Formação Executiva em Music Business

Compartilhar
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Modalidade: Live
    Início: 23/11/2022
    Carga Horária:
    64 horas/aula
    Matriculas até: 21/11/2022
    Duração: 10 semanas
    Escolha a localidade mais próxima de você para apoio comercial:
    Visualizar as informações do curso na página
    Para se inscrever em um curso, você deve escolher uma opção acima
    Para baixar o programa em um curso, você deve escolher uma opção disponível
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Live

    Cursos com aulas ao vivo em dias e horários pré-estabelecidos, por meio de seu computador ou dispositivo móvel.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    A Formação Executiva em Music Business vem atender a uma grande lacuna, a de profissionais ou pessoas que não estão inseridas no mercado da música e que buscam conhecimentos necessários para uma carreira bem-sucedida. Neste curso você terá um amplo painel sobre as áreas fundamentais do mercado fonográfico.

    Os quatro cursos oferecidos são complementares, importantes para alavancar a carreira ou mesmo conduzir a oportunidades reais de negócios na indústria da música.

    Você irá:
    • desenvolver conhecimentos para atuar no ecossistema da indústria musical de forma profissional;
    • reconhecer os players do mercado da música e da indústria fonográfica, sua estrutura e forma de operar;
    • analisar os vários tipos de direitos e deveres envolvidos no negócio da música e as bases para negociações e utilização de músicas para fins comerciais;
    • gerir e negociar suas produções no mercado nacional e internacional com eficiência e segurança;
    • conhecer bases sobre direitos autorais necessárias para utilização de músicas em suas produções e campanhas.

     

    Quer entender o que é o Curta Live? Clique aqui para assistir o vídeo. 

     

    Avaliação: 

    Os cursos Curta FGV Live têm atividades avaliativas que visam à prática do conteúdo trabalhado. Essas atividades, a critério do professor, podem ser individuais ou em grupos e validam a certificação do curso. 

     

    Programação: 

    1. Música como negócio: 23, 30/11, 01 e 07/12;
    2. Tecnologia no negócio musical: 7, 8, 14 e 15/12;
    3. Mercado da música: 4, 5, 11 e 12/01;
    4. Sound Branding - Música e Marcas: 18, 19, 25 e 26/01.

     

    Docentes:

    Gustavo Gonzalez

    Marília Martins

    Carlos de Andrade

    Kiko Fernandes

    *O corpo docente pode ser alterado

     

    Aulas 4ª e 5ª das 18h30 às 22h. 

      

    Aulas com interação em tempo real via webconferência. 

    As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por 100 dias para que você possa rever o conteúdo apresentado durante o curso. 

      

     

     

    Público-alvo
    A Formação Executiva em Music Business é indicada para músicos, artistas, empresários musicais, técnicos de áudio, produtores de conteúdo, youtubers, produtores do audiovisual, cinema e TV, publicitários, profissionais da indústria musical, de agências de publicidade, funcionários e executivos de gravadoras, produtoras, empresas de entretenimento.
    Programa

    Formação Executiva em Music Business

    Música como Negócio

    Módulo 1 - Gravadoras e Editoras
    • Gravadoras & Editoras - Selos (labels) independentes nacionais e internacionais, a estrutura, departamentos e a´reas de atuação;
    • Distribuidoras e Agregadoras de Conteúdo, Plataformas de Streaming, Lojas Digitais - contratos e serviços.
    Módulo 2 - Produção
    • Eu Produtor Fonográfico;
    • Contratos, Advances, Suportes - Modelos comerciais pré e pós digital, Escritórios administradores de Direitos, Auto Gestãoo, Controles, Gerenciamento de Repertório, ISWC, ISRC, Cuesheet, Tags. 
    Módulo 3 - Divulgação
    • Parceiros, Patrocínios, Crowdfunding, Branding;
    • Divulgadores (rádio, TV, imprensa);
    • Redes sociais;
    • Manager x Booging Agency.
    Módulo 4 - Sociedades Arrecadadoras
    • Sociedades arrecadadoras, ECAD, Receitas Brasil & Mundo;
    • Mísica em Publicidade, Cinema, Documentários, Programas de TV, Games, Institucional, Trilha Branca e YouTube, Bases de Licenciamentos e sincronização (Sync).

