia produtiva da Música; estúdios de gravação, masterização e autoração
  • As gravadoras, as editoras, os eventos ao vivo e a sua cadeia econômica, as locadoras de equipamentos e os serviços acessórios, os integradores, as estruturas e os modelos de negócio atuais e futuros
Módulo 4 – A tecnologia como negócio
  • Conceitos de qualidade, formatos de áudio e a sua aplicação empresarial (mono, estéreo, surround, espacial, imersivo e ambissônico)
  • O áudio certo para a mídia certa
  • Conceituação, tecnologia disponível e a sua operação como negócio
  • O áudio ontem, hoje e amanhã

Música como Negócio

Módulo 1 – Players
  • Gravadoras & editoras – selos (labels) independentes nacionais e internacionais, estrutura, departamentos e áreas de atuação
  • Distribuidoras e agregadoras de conteúdo, plataformas de streaming, lojas digitais – contratos e serviços
Módulo 2 – Em campo
  • Produtor fonográfico
  • Contratos, advances, suportes – modelos comerciais pré e pós-digital, escritórios administradores de direitos, autogestão, controles, gerenciamento de repertório, ISWC, ISRC, cue-sheet, tags
Módulo 3 – Promoção e marketing
  • Parceiros, patrocínios, crowdfunding, branding
  • Divulgadores (rádio, TV, imprensa)
  • Redes sociais
  • Manager versus booking agency
Módulo 4 – Monetização
  • Sociedades arrecadadoras, Ecad, receitas Brasil & mundo
  • Música em publicidade, cinema, documentários, programas de TV, games, institucional, trilha branca e YouTube, bases de licenciamentos e sincronização (Sync)

Sound Branding - Música e Marcas

dulo 1 – Introdusom
  • A natureza do som: a física do som, os aspectos cognitivos. A criatividade aliada ao conhecimento
  • O poder da música no cérebro: a influência da música no cérebro, a música e os seus elementos, as ligações mnemônicas
Módulo 2 – Música que marca
  • A música na comunicação: tipos e serviços sonoros, princípios da composição para a publicidade, adequação. Trilha sonora para o cinema
  • O sound branding: a música favorecendo as marcas. A ambiência sonora. A aplicabilidade nas diversas mídias. O condicionamento sonoro. A sinapse sonora. Marcas e slogans. A música a favor das marcas. A importância da música no marketing. A criatividade aliada ao conhecimento
Módulo 3 – Som na caixa e no caixa
  • A música e o sagrado: o poder espiritual da música. O sincretismo musical. Preservando tradições. A música e o poder (hinos). O papel da igreja no desenvolvimento das artes. A importância do autor na Renascença. A música criando fortuna. A música criando fiéis
  • A criação do espírito: os princípios do direito autoral. O aspecto moral, patrimonial, a arrecadação e o direito na internet. Direito autoral, criação e aspecto trabalhista. O DRM (Digital Right Management). O blockchain. Os NFTs (non fungible tokens)

Tecnologia no Negócio Musical

Módulo 1 – Conceitos fundamentais: rede, ecossistema, dados, coleta e armazenamento de dados
  • Os negócios da Música na internet
  • Presença no mundo digital
  • A história da internet e da música em plataformas digitais
  • As novas tendências de descentralização da internet
Módulo 2 – Como ter identidade visual: acessibilidade, credibilidade, interatividade e atualização
  • Inteligência de negócios
  • Algoritmos de redes sociais
  • Alertas de identificação de copyright
  • Indústria dos influenciadores digitais

Módulo 3 – Streamings, lives, stories, podcasts, web radio
  • Agregadores de dados
  • Algoritmos dos serviços musicais de streaming
  • Playlists e modelos dos canais de streaming
  • Novos players dedicados à música clássica, com curadoria especial em metadados
  • Monetização e controle sobre os indicadores em uma produção digital
  • Serviços específicos para músicos nos canais de streaming
Módulo 4 – Inteligência artificial: as quatro ondas da IA de 2000 a 2020
  • Os modelos de negócios que surgiram com a inteligência artificial
  • Sistemas inteligentes de composição musical (Deep Beatles)
  • Os festivais imersivos de música, que misturam realidade virtual e realidade aumentada
  • Os novos ambientes em metaverso e as suas oportunidades de negócios
  • Os sistemas de recomendação e os assistentes de voz

Investimento

Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.

Público-alvo

O curso Formação Executiva em Music Business é recomendado para:
  • empresários musicais, músicos, artistas, técnicos de áudio, produtores de conteúdo, youtubers, produtores do audiovisual, cinema e TV, publicitários, profissionais da indústria musical, de agências de publicidade, funcionários e executivos de gravadoras, editoras, sociedades de autor, produtoras e empresas de entretenimento em geral;
  • todos que tenham o desejo em desenvolver carreira na área musical.

Certificado

Badge FGV
Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

Ao ser aprovado no curso Curta e Média Live você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias após o encerramento do curso.

Processo seletivo

Processo Seletivo CMD Live

Contato

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