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Modalidade:
Modalidade: Presencial
Início: 16/05/2025
Data limite de inscrição: 16/05/2025
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 17 meses)
Frequência: Mensal
Sexta: 18h30 às 22h50 Sábado: 08h00 às 17h50 Domingo: 08h30 às 12h50
O MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores tem sido atualizado com frequência para oferecer, a profissionais da gestão e líderes atuais ou potenciais, conhecimentos e habilidades no relacionamento com pessoas e autoconhecimento. Abrange desde aspectos filosóficos e reflexivos até o pragmatismo de metodologias para inovação e mudanças; Environmental, Social and Corporate Governance (ESG); transformação digital; economia comportamental; behavioral sciences; nudge; mindfulness; neurociência aplicada; storytelling; empowerment; diversidade e inclusão, entre outros. Os aspectos clássicos também são abordados, entre eles: comportamento; comunicação; empatia; motivação; liderança; equipes; delegação; empowerment; feedback; resistência; resiliência; negociação; administração de conflitos e diversos outros.
 
Competências-chave a serem desenvolvidas:
  • desenvolver autoconhecimento, conhecimento de perfis comportamentais e comunicação integrada, considerando peculiaridades pessoais, etárias, sociais e culturais;
  • reconhecer as grandes linhas de pensamento filosófico e como influenciaram e influenciam o desenvolvimento social e organizacional;
  • compreender o processo de tomada de decisão nos seus aspectos comportamentais e técnicas diversas;
  • realizar a gestão da mudança – change management – e conexões com stakeholders, cultura organizacional, projetos e estratégia;
Coordenador Acadêmico:

Programa

MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores

Autoconhecimento e trajetória profissional

Mundo do trabalho na nova economia. Novos vínculos e formas de trabalho na sociedade digital. Carreira tradicional e novos modelos de carreira. Autoconhecimento e autogestão da carreira. Âncoras de carreira. Sentidos do trabalho e propósito profissional. Empregabilidade. Competências de carreira. Networking. Gestão de carreira e seus desafios. Plano de desenvolvimento pessoal e de carreira.

Comunicação integrada

Processo de comunicação. Interferências nos resultados organizacionais. Restrições à compreensão da mensagem. Escuta consciente e confirmação de compreensão da mensagem. Assertividade. Comunicação com diferentes perfis comportamentais. Comunicação não violenta. Percepção de estados emocionais. Expressão corporal. Comunicação integrada organizacional: o que é, características e canais de comunicação.

Coaching e mentoring


Coaching e mentoring como ferramentas de engajamento e desenvolvimento de equipes. Diferenças, semelhanças e limitações do coaching e do mentoring. Ferramentas e funções do coaching e do mentoring aplicados à gestão de pessoas. Aplicações de coaching e mentoring na organização para fomentar aprendizado, autonomia, processo sucessório e resultados sustentáveis. Técnicas essenciais aos processos de coaching e mentoring.

Estratégia corporativa e de negócios

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

Economia Comportamental e Tomada de Decisão

Campo da Economia Comportamental. Decisões nas organizações. Julgamentos, decisões e racionalidade. Modelo racional de tomada de decisão. Heurísticas e vieses. Percepção e vieses perceptuais. Tomada de decisão nas organizações. Árvores de decisão. Decisões sob risco e incerteza.

Empreendedorismo e gestão da inovação

Conceitos e fundamentos do empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

Ética e sustentabilidade

Ética, moral e valores. Ética empresarial e ética profissional. Código de conduta e comitê de ética. Responsabilidade e integridade pessoal. Desafios e dilemas éticos. Desenvolvimento sustentável. Responsabilidade socioambiental e cidadania corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva. Balanço social. Triple bottom line.

Filosofia para Gestores

Surgimento da Filosofia no pensamento ocidental. Transformações históricas do saber filosófico: Filosofia grega, Filosofia moderna e Filosofia contemporânea. Desafios e dilemas filosóficos da atual sociedade tecnológica. Perspectivas e tendências para o mundo dos negócios. Filosofia como instrumento para o desenvolvimento de profissionais da gestão.

Governança corporativa e compliance

Princípios essenciais de governança: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Conceito de stakeholder. Conceito de ESG (environmental, social and corporate governance). Arquitetura de governança. Teoria da Agência e conflitos de interesse. Boas práticas de governança corporativa. Gestão e programas de compliance. Governança, compliance e geração de valor para a organização. Relatório GRI.

