Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Presencial
Início: 23/06/2025
Data limite de inscrição: 23/06/2025
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 19 meses)
Frequência: Quinzenal
T16 (2025.1) - 2ª e 3ª das 19h às 23h20 - Quinzenal

A área de Relações Governamentais tem ganhado cada vez mais destaque por conta dos últimos acontecimentos políticos brasileiros. Nesse contexto, o MBA em Economia e Gestão: Relações Governamentais apresenta uma proposta inovadora que combina o conhecimento teórico com a compreensão das técnicas e práticas aplicadas neste setor.

Você irá adquirir:

  • Competências e habilidades para exercer função de direção/assessoramento em empresas públicas/privadas e atuar em estatais, consultorias e organizações multilaterais
  • Vasto conhecimento para interagir com diversas esferas do Governo, a partir de um abrangente repertório de disciplinas teóricas aplicadas e estudos de casos.

Aula Inaugural: 16/06/2025

1° Disciplina: 23/06/2025

Sujeito a alterações.

Coordenador Acadêmico:

Programa

MBA em Economia e Gestão: Relações Governamentais

Análise de Riscos e Cenários

A especificidade do risco político. Tipologia e causas internas e externas de risco político. Mensuração, análise, estimativa e gerenciamento de risco político. Aplicabilidade e efetividade dos cenários políticos. Construção de cenários econômicos. Cenários sociológicos, tecnológicos e mercadológicos. Aplicabilidade e efetividade de cenários. Método de construção de cenários. Planejamento por Cenários.

Gestão de Marca e Reputação Corporativa

Gestão da Reputação Corporativa na era digital. Marketing 3.0. Conceito de Ativos Intangíveis e Brand Equity. Indicadores e métricas. Ecossistema da marca. Hackerismo e cyber-ativismo. Risco social e social screening. Gestão de e-Crise. Conceito e escolas de pensamento ético. A ética na comunicação e suas implicações na sociedade em rede. Responsabilidade corporativa e Sustentabilidade (triple bottom line).

Políticas Públicas: formalização, implementação e avaliação

Política pública como função do Estado. Papel das políticas públicas como propulsoras ou inibidoras do avanço tecnológico e social. Formulação e análise de políticas públicas. Jogo de política econômica. Políticas públicas setoriais.

Comunicação e Gestão de Crises

Conceito, características e natureza da crise; impactos da crise sobre os diversos públicos; medidas de prevenção, risco e vulnerabilidades; plano de crise; relações com a mídia.

Conteúdo Programático Mínimo:

Unidade I - Conceito, características e natureza da crise
" Características da crise;
" As crises mais comuns;
" Medidas de prevenção de crise: gestão de risco e análise das vulnerabilidades da organização.

Unidade II - Elementos-chave na gestão de crises
" Reputação e Imagem: a percepção da opinião pública;
" O papel do gestor, da assessoria de imprensa, do departamento de relações públicas e do Comitê de crise;
" A relação com a imprensa e o controle da mídia.

Unidade III - Gestão de crises
" Identificação e informação;
" Elaboração de um plano formal de crise;
" Criação de um centro de gerenciamento de crise;
" Criação de um Comitê de crise;
" Comunicação durante a crise: rapidez, frequência e público afetado;
" Avaliar erros e acertos: elaboração de um plano para evitar outra crise.

Unidade IV - Comunicação integrada de crise
" Comunicação integrada de crise;
" Análise e discussão de estudos de caso.

Direito Constitucional e Administrativo

Noções Gerais de Direito Administrativo. Princípios Constitucionais da Administração Pública. Regime Constitucional do Agente Público. Atos Administrativos. Licitação Pública. Intervenção Estatal no Domínio Econômico. Características e Funções Regulatórias. Mecanismos de controle dos atos regulatórios. Conteúdo Programático Mínimo: Unidade I - Noções Gerais de Direito Administrativo " Conceito, Fontes, Regime Jurídico " Princípios Constitucionais da Administração Pública Unidade II - Princípios Constitucionais da Administração Pública " Regime Constitucional do Agente Público " Atos Administrativos Unidade III - Licitação Pública " Conceito, Princípios, Modalidades " Dispensa e Inexecução de licitação " Fases licitatórias

Direito Regulatório

Política dos governadores e intervencionismo estatal; A modernização conservadora e autoritária; Nacionalismo e desenvolvimentismo: ideologias em conflito; Os militares na política; Anéis Burocráticos; Redemocratização, Constituição de 1988 e novo modelo político; Fundamentos jurídicos da regulação econômica; modalidades de regulação; Características e funções regulatórias; mecanismos de controle dos atos regulatórios; Agências Reguladoras; Estrutura Organizacional das Agências Reguladoras; Papel e natureza jurídica das Agências Reguladoras. Conteúdo Programático Mínimo: Unidade I - Redemocratização, descentralização e desregulamentação estatal " A redemocratização pós-1988: o papel da nova Constituição (descentralização, poder local, participação popular e novas instituições); " As reformas orientadas para o mercado e o papel regulador do Estado pós-1990. Unidade II - Intervenção estatal no domínio econômico " Fundamentos jurídicos da regulação econômica; " Modalidades de regulação; " Características e funções regulatórias; " Mecanismos de controle dos atos regulatórios. Unidade III - Agências Reguladoras " O processo de construção das agências reguladoras; " Estrutura organizacional das Agências Reguladoras; " Papel e natureza jurídica das Agências Reguladoras; " O processo de regulamentação; " Riscos e oportunidades envolvendo regulação em diferentes setores da economia.

