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Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Presencial
Início: 05/03/2026
Data limite de inscrição: 05/03/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 15 meses)
Frequência: Semanal
4a e 5a das 18h30 às 22h (Aula Inaugural: 04/03/2026)
Domine estratégias digitais e transforme dados em decisões com foco no consumidor.

O MBA em Marketing e Customer Insights capacita profissionais para liderar ações que impulsionam a construção de marcas e as vendas, otimizam investimentos em mídia e aprimoram a relação das marcas com os seus clientes. Você aprenderá a usar dados para entender o mercado e o comportamento do consumidor, aplicar inteligência artificial em estratégias de marketing e conduzir projetos de transformação digital com foco em resultados sustentáveis.

Formar líderes capazes de gerar valor por meio de estratégias orientadas por dados.
Ao concluir o MBA, você estará preparado para liderar projetos digitais, planejar ações de marketing e otimizar experiências de consumo, integrando inteligência de mercado e tecnologia, compreendendo o comportamento do consumidor e suportando decisões estratégicas que aumentam a competitividade e a relevância das marcas no ambiente digital.

Desenvolva novas competências gerenciais.
| realizar gestão de marketing para serviços, projetos e equipes digitais;
| estabelecer relações de negócios em ambientes on-line com foco em performance;
| utilizar ferramentas digitais para manter organizações à frente das mudanças;
| planejar ações estratégicas com foco em resultados no ambiente digital;
| liderar iniciativas digitais com visão analítica e foco em inovação;
| integrar inteligência artificial para aprimorar as práticas de construção de marca e relacionamento com o cliente.
Coordenador Acadêmico:

Programa

MBA em Marketing e Customer Insights

Administração Estratégica de Vendas

Implementação das estratégias de venda. Planejamento e gestão da força de vendas. Política de remuneração. Supervisão de vendas. Controles e métricas de venda.

Business Intelligence e Marketing Analytics

Definição de business intelligence. Cultura de mensuração e a sua relevância nas organizações modernas. Desafios e barreiras na implementação de uma cultura de mensuração. Papel dos dados na era digital. Tipos de dados e as suas fontes. Práticas de coleta, armazenamento e governança de dados. Avaliação da qualidade dos dados. Planejamento de marketing analítico. Métricas e KPIs para medir o desempenho das campanhas. Criação de dashboards e relatórios que transformem dados em insights acionáveis. Marketing analytics: modelagem de dados, análises descritivas, diagnósticas, preditivas, prescritivas e segmentações de mercado. Machine learning. Impacto da inteligência artificial no marketing analítico. Sinergias entre BI e marketing analytics. Coordenação entre equipes de BI e marketing para alinhamento e colaboração. Compreensão do escopo, da abrangência e formação do profissional de BI e analytics. Uso de dados de forma inteligente em compliance com as leis de privacidade de dados. Ferramentas e tecnologias de BI e marketing analítico.

Cultura Corporativa Digital

Cultura digital. Transformação digital. Mudança cultural corporativa. Mentalidade de repensamento. Inovação contínua. Peoplefirst. Liderança. Gerações diversas na organização. Comunicação. Colaboração e a sua importância. Plano estratégico de cultura digital.

Customer Experience Management

Ferramentas e métricas de avaliação da experiência do cliente. Impacto da experiência do cliente na lealdade e na retenção. Ferramentas para a análise da jornada do cliente. Modelagem da experiência do público consumidor. Automação e hipersegmentação de comunicação. Estratégias para fidelizar clientes. CRM. Métricas de relacionamento com clientes. Design de serviços para Customer Experience (CX). Impacto das tecnologias emergentes na experiência do cliente.

E-commerce: Estratégias e Modelos de Operação

Internet e negócios digitais. Multiplicação das operações one stop shop. Uso da precificação dinâmica em larga escala. Conceitos, plataformas e estratégias para e-commerce. Tendências em e-commerce e inteligência artificial aplicada. Integração do mundo físico e digital no varejo. Desafios da gestão e operação omnichannel. Conexão entre trade marketing e omnichannel. Intelligence fulfillment: shopping science – análise e entrega de soluções. Criação da experiência de compra e personalização em alto grau. Criação do relacionamento com clientes por meio do omnichannel. Tendências mais recentes do marketing digital.

Environmental, social e corporate governance

Estrutura e conflitos de governança na organização. Conformidade das práticas socioeconômicas da empresa. Conformidade ambiental às leis anticorrupção e à legislação tributária. Diversidade da força de trabalho. Liberdade sindical. Práticas de segurança no trabalho. Saúde e segurança dos consumidores. Políticas de diversidade. Alinhamento da cultura organizacional à heterogeneidade da força de trabalho.

Estratégias de Planejamento e Marketing

Introdução ao planejamento estratégico de marketing. Processo do planejamento de marketing. Definição de público-alvo. Diagnóstico estratégico. Estudo de cenário interno – microambientes interno e externo. Análise de concorrência. Posicionamento de mercado e mapa de posicionamento. Mapa de stakeholders e matriz de poder e influência. Análise de portfólio de canais de marketing e comunicação. Definição de objetivos estratégicos: Balanced Scorecard, metas SMART e metas OKR. Estratégia de canais: mídias próprias, paga, ganha e compartilhada. Funil do marketing ou funil de vendas. Recursos mínimos necessários. Cronograma faseado. Monitoramento de resultados. Definição e monitoramento de KPIs e métricas de desempenho. Ajustes e incorporação de tendências. Uso da inteligência artificial nas ações de estratégia e planejamento.

Estratégias de Precificação de Produtos e Serviços

Estratégias de formação de preços em função dos produtos, mercados e ambientes econômico-sociais. Elasticidade da demanda. Yield management para serviços. Influência dos fatores mercadológicos nos preços. Importância dos custos na formação de preços. Estratégias de formação de preços.

