MBA em Economia Comportamental

Compartilhar
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Modalidade:
    Live
    Início: 04/04/2022
    Carga Horária:
    432 horas/aula
    Matriculas até: 28/03/2022
    Duração: 16 meses
    Para continuar, escolha a localidade mais próxima de você:
    Visualizar as informações do curso na página
    Para se inscrever em um curso, você deve escolher uma opção acima
    Para baixar o programa em um curso, você deve escolher uma opção disponível
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Aulas ao vivo por webconferência
    No decorrer das disciplinas, você obterá familiarização com os principais estudos na área, as lições aprendidas e as limitações e implicações, tanto em relação à tomada de decisão individual quanto em relação à tomada de decisão governamental ou empresarial.
    Você irá adquirir:
    • conhecimento sobre os principais insights, conceitos e ferramentas das ciências comportamentais para a tomada de decisão por parte dos agentes econômicos e
    • visão ampla sobre a aplicação dos conceitos e das ferramentas dessa área de conhecimento em diferentes contextos, entre os quais podemos citar comportamento do consumidor, estratégias de marketing, finanças, estratégias de negociação, mercado de seguros, gestão empresarial e pesquisas em geral que envolvam o comportamento humano.

    Clique aqui para acessar o programa e o cronograma completo do curso.

    Aulas semanais - 2ª e 3ª - das 19 às 22h20min.

    Público-alvo
    Recomendado para profissionais que são gestores ou especialistas, com atuação nas áreas de Finanças, Marketing, Recursos Humanos e Estratégia Corporativa, nas esferas pública e privada, no terceiro setor e pesquisadores que desejam aprofundar-se nas áreas de ciências comportamentais e experimentais.
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Coord. Acadêmico: Rafael Moreira Guimaraes
    Doutor em Administração; Mestre em Gestão Empresarial; e Pós-graduado em Marketing, títulos obtidos pela Fundação Getúlio Vargas (RJ). Profissional com larga experiência nas áreas de Planejamento, Consultoria, Marketing, Gestão e Regulação.
    Coord. Acadêmico: José Gustavo Féres
    Mestre em Economia Matemática e Econometria - Université de Toulouse I Sciences Sociales (2000) e doutorado em Economia - Université de Toulouse I Sciences Sociales (2007). Atualmente é Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e professor da Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV/EPGE).
    Programa

    MBA em Economia Comportamental

    Ciências Comportamentais e Percepção de Risco

    Introdução ao mercado de seguros. Mercado de seguros: anomalias do lado da demanda. Mercados de seguros: anomalias do lado da oferta. Futuro do mercado de seguros.

    Comportamento do Consumidor

    Comportamento do consumidor e estratégia de marketing. Influências externas. Influências internas. Processo de decisão de consumo.

    Decisões Estratégicas em Organizações

    Introdução às decisões estratégicas empresariais. Excesso de confiança. Influências motivacionais e emocionais na tomada de decisões. Negociação.

    Design Thinking e as Ciências Comportamentais

    Design thinking: princípios, métodos e processos. Co-criação: desafios e oportunidades. Abordagem cognitiva do processo de design.

    Economia Comportamental e Funcionamento dos Mercados

    Funcionamento dos mercados sob a perspectiva da economia comportamental. Mercado de trabalho: oferta de mão de obra, produtividade e qualidade do trabalho. Economia comportamental e o mercado imobiliário. Economia comportamental, ciclo de vida e decisões de poupança.

    Economia Comportamental, Neuromarketing e Decisões de Consumo

    Neuromarketing: conceitos básicos. Neuromarketing e estratégias de marketing. Economia comportamental, influências internas e decisões de consumo. Heurística nas decisões de consumo.

    Economia Comportamental e Políticas Públicas

    Políticas públicas: conceitos básicos. Políticas públicas, incentivos e comportamento dos agentes econômicos. Arquitetura da escolha: a importância do contexto.

    Economia Empresarial e Comportamento dos Agentes Econômicos

    Modelo de oferta e demanda. Políticas públicas e seus efeitos nos mercados. Comportamento das empresas e estrutura de mercado. Economia do setor público.

    A Economia no Laboratório: Experimentos Econômicos e as Ciências Comportamentais

    Economia experimental: princípios básicos e conceitos. Experimentos e a psicologia da tomada de decisões. Experimentos e preferências sociais. Experimentos e decisões financeiras.

    Economia e Psicologia

    Economia Comportamental: história e controvérsias. Heurística e escolhas complexas. Utilidade e preferências do consumidor. Percepção de risco, contabilidade mental e framing. Papel das emoções. Preferências sociais.

    Finanças Comportamentais II

    Neuroeconomia e finanças comportamentais. Experimentos em finanças comportamentais. Oficina de experimentos em finanças comportamentais.

    Finanças Comportamentais I

    Eficiência de mercados: definição, evidências e críticas. Economia comportamental e psicologia dos investidores. Anomalias existentes no mercado financeiro.

    Neuroeconomia

    Neurociências e Neuroeconomia. Fundamentos psicológicos e neurais das preferências econômicas. Mecanismos neurais da escolha. Preferências sociais.

    Psicologia dos Incentivos

    Visão econômica dos incentivos. Incentivos monetários e não-monetários. Capital social.

    Teoria dos Jogos Aplicada às Ciências Comportamentais

    Princípios básicos de teoria dos jogos. Problemas de coordenação. Reputação e sinalização. Escolhas intertemporais.

    Avaliação de Empresas

    Conceito de Valor. Método de fluxo de caixa descontado (FCD). Fluxos de caixa e taxa de desconto. Método da avaliação por múltiplos. Método da avaliação dos direitos contingenciais. EVA, Fusões e Aquisições.

    Finanças Corporativas

    Visão geral de finanças. Relação risco versus retorno. Determinação dos Fluxos de Caixa. Fundamentos de avaliação de Empresas. Indicadores básicos para análise de viabilidade de investimentos.

    Matemática Financeira

    Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
    Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.

    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular

    processo seletivo com análise curricular

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado;
    • Caso necessário, o candidato poderá ser convidado a participar de uma entrevista.
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso  de graduação*
    • Histórico escolar de graduação

    *Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. Não serão aceitos para ingresso certificados de cursos superiores sequenciais em formação específica.

Contato

To prevent automated spam submissions leave this field empty.