MBA em Gestão Empresarial

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  • Modalidade:
    Live
    Início: 26/10/2020
    Carga Horária:
    432 horas/aula
    Matriculas até: 19/10/2020
    Duração: 16 meses
    Para continuar, escolha a localidade mais próxima de você:
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  • Sobre o curso
    Desenvolver ações e estratégias para um negócio requer conhecimento variado e multidisciplinar. O MBA em Gestão Empresarial proporciona a você o desenvolvimento de várias competências, como liderança, estratégia e capacidade de planejamento e tomada de decisões importantes para a empresa.

    Você irá adquirir:
    • Visão holística e estratégica das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa
    • Conhecimentos técnicos e habilidades para tornar-se gestor líder em sua empresa e/ou no próprio negócio
    • Capacidade de relacionar teorias à prática de gestão por meio de um jogo de negócios
    • Autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar um projeto de carreira
    • Raciocínio analítico e capacidade de trabalhar em equipe e tomar decisões
    • Habilidades pessoais de comunicação e planejamento.

    Clique aqui para acessar o programa e o cronograma completo do curso.
    Público-alvo
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
     
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

    Coord. Acadêmico: Pedro de Seixas Corrêa
    Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ) e Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador acadêmico da Fundação Getulio Vargas desde 2008 (MBAs em Gestão de Incorporações e Construções Imobiliárias, Gestão Empresarial). Professor do FGV Management desde 2001.
    Programa

    MBA em Gestão Empresarial

    Direito do Consumidor

    Código de Defesa do Consumidor: justificativa da tutela e relação jurídica de consumo. As esferas de proteção: responsabilidade civil, penal e administrativa. Publicidade abusiva e enganosa. Prevenção e reparação de danos. Responsabilidade por vício e por defeito de produto e serviço. Formas de saneamento de vício e composição indenizatória. Desconsideração da personalidade jurídica e proteção patrimonial. Excludentes de responsabilidade. Proteção contratual sob a ótica do CDC. As cláusulas contratuais e as práticas comerciais abusivas. Responsabilidade e instrumentos profiláticos de gestão para o fornecedor

    Economia Empresarial

    A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia.

    Finanças Corporativas

    Visão geral de finanças. Relação risco versus retorno. Determinação dos Fluxos de Caixa. Fundamentos de avaliação de Empresas. Indicadores básicos para análise de viabilidade de investimentos.

    Gestão Contábil Financeira

    Fundamentos da Contabilidade. Demonstrações Contábeis de acordo.com a Lei das S/A: Balanço Patrimonial, Demonstração.do Resultado, Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração do Fluxo de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado. Participações Societárias e variações do Patrimônio Líquido. Situação financeira x situação econômica. Critérios de análise econômico-financeira. Análise vertical, horizontal e indicadores de liquidez, endividamento. Lucratividade e rentabilidade.

    Gestão Estratégica

    A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O balanced scorecard (BSC).

    Gestão de Projetos

    Fundamentos de gerenciamento de projetos.Evolução dos Conceitos.PMI - PMBOK.As certificações em gerenciamento de projetos.Técnicas e ferramentas para gerenciamento.Elaboração de project charter.Criação de EAP - WBS (work breakdown structure).Diagrama de Gantt.Sequenciamento de Atividades e o método do caminho crítico (CPM).Análise, interpretação e resposta aos riscos do projeto.Cronogramas físico-financeiro e o controle do projeto.Plano de Ação.Indicadores de desempenho e o Earned Value.(valor agregado).

    Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação

    TI nas Organizações - Estratégia e Conceitos.Fazendo negócios na economia digital.Tendências em Tecnologia da Informação.Planejamento e estratégia de TI.Modelo de forças competitivas.O impacto da tecnologia no Modelo de Porter.Modelo da cadeia de valor.Infraestrutura de TI.A revolução da Internet - E-business e E-commerce.B2C.B2B.Outros modelos.Mobile e-commerce.Aplicações nas Organizações - Sistemas de Informação,.Enterprise Resource.Planning (ERP), Customer Relationship Management (CRM), Business Intelligence (BI), Governança de TI.