Pensamento e Planejamento Estratégico em Relações Governamentais

Conceituação de estratégia. As Diferentes Escolas de Estratégia. Aspectos da evolução do pensamento estratégico. Análise e Modelagem Estratégica. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Influência governamental nas análises ambientais internas e externas. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação. Perspectivas do Planejamento Estratégico aplicadas à Relações Governamentais. Estudos de caso.


Liderança e Influência

Cenário contemporâneo da Liderança Empresarial e de Pessoas. Liderança e Gestão. Estilos de Liderança como exercício de gestão de pessoas baseada em fontes pessoais de poder. Teoria da liderança situacional. Processo de delegação. Teoria da liderança transacional. Teoria da liderança transformacional. Liderança cidadã. Liderança - um fenômeno relacional e sistêmico. Motivação e Empowerment. Motivação para o exercício do Poder e da Influência. Influência sem autoridade. Estratégias de influência. Liderando o alinhamento estratégico e cultural da organização.

Fundamentos Teóricos das Relações Governamentais

Discussão conceitual: interesses, grupos de interesse, grupos de pressão, lobby, advocacy e relações governamentais; Formação e manutenção dos grupos de interesse; influência e acesso dos grupos de interesse; Sistemas de representação de interesses: pluralismo e corporativismo; Análises empíricas sobre a ação dos grupos de interesse no processo de políticas públicas brasileiro; Tendências para a comunidade de interesses no Brasil.

Negociações com Governos

Conceitos fundamentais de negociação. O objeto da negociação. Comunicação interpessoal como componente primordial para o processo de negociação. Linguagem corporal na negociação. Assertividade. Estratégias e estilos de negociação. Teoria de estilos a sua argumentação. Negociação com pessoas de diferentes estilos. O perfil do gestor como negociador. O processo da negociação com Governo: elementos e fases. Principais modelos de negociação. Negociações complexas e em diferentes culturas.

Orçamento e Relações Intergovernamentais

Características dos sistemas federativos. Teoria do Bem Estar e Federalismo Fiscal. O sistema federativo brasileiro ao longo da história. Atribuição de competências tributárias e de responsabilidades de gasto no federalismo brasileiro. O sistema de transferências intergovernamentais. Relações fiscais federativas: um exame das estruturas de receitas e despesas dos governos estaduais e municipais.

Processo Legislativo

O processo político; Fluxo de poder; Fluxos de ideias; O papel do cidadão e da sociedade civil no jogo parlamentar. Ética na atividade político-parlamentar: financiamento de campanhas política. Câmara dos Deputados. Senado Federal. Colégio de líderes. Quóruns. Atores do Processo Legislativo. Fiscalização da Sociedade.

Sistema Político Brasileiro

Exame das relações entre Estado e sociedade no Brasil contemporâneo. Estudo da trajetória do Estado nacional republicano para entendimento da estrutura e do funcionamento do sistema de representação política. Dinâmica das relações de poder entre os diferentes atores políticos, seus comportamentos e estratégias de ação.

Sistema Tributário Brasileiro

Visão geral e histórica do sistema tributário brasileiro. Características dos principais tributos nacionais. Vinculação de receitas tributárias. Distorções do sistema tributário nacional. Propostas de reforma tributária.

Relações Internacionais e o Impacto nos Negócios

Integração econômica: acordos multilaterais e acordos regionais/plurilaterais: ameaças e oportunidades empresariais. Acordos comerciais e as cadeias globais de valor. Novas características dos acordos em negociação no século XXI e seu impacto sobre os negócios. O sistema de Bretton Woods: montagem, efeitos e decadência. O fim da Guerra Fria e seus desdobramentos políticos e econômicos. Novos limites para a atuação dos estados nacionais. Impactos da ascensão dos países emergentes. A necessidade de uma nova governança global e as dificuldades de sua negociação. O posicionamento estratégico do Brasil e efeitos sobre as empresas brasileiras.

Ética e Sustentabilidade

Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Desafios éticos. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva.

Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.

Inovação e Gestão do Conhecimento

Inovação e conhecimento como diferencial estratégico. Modelos para inovação. Gestão do conhecimento como fator de sustentabilidade da organização e de inovação. Estratégias para aprendizagem contínua e compartilhamento do conhecimento. Processo de Gestão do Conhecimento.

Investimento

Até 23/04/2025

  • R$ 32.985,45 à vista ou até 36x de R$ 1.084,74

Até 22/05/2025

  • R$ 33.968,45 à vista ou até 36x de R$ 1.117,07

Até 23/06/2025

  • R$ 34.953,45 à vista ou até 36x de R$ 1.149,46

Público-alvo

Recomendado para profissionais e gestores com:
  • Distintas formações intelectuais, interessados nessa área de relações governamentais e que estejam dentro ou fora do serviço público e
  • Atuação nessa área, em quaisquer esferas da ação governamental, setor privado de consultorias, escritórios de advogados e profissionais liberais que almejam uma oportunidade para aprofundamento, reflexão crítica e capacitação profissional.
Pré-requisitos:
  • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
  • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

com processo seletivo: análise curricular

processo seletivo com análise curricular

 

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
  • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

*  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.

Contato

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.