MBA em Marketing e Mídias Digitais
Advocacy, Relações de Consumo e Propriedade Intelectual
Advocacy. Histórico das relações de consumo. Princípios e conceitos. Política nacional das relações de consumo. Direito básico. Responsabilidade civil. Prevenção e reparação de danos. Propriedade intelectual.
Criação, Desenvolvimento e Gestão de Produtos e Marcas
Níveis de produtos. Plano de lançamento de novos produtos. Carteira de produtos. Estratégias de marcas.
Customer Experience Management
Comunicação, Planejamento e Convergência de Mídias
Papel estratégico de comunicação de marketing. Dinâmica e diferentes ferramentas do composto de comunicação de marketing: aplicações e limites. Crossmídia e transmídia. Planejamento de comunicação integrada de marketing. Estratégias de comunicação e convergência de mídia como fonte de vantagem competitiva para as empresas. Revisão de briefing. Compra de mídia off-line e on-line: tradicional e programática. Métricas de mídia. Cálculo dos custos e retornos financeiros e comerciais de uma estratégia de comunicação.
Consumo e Processo Decisório da Compra
Teorias da racionalidade econômica, comportamental, psicanali´tica, social, antropolo´gica e cognitivista. Fatores de influência no comportamento de compra nos diferentes mercados: consumidor, organizacional e governamental. Tipos de compra e processo deciso´rio de consumo. Comportamento do consumidor organizacional. Perfil do comportamento do/a consumidor/a brasileiro/a. Papéis sociais, personalidades e estilos de vida de consumidores/as na internet.
Estratégias de Distribuição Omnichannel e Trade Marketing
E-Commerce e Modelos de Negócios Digitais
Estratégias de Precificação de Produtos e Serviços
Estratégias de formação de preços em função dos produtos, mercados e ambientes econômico-sociais. Elasticidade da demanda. Yield management para serviços. Influência dos fatores mercadológicos nos preços. Importância dos custos na formação de preços. Estratégias de formação de preços.
Finanças para Não Financeiros
Gestão de serviços
Gestão de Vendas
Vendas na estratégia de marketing. Pressupostos básicos da política comercial. Administração e controle de vendas. Visão estratégica da estrutura e das funções de vendas. Busca do melhor mix entre clientes, produtos e territórios. Medidas de desempenho na avaliação da carteira de clientes e da equipe de vendas.
Inteligência e Pesquisa de Marketing
Informação de marketing e processo de pesquisa. Planejamento da organização, cronograma e orçamento da pesquisa de marketing. Planejamento de coleta de dados. Métodos quantitativos e qualitativos de tratamento de dados. Produção de relatório final de pesquisa.
Métricas de Marketing
Marketing como atividade estratégica e gerencial. Aplicação das diversas métricas de marketing como justificativa das ações que envolvem as opções de segmentação, posicionamento e do composto de marketing em si.
Marketing de Busca
Search engine marketing: anúncios e otimização de sites. Políticas essenciais dos mecanismos de busca. Planejamento de ações de links patrocinados. Ad sense. Blackhat SEO. Gestão de campanhas de links. Meta tags. Mercado e tendências em marketing de busca.
Mobile marketing
Mídias Sociais: Planejamento, Implementação e Monitoramento
Redes sociais: história, conceitos e princípios básicos. Capital social e influenciadores digitais. Ecossistema de mídias sociais. Planejamento de presença e ações em mídias sociais. Régua de conteúdo e publicação. Relacionamento e SAC 2.0. Monitoramento pleno e parcial de mídias sociais.
UX: User Experience e Plataformas Digitais
Experiência do/a usuário/a: usabilidade, acessibilidade, design e arquitetura da informação. Padrões web. Conveniência como valor competitivo. Implicações legais de acessibilidade. Testes e metodologias de avaliação. Modo que os usuários usam sites: desktop e mobile. Extração de inteligência com a experiência do/a usuário/a. Estudos de sites para desktop e mobile. Prototipação em papel e com ferramentas digitais. Wireframes: tipos e ferramentas. Jornada do/a usuário/a.