MBA Executivo em Administração: Gestão de Clínicas, Hospitais e Indústrias da Saúde

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
Brasília, DF
Modalidade: Presencial
Escolha uma unidade da FGV
Dias e horários
Selecione
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
Dias e horários
Selecione
  • Frequência: Quinzenal
    T16 (2024.1) - Sábado das 8h às 17h40 - Quinzenal
    Início:25/05/2024
    Data limite de inscrição: 25/05/2024
    Duração: 18 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Presencial

    Cursos presenciais e semipresenciais.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    O programa do MBA em Gestão de Clínicas, Hospitais e Indústrias de Saúde visa especializar profissionais com competências mais complexas, isto é, com um conjunto de conhecimentos, habilidades e valores exigidos pelo mercado de trabalho.
     
    São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
    • avaliar, de forma abrangente e de longo prazo, os cenários macro e microeconômico, financeiro, mercadológico, político e sociocultural;
    • compreender as influências dos macrocenários em regiões, estados, municípios, microrregiões e organizações de saúde;
    • promover um ambiente produtivo de trabalho;
    • liderar e envolver os times;
    • trabalhar com ferramentas de gestão, criação de KPIs, planos de ação e avaliação de resultados;
    • definir, junto aos experts, as melhores tecnologias para obtenção de informações de gestão, saúde e levantamento diagnóstico de acordo com os objetivos estratégicos de cada segmento da saúde;
    • analisar as necessidades dos clientes, pacientes e usuários de forma a entregar serviços/cuidados com resolutividade;
    • conduzir o desenvolvimento e a implementação de protocolos clínicos baseados em evidência;
    • coordenar as equipes com responsabilidade ética e social em conformidade com as regras de compliance;
    • avaliar, desenvolver e propor protocolos de segurança e qualidade de forma a minimizar as intercorrências;
    • trabalhar com cuidados de saúde baseados em valor.

    Aula Inaugural: 17/05/2024 às 19h - Via Zoom

    1° Disciplina: 25/05/2024

    Sujeito a alterações.

    Coordenador Acadêmico: Adriana Maria André
    Programa

    MBA Executivo em Administração: Gestão de Clínicas, Hospitais e Indústrias da Saúde

    Análise das demonstrações contábeis

    Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para gestão (balanço patrimonial – BP, demonstração de resultado do exercício – DRE, demonstração dos fluxos de caixa – FCX e demonstrações das mutações do patrimônio líquido – DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical.

    Assuntos médicos na indústria da saúde

    Visão geral do valor e da parceria estratégica do profissional da saúde dentro das organizações de saúde, em suas diferentes funções. Etapas do desenvolvimento de novas tecnologias e de como estas etapas devem ser interpretadas em um ambiente de negócios. Ciclo de vida de produtos e tecnologias, desde a fase pré-clínica, estudos clínicos, autorização regulatória e sanitária e comercialização. Papel do profissional de saúde dentro das estruturas organizacionais que têm o paciente como seu principal foco.

    Cuidados de saúde baseados em valor

    Desafios do ecossistema de saúde. Definição de valor e seus tipos. Implementação de modelos VBHC; TDABC. Benchmarking, data analytics, dashboards e plataformas de coleta de dados. patient reported outcomes measurement (PROMs), Escalas de escore (standard sets). Implementação e gerenciamento de uma implementação. Padronização e comparação de resultados. Ferramentas de gerenciamento de projetos e novas iniciativas baseadas em scorecard. Iniciativas que adotaram o conceito VBHC, em particular: Suécia, Alemanha, UK, países baixos.

    Estratégia corporativa e de negócios

    Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

    Enfoque jurídico na saúde

    Assessor jurídico como stakeholder. Direito e saúde. Judicialização da saúde. Responsabilidade civil. Relação médico-paciente. Contratos. Terceirização de serviços. Soluções alternativas de resolução de conflitos: mediação e arbitragem. Compliance. Gestão de riscos.

    Estratégias de marketing

    Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

    Finanças corporativas

    Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade
    econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).

    Gestão baseada em evidências na saúde

    Visão geral da importância e da necessidade da tomada de decisão baseada em evidências em saúde, suportando decisões sustentáveis e saudáveis às organizações de saúde. Gestão das decisões em saúde baseadas em evidência científica (evidence-based management in health); geração de evidências – dados (evidence generation data); medicina baseada em evidências e a elaboração e implementação de protocolos na gestão (evidence based medicine and clinical protocols evidence-based); avaliações econômicas em saúde baseadas em evidência (evidence-based economic evaluation of health care programs).

