Pós-graduação em Estratégias de Comunicação Digital

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  • Modalidade: Live
    Início: 25/10/2023
    Carga Horária:
    432 horas/aula
    Matriculas até: 11/10/2023
    Duração: 14 meses
    Para continuar, escolha a localidade mais próxima de você:
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  • Live

    Cursos com aulas ao vivo em dias e horários pré-estabelecidos, por meio de seu computador ou dispositivo móvel.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    Ao longo da última década, o país viu-se imerso em uma série de transformações causadas ou gestadas em ambientes digitais diversos. A política, a mobilização social, o consumo, a cultura e o mercado de maneira geral foram profundamente impactados por esse cenário de mudança radical dos fluxos de informação e das possibilidades de comunicação. Ao mesmo tempo, as transformações comunicativas abriram oportunidades para novos negócios e abordagens estratégicas. Na esteira da disseminação tecnológica, diversas associações, empresas e instituições públicas fortaleceram as suas marcas e a sua atuação tanto na sociedade quanto no mercado a partir do uso inteligente de ferramentas proporcionadas pelas plataformas, recursos e meios digitais.

    Você irá adquirir:
    • Entendimento sobre as recentes mudanças na forma como os brasileiros se informam, consomem e se comunicam, a partir da consolidação da internet e das redes sociais como centrais no ecossistema de comunicação;
    • Conhecimento sobre melhores práticas de monitoramento das redes sociais e de uso do big data aplicadas à gestão da comunicação em ambientes digitais e
    • Ampla visão sobre as estratégias de comunicação contemporâneas junto a instituições públicas e privadas.

    Acesse o cronograma completo do curso.

     

    Aulas semanais - 4ª e 5ª - das 19h às 22h20min.

    Programa

    Pós-graduação em Estratégias de Comunicação Digital

    Análise de Dados

    Revisão de probabilidade. Estatística básica. Estatística descritiva. Estimadores e modelo estatístico. Testes de hipótese. Estimação de intervalos. Análise de variância. Desenho e avaliação de testes A/B e surveys. Fundamentos do modelo de regressão linear. Método dos mínimos quadrados e hipóteses sobre o modelo linear.

    Antropologia das Práticas de Consumo

    Mito, ritual e ideologia. Etnocentrismo. Cultura como sistema de significação. Meios, mediações e comunicação de massa. Consumo, publicidade e Antropologia na contemporaneidade. Pensamento antropológico aplicado ao comportamento do consumidor.

    Casos de Estratégia Digital

    Comunicação aplicada a organizações complexas. Agenda setting e desenho de pesquisa com bases públicas. Estratégias digitais de think tanks. Pesquisa aplicada. Comunicação aplicada a startups. Novas organizações de mídia. Produção de conteúdo audiovisual.

    Ciência de Dados

    Conceitos relativos a dados. Dados experimentais e observacionais. Pré-processamento de dados. Modelos não supervisionados e as suas aplicações. Construção de modelos de classificação para solucionar problemas de negócio e pesquisa. Softwares e ferramentas de MD.

    Comunicação Digital: Teoria e Prática

    Da comunicação de massa à comunicação digital. Novas práticas de comunicação em ambientes digitais. Transformação digital do mercado da comunicação. Plataformas e ecossistema da comunicação digital. Democracia e comunicação política on-line.

    Comunicação Institucional

    Comunicação nas organizações. Política de comunicação integrada em organizações públicas e privadas. Técnicas de comunicação interna e dirigida nas mídias impressa e eletrônica. Instrumentos de assessoria de comunicação. Gestão estratégica da informação.

    Design e Visualização de Dados

    Visualização de dados, sociedade e campo da Comunicação. Literacia em dados (tipos de dados, boas práticas de organização e taxonomia dos gráficos). Literacia visual (Design da Informação, codificação visual e UI/UX). Abordagem centrada no usuário (definição do público, roteiro e storytelling). Produtos de dados (formatos de visualização e prototipação).

    Economia e Indústria Criativa

    Indústria criativa: definição e conceitos. Modelos de negócio e indústria criativa. Economia colaborativa. Políticas públicas e indústria cultural.

    Economia Política da Internet

    Economia Política da Comunicação. Datificação da sociedade, trabalho informacional e novos modelos de negócios digitais. Capitalismo informacional e o fechamento da internet. Plataformização, governança algorítmica e economia da atenção. Contestando o capitalismo de vigilância: movimentos-rede, comunicação de guerrilha e guerras híbridas. Democracia digital. Respondendo a forças disruptivas: autorregulação versus regulação. Respostas corporativas para um ambiente global em mudança.

