MBA em Gestão Financeira: Controladoria, Auditoria e Compliance

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
Brasília, DF
Modalidade: Presencial
Escolha uma unidade da FGV
Dias e horários
Selecione
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
Dias e horários
Selecione
  • Frequência: Quinzenal
    T10 (2025.1) - 2ª e 3ª das 19h às 23h20 - Quinzenal
    Início:24/03/2025
    Data limite de inscrição: 24/03/2025
    Duração: 19 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Presencial

    Cursos presenciais e semipresenciais.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    No cenário atual em que as empresas buscam melhorar a governança corporativa, seus controles e ganhar competitividade para poder crescer de forma sustentável, o MBA em Gestão Financeira: Controladoria, Auditoria e Compliance oferece ferramentas que possibilitam as empresas a transformar o plano estratégico em medidas táticas e operacionais, capazes de gerar valor para os stakeholders.

    Você irá adquirir:
    • Entendimento sobre o planejamento, a execução e o controle das finanças de uma organização;
    • Conhecimento sobre os modernos princípios e técnicas de Finanças, Controladoria, Auditoria e Governança Corporativa.
    Coordenador Acadêmico: Andre Luis Fernandes Limeira
    Programa

    MBA em Gestão Financeira: Controladoria, Auditoria e Compliance

    Auditoria das Demonstrações Contábeis

    Conceitos gerais de auditoria. Normas de auditoria independente. Responsabilidades do auditor. Desenvolvimento do trabalho de auditoria. Evidenciação dos trabalhos de auditoria. Parecer dos auditores independentes.

    Economia Empresarial

    A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia.

    Gestão e Controle dos Riscos Corporativos


    Gestão e Controle dos Riscos: conceitos, estruturas. Principais medidas e ações para o gerenciamento e controle. Requerimento de capitais. Necessidade de uma eficaz gestão e controle dos riscos.

    Contabilidade de Ativos Relevantes

    Principais conceitos relativos às demonstrações contábeis. Contabilização de: Instrumentos financeiros básicos, estoques, imobilizado, propriedade para investimentos, ativos Biológicos e intangíveis (exceto goodwill).

    Contabilidade de Receitas, Contingências e Grupos Empresariais

    Investimento em coligada e controlada. Demonstrações consolidadas. Provisões, ativo e passivo contingente. Receita de vendas e de serviços.

    Gestão Estratégica

    Evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. Formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. Balanced scorecard (BSC).

    Gestão de Tributos

    Sistema tributário brasileiro. Normas gerais da legislação tributária. Regimes de tributação, real, presumido e simples nacional. Tributos e contribuições sobre faturamento e lucro. Imposto sobre a renda da pessoa jurídica. Contribuição Social sobre o lucro Liquido, PIS e Confins.

    Avaliação de Empresas

    Conceito de Valor. Método de fluxo de caixa descontado (FCD). Fluxos de caixa e taxa de desconto. Método da avaliação por múltiplos. Método da avaliação dos direitos contingenciais. EVA, Fusões e Aquisições.

    Análise de Projetos de Investimento

    Aspectos para a análise de projetos de investimentos. Aplicabilidade e limitações dos métodos de análise da viabilidade de um projeto de investimento. Cálculo do risco sistêmico de um ativo. Aplicabilidade dos métodos de análise comparativa e de performance dos projetos de investimentos.

    Contabilidade e Análise das Demonstrações Contábeis

    Contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

    Compliance

    Controle Interno. Compliance. Lei Anticorrupção nº 12.846/13. Decreto 8.420/15. Mapas de Riscos e Programas de Integridade (portarias 909 e 910). Instruções Normativas 1 e 2 (CGU). Consumer Compliance. Aspectos controversos e desafios.

    Controladoria

    Indicadores e sistemas de controle gerencial. Controle gerencial. Impacto das estruturas empresariais no controle. Aplicações gerenciais dos preços de transferência. Relatórios de desempenho financeiro. Variação entre a receita real e orçada.

    Finanças Corporativas

    Visão geral de finanças. Relação risco versus retorno. Determinação dos Fluxos de Caixa. Fundamentos de avaliação de Empresas. Indicadores básicos para análise de viabilidade de investimentos.

    Gestão de Capital de Giro

    Gestão de capital de giro. Estratégias de financiamento e de investimentos em capital de giro. Gestão de disponível. Gestão de recebíveis. Gestão de estoques. Gestão de compras.

    Gestão de Custos




    Contextualização da contabilidade de custos. Conceitos e classificação de custos. Comparação entre os métodos de custeio. Tomada de decisão baseada em custeio variável e atividades [ABC]. Formação de preços baseada em custos.



    Governança Corporativa

    Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. Teoria dos stakeholders; responsabilidade social e reparação social; sustentabilidade corporativa e ética nas relações com stakeholders. Dilemas éticos no processo decisório. Governança corporativa como arquitetura de gestão responsável. Boas práticas de governança e geração de valor.

    Matemática Financeira

    Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.

    Orçamento e Controle

    Conceito e finalidade do orçamento. Mecanismos orçamentários. Elaboração do orçamento nas diversas áreas: orçamento de venda, produção, despesas operacionais por centro de responsabilidade, investimento de capital, despesas e receitas financeiras. Consolidação do orçamento com elaboração: fluxo de caixa, demonstração de resultado e balanço patrimonial. Controle orçamentário cotejando o real com o orçado. Análise e decisão.
    Investimento
    Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.
    Público-alvo
    Recomendado para profissionais de Finanças que queiram maior desenvolvimento na área, profissionais de outras áreas que queiram desenvolver habilidades financeiras e profissionais da área de TI (que trabalhem com módulos financeiros ou contábeis e queiram oferecer melhores serviços aos seus clientes).
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Processo seletivo

    com processo seletivo: entrevista

    • O processo seletivo é composto por entrevista e análise curricular, podendo ser presencial ou virtual, conforme a escolha e disponibilidade do candidato.
    • Na etapa final da inscrição é necessário agendar a entrevista, considerando a opção desejada.
    • A entrevista é o momento para entender como o curso contribuirá para seus objetivos profissionais, alinhando expectativas entre o candidato e a FGV.
    • Cédula de identidade/CPF.
    • Foto digital recente no formato 3x4 (colorida).
    • Diploma do curso de graduação*.

    * Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 
    * Não serão aceitos certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, independentemente da carga horária, que, conforme a Resolução CES nº 1/2017, 22 de maio de 2017, não correspondem a diploma de graduação nem permitem matrícula em cursos de pós-graduação lato sensu. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.