    Gestão clínica e melhores práticas

    Conceitos e melhores práticas – clinical leadership. Ampliação das perspectivas de atuação das lideranças – widening perspectives. Qualidade e segurança do paciente – risk assessment & quality improvement. Métodos de manejo de resultados clínicos, case – disease management. Linhas assistenciais e acesso a redes de assistência – practical level/organizacional culture.

    Gestão da cadeia de suprimentos

    Gerenciamento do suprimento de bens e serviços (em Saúde) com foco no nível de serviço acordado com os clientes internos e na redução do custo total. Agregação de valor para o negócio com a gestão das cadeias de suprimento. Estruturação organizacional da atividade. Melhores práticas na atividade de contratação. Gestão de demanda e estoques. Qualificação e desenvolvimento de fornecedores. Gestão da logística interna. 

    Gestão da jornada do paciente

    Conceito da experiência do paciente. Visão da gestão da experiência dentro da “cadeia” de serviço. Modelo estratégico para excelência do serviço. Roteiro para executar a gestão da experiência. Teoria dos trabalhos a serem feitos. Jornada memorável do paciente.

    Gestão de projetos

    Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.

    Liderança e gestão de equipes

    Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

    Negociação e administração de conflitos

    Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão.

    Plano de negócios em saúde

    Conceito de business plan. Alavancas para criação de valor. Identificação de oportunidades em organizações de saúde e compreensão da alavancagem da oportunidade através da modelagem de negócio. Visão sistemática e concatenada das diversas disciplinas da gestão (análise estratégica-mercadológica, financeira e operacional). Modelos de apresentação de business plan alinhados com a estratégia dos negócios.

    Sustentabilidade em organizações de saúde

    Evolução do conceito de sustentabilidade nos negócios. Capitalismo do stakeholder. ESG. Relevância dos fatores ESG ao redor do globo. ESG no Brasil. Fatores ESG. Questões éticas na gestão de saúde. Boa governança corporativa na indústria da Saúde. Principias desafios e soluções ambientais e sociais na gestão das organizações de saúde. Da teoria à prática: ratings e matrizes ESG aplicados à gestão das organizações de saúde.

    Tecnologias convergentes em gestão da saúde

    Processo de criação e adoção de tecnologias convergentes na saúde. Transformação digital de todo ecossistema de saúde. Estudar modelos estratégicos para gestão de informação aplicada à saúde. Conceitos de big data, analytics, internet das coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e a jornada digital do paciente.

    Workshop em gestão da saúde

    Workshops com executivos dos diversos segmentos do mercado de saúde no Brasil estruturados conforme tópicos específicos. Na primeira parte da aula, será descrito o tópico que será abordado no workshop e os tipos de instituições que estarão presentes. Os alunos serão divididos em grupos para elencarem possíveis estratégias para os assuntos, colocando-se no lugar dos executivos convidados. Após esse preparo, serão realizados os workshops com os executivos. Na sequências os alunos serão novamente reunidos para a consolidação das análises comparativas das experiências dos executivos e as estratégias criadas pelos grupos.
    Investimento

    Até 25/05/2024

    • R$ 33.289,00 à vista ou até 36x de R$ 1.094,72
    Público-alvo
    O curso MBA em Gestão de Clínicas, Hospitais e Indústrias de Saúde é recomendado para profissionais da área da Saúde que queiram empreender nesse segmento ou que atuem ou pretendam atuar na gestão de clínicas, hospitais, operadoras, laboratórios, indústrias farmacêuticas, de materiais e equipamentos médico-hospitalares, gases medicinais, consultorias, instituições de ensino e financiamento na área. 

    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: três anos.
    • Tempo mínimo de experiência profissional: três anos.
     
    Ter maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
    A matrícula neste curso pode requerer, como pré-requisitos de formação e de experiência profissional, tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + palestra

    processo seletivo com análise curricular e palestra

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato e palestra obrigatória;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis e variar de acordo com a demanda e o curso escolhido;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso  de graduação*
    • Histórico escolar de graduação

    *Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. Não serão aceitos para ingresso certificados de cursos superiores sequenciais em formação específica.