    Gestão Integrada de Custo e Orçamento

    Visão gerencial dos custos. Custos para tomada de decisões: custeio por absorção x custeio direto. Análise custo/volume/lucro: margem de contribuição, ponto de equilíbrio e alavancagem. Orçamento como instrumento de planejamento e controle. Orçamentos básicos: operação, investimentos e caixa. Orçamento de operação: vendas, produção de despesas operacionais. Orçamento de investimentos: bens de capital e outros investimentos. Orçamento de caixa: recebimentos e pagamentos. Demonstrações financeiras projetadas: balanço patrimonial, demonstração do resultado e fluxo de caixa.

    Gestão da Qualidade e Processos

    Evolução do processo da qualidade.Ciclo PDCA.Ferramentas de gerenciamento.Visão, mapeamento, definição, melhoria e avaliação de processos.Indicadores de qualidade e produtividade.Ambiente Seis Sigma.Ciclo DMAIC e suas variações.Certificações ISO.Documentação da qualidade: controle, procedimentos e registros.Sistemas integrados de gestão.Métodos específicos de gestão.Modelo de gestão do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ).Metodologia para desenvolvimento e implementação do modelo de gestão pela qualidade.Fatores críticos de sucesso.

    Gestão de Vendas

    Vendas na estratégia de marketing. Pressupostos básicos da política comercial. O processo de venda. Relacionamento baseado em valor. Administração de vendas. Sistemas de informação de vendas - automação da força de vendas. Estrutura e funções de vendas - uma visão estratégica. A busca do melhor mix entre clientes, produtos e territórios. Onde ocorrem as vendas: o campo de trabalho. Relacionamento comercial. Fatores críticos de sucesso.

    Inovação nas Organizações

    O papel da criatividade no processo de inovação. O comportamento criativo. Ferramentas de geração de ideias e sistemas de monitoramento. Relação entre processos de inovação, gestão do conhecimento e organizações de aprendizagem. A inovação como instrumento de criação de mercado. Ferramentas de inovação no desenvolvimento de novos produtos e serviços. Abordagem sistemática e a criação de novos conceitos. O Processo de gestão da inovação - da ideia, à implementação e comercialização.

    Jogo de Negócios

    Aplicações dos conhecimentos aprendidos ao longo do curso em atividades que simulem situações reais do cotidiano da atividade empresarial. Decisões de estratégia, de marketing e os aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira.

    Marketing

    Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Segmentação e posicionamento de mercado. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências de Marketing: Marketing Digital e Métricas de Marketing.

    Matemática Financeira

    Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.

    Plano de Negócios

    Desenvolvimento de um plano de negócios. O empreendedorismo no Brasil. A modelagem dos novos negócios. A análise estratégica. Projeção de resultados. O plano econômico financeiro. Os aspectos operacionais e logísticos. A estrutura organizacional e os elementos da gestão de pessoas. Estratégia de Venda do Projeto.

    Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento

    Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

    Negociação e Administração de Conflitos

    Negociação como forma de atingir objetivos táticos e estratégicos em todas as relações humanas. Estruturação, mecanismos, etapas, táticas e fatores críticos de sucesso.

    Empreendedorismo

    Perfil do empreendedor. Barreiras ao empreendedorismo. Ambientes organizacionais favoráveis ao empreendedorismo. Identificação de novos negócios e sua estruturação. Vocação na seleção de projeto empreendedor. Avaliação e escolha de projeto empreendedor. Principais dificuldades e razões para o sucesso de ações empreendedoras. As oportunidades em franquias.

    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular

    processo seletivo com análise curricular

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado;
    • Caso necessário, o candidato poderá ser convidado a participar de uma entrevista.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso de graduação

Contato

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