Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Presencial
Início: 03/04/2025
Data limite de inscrição: 24/03/2025
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 14 meses)
Frequência: Semanal
Quinta e Sexta- 19h às 22h35min - Semanal
O curso de MBA Executivo em Novos Serviços Públicos e Governo Digital está organizado em três módulos: 
  • O primeiro módulo, denominado “Cidadania e Bem Público”, proporcionará conteúdos relacionados à fundamentação teórica sobre a nova abordagem de serviços públicos para a sociedade e governo digital, tais como a essência dos serviços digitais, a experiência do cidadão, os principais desafios de gestão e governança no ambiente público digital, o desenho de serviços centrados no cidadão e na equidade social, as novas tecnologias digitais e a importância das cidades inteligentes.
  • O segundo módulo, denominado “Governo Eficiente e Minimização de Riscos” fornecerá conteúdos referentes à transformação digital em governo, liderança, cultura, gestão de talentos, exploração inteligente do patrimônio dados para elevar a qualidade e a eficiência dos serviços públicos, discussão de ecossistemas e plataformas digitais, gestão e análise de riscos e abordagem estratégica de cibersegurança e privacidade de dados.
  • O terceiro módulo, denominado “Negócios e Geração de Riquezas” desenvolverá competências para repensar modelos de negócio e capacidades requeridas, abordagem ágil de construção de soluções, Analytics e IA, o modus operandi adequado para o digital e instrumentos de aceleração do digital.

Aula Inaugural: 27/03/2025

1° Disciplina: 03/04/2025

Sujeito a alterações.

Coordenador Acadêmico:

Programa

MBA Executivo em Novos Serviços Públicos e Governo Digital

Abordagem Ágil de Construção de Soluções

Abordagens para solucionar problemas complexos. Valores e Competências essenciais. Construção de soluções com a abordagem SCRUM. Frameworks ágeis escaláveis. Avaliação.

Ciência de Dados, Aprendizagem de Máquina, IA e IA Generativa

Contextualização da ciência de dados. Formação de equipe para ciência de dados. Processo de implementação de projetos de ciência de dados. Impactos da IA Generativa.

Conceitos sobre Governo Digital e os Novos Serviços Públicos

Comparação entre as abordagens. Pilares do governo digital. Desafios da gestão do legado do governo tradicional. Novas demandas para os serviços públicos.

Ciência de Dados em Prática

Fundamentos de Data Analytics. Escolhas, planejamento e adequação da realidade corporativa ao Data Analytics. Inteligência Artificial Generativa. Inteligência Artificial no Setor Público.

Cultura, Talentos e Performance

A dinâmica de interação humana como fator relevante na formação da cultura organizacional e impacto na performance.  Liderança, talentos, equipes e performance. Dissolução de padrões viciosos e construção de padrões virtuosos para a alta performance. Emoções e performance.

Experiência do Cidadão

Serviço público mais amigável. Estratégia de máxima experiência do cidadão. Engajamento do cidadão em multicanais. Roadmap para experiência do cidadão.

Ecossistemas e Plataformas Digitais


O arcabouço de um ecossistema digital. Plataformas digitais. Tendências e tecnologias em ecossistemas para o Setor Público. Casos sobre operações em ecossistemas digitais.

Gestão e Análise de Riscos

Uma visão geral sobre um framework de gestão de riscos. Plano de gestão de riscos. Exercite um Plano de Análise e Contingência de Riscos. Estudos de Caso.

Governança Digital

A estrutura de governança no Setor Público. Arcabouço de uma governança digital (objetivo, escopo, principais stakeholders, ferramentas utilizadas, impacto, medidas de sucesso e desafios). Relações entre Governança Digital, Governança Corporativa e Governança de TI.

Inclusão Social e Inovação no Ecossistema de Serviços Públicos

Engajamento com ecossistemas. Entendimento da Voz da Sociedade. Framework de inovação em ecossistemas. Perspectivas de longo prazo nos ecossistemas de inovação.

Modelo Operativo para o Digital

Conceito de modelo operativo de uma organização. Componentes de um modelo operativo.  As várias possibilidades de um modelo operativo para o digital. Exemplos e principais desafios de se amadurecer em um modelo operativo.

Novas Capacidades Dinâmicas Requeridas para Serviços Públicos


Componentes de um modelo de capacidades dinâmicas.  Negócios Adaptativos. Arquitetura de negócios adaptável resiliente. Gestão de capacidades para estratégia digital. Novas dimensões de capacidades para o Setor Público.

Novas Tecnologias Digitais e Cidades Inteligentes

Propósitos de novas tecnologias digitais para o Setor Público. Tendências de tecnologias digitais para o Setor Público. Ecossistema urbano inteligente. Tendências digitais em cidades inteligentes.

Roadmap como Instrumento de Aceleração da Execução Digital

Conceitos, objetivos e características de um roadmap. Métodos de suporte à construção de roadmaps. Teoria das restrições. Construção de roadmap.

