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Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Presencial
Início: 05/03/2026
Data limite de inscrição: 02/03/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 14 meses)
Frequência: Semanal
4ª e 5ª das 19h às 22h30
Fortaleça a área comercial de diferentes empresas e gere resultados em um mercado competitivo.
  
Com o MBA em Gestão Comercial, você será capaz de liderar a área comercial da sua organização de maneira eficiente. Acessará teorias e ferramentas para melhorar o processo decisório, gerar valor para os consumidores, aprimorar o desempenho da equipe de vendas, além de integrar a área aos demais setores da organização.
  
Enfoque estratégico da performance de vendas
Com o MBA em Gestão Comercial, você será capaz de formular a política comercial da sua organização. Vai planejar ações de social commerce, avaliar o desempenho dos canais de venda, propor melhorias embasadas em análises, prever tendências e desenhar estratégias conforme a legislação atual.
  
Desenvolva competências para atingir as metas da sua organização com a gestão comercial:
  
| Dimensionar equipes de vendas e atribuir responsabilidades aos seus membros.
| Aplicar as tendências modernas de gestão comercial.
| Implementar políticas para desenvolver o engajamento dos colaboradores.
| Extrair o máximo de valor da área comercial da organização.

São necessários pelo menos quatro anos de experiência profissional relevante. O tempo mínimo de conclusão da graduação é de dois anos, podendo ser reduzido caso o candidato tenha maior experiência profissional. Durante o curso, poderão ser disponibilizados textos e vídeos em inglês, por isso é importante que o aluno tenha uma compreensão razoável da língua inglesa.

Sobre o início das aulas:

  • 1ª aula: 04/03/2026
  • Data de início (aula regular): 05/03/2026
Coordenador Acadêmico:

Programa

MBA em Gestão Comercial

Administração de vendas

Implementação das estratégias de venda. Planejamento e gestão da força de vendas. Política de remuneração. Supervisão de vendas. Gestão de conflitos, controles e métricas de venda.

Aspectos legais nas relações de consumo

Elementos e formação da relação de consumo. Resoluções alternativas de conflito nas relações de consumo. Vícios e defeitos dos produtos e serviços. Práticas abusivas empresariais. Publicidade enganosa e abusiva e os seus efeitos. Contrato de adesão e cláusulas abusivas. Dever de informação e desvio produtivo do consumidor. Reparação plena dos danos causados e litigância de má-fé do consumidor.

Big data para vendas

Fundamentos de big data. Big data analytics para apoio à tomada de decisão. Aplicações do big data em vendas. Big data para recrutamento e seleção. Integração de dados off-line e on-line.

Comunicação interpessoal e corporativa

Comunicação humana: elementos, tipos e objetivos. Etapas do processo lógico de comunicação. Barreiras à comunicação humana. Novas abordagens e tendências em comunicação. Comunicação e tecnologia. Comunicação interpessoal. Técnicas de apresentação. Comunicação corporativa e seus objetivos.

Customer experience management e social commerce

Jornada do cliente. Customer experience. Gestão da satisfação dos clientes e fidelização. Introdução ao social commerce. Criação de ações de social commerce.

Desenho e gestão integrada de canais de vendas

Canal de vendas. Tipos de intermediário. Fluxos de canal. Desenho de canal. Gestão de canal. Conflitos de canal. Ações comerciais direcionadas aos canais. Trade marketing.

E-commerce e internet das coisas

Internet e negócios. Multiplicação das operações one stop shop e uso da precificação dinâmica em larga escala. Paradigma da computação em nuvem como suporte à nova era do varejo. Conceitos, plataformas e estratégias de e-commerce. Tendências em e-commerce.

Economia Comportamental e Tomada de Decisão

Campo da Economia Comportamental. Decisões nas organizações. Julgamentos, decisões e racionalidade. Modelo racional de tomada de decisão. Heurísticas e vieses. Percepção e vieses perceptuais. Tomada de decisão nas organizações. Árvores de decisão. Decisões sob risco e incerteza.

Finanças para Não Financeiros

Conceito de finanças. Processo de criação de riqueza nas organizações. Noções gerais de contabilidade e uso dos indicadores de desempenho. Uso da Matemática Financeira como instrumento de medição de valor. Fluxo de caixa. Métodos de avaliação de projetos de investimento. Contabilidade gerencial e análise de custos.

