Formação Executiva em Advocacy e Políticas Públicas

Compartilhar
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Modalidade:
    Live
    Início: 07/07/2021
    Carga Horária:
    64 horas/aula
    Matriculas até: 05/07/2021
    Duração: 8 semanas
    Escolha a localidade mais próxima de você para apoio comercial:
    Visualizar as informações do curso na página
    Para se inscrever em um curso, você deve escolher uma opção acima
    Para baixar o programa em um curso, você deve escolher uma opção disponível
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Aulas ao vivo por webconferência

    Advocacy é o conjunto de ações realizadas por organizações da sociedade civil, estrategicamente definidas e articuladas, com o objetivo de influenciar aqueles que possuem poder para decidir, a fim de que promovam mudanças nas políticas públicas municipais, regionais, nacionais e internacionais. Em um momento em que direitos sociais estão em risco de desconstrução, o Advocacy tornou-se uma ferramenta essencial para evitar retrocessos. O curso Formação Executiva em Advocacy e Políticas Públicas proporciona ao estudante ferramental teórico e prático para potencializar a possibilidade de formação de novas agendas no ciclo de políticas públicas, garantindo, assim, maior impacto em ações de Advocacy. Baseado na metodologia de ensino e aprendizagem Problem Based Learning (PBL), o curso leva o aluno a exercitar a elaboração, o planejamento e a execução de um plano de ação de Advocacy e, com isso, capacita-o a contribuir para que mudanças sociais se concretizem.

    Você irá:

    • desenvolver ampla visão sobre como o Advocacy tem sido utilizado no Brasil e no mundo;
    • conhecer a estrutura, o funcionamento e o processo decisório estatal em suas três esferas de competência: municipal, estadual e federal;
    • construir visão estratégica sobre comunicação de causas, o que inclui conhecer os princípios do engajamento e estratégias e táticas para mobilização de públicos;
    • conhecer as ferramentas de planejamento e gestão para ações de Advocacy.

     

    Quer entender o que é o Curta Live? Clique aqui para assistir o vídeo.

     

    Avaliação:

    Os cursos Curta FGV Live têm atividades avaliativas que visam à prática do conteúdo trabalhado. Essas atividades, a critério do professor, podem ser individuais ou em grupos e validam a certificação do curso.

     

    Programação:

    1. Advocacy e Mudança Social: 07 a 15/07

    2. Planejamento Estratégico de Advocacy: inteligência política: 21 a 29/07

    3. Planejamento Estratégico de Advocacy: estratégias e táticas: 04 a 12/08

    4. Planejamento Estratégico de Advocacy: Comunicação: 18 a 26/08

     

    Aulas 4ª e 5ª das 18h30 às 22h.

     

    Aulas com interação em tempo real via webconferência.

    As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por 100 dias para que você possa rever o conteúdo apresentado durante o curso.

     

    Certificado Digital – BADGE FGV.

    Todo aluno que concluir o curso de Curta Live receberá o Certificado digital e Badge FGV com tecnologia Blockchain, que poderá ser compartilhado nas suas redes sociais profissionais.

     

    Público-alvo

    O curso Formação Executiva em Advocacy e Políticas Públicas é indicado para profissionais que atuam em organizações da sociedade civil (institutos, fundações, associações de classe, associações setoriais, sindicatos, movimentos sociais, coletivos etc.) que trabalham ou têm interesse em trabalhar com Advocacy.

    Programa

    Formação Executiva em Advocacy e Políticas Públicas

    Advocacy e Mudança Social

    Módulo 1: Boas práticas de Advocacy no Brasil

    • Organização da sociedade civil, apresentação de um case de sucesso

    Módulo 2: Fundamentos do Advocacy
    • Conceituação de Advocacy
    • Advocacy e termos correlatos: incidência política, lobby e ativismo
    • Tipos de Advocacy
    • Abordagens de Advocacy
    • Obstáculos e tendências do Advocacy para transformação social
    • Legitimidade e representatividade: os desafios do Advocacy

    Módulo 3: Fundamentos de Políticas Públicas

    • Campo de administração e políticas públicas
    • Conceito de políticas públicas e nós conceituais
    • Tipologias e modelos de análise de políticas públicas
    • Ciclo de políticas públicas

