Formação Executiva em Music Business

Compartilhar
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Modalidade:
    Live
    Início: 12/01/2022
    Carga Horária:
    64 horas/aula
    Matriculas até: 10/01/2022
    Duração: 8 semanas
    Escolha a localidade mais próxima de você para apoio comercial:
    Visualizar as informações do curso na página
    Para se inscrever em um curso, você deve escolher uma opção acima
    Para baixar o programa em um curso, você deve escolher uma opção disponível
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Aulas ao vivo por webconferência
    A Formação Executiva em Music Business vem atender a uma grande lacuna, a de profissionais ou pessoas que não estão inseridas no mercado da música e que buscam conhecimentos necessários para uma carreira bem-sucedida. Neste curso você terá um amplo painel sobre as áreas fundamentais do mercado fonográfico.

    Os quatro cursos oferecidos são complementares, importantes para alavancar a carreira ou mesmo conduzir a oportunidades reais de negócios na indústria da música.

    Você irá:
    • desenvolver conhecimentos para atuar no ecossistema da indústria musical de forma profissional;
    • reconhecer os players do mercado da música e da indústria fonográfica, sua estrutura e forma de operar;
    • analisar os vários tipos de direitos e deveres envolvidos no negócio da música e as bases para negociações e utilização de músicas para fins comerciais;
    • gerir e negociar suas produções no mercado nacional e internacional com eficiência e segurança;
    • conhecer bases sobre direitos autorais necessárias para utilização de músicas em suas produções e campanhas.

    Quer entender o que é o Curta Live? Clique aqui para assistir o vídeo.

     

    Avaliação:

    Os cursos Curta FGV Live têm atividades avaliativas que visam à prática do conteúdo trabalhado. Essas atividades, a critério do professor, podem ser individuais ou em grupos e validam a certificação do curso.

     

    Programação:

    1. Mercado da Música: 12, 13, 19 e 20/01

    2. Música como Negócio: 26, 27/01, 02 e 03/02

    3. Tecnologia no Negócio Musical: 09, 10, 16 e 17/02

    4. Sound Branding - Música para Marcas: 23, 24/02, 03 e 09/03

     

    Docentes:

    Carlos de Andrade

    Gloria Braga

    Marilia Martins

    Kiko Fernandes

    *O corpo docente pode ser alterado

     

    Aulas 4ª e 5ª das 18h30 às 22h.

    Aulas com interação em tempo real via webconferência.

     

    As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por 100 dias para que você possa rever o conteúdo apresentado durante o curso.

    Público-alvo
    A Formação Executiva em Music Business é indicada para músicos, artistas, empresários musicais, técnicos de áudio, produtores de conteúdo, youtubers, produtores do audiovisual, cinema e TV, publicitários, profissionais da indústria musical, de agências de publicidade, funcionários e executivos de gravadoras, produtoras, empresas de entretenimento.
    Programa

    Formação Executiva em Music Business

    Mercado da Música

    Módulo 1
    • O compositor, o intérprete, o músico, os técnicos de gravação, os produtores, o supervisor musical, o radialista, o influenciador, o empresário artístico.
    • Quem são, como trabalhar com cada um deles e transformar relacionamentos em resultados.
     
    Módulo 2
    • MÚSICA 360° - O negócio da música no mundo do entretenimento e das artes performáticas.
    • Música Clássica, Ópera, Música Popular, Experimental, Acústica, Eletrônica, Eletroacústica. No teatro, na dança, na TV, na propaganda, no cinema, nos jogos eletrônicos, no podcast, no áudio-livro.
    • Como desenvolvê-la, distribuí-la e monetizá-la.

    Módulo 3
    • As empresas que formam a cadeia produtiva da música.
    • Estúdios de gravação, masterização e autoração.
    • As gravadoras, editoras, os eventos ao vivo e sua cadeia econômica, as locadoras de equipamentos e os serviços acessórios, os integradores, as estruturas e modelos de negócio atuais e futuros.
     