Formação e administração de preços

Papel do preço na estratégia comercial. Ambiente de negócios. Estratégia competitiva e objetivos empresariais. Influência dos fatores mercadológicos sobre a decisão de preços. Importância dos custos na formação do preço. Impacto dos custos financeiro e tributário sobre o preço. Métodos de definição de preços. Políticas e administração de preços.

Gestão de projetos

Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.

Gestão de tributos

Sistema tributário brasileiro. Tributos incidentes no faturamento. Regimes de tributação, real, presumido e Simples Nacional. Tributos e contribuições sobre faturamento e lucro. Imposto sobre a renda da pessoa jurídica.

Liderança de Equipes de Alto Desempenho

Conceito e teorias de liderança. Modelos de liderança contingencial. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Liderança de equipes de alto desempenho. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes. Líder-coach. Inteligência emocional e competências do líder eficaz.

Mídias digitais e vendas

Fundamentação sobre mídias digitais. Vendas digitais. Ferramentas mobile de ativação e relacionamento com clientes. Google Ads. Search engine optimization (SEO).

Negociação e administração de conflitos

Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão.

Workshop de planejamento de vendas & marketing

Composto de marketing. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing. Comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de segmentação e estratégias de posicionamento. Reconfiguração das políticas de marketing, vendas e relacionamento com os clientes tanto no ambiente tradicional quanto no ambiente digital. 

Workshop em formulação da política comercial

Diagnóstico da atuação comercial da empresa. Principais etapas da formulação da política comercial. Elaboração da política comercial. Apresentações da política comercial da empresa.

Workshop em sales analytics

Sales analytics. Monitoramento de vendas. Sistemas analíticos de venda. Previsão de tendências e resultados de venda. Métricas de sales analytics. Relatórios e painéis de sales analytics. Gestão de equipes pelo processo de sales analytics.

Investimento

Até 19/12/2025

  • R$ 47.979,78 à vista ou até 36x de R$ 1.577,84

Até 06/02/2026

  • R$ 48.939,38 à vista ou até 36x de R$ 1.609,39

Até 05/03/2026

  • R$ 49.918,16 à vista ou até 36x de R$ 1.641,58

Público-alvo

| Graduados em qualquer área do conhecimento que atuam ou desejam atuar na área comercial e de vendas, em diferentes segmentos.
| Gestores de equipes comerciais com interesse em conhecer tendências modernas aplicadas à gestão comercial.
| Empreendedores em busca de gerar mais valor com a área comercial.
  
Pré-requisitos:
  
| Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
| Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*
  
*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

O processo seletivo é composto pela participação do candidato em uma Reunião de Orientação Acadêmica. As Reuniões têm como referência os critérios de seleção definidos pelos coordenadores acadêmicos de cada programa. Nesta reunião será avaliado qual é o melhor programa para o seu momento de carreira e os pré-requisitos de ingresso. Caso o candidato não seja aprovado para o curso que se inscreveu, será orientado a realizar um programa que esteja alinhado ao seu perfil.
Atenção!
  • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição.
  • Após preencher a ficha de inscrição, você já pode agendar sua Reunião de Orientação Acadêmica no dia e horário que preferir.
  • É importante que você tenha incluído o link para seu perfil no LinkedIn na ficha ou, alternativamente, enviado seu currículo atualizado (em formato Word ou PDF) para processoseletivo.cursossp@fgv.br
  • Se precisar reagendar, basta clicar no link disponível no e-mail de confirmação do seu agendamento.
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
Importante: o prazo limite de inscrição é informado no site. Candidatos que se inscrevem próximo a data limite devem ter ciência que o resultado do processo seletivo também será disponibilizado próximo ao início do curso. Casos de ingressantes após a data estipulada, é importante atentar-se que a primeira disciplina já iniciada entrará como trancada, sendo necessário o cumprimento da mesma posteriormente.
  • CÉDULA DE IDENTIDADE
  • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
  • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO
  • FOTO RECENTE 3 X 4 (COLORIDA)

Contato

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