    Módulo 4: Definição e forma de construção da Teoria de Mudança

    • Metodologia para construção do plano de ação;
    • Teoria de mudança
    • Definição do problema: necessidades de Bradshaw
    • Pesquisa
    • Compreensão do problema
    • Definição do problema a ser endereçado pelos participantes

    Planejamento Estratégico de Advocacy: inteligência política

    Módulo 1: Construção de uma Teoria de mudança

    • Razões para desenvolver uma estratégia de Advocacy
    • Pesquisa e Advocacy
    • Teoria da Mudança: problema x impactos de longo prazo

    Módulo 2: Escolha de sua prioridade e especificação do seu objetivo de Advocacy

    • Objetivo de Advocacy e Resultados Intermediários
    • Exercícios Práticos

    Módulo 3: Estado e Governo

    • Estrutura, funcionamento e atribuições do Estado
    • Estrutura e competência dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no Brasil
    • Processo legislativo e implementação de leis e políticas públicas

    Módulo 4: Mapeamento do processo decisório

    • Processo decisório estatal
    • Mapeamento do processo decisório: mapeamento de políticas públicas (identificação, priorização e gerenciamento de temas/issues)
    • Mapeamento legislativo
    • Mapeamento de arenas de poder e interlocutores
    • Métodos e rotinas do monitoramento legislativo

    Planejamento Estratégico de Advocacy: estratégias e táticas

    Módulo 1: Abordagens de Advocacy

    • Pesquisa; Colaboração; Persuasão direta; Construção de base de apoio (coalizões, parcerias); Pressão de rua

    Módulo 2: Articulação Política

    • Diferenças na incidência na Câmara dos Deputados e no Senado Federal
    • Perfis de interlocutores: assessorias, lideranças, secretarias, parlamentares, frentes parlamentares, presidências
    • Timing da incidência
    • Elaboração: nota técnica, fact sheet, emendas, substitutivos
    • Itens a apresentar: pautas propositivas e reativas

    Módulo 3: Litígio Estratégico

    • Advocacy no sistema de Justiça: litígio estratégico; litígio estratégico e comunicação amicus curiae; diálogo extrajudicial; audiências públicas
    • Advocacy em organismos internacionais

    Módulo 4: Workshop

    • Etapa em que se coloca em prática tudo o que foi aprendido até então. Os participantes apresentarão o plano de ação de Advocacy que estão construindo e receberão contribuições dos experientes profissionais que têm compartilhado seu conhecimento nessa caminhada. O objetivo do workshop intermediário é propiciar um momento de reflexão sobre os caminhos definidos, com vistas a aprimorar o trabalho realizado.

    Planejamento Estratégico de Advocacy: Comunicação

    Módulo 1: Identificação do público-alvo

    • Conceito de stakeholder
    • Mapeamento, classificação e priorização de stakeholders
    • Matriz de poder e interesse
    • Mapa e desenho de rede de influências, planejamento de estratégia de influência

    Módulo 2: Elaboração da sua mensagem

    • Teoria da comunicação
    • Comunicação de causas: estratégias, inovações e desafios de engajar quem pensa diferente
    • Âmbitos e fluxos da comunicação para mobilização da sociedade civil
    • Boas práticas de uso da mídia (tradicional e digital) para mobilização da sociedade civil em campanhas de Advocacy

    Módulo 3: Escolha dos mensageiros

    • Importância da mensagem para Advocacy
    • Elementos essenciais da mensagem: como elaborar mensagens que se destacam
    • Mensagem: legitimidade, representatividade e influência
    • Técnicas para apoiar a construção da mensagem
    • Forma de refinar a mensagem para cada tipo de stakeholder
    • Narrativa central: o que é, para o que serve e componentes
    • Fases de uma campanha de comunicação de Advocacy

    Módulo 4: Workshop Final

    • Etapa em que se coloca em prática tudo o que foi aprendido durante o curso. Os participantes apresentarão um plano de ação de Advocacy e um plano de comunicação para Advocacy e receberão contribuições de profissionais experientes com vistas a aprimorar o trabalho realizado.
    Certificado
    Badge FGV
    Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

    Ao ser aprovado no curso Curta e Média Live você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

    O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias após o encerramento do curso.

    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Processo seletivo

    sem processo seletivo

    Não há processo seletivo para esse curso. Basta preencher sua ficha de inscrição.

Contato

To prevent automated spam submissions leave this field empty.