MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Agronegócios

Compartilhar
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Modalidade: Online
    Início: 05/02/2024
    Carga Horária:
    432 horas/aula
    Matriculas até: 29/01/2024
    Duração: 14 meses
    Para continuar, escolha a localidade mais próxima de você:
    Visualizar as informações do curso na página
    Para se inscrever em um curso, você deve escolher uma opção acima
    Para baixar o programa em um curso, você deve escolher uma opção disponível
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Online

    Cursos focados na interação e flexibilidade, para você estudar quando e onde quiser.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Agronegócios é estruturado em uma sequência de 18 disciplinas. Entre estas, há 16 disciplinas on-line, incluindo as com temas gerais da Gestão Empresarial e as com temas específicos a agronegócios. Além dessas 16 disciplinas, o curso oferece as disciplinas de abertura e de encerramento, que são estruturadas sob a forma de jogos interdisciplinares, por meio dos quais se tem a oportunidade de interagir e aprender junto com alunos de MBAs de outras áreas de conhecimento da FGV.

    São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
    • utilizar ferramentas empresariais para gestão do agronegócio;
    • elaborar planos estratégicos;
    • avaliar a execução de planos estratégicos;
    • empregar informações do próprio negócio e do mercado na tomada de decisão gerencial;
    • interpretar como as variáveis econômicas influenciam os mercados agropecuários;
    • identificar oportunidades de negócio a partir do entendimento da dinâmica dos mercados internacionais, da influência da pauta ambiental e da utilidade de tecnologias digitais voltadas ao agronegócio;
    • avaliar a viabilidade econômica de projetos no agronegócio a fim de selecionar aqueles com maior potencial de remunerar o investimento.

    Programa

    MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Agronegócios

    ARGo – Alternate Reality Goal


    Autora: profª. Mary Kimiko Guimaraes Murashima, Doutora, PUC.

    Competências transdisciplinares. ESG. Compliance. LGPD.






    Empreendedorismo e Gestão da Inovação

    Autor: Prof. Rafael Cuba Mancebo, Doutor, PUC. 

    Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

    Estratégia Corporativa e de Negócios

    Autor: prof. Murilo Rodrigues, Doutor, Rennes School of Business. 

    Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão.  Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

    Estratégias de Marketing

    Autor: prof. Elson Teixeira, Mestre, UFRRJ.

    Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

    Gestão de Projetos

    Autores: profª. Lorena Veloso, Mestre, European University, e prof. Carlos Freitas, Mestre, UFF. 

    Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.


    Estratégia Competitiva e Organizacional no Agronegócio


    Autor:  Prof. Leonardo Boscolo Cavalheiro Barbosa, Mestre, FGV. 


    Definição de estratégia e vantagem competitiva. Processo de estratégia: diretrizes, análises internas e externas e objetivos. Processo de estratégia: criação da estratégia. Processo de estratégia: implementação e mensuração.








    Aspectos Jurídicos do Agronegócio

    Prof. André Ricardo Passos de Souza, Especialista, MP/BANCO BBM SA. Prof. Evandro Jacóia Faulin, Mestre, UFSCar. Conceitos iniciais do Direito do Agronegócio. Formas societárias e negócios jurídicos aplicáveis ao agronegócio como fatores de sustentação da continuidade e segurança jurídica no agronegócio. Compliance e sua importância na “manutenção da fonte produtora dos rendimentos”. Conceito de “ongoing business e sua importância na gestão de riscos jurídicos no agronegócio. Novo sistema de financiamento privado do agronegócio brasileiro: “uberização”, principais instrumentos, garantias, formalização e questões jurídicas relevantes. Linhas centrais de planejamento tributário/previdenciário como ferramenta de gestão, continuidade (“ongoing business”) e maximização dos resultados positivos dos empreendimentos no agronegócio em benefício dos stakeholders.

    Sustentabilidade no Agronegócio

    Autor:  prof. Francisco Graziano Neto, Doutor, FGV. 