Gestão da diversidade e da inclusão

Diversidade e inclusão: conceitos essenciais. Vieses inconscientes e estereótipos. Preconceito e discriminação. Importância e benefícios da diversidade e da inclusão. Lidando com as diferenças. Inclusão nas organizações. Boas práticas e programas de diversidade e de inclusão.

Gestão de equipes e talentos

Diferentes perspectivas em torno da noção de talento. Dinâmicas de identificação, atração, desenvolvimento, acompanhamento e retenção de talentos. Gestão da singularidade e empowerment. Construção e desenvolvimento de equipes. Gestão de equipes virtuais, autogerenciáveis e em redes colaborativas. Gestão de grupos ágeis e squads. Espiral de desenvolvimento de equipes de alto desempenho.

Liderança, poder e influência

Movimento em torno da liderança: principais abordagens e fundamentos. Liderança como relação de poder e influência. Liderança versus gerenciamento. Das competências gerenciais às competências em liderança. Liderança e construção de ambiências organizacionais de alto desempenho. Pipeline e formas de desenvolvimento da liderança. Liderança de si e dos outros.

Mudança e Cultura Organizacional

Conceito de cultura organizacional. Formação e desenvolvimento da cultura. Impactos da cultura nos resultados da empresa. Cultura, estratégia e modelos de gestão. Clima organizacional. Diagnóstico e mudança cultural. Metodologias de gestão da mudança. 

Negociação e administração de conflitos

Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão.

Neurociência aplicada à gestão

Neurociência: contribuições à gestão dos elementos humanos das organizações. Neurociência Cognitiva e comportamento social: atenção, inteligência emocional, inteligência social e soft skills. Aplicações da Neurociência Sociocognitiva ao desenvolvimento de pessoas. Neurociências, relações interpessoais e dinâmicas comunicacionais. Metodologias, abordagens e desafios da Neurociência aplicada à liderança e à gestão de pessoas.

Projetos e metodologias ágeis

Gerenciamento de projetos – visão geral. Conceitos básicos de gestão de projetos. Escritório de Projetos – Project Management Office (PMO). Stakeholders. Fases e entregas ao longo do ciclo de vida dos projetos. Escopo. Canvas. Estrutura Analítica de Projetos (EAP). Plano de gerenciamento do projeto. Metodologias ágeis: o que é, diferenciação de outras metodologias. Manifesto ágil e seus elementos – mindset, quatro valores, 12 princípios e práticas. SCRUM e seus componentes. 

Saúde corporativa e mindfulness

Temas globais que impactam a gestão da saúde nas organizações. Motivadores do tema da gestão da saúde nas organizações e os seus impactos. Conceitos biopsicossocial e espiritual. Autogestão das dimensões biológica e psicológica. Resiliência e gestão da energia para gestão do estresse pessoal. Gestão da energia para superar o estresse. Conceito, objetivos e fundamentos do mindfulness. Vivências e uso do mindfulness no mundo corporativo. Classificação e práticas de mindfulness. Como apresentar o mindfulness e as suas práticas nas organizações.

Storytelling e outras práticas de comunicação

Técnicas de apresentação: estrutura, conteúdo e planejamento. Obstáculos internos e externos relacionados a apresentações em público. Storytelling: conceitos, técnicas e aplicabilidade. Condução de reuniões presenciais e virtuais. Marketing pessoal e relacionamento com a mídia e as redes sociais.

Módulo Internacional

Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV nos formatos Live e Presencial.

Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

* O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA ou Pós-Graduação.

Clique aqui e saiba mais sobre o Módulo Internacional

Investimento

Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.

Público-alvo

O MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores se destina a profissionais de todas as formações acadêmicas, perfis e experiências que percebam o desenvolvimento humano integrado e permanente não só como um elemento propulsor de um convívio social e profissional mais efetivo, mas também como um impulsionador estratégico para o sucesso pessoal e profissional, considerando os desafios de um mercado cada vez mais exigente e competitivo.

Pré-requisitos:
  • tempo mínimo de conclusão de graduação: dois anos;
  • tempo mínimo de experiência profissional: três anos.
Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formação. A matrícula neste curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

com processo seletivo: análise curricular

processo seletivo com análise curricular

 

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
  • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

*  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.

Contato

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