Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Presencial
Início: 03/03/2026
Data limite de inscrição: 03/03/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 16 meses)
Frequência: Semanal
2a e 3a das 18h30 às 22h (Aula Inaugural:02/03/2026)
Modalidade: Presencial
Início: 16/05/2026
Data limite de inscrição: 16/05/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 18 meses)
Frequência: Quinzenal
Sábados das 8h30 às 18h10 - (Aula Inaugural: 14/05/2026)
Implemente modelos de gestão contemporâneos e alcance resultados sustentáveis
Com o MBA em Gestão Empresarial, você vai adquirir uma visão integral dos negócios. Por meio de conteúdos atuais, analisará o mercado e desenvolverá competências relevantes para gerenciar o dia a dia de uma empresa, compreendendo os fundamentos da liderança, da estratégia, do planejamento e da tomada de decisões corporativas e gerando vantagem competitiva sustentável.
 
Administração estratégica e holística da organização
No MBA em Gestão Empresarial, você terá acesso às ferramentas para criar uma cultura de inovação e propor soluções estratégicas considerando as necessidades do seu negócio. Será capaz de analisar o mercado atual e a saúde financeira da empresa e gerenciar investimentos, utilizando tecnologias para ganhar produtividade, além de mitigar os riscos sociais, ambientais e de governança.
 
Desenvolva competências para mapear e implementar processos, impulsionando os resultados da empresa.
| Tomar decisões fundamentadas com o uso eficiente de dados e informações.
| Propor planos mitigadores de riscos para a organização.
| Coordenar a gestão da cadeia de suprimentos, do planejamento à implantação.
| Liderar pessoas e gerenciar conflitos.
Coordenador Acadêmico:

Programa

MBA em Gestão Empresarial

Análise das Demonstrações Contábeis

Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para gestão (balanço patrimonial – BP, demonstração de resultado do exercício – DRE, demonstração dos fluxos de caixa – FCX e demonstrações das mutações do patrimônio líquido – DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical.

Business Process Management

Fundamentos e metodologias para o gerenciamento de processos.  Visão sistêmica do gerenciamento de processos.  Gestão de processos e gestão por processos.  Ferramentas para mapeamento de processos. Análise e modelagem de processos.  Melhoria de processos com identificação, priorização e desenvolvimento de planos de ação. Avaliação de problemas potenciais na implantação de planos de ação. Metodologias para melhoria e inovação de processos. Gerenciamento do desempenho de processos por meio do uso de key performance indicators (KPIs). Envolvimento das pessoas e trabalho em equipe para implantação do gerenciamento de processos. Fatores críticos de sucesso.
 
BPM e o uso de IA: automação inteligente (intelligent process automation – IPA). Processos orientados a dados em tempo real. Analytics preditivo e prescritivo no BPM.

Data Analytics Aplicado à Tomada de Decisão Gerencial

Fundamentos do pensamento analítico: definições, objetivos. Opinião versus evidência: julgamentos baseados em dados. Vieses cognitivos e armadilhas decisórias. Correlação e causalidade: relações espúrias, hipóteses concorrentes e explicações alternativas. Estruturação de problemas organizacionais: do sintoma à causa raiz. Ferramentas de diagnóstico analítico. Interpretação de dados e visualizações: média, mediana, moda, variância, outliers. Elaboração e interpretação de gráficos. Storytelling com dados: estrutura da narrativa analítica. Dados como suporte à argumentação. Tomada de decisão em cenários de incerteza: cenários, trade-offs, matriz de risco e impacto. Prompt engineering como ferramenta de análise: princípios e prompts aplicados a casos de negócios.

Economia dos Negócios

Microeconomia: oferta, demanda e os seus determinantes. Equilíbrio e falhas de mercado. Elasticidade e as suas aplicações. Comportamento do produtor e oferta competitiva: tecnologia e custos de produção, escolha de insumos, escala e escopo. Outras estruturas de mercado (monopólios, oligopólios e defesa da concorrência). Poder de mercado e discriminação de preços. Impacto de políticas governamentais no bem-estar e peso morto (impostos e subsídios, controle de preços, comércio internacional, tarifas e cotas de importação). Macroeconomia: conjuntura econômica brasileira e indicadores macroeconômicos. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação e índices de preço. Atuação do Banco Central e a sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. 