Finanças para Gestores

Conceito de finanças e o papel da área. Balanço Patrimonial (BP). Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Análise econômico-financeira. Matemática Financeira.

Gestão de Projetos Digitais

Fundamentos do gerenciamento de projetos e principais fatores de sucesso. Tipos de projetos digitais e ciclo de vida (portfólio, programa e projeto). Contextos de seleção e utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos em projetos digitais. Papéis, artefatos e eventos em métodos preditivos, adaptativos e híbridos. Domínios e princípios de performance. Características e competências do gerente de projetos (hard e soft skills). Ferramentas e tecnologias para gestão de projetos digitais. Project Model Canvas (PMC).

Inbound & Outbound Marketing

Fundamentos de inbound/outbound marketing. CX B2B/B2C. Adequação de produtos/serviços. Técnicas de prospecção, automação, campanhas, marketing de conteúdo, construção de autoridade. Integração inbound/outbound. Estratégias híbridas. Prospecção. Uso de dados. Medição de resultados. CRM. Automação. Tecnologias emergentes. Ferramentas de medição. Segmentação e nicho. Construção de máquinas de vendas. Planejamento de inbound. Especialização de papéis comerciais. Inteligência comercial. Definição de nicho. Criação e reciclagem de conteúdo. Product messaging. Sales analytics. Métricas de marketing. Aquisição, retenção e expansão de clientes com conteúdo. Criação de ofertas. Régua de relacionamento. Onboarding, ativação e distribuição de conteúdo.

Inovação e Gestão de Produtos e Serviços

Conceitos fundamentais. Tipologias da inovação. Momento da inovação no Brasil. Cultura ágil e o seu impacto na inovação de produtos e serviços. Modalidades de inovação. Parcerias empresariais para o fomento da agilidade na inovação de mercado. Monitoramento de tendências e inovação. Competências de inovação. Modelos de inovação. Etapas de gestão da inovação: geração, conversão e difusão de ideias. Ferramentas de inovação. Inteligência artificial e inovação em desenvolvimento de produtos e serviços.

Inteligência Competitiva e Modelos de Negócios Digitais

Sociedade do conhecimento e desenvolvimento da cultura empreendedora nas empresas. Perfil do empreendedor e do intraempreendedor. Processo empreendedor: principais modelos e fontes de financiamentos. Dificuldades a serem enfrentadas: riscos, barreiras e causas de fracassos. Modelos de negócios digitais.

Negociação e Administração de Conflitos

Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não Violenta (CNV) na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão. IA em negociação e gestão de conflitos: aplicações de IA como ferramenta na gestão da negociação e dos conflitos.

Organizações AI-driven

História da IA. Evolução das tecnologias e teorias de IA. Marcos históricos de IA. Introdução ao aprendizado de máquina (ML). Modelos e algoritmos de ML. Aplicações de ML. Redes neurais e aprendizado profundo. IA generativa e LLM’s. Aplicativos e ferramentas. IA em negócios. Oportunidades de uso da IA. Desafios na implementação de IA. Avaliação de ROI (retorno sobre investimento) em projetos de IA. Ciclo de vida de um projeto de IA. Planejamento e execução de projetos de IA. Estratégias de governança em IA. Riscos associados à IA. Desenvolvimento de uma IA benéfica e responsável. Implicações socioeconômicas da IA na sociedade.

Propriedade Intelectual, Cultura e Direito Digital

Introdução ao Direito Digital. Marco Civil da Internet (lei nº 12.965/2014) e liberdade de expressão on-line. Introdução à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD – lei nº 13.709/2018). Privacidade e proteção de dados pessoais. Marco Regulatório de Inteligência Artificial. Introdução à propriedade intelectual. Direito Autoral, marcas e proteção de programas de computador. 

SEO e Mídias Pagas

Principais ferramentas existentes. Comportamentos específicos do consumidor por origem. Diferenças entre branding e conversão. Fatores que influenciam os resultados. Importância de estar nos melhores resultados. Etapas e ferramentas essenciais para planejamento, criação e execução de campanhas de mídias pagas em plataformas como Google Ads, Facebook Ads e outras redes: definição de objetivos e metas, segmentação de público-alvo, criação de anúncios eficazes, configuração de campanhas, monitoramento e ajuste contínuo para maximizar o retorno sobre o investimento (ROI). Segmentações e organização de campanhas tal qual grandes contas fazem.

Transformação Digital: Tecnologia e Cibersegurança

Conceitos fundamentais de transformação digital. Tecnologias como big data, IA, IoT e blockchain e as suas aplicações práticas. Modelos de infra, considerando hardware, software e rede. Métodos e ferramentas para análise e gestão de riscos cibernéticos. Frameworks de segurança, normas e melhores práticas. 

Investimento

Até 08/01/2026

  • R$ 39.829,00 à vista ou até 30x de R$ 1.528,02

Até 10/02/2026

  • R$ 42.060,00 à vista ou até 30x de R$ 1.613,61

Até 05/03/2026

  • R$ 44.288,00 à vista ou até 30x de R$ 1.699,09

Público-alvo

| Profissionais das diversas áreas do saber que necessitam adquirir conhecimentos sobre marketing e negócios digitais a fim de empreender ou assumir posições de comando nas suas empresas.

Pré-requisitos:
| Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
| Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*

*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

com processo seletivo: entrevista

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Identidade/CPF.
  • Foto digital 3x4 (colorida).
  • Diploma do curso de graduação*.

 

* Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 
* Cursos superiores sequenciais de formação complementar não correspondem a diploma de graduação. 

Contato

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