    Empreendedorismo Digital

    Marketing digital. Gestão de pessoas. Empreendedorismo e inovação. Modelos de negócio digitais contemporâneos. Consumo no ambiente digital. Empreendedorismo digital e planejamento de negócios. Elaboração de projetos.

    Gestão de Business Intelligence em Comunicação

    Integração dos processos empresariais aos modelos de monitoramento e acompanhamento. Elaboração e implantação de indicadores e painéis de controle. Ferramentas de business intelligence e big data. Integração dos níveis tático e operacional à estratégia empresarial. Planejamento estratégico e metodologias de gestão estratégica.

    Internet e Práticas de Consumo

    Globalização, internet e consumo. Web 2.0 e emergência das mídias digitais. Plataformas de colaboração. Pirataria e modificações estruturais. Tendências em publicidade, trabalho e negócios digitais. Big data. Novos modelos de negócio. Reestruturações publicitárias e relações de trabalho. Comunicação centrada no usuário. Gigantes tecnológicas e cenário econômico global.

    Pesquisa Aplicada em Comunicação Digital

    Aplicação prática da ciência: paradigmas, conceitos e fundamentos. Desenho da pesquisa aplicada no campo da Comunicação. Métodos científicos tradicionais e digitais. Comunicação e a divulgação científicas.

    Pesquisa e Análise em Redes Sociais

    Conceito de rede social. Laços fortes e laços fracos. Comunidades e interação virtual. Diferentes tipos de centralidade em rede. Conexão preferencial. Individualismo, cooperação e redes sociais. Principais modelos de análise de redes sociais. Algoritmos, plataformas e aplicativos.

    Sociologia da Comunicação

    Comunicação como fundamento da sociabilidade. Internet e sociedade. Comunicação e a Sociologia Digital. Comunicação de massa e os novos media. Atalhos informativos: líderes de opinião e comunicação interpessoal on-line. Formação na opinião pública em tempos de mídias sociais. Midiatização.

    Storytelling

    Narrativas, historiografia e produção da história. Mitos, lendas, referências culturais e folclore. Papel simbólico de arquétipos e construções estabelecidas. Universalidade da narrativa, atores e papéis fundamentais dos gêneros narrativos. Sujeitos, engajamentos, motivações e objetos. Estruturas narrativas: conceitos, abordagens teóricas e articulação prática. Técnicas de storytelling e roteiro com dados. Concepção de peças publicitárias e de comunicação institucional. Sistemas de valor social e identidade narrativa. Novos formatos narrativos para mídias digitais. Técnicas de storytelling baseadas em grandes conjuntos de dados.

    Tópicos Avançados em Redes Sociais

    Estruturas de organização e comunicação em redes sociais. Interlocução entre práticas culturais, pontos de vista e relações de poder para a produção, disseminação e recepção de informações no ambiente digital. Desinformação e ameaças à democracia: regulação, identificação e proteção. Fundamentos de linguística aplicada para a pesquisa em redes sociais e análise de big data. Procedimentos e métodos de pesquisa em plataformas digitais.

    Tópicos em Economia para Comunicação

    Conceitos fundamentais de Economia. Concorrência e estrutura de mercado. Falhas de mercado e regulação. Tecnologia da Informação e externalidade de rede. Tópicos especiais para Comunicação.

    Módulo Internacional

    Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV nos formatos Live e Presencial.

    Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

    * O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA ou Pós-Graduação.

    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Público-alvo
    Recomendado para gestores de comunicação de instituições privadas e públicas, jornalistas, publicitários, relações públicas, cientistas políticos, cientistas sociais, profissionais de campanhas políticas, advogados especializados em Direito na internet e analistas de rede bem como para outros profissionais que queiram expandir os seus conhecimentos de gestão estratégica em comunicação digital.
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: dois anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: três anos
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Coord. Acadêmico: Leonardo Foletto (FGV ECMI)
    Jornalista (UFSM), mestre (UFSC) e doutor em comunicação (UFRGS), com pós-doutorado na USP, trabalha com comunicação e cultura digital desde 2008 em diversos projetos e organizações. Foi professor visitante na PUCSP, PUCRS e Unisinos. É pesquisador da Escola de Comunicação e Mídia (ECMI) da FGV e integrante do capítulo brasileiro da organização internacional Creative Commons. Seu último livro é "A Cultura é Livre”, lançado em 2021.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
    Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.

    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular

    processo seletivo com análise curricular

     

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
    • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

    *  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

    Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.