    Economia de baixo carbono e agricultura de baixa emissão de carbono. Legislação e licenciamento ambiental no Brasil. Desafios tecnológicos do agronegócio. Rastreabilidade de alimentos, certificação e mercados sustentáveis. Bioeconomia e agroenergia. Relatórios de sustentabilidade, marketing verde e negócios sustentáveis.



    Agricultura 4.0





    Autores: prof. Rafael Vieira de Sousa, Doutor, Universidade De São Paulo, e prof. Wellington Lopes, Doutor, Universidade De São Paulo. 








    Inovação no agronegócio. Tecnologias aplicadas no agronegócio. Tecnologias presentes nos processos agrícolas. Transformação digital.




    Liderança e Gestão de Equipes

    Autora: profª. Adriana Bortolin, Mestre, Universidade Católica De Santos.

    Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

    Finanças Corporativas


    Autora: profª. Ana Tereza Spinola, Mestre, FGV. 

    Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).





    Transformação Digital


    Autora: profª. Diana Sinclair Branisso, Doutora, PUC. 


    Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.







    Economia dos Negócios




    Autor: Prof. Fabricio Stocker, Doutor, USP.

    Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.



    Formação de Preços Agropecuários

    Autores: prof. Felippe Cauê Serigati, Doutor, FGV, e prof. Roberta Cristina Possamai, Mestre, FGV. 






    Realidade do universo agro. Influência das principais variáveis macroeconômicas para a dinâmica dos preços agropecuários. Interação das políticas macroeconômicas sobre o agronegócio brasileiro.





    Decisões de Custos no Agronegócio



    Autor: prof. Willians Xavier de Oliveira, Mestre, Instituto Universitário De Lisboa.



    Classificação de gastos (custos, despesas e investimentos). Separação entre os resultados do negócio e as informações dos produtos ou serviços. Modelagem da informação contábil sobre custos, sistemas de custeio, decisões baseadas em custos. Integração entre custos e orçamento. Integração entre custos e planejamento.





    Aplicação de Hedge de Preços Agrícolas

    Autor:  prof. Wilson Motta Miceli, Mestre, Centro Universitário Álvares Penteado.



    Gestão de risco de preços agrícolas. Hedge de preços com contratos a termo e futuros. Hedge de preços com contratos de opções. Estratégias de hedge com contratos futuros e opções.




    Viabilidade Econômica de Projetos Agrícolas

    Autor: prof. Wilson Motta Miceli, Mestre, Centro Universitário Álvares Penteado.


    Conceitos de análise econômica e financeira de projetos. Metodologias de avaliação de investimentos no agronegócio. Medidas de desempenho do agronegócio.



    FGV Business Challenge

    Autor: prof. Paulo da Costa Lopes, Doutor, EPS/UFSC.

    Oligopólio. Ferramentas de diagnóstico empresarial. Trabalho em equipe. Tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias. Metas. Melhoria contínua.

    Módulo Internacional

    Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV nos formatos Live e Presencial.

    Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

    * O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA ou Pós-Graduação.

    Seminário de Encerramento

    O MBA Executivo prevê um seminário obrigatório ao final do curso como parte da disciplina FGV Business Challenge. O seminário poderá ser realizado remotamente ou presencialmente nas seguintes localidades: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

    Ao longo do curso, o aluno escolherá de que forma participará do evento e, caso opte pela opção presencial, qual a cidade que melhor lhe atende para a realização do encontro.

    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Público-alvo
    O MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Agronegócios é recomendado para:
    • profissionais que ocupam ou virão a ocupar cargos de administração do agronegócio;
    • prestadores de serviços para esse setor.
    Pré-requisitos do curso:
    • Tempo mínimo de conclusão da graduação: dois anos*.
    • Tempo mínimo de experiência profissional: três anos**.
    *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formação.
    **Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formação.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Online, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.

    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular

    processo seletivo com análise curricular

     

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
    • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

    *  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

    Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.