Empreendedorismo e Gestão da Inovação

Fundamentos do empreendedorismo: conceitos e tipos. Effectuation versus causation. Cultura empreendedora e inovação: como estimular o intraempreendedorismo. Gestão da inovação: tipologias de inovação e inovação centrada no usuário. Design thinking e customer development para modelagem de negócios inovadores. Elaboração de protótipos e MVP (produto mínimo viável).

Estratégia Corporativa e de Negócios

Desafios da gestão estratégica: conceito, diferenciação entre concepção e implementação de estratégias, evolução do conceito e tipos de estratégia. Fundamentos do negócio: missão, visão e valores. Diagnóstico empresarial: diagnóstico interno, externo/análise de indústria (5 forças), posicionamento estratégico e cadeia de valor, projeção de cenários e SWOT. Estruturação das estratégicas: competitivas, definição de objetivos, de metas, de indicadores de desempenho empresarial associados a estratégias planejadas, balanced scorecard, objectives and key results (OKRs), plano de ação e priorização. Ferramentas para plano de ação e priorização: 5W2H e GUT. Estratégias de crescimento: estratégia corporativa, consolidação, verticalização e diversificação, internacionalização, pipelines, ecossistemas, plataformas e novos modelos de negócio.

Estratégias de Marketing

Fundamentos de marketing e análise de mercado: introdução ao marketing, análise do ambiente de marketing e pesquisa de mercado. Comportamento do consumidor e segmentação de mercado: fatores que influenciam o comportamento do consumidor, processo de decisão de compra, estratégias e critérios de segmentação, seleção do mercado-alvo, posicionamento de marca. Mix de marketing e práticas digitais: produtos e serviços, preço, praça e promoção. Marketing digital: conteúdo, influência e visibilidade em redes sociais e buscadores. Planejamento, implementação e tendências em marketing: plano de marketing, implementação e controle. Tendências de consumo, tendências em e-commerce, marketing de influência, realidade aumentada/virtual, metaverso. Tecnologias emergentes: inteligência artificial, machine learning, big data, internet das coisas (IoT).

Finanças Corporativas

Matemática Financeira: conceitos, operações com fluxos de caixa e aplicações práticas. Decisões de investimento: métodos de avaliação e fluxo de caixa. Risco e custo de oportunidade. Estrutura de capital e custo de capital, e alavancagem financeira. Avaliação de empresas e criação de valor: conceitos fundamentais de valuation. Técnicas de avaliação de empresas. Integração de critérios ESG nas decisões financeiras: introdução e decisões financeiras corporativas.

Gestão de Crise, Imagem e Reputação Corporativa

Fundamentos de imagem e reputação: definições, diferenças e interdependências. A reputação como ativo intangível e fonte de valor organizacional. Ciclo de vida da crise: prevenção, preparação, resposta, recuperação e tipologias. Governança e protocolos de crise: estruturas, papéis, responsabilidades, comitês de crise, fluxos decisórios e políticas. Comunicação em cenários críticos: gestão de imprensa, redes sociais e alinhamento com stakeholders internos. Mensuração e resiliência pós-crise: indicadores de impacto reputacional e valor financeiro da reputação. Estratégias de recuperação e resiliência. 

Gestão de Projetos e Criação de Valor

Fundamentos do gerenciamento de projetos: alinhamento entre estratégia corporativa e métodos de avaliação e seleção de projetos. Ciclos de vida de projetos e abordagens gerenciais. Planejamento de projetos: termo de abertura do projeto (TAP). Identificação e qualificação básica das partes interessadas. Framework preditivo por processos. Plano de gerenciamento do projeto (PGP): escopo, cronograma, riscos, recursos, aquisições, custos e qualidade. Planejamento de projetos na abordagem gerencial adaptativa: visão básica, atores, cerimônias, artefatos e Scrum em ação. Tendências do gerenciamento de projetos: relevância do ESG (Environmental, Social e Governance), da transformação digital (TD) e da inteligência artificial (IA) em projetos.