Repensando o Modelo de Negócio das Organizações Públicas

Componentes do modelo de negócio. Conceitos centrais de inovação de modelos de negócios. Etapas necessárias na inovação de modelos de negócios. Principais desafios na inovação de modelos de negócios no setor público.

Segurança da Informação, Cibersegurança, Privacidade e Proteção de Dados no Setor Público

Gestão de dados. Governança de Dados. Fundamentos e processos de segurança da informação (SI), cibersegurança e privacidade e proteção de dados (P&PD). Resposta a incidentes de SI, cibersegurança e de privacidade e proteção de dados. Visão geral dos Principais arcabouços e frameworks de SI, cibersegurança e P&PD.

Serviços e Produtos Centrados no Cidadão para Equidade Social

Liderança na melhoria da experiência do cidadão, no modelo de serviço e no redesenho de processos. Estratégia para modelo de serviços centrados no cidadão. Implementação de serviços centrados no cidadão. Serviços compartilhados.

Transformação Digital: Princípios e Processos

Principais conceitos digitais para o Setor Público. Otimização versus transformação digital. Agenda de transição para governo digital. Agenda de transformação e inovação com dados.

Investimento

Até 20/02/2025

  • 1ª Opção: R$32.985,45, à vista no boleto bancário ou cartão de crédito.
  • 2ª Opção: Parcelado em 5x de R$6.729,03, no boleto bancário ou cartão de crédito.
  • 3ª Opção: Parcelado em 10x de R$3.448,19, no boleto bancário ou cartão de crédito.
  • 4ª Opção: Parcelado em 18x de R$1.991,60, no boleto bancário ou cartão de crédito.
  • 5ª Opção: Parcelado em 25x de R$1.482,93, no boleto bancário ou cartão de crédito.
  • 6ª Opção: Parcelado em 36x de R$1.084,74, no boleto bancário ou cartão de crédito.

Até 07/03/2025

  • 1ª Opção: R$33.968,45, à vista no boleto bancário ou cartão de crédito.
  • 2ª Opção: Parcelado em 5x de R$6.929,56, no boleto bancário ou cartão de crédito.
  • 3ª Opção: Parcelado em 10x de R$3.550,95, no boleto bancário ou cartão de crédito.
  • 4ª Opção: Parcelado em 18x de R$2.050,96, no boleto bancário ou cartão de crédito.
  • 5ª Opção: Parcelado em 25x de R$1.527,13, no boleto bancário ou cartão de crédito.
  • 6ª Opção: Parcelado em 36x de R$1.117,07, no boleto bancário ou cartão de crédito.

Até 24/03/2025

  • 1ª Opção: R$34.953,45, à vista no boleto bancário ou cartão de crédito.
  • 2ª Opção: Parcelado em 5x de R$7.130,50, no boleto bancário ou cartão de crédito.
  • 3ª Opção: Parcelado em 10x de R$3.653,92, no boleto bancário ou cartão de crédito.
  • 4ª Opção: Parcelado em 18x de R$2.110,43, no boleto bancário ou cartão de crédito.
  • 5ª Opção: Parcelado em 25x de R$1.571,41, no boleto bancário ou cartão de crédito.
  • 6ª Opção: Parcelado em 36x de R$1.149,46, no boleto bancário ou cartão de crédito.

Público-alvo

O curso de MBA Executivo em Novos Serviços Públicos e Governo Digital é recomendado, preferencialmente, para profissionais que atuam em órgãos governamentais no âmbito do Poder Executivo, seus ministérios, fundações, autarquias, agências reguladoras e empresas estatais dependentes, no âmbito da União, dos Estados e dos municípios com mais de 500 mil habitantes. Também é recomendado para os profissionais com atuação no Poder Legislativo e no Poder Judiciário, nas esferas federal, estadual e municipal. Poderão ser profissionais que atuam fora das organizações de governo, desde que exerçam atividades com forte interface com este setor, como é o caso de membros de organizações multilaterais e de organizações da Sociedade Civil (terceiro setor).

Pré-requisitos:
  • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
  • Tempo mínimo de experiência profissional: 2 anos
Os candidatos aprovados no Processo Seletivo deverão comprovar que possuem os pré-requisitos exigidos até o ato da matrícula.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

com processo seletivo: análise curricular

processo seletivo com análise curricular

 

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
  • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

*  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.

Contato

Cursos similares

Live Curta e Média Duração
Administração Pública
Advocacy é o conjunto de ações realizadas por...
Online Curta e Média Duração
Administração Pública
O curso Smart Cities e Gestão Participativa apresenta uma an...
Presencial Curta e Média Duração
Administração Pública
Advocacy é o conjunto de ações realizadas por...
Presencial MBA
Administração Pública
O MBA em Políticas Públicas e Gestão Governamental...
Presencial MBA
Administração Pública
A área de Relações Governamentais tem ganhado...

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.