O comércio internacional como fonte de riqueza e desenvolvimento: avanços, retrocessos e perspectivas futuras
Ao longo dos séculos, o comércio entre os países tem sido uma das principais formas de geração de riqueza e desenvolvimento. Para assegurar que essa atividade seja justa e distributiva, a comunidade internacional tem procurado regulamentar os termos em que são praticadas as trocas de bens e serviço. Para tanto, foram criados organismos multilaterais e firmados diversos acordos plurilaterais, muitos dos quais evoluíram para processos de integração econômica. Todavia, não são todos os países que aderem, de forma incondicional, às boas práticas para um comércio mundial livre e desimpedido. Muitos optam pela adoção de regras ou comportamento próprios, nem sempre compatíveis com o regramento desejável para que que o resultado do intercâmbio seja justo e equilibrado. No dia 22 de agosto, vamos percorrer a história das diversas facetas do comércio internacional e debater as questões que mais preocupam, nos dias de hoje, os interesses mundiais e do Brasil nessa matéria.
Evento gratuito, 100% presencial e com vagas limitadas.
A FGV Educação Executiva DF não emite certificado de participação para esses eventos.
Seu corpo docente reúne especialistas influenciadores que promovem e fornecem conhecimentos que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico nacional.
Palestrantes
- Embaixador Mario VilalvaDiplomata de carreira com quarenta e três anos de experiência no Serviço Exterior do Brasil, se especializou na chamada “diplomacia econômica”. Difundiu o Brasil e suas oportunidades comerciais em todas as áreas geográficas do mundo, com particular ênfase na América Latina e na Europa. Da natureza dessas funções decorreu seu vasto relacionamento nos meios empresariais daqueles continentes e também seu bom entrosamento com os setores produtivos e exportadores do Brasil. No exterior, serviu nas Embaixadas do Brasil em Washington DC, EUA (1978-1982); Pretória, África do Sul (1982-1985); Roma, Itália (1985-1987); Lisboa, Portugal (1991-1993). Entre 1996 e 1999 foi Cônsul-Geral do Brasil em Boston, EUA. Entre 2006 e 2010, foi Embaixador do Brasil em Santiago do Chile. Entre 2010 e 2016 foi Embaixador do Brasil em Lisboa, Portugal, e, entre 2016 e 2018, Embaixador do Brasil em Berlim, na Alemanha. No Brasil, foi Secretário Executivo de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento; Diretor-Geral do Departamento de Promoção do Ministério das Relações Internacionais; e Presidente da Apex-Brasil.
- Miguel Ferreira Lima - Coordenador da FGV no MBA em Comércio Exterior e Negócios InternacionaisDoutor em Comunicação Empresarial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ , Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense-UFF , Especialista em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ e Economista pela Universidade Federal Fluminense-UFF .