Gestão Estratégica de Vendas

Implementação das estratégias de venda. Planejamento estratégico de vendas: definição de metas. Estruturação do funil de vendas e key account management. Estratégia comercial e sales analytics. Gestão de canais e conflitos. Conflito versus competição. Causas e administração de conflitos. Ações comerciais e trade marketing: gestão de preço, comunicação e produto nos canais de venda. Sales analytics: análise de receita e performance financeira. Eficiência comercial. Gestão de clientes. Atividade da força de vendas. Métricas por segmento/canal. Qualidade da experiência do cliente.

Liderança de Equipes de Alto Desempenho

Teorias de liderança: traços e características, comportamentais, contingenciais e situacionais, contemporâneas, críticas e pós-modernas. Liderança transacional e transformacional.  Gestão de equipes de alto desempenho: papéis da liderança, delimitação dos papéis dos membros, estratégias de comprometimento e team building. Avaliação. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes nas organizações: pipeline de liderança, líder-coach e desafios da primeira gestão. Competências do líder eficaz: delegação e empowerment.

Power Skills nas Organizações

Power skills, trabalhabilidade e carreira: definições, aproximações e diferenças entre soft skills, hard skills e power skills. Mundo RUPT e o futuro do trabalho. Empregabilidade e carreira. Fatores intervenientes na carreira: qualidade de vida, networking e marketing pessoal. Plano de desenvolvimento profissional e pessoal: autoconhecimento e autogestão. Inteligência emocional e inteligência social: conceitos e ativação de elementos de inteligência emocional.  Construção de relacionamentos e instrumentos para facilitar o relacionamento comercial. Resiliência, bounce-back e coping: conceito e elementos. Diversidade e inclusão: habilidades para colaborar em ambientes heterogêneos.

Smart Business: Decisões Estratégicas com IA e Digitalização

Técnicas de inteligência artificial. Aprendizado de máquina. IA generativa. Tendências emergentes: engenharia de prompt, RAG, RAG com grafos, MCP e agentização. IA e estratégia de negócios: criação de valor com IA. Modelos de negócios digitais e plataformas. Fatores críticos de sucesso na adoção estratégica da IA. Processo decisório e IA: tomada de decisão orientada a dados, analytics descritivo, preditivo e prescritivo, inteligência de negócios (BI) e dashboards estratégicos. Ética, vieses algorítmicos e governança de dados. IA aplicada à estratégia de crescimento: automação inteligente e eficiência operacional. Gestão de talentos em organizações inteligentes. Governança corporativa aplicada à IA. Regulamentações e tendências. 

Supply Chain Management

Processo de globalização da economia e a sua influência na cadeia de suprimentos. Gestão das operações logísticas nas empresas. Infraestrutura logística brasileira. Sistemas de informação, tecnologias e práticas aplicadas ao gerenciamento da cadeia de suprimentos. Negócios eletrônicos B2B e B2C. Funções logísticas. Decisões de trade-off na cadeia de suprimentos. Avaliação do desempenho para a qualidade, produtividade e competitividade. ESG e práticas de green supply chain para redução dos riscos ambientais e obtenção de vantagem competitiva.

Tópicos Especiais em Estratégia e Marketing

A disciplina abordará conteúdos relacionados ao módulo Estratégias de Marketing.

Tópicos Especiais em Gestão Econômico-Financeira

A disciplina abordará conteúdos relacionados ao módulo Gestão Econômico-Financeira.

Tópicos Especiais em Liderança

A disciplina abordará conteúdos relacionados ao módulo Liderança.

Investimento

Até 12/03/2026

  • R$ 39.829,00 à vista ou até 30x de R$ 1.528,02

Até 09/04/2026

  • R$ 42.060,00 à vista ou até 30x de R$ 1.613,61

Até 16/05/2026

  • R$ 44.288,00 à vista ou até 30x de R$ 1.699,09

Público-alvo

| Profissionais de diversos campos do conhecimento que atuam ou desejam atuar em funções gerenciais ou executivas.
| Empreendedores que desejam abrir seu próprio negócio.

Pré-requisitos:
| Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
| Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*
 
*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

com processo seletivo: entrevista

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Identidade/CPF.
  • Foto digital 3x4 (colorida).
  • Diploma do curso de graduação*.

 

* Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 
* Cursos superiores sequenciais de formação complementar não correspondem a diploma de graduação. 

Contato

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