    Mercado da Música

    Módulo 1
    • O compositor, o intérprete, o músico, os técnicos de gravação, os produtores, o supervisor musical, o radialista, o influenciador, o empresário artístico.
    • Quem são, como trabalhar com cada um deles e transformar relacionamentos em resultados.
     
    Módulo 2
    • MÚSICA 360° - O negócio da música no mundo do entretenimento e das artes performáticas.
    • Música Clássica, Ópera, Música Popular, Experimental, Acústica, Eletrônica, Eletroacústica. No teatro, na dança, na TV, na propaganda, no cinema, nos jogos eletrônicos, no podcast, no áudio-livro.
    • Como desenvolvê-la, distribuí-la e monetizá-la.

    Módulo 3
    • As empresas que formam a cadeia produtiva da música.
    • Estúdios de gravação, masterização e autoração.
    • As gravadoras, editoras, os eventos ao vivo e sua cadeia econômica, as locadoras de equipamentos e os serviços acessórios, os integradores, as estruturas e modelos de negócio atuais e futuros.
     
    Módulo 4
    • O entendimento sobre a qualidade, formatos de áudio e sua aplicação empresarial (Mono, Estéreo, Surround, Espacial, Imersivo e Ambisônico),
    • O Áudio certo para a mídia certa.
    • Conceituação, tecnologia disponível e sua operação como negócio.
    • O Áudio ontem, hoje e amanhã.

    Sound Branding - Música e Marcas

    Módulo 1
    • O poder da música no seu cérebro;
    • A influência da música no cérebro, a música e seus elementos, as ligações menmônicas;
    • O sound design;
    • A física do som, os aspectos cognitivos e
    • A criatividade aliada ao conhecimento.
    Módulo 2

    • A música na comunicação ;
    • Os tipos e serviços sonoros, os princípios da composição para a publicidade, adequação;
    • A análise de alguns cases da publicidade brasileira.;
    • A criação do espírito: os princípios do direito autoral e
    • O aspecto moral, patrimonial, a arrecadação e o direito na internet.
    Módulo 3
    • A criação em áudio ;
    • Conceituação e desenvolvimento de roteiros sonoros;
    • O sound branding ;
    • A música favorecendo as marcas;
    • A ambiência sonora e
    • Aplicabilidade nas diversas mídias.
    Módulo 4
    • Som 3D ;
    • O headphone como aliado;
    • Oportunidades criativas;
    • Hands on  e
    • Análise dos trabalhos produzidos pelos aluno.

    Tecnologia no Negócio Musical

    Módulo 1
    • Os negócios da música na internet: quem são os players digitais; lojas virtuais, serviços de assinaturas, redes sociais; podcasts, webradios,

    • Como ter presença digital: áncoras e ecosistemas, lojas e plataformas, produção de conteúdo para sites, aplicativos e redes sociais abertas e fechadas: YouTube; Vimeo, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Spotify, Deezer, SoundCloud.
    Módulo 2
    • Como ter identidade visual: design thinking; uxdesign (centralizado na experiência do usuário);
    • Inteligência de negócios: Como conhecer o seu público, indicadores de audiência, desempenho, rejeição, engajamento e fidelização;
    • Análise de relatórios de audiência e desenvolvimento de estratégia de negócios.
    Módulo 3
    • Inteligência Artificial: as 4 ondas da IA,
    • Os modelos de Deep Learning,
    • Sistemas inteligentes de composição musical (Deep Beatles);
    • Parcerias entre apps e a industria criativa;
    • Realidade Virtual versus realidade aumentada;
    • Internet das coisas; comunicação sensorial, sistemas de conversação e chatbots, assistentes de voz.

    Modulo 4
    • Streamings, lives, stories, podcasts, webradio
    • Agregadores de dados;
    • Como monetizar a sua produção digital e ter controle sobre os indicadores.
    Certificado
    Badge FGV
    Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

    Ao ser aprovado no curso Curta e Média Live você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

    O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias após o encerramento do curso.

    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Processo seletivo

    sem processo seletivo

    Não há processo seletivo para esse curso. Basta preencher sua ficha de inscrição.