Formação Executiva em Music Business
Mercado da Música
- O compositor, o intérprete, o músico, os técnicos de gravação, os produtores, o supervisor musical, o radialista, o influenciador e o empresário artístico
- Quem são, como trabalhar com cada um deles e transformar relacionamentos em resultados
- O negócio da Música no mundo do Entretenimento e das Artes Performáticas, no teatro, na dança, na TV, na propaganda, no cinema, nos jogos eletrônicos, no podcast e no audiolivro
- A música clássica, a ópera, a música popular, a experimental, a acústica, a eletrônica e a eletroacústica
- Como desenvolvê-las, distribuí-las e monetizá-las
- As empresas que formam a cadeia produtiva da Música; estúdios de gravação, masterização e autoração
- As gravadoras, as editoras, os eventos ao vivo e a sua cadeia econômica, as locadoras de equipamentos e os serviços acessórios, os integradores, as estruturas e os modelos de negócio atuais e futuros
- Conceitos de qualidade, formatos de áudio e a sua aplicação empresarial (mono, estéreo, surround, espacial, imersivo e ambissônico)
- O áudio certo para a mídia certa
- Conceituação, tecnologia disponível e a sua operação como negócio
- O áudio ontem, hoje e amanhã
Música como Negócio
- Gravadoras & editoras – selos (labels) independentes nacionais e internacionais, estrutura, departamentos e áreas de atuação
- Distribuidoras e agregadoras de conteúdo, plataformas de streaming, lojas digitais – contratos e serviços
- Produtor fonográfico
- Contratos, advances, suportes – modelos comerciais pré e pós-digital, escritórios administradores de direitos, autogestão, controles, gerenciamento de repertório, ISWC, ISRC, cue-sheet, tags
- Parceiros, patrocínios, crowdfunding, branding
- Divulgadores (rádio, TV, imprensa)
- Redes sociais
- Manager versus booking agency
- Sociedades arrecadadoras, Ecad, receitas Brasil & mundo
- Música em publicidade, cinema, documentários, programas de TV, games, institucional, trilha branca e YouTube, bases de licenciamentos e sincronização (Sync)
Sound Branding - Música e Marcas
- A natureza do som: a física do som, os aspectos cognitivos. A criatividade aliada ao conhecimento
- O poder da música no cérebro: a influência da música no cérebro, a música e os seus elementos, as ligações mnemônicas
- A música na comunicação: tipos e serviços sonoros, princípios da composição para a publicidade, adequação. Trilha sonora para o cinema
- O sound branding: a música favorecendo as marcas. A ambiência sonora. A aplicabilidade nas diversas mídias. O condicionamento sonoro. A sinapse sonora. Marcas e slogans. A música a favor das marcas. A importância da música no marketing. A criatividade aliada ao conhecimento
- A música e o sagrado: o poder espiritual da música. O sincretismo musical. Preservando tradições. A música e o poder (hinos). O papel da igreja no desenvolvimento das artes. A importância do autor na Renascença. A música criando fortuna. A música criando fiéis
- A criação do espírito: os princípios do direito autoral. O aspecto moral, patrimonial, a arrecadação e o direito na internet. Direito autoral, criação e aspecto trabalhista. O DRM (Digital Right Management). O blockchain. Os NFTs (non fungible tokens)
Tecnologia no Negócio Musical
- Os negócios da Música na internet
- Presença no mundo digital
- A história da internet e da música em plataformas digitais
- As novas tendências de descentralização da internet
- Inteligência de negócios
- Algoritmos de redes sociais
- Alertas de identificação de copyright
- Indústria dos influenciadores digitais
Módulo 3 – Streamings, lives, stories, podcasts, web radio
- Agregadores de dados
- Algoritmos dos serviços musicais de streaming
- Playlists e modelos dos canais de streaming
- Novos players dedicados à música clássica, com curadoria especial em metadados
- Monetização e controle sobre os indicadores em uma produção digital
- Serviços específicos para músicos nos canais de streaming
- Os modelos de negócios que surgiram com a inteligência artificial
- Sistemas inteligentes de composição musical (Deep Beatles)
- Os festivais imersivos de música, que misturam realidade virtual e realidade aumentada
- Os novos ambientes em metaverso e as suas oportunidades de negócios
- Os sistemas de recomendação e os assistentes de voz