MBA em Gestão: Logística e Supply Chain Management
ARGo – Alternate Reality Goal
Autora: profª. Mary Kimiko Guimaraes Murashima, Doutora, PUC.
Competências transdisciplinares. ESG. Compliance. LGPD.
Aspectos Tributários na Cadeia de Suprimento
Sistema tributário nacional. Impostos: produtos industrializados, importação e operações financeiras. PIS. Cofins. ICMS. ISS.
FGV Business Challenge
Oligopólio. Ferramentas de diagnóstico empresarial. Trabalho em equipe. Tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias. Metas. Melhoria contínua.
Custos Logísticos
Gestão de custos. Custos aplicados à logística. Tomada de decisão. Custos logísticos integrados à gestão estratégica. Rentabilidade multidimensional. BSC.
Estratégia Corporativa e de Negócios
Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
Empreendedorismo e Gestão da Inovação
Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
Estratégias de Marketing
Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.
Economia dos Negócios
Autor: Prof. Fabricio Stocker, Doutor, USP.
Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.
Finanças Corporativas
Autora: profª. Ana Tereza Spinola, Mestre, FGV.
Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).
Gestão da Cadeia de Suprimento
Conceitos de logística, logística integrada e gestão da cadeia de suprimento. Gestão da cadeia de suprimento e suas relações inter e intraorganizacionais. Infraestrutura logística brasileira. Práticas atuais na gestão da cadeia de suprimentos. Tecnologia aplicada à gestão da cadeia de suprimento. Principais funções logísticas. Redes logísticas como integradoras da cadeia de suprimento.
Gestão de Projetos
Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.
Gestão da Produção e das Operações Logísticas
Gestão da produção e de operações sob a ótica da cadeia de suprimento (supply chain). Indicadores-chave de desempenho (KPI) aplicáveis ao planejamento e controle da produção (PCP). Planejamento de vendas e operações (S&OP). Cálculos de planejamento de: materiais (MPS/MRP/DRP); capacidade (CRP); e materiais e capacidade (MRP-II).
Liderança e Gestão de Equipes
Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.
Logística Internacional
Autora: Carla Fabiana Kaizer Menezes.
Logística internacional. Habilitação. Negociação. Classificação fiscal NCM/SH. Incoterms – termos internacionais de comércio. Operações internacionais. Regimes aduaneiros internacionais.
Logística do Varejo
Comportamento de compras. Canais de venda. Intermediação dos canais de venda. Omnicanalidade. Gestão de estoques. Linha de produtos no varejo. Distribuição. Digitalização.
Procurement e Desenvolvimento de Fornecedores
Logística de suprimentos. Tratativa comercial no suprimento. Tipos de suprimento. Tratamento de fornecedores. Gestão de estoques. Tendências na logística de suprimentos.
Transformação Digital
Autora: profª. Diana Sinclair Branisso, Doutora, PUC.
Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.
Transporte e Distribuição
Sistema de distribuição física de produtos. Processo logístico de transporte. Processo logístico de armazém. RFID – utilização na distribuição física de produtos. Soluções logísticas em ambiente de comércio eletrônico. Avaliação do desempenho logístico.