    Módulo 4
    • O entendimento sobre a qualidade, formatos de áudio e sua aplicação empresarial (Mono, Estéreo, Surround, Espacial, Imersivo e Ambisônico),
    • O Áudio certo para a mídia certa.
    • Conceituação, tecnologia disponível e sua operação como negócio.
    • O Áudio ontem, hoje e amanhã.

    Música como Negócio

    Módulo 1
    • Gravadoras & Editoras - Selos (labels) independentes nacionais e internacionais, a estrutura, departamentos e a´reas de atuação;
    • Distribuidoras e Agregadoras de Conteúdo, Plataformas de Streaming, Lojas Digitais - contratos e serviços.

    Módulo 2
    • Eu Produtor Fonográfico;
    • Contratos, Advances, Suportes - Modelos comerciais pré e pós digital, Escritórios administradores de Direitos, Auto Gestãoo, Controles, Gerenciamento de Repertório, ISWC, ISRC, Cuesheet, Tags. 
    Módulo 3
    • Parceiros, Patrocínios, Crowdfunding, Branding;
    • Divulgadores (rádio, TV, imprensa);
    • Redes sociais;
    • Manager x Booging Agency.

    Módulo 4
    • Sociedades arrecadadoras, ECAD, Receitas Brasil & Mundo;
    • Mísica em Publicidade, Cinema, Documentários, Programas de TV, Games, Institucional, Trilha Branca e YouTube, Bases de Licenciamentos e sincronização (Sync).

    Tecnologia no Negócio Musical

    Módulo 1
    • Os negócios da música na internet: quem são os players digitais; lojas virtuais, serviços de assinaturas, redes sociais; podcasts, webradios,

    • Como ter presença digital: áncoras e ecosistemas, lojas e plataformas, produção de conteúdo para sites, aplicativos e redes sociais abertas e fechadas: YouTube; Vimeo, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Spotify, Deezer, SoundCloud.
    Módulo 2
    • Como ter identidade visual: design thinking; uxdesign (centralizado na experiência do usuário);
    • Inteligência de negócios: Como conhecer o seu público, indicadores de audiência, desempenho, rejeição, engajamento e fidelização;
    • Análise de relatórios de audiência e desenvolvimento de estratégia de negócios.
    Módulo 3
    • Inteligência Artificial: as 4 ondas da IA,
    • Os modelos de Deep Learning,
    • Sistemas inteligentes de composição musical (Deep Beatles);
    • Parcerias entre apps e a industria criativa;
    • Realidade Virtual versus realidade aumentada;
    • Internet das coisas; comunicação sensorial, sistemas de conversação e chatbots, assistentes de voz.

    Modulo 4
    • Streamings, lives, stories, podcasts, webradio
    • Agregadores de dados;
    • Como monetizar a sua produção digital e ter controle sobre os indicadores.

    Sound Branding - Música para Marcas

    Módulo 1
    • A influência da música no cérebro, a música e seus elementos, as ligações menmônicas.
    • O sound design. - A física do som, os aspectos cognitivos. A criatividade aliada ao conhecimento.

    Módulo 2
    • A música na comunicação - Os tipos e serviços sonoros, os princípios da composição para a publicidade, adequação. A análise de alguns cases da publicidade brasileira..
    • A criação do espírito: os princípios do direito autoral. O aspecto moral, patrimonial, a arrecadação e o direito na internet.

    Módulo 3
    • A criação em áudio - Conceituação e desenvolvimento de roteiros sonoros
    • O sound branding - A música favorecendo as marcas. A ambiência sonora.
    • Aplicabilidade nas diversas mídias.

    Módulo 4
    • Som 3D - O headphone como aliado. Oportunidades criativas.
    • Hands on – produção de trabalhos.
    Certificado
    Badge FGV
    Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

    Ao ser aprovado no curso Curta e Média Live você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

    O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias após o encerramento do curso.

    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Processo seletivo

    sem processo seletivo

    Não há processo seletivo para esse curso. Basta preencher sua ficha de inscrição.

Contato

To prevent automated spam submissions leave this field empty.