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Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Semipresencial (Blended)
Início: 06/05/2026
Data limite de inscrição: 06/05/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 18 meses)
Frequência: Semanal
T01 (2026.1) Presencial 5ª, 6ª 19h às 23h20 e Sábados 08h às 17h40| Ao vivo 4ª e 5ª 18h30 às 22h50
MBA em Gestão: Industrial – aprenda a implementar técnicas de produção inovadoras e aumente a competitividade em negócios do setor industrial.

Com o MBA em Gestão: Industrial, você vai compreender os impactos da inovação tecnológica no contexto industrial. Por meio de conteúdo prático e multidisciplinar, desenvolverá visão holística das atividades empresariais, sendo capaz de identificar e prospectar tendências no contexto da indústria 4.0.

Gestão de operações com enfoque estratégico
No MBA em Gestão: Industrial, você vai criar estratégias de otimização da produtividade por meio de aspectos econômicos, organizacionais e humanos. Além disso, será capaz de aprimorar o processo industrial, reduzindo custo e aumentando velocidade, pontualidade e flexibilidade de operação, considerando ainda a responsabilidade social e ambiental.

Desenvolva competências para criar iniciativas ágeis no setor industrial.

| Identificar as capacidades inovativas da empresa industrial para enfrentar cenários complexos.
| Avaliar as vantagens competitivas e os ganhos econômicos gerados pela operação.
| Desenvolver processos para sistematizar a análise de resultados na tomada de decisões.

A metodologia do MBA Blended Multicampi proporciona uma experiência única dos formatos presencial e live. No formato presencial você terá oportunidade de trocar conhecimento com profissionais de diversas áreas. Já nas disciplinas Live, você se conecta com alunos de diferentes unidades da FGV ampliando seu networking.

DINÂMICA DAS AULAS

Aulas Presenciais: 9 disciplinas a serem cumpridas na modalidade* | Frequência Mensal | Aulas 5ª, 6ª feiras (19h às 23h20) e Sábados (08h às 17h40) na unidade FGV Brasília.

*Apenas uma disciplina estudada por mês, com 3 encontros presenciais.

Aulas Live: 9 disciplinas a serem cumpridas na modalidade* | Frequência Semanal | Aulas 4ª e 5ª das 18h30 às 22h50 realizadas ao vivo por web conferência, através da plataforma Zoom.

*Apenas uma disciplina estudada por mês, com 5 encontros por webconferência.

AMPLIE SEU CONHECIMENTO

Aluno do curso de MBA Blended Multicampi da FGV, poderão cursar gratuitamente, três disciplinas adicionais no formato on-line:

  • Fundamentos da Inteligência Artificial (disponível até 31/07/2026);
  • Tendências em Gerenciamento de Projetos;
  • Liderança e Motivação.

Ao concluir as disciplinas extras, será possível emitir uma declaração de participação digital.

Não perca a oportunidade de adquirir novas competências. Inscreva-se!

1° Disciplina: 06/05/2026

Sujeito a alterações.

Programa

MBA em Gestão: Industrial

A Gestão Estratégica de Curto Prazo e a Ferramenta APS

Interligando estratégias e decisões do dia a dia: o papel dos sistemas avançados de planejamento. Sequenciamento da produção. Programação das atividades na produção sob encomenda. Processos de implantação de sistemas avançados de planejamento na indústria: fatores críticos de sucesso. Advanced Production Scheduling.

Economia dos negócios

Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.

Empreendedorismo e gestão da inovação

Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

Estratégia corporativa e de negócios

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

Estratégias de marketing

Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

Finanças corporativas

Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade
econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).

Gestão de materiais

Do MRP ao SCM, a gestão integrada da cadeia de suprimentos. Abordagem Lean Manufacturing para gestão da cadeia de suprimentos. Dimensionamento de estoques aplicabilidade das diferentes abordagens. Problemas de implantação.

Gestão de operações e transformação digital na indústria 4.0

O escopo da Gestão de Operações. A contribuição das operações para a vantagem competitiva e para o ganho econômico. Indicadores de desempenho (KPIS). As capacidades inovativas da empresa: os sistemas técnico-físicos e suas novas configurações; a capacitação humana e organizacional. Introdução ao Pensamento Enxuto e a Teoria das Restrições. Os diferentes tipos de sistemas de produção e serviços. Fronteiras do conhecimento na área de gestão de operações: os cinco domínios da transformação digital; as tecnologias da quarta revolução industrial; a internet das coisas. Os desafios da produção e da logística no mundo pós Pandemia Covid 19: sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Gestão de Processos para a Qualidade dos Produtos

Conceito e contextualização da gestão dos processos e da qualidade. Gestão, modelagem e custos do processo. Indicadores de desempenho e metas. Ferramentas para a qualidade. Abordagens para manutenção de equipamentos: a visão Lean – Total Productive Maintenance (TPM) – e outros métodos. Programas para a gestão da qualidade. Metodologia Seis Sigma. Controle estatístico de processos. Certificados de qualidade e certificação de produtos.

Gestão de projetos

Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.

Jogo de negócios

Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e revisão de estratégias.

Lean manufacturing


Mentalidade enxuta e mudança cultural. Principais ferramentas do Lean para estabelecer o fluxo puxado, nivelado e contínuo. O mapeamento do fluxo de produção. Processo de implantação.

Liderança e gestão de equipes

Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

Logística integrada na cadeia de suprimentos

Introdução aos fundamentos logísticos. Visão da logística como estratégia e como operação. Os trade-offs tradicionais e contemporâneos: compras, armazenagem e transporte. Escolha dos modais de transporte para cada segmento de mercado. O que buscar através da Distribuição, Tipos de Canais de Distribuição, Estudo do Varejo, Estudo do Atacado e Estudo de Sistemas Atualizados de Apoio à Distribuição. A importância do intermediário na cadeia de suprimentos. Logística verde, logística reversa e economia circular.

Teoria das restrições

Teoria das Restrições para o aperfeiçoamento contínuo dos processos; Cinco passos da Teoria das Restrições; Gestão do recurso crítico de capacidade; o Método DBR - Drum / Buffer / Rope (Tambor / Pulmão / Corda); Fenômeno das flutuações aleatórias e eventos dependentes.

Throughput accounting


Contabilidade de Ganhos (Throughput accounting) - o processo decisório da Teoria das Restrições; Três medidas globais de desempenho e suas relações matemáticas; Contabilidade de ganhos versus a contabilidade de custos; Critério de maximização ganhos da empresa.

Transformação digital

Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.

Workshop de solução de problemas

Metodologia para desenvolvimento de projetos voltados para ganhos de produtividade e competitividade na indústria. Métodos de solução de problemas. As ferramentas de qualidade. A aplicação do A3 em situações reais.

Investimento

Até 11/03/2026

  • R$ 34.634,72 | 36X R$ 1.138,98

Até 10/04/2026

  • R$ 35.666,87 | 36X R$ 1.172,92

Até 06/05/2026

  • R$ 36.701,12 | 36X R$ 1.206,93

Público-alvo

| Profissionais com experiência industrial em produção, manutenção, qualidade, logística e planejamento que atuam ou desejam atuar com gestão de operações.
| Empreendedores e consultores autônomos que buscam diferenciais na área de gestão de operações.

Pré-requisitos

| Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
| Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*

*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

com processo seletivo: entrevista

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Identidade/CPF.
  • Foto digital 3x4 (colorida).
  • Diploma do curso de graduação*.

 

* Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 
* Cursos superiores sequenciais de formação complementar não correspondem a diploma de graduação. 

Contato

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