Observação: este site inclui um sistema de acessibilidade. Pressione Control-F11 para ajustar o site para pessoas com deficiências visuais que usam um leitor de tela; Pressione Control-F10 para abrir um menu de acessibilidade.

Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
O curso Formação Executiva em Inteligência Comercial possibilita às pessoas participantes o desenvolvimento de uma visão estratégica da área comercial que lhes permitirá propor alternativas diferenciadas de atuação na área de vendas baseadas no planejamento, na implementação de canais digitais de acesso ao mercado, na gestão do relacionamento com clientes e em técnicas de negociação. 
 
Competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
  • reconhecer a importância do gerenciamento de relacionamentos duradouros com clientes;
  • estabelecer objetivos e metas para a área de vendas, a partir de um planejamento ambicioso e realista;
  • analisar o impacto das novas tecnologias e dos novos formatos de negócios na comercialização de produtos e serviços;
  • analisar os impactos da análise racional e da avaliação na condução da negociação para vendas.

 

Quer entender o que é o Curta Live?Clique aqui para assistir o vídeo. 

Avaliação e metodologia: 

Os cursos Curta FGV Live têm atividades avaliativas que visam à prática do conteúdo trabalhado. Essas atividades, a critério do professor, podem ser individuais ou em grupos e validam a certificação do curso. 

Aulas com interação em tempo real via webconferência e ficarão gravadas e disponíveis por 100 dias para que você possa rever o conteúdo apresentado durante o curso. 

 ENCONTRO COM O COORDENADOR - 13/05/2025 às 18h30

Dias das aulas: 

Gestão do Relacionamento em Vendas ​ - 14, 15, 21 e 22/5

Negociação para Vendas ​ - 28 e 29/5, 04 e 05/6

Planejamento de Vendas ​ - 11, 12, 18 e 25/6

Vendas no Ambiente Digital ​ - 26/6, 02, 03 e 09/7

 

4ª e 5ª das 18h30 às 22h. 

 

Corpo docente:

Mauricio de Maldonado Werner Filho         

Alfredo Luis Bravo     

Claudio José Tomanini

Ulysses Alves dos Reis                       

 

Para mais informações, contate nossos consultores.

Coordenador Acadêmico:

Programa

Formação Executiva em Inteligência Comercial

Gestão do Relacionamento em Vendas

Módulo 1 – Construção de valor por meio do relacionamento com clientes
  • Qualidade
  • Satisfação
  • Confiança
  • Comprometimento
  • Processo e mensuração de satisfação do cliente
Módulo 2 – Ferramentas de suporte à construção da lealdade
  • Ferramentas de CRM
  • Ferramentas de loyalty
  • Mapeamento da jornada do cliente
  • Ferramentas de customer success
Módulo 3 – Métricas de mensuração da lealdade
  • Churn rate – saída de clientes
  • Client Lifetime Value (CLTV)
  • Net Promoter Score (NPS)
  • Índice de Esforço do Cliente – Customer Effort Score (CES)
Módulo 4 – Estratégias de CRM
  • Metodologia de implementação do CRM e de estratégias de fidelização
  • CRM analítico, operacional e colaborativo
  • Social CRM

Negociação para Vendas

Módulo 1 – Aspectos conceituais associados ao processo de negociação 
  • Características do bom negociador 
  • Estrutura e abordagens de negociação 
  • Objetivos da negociação 
  • Definição do perfil desejado
Módulo 2Negociação: aspectos relacionais 
  • Hierarquia e status
  • Condicionantes culturais 
  • Modelos de estilo e comportamento dos negociadores 
  • Consenso e relacionamentos
Módulo 3Negociação: aspectos substantivos 
  • Tangíveis e intangíveis 
  • Objeto substantivo 
  • Metas e resultados reais 
  • Risco e incerteza 
  • Qualidade e acordo de níveis de serviço
Módulo 4Negociação: aspectos processuais de execução 
  • Estratégia, técnica, tática e estilo do negociador 
  • Desenvolvimento da negociação 
  • Encerramento e implementação do acordo 
  • Definição do tipo de liderança.

Planejamento de Vendas

Módulo 1 – Análise do mercado 
  • Ferramentas de análise do ambiente 
  • Variáveis controláveis e incontroláveis, externas e internas
Módulo 2 – Previsão de vendas 
  • Estimativa do potencial de mercado e de vendas
  • Dificuldades das previsões
  • Métodos de previsão de vendas
Módulo 3Objetivos e metas de vendas
  • Relação entre potencial, previsão e objetivo
  • Determinação e características dos objetivos e das metas bem definidas 
  • Estimativa do potencial de mercado e de vendas
Módulo 4Estratégias de inovação, competição e crescimento 
  • Territórios e rotas
  • Preço, condições e formas de pagamento
  • Remuneração de vendedores
Módulo 5Orçamento de vendas
  • Avaliação do esforço, do desempenho e dos resultados de venda
  • Análise dos custos de comercialização 
  • Controle da rentabilidade das vendas e das contas
Módulo 6 – Proposta de orçamento

Vendas no Ambiente Digital

Módulo 1Ambiente digital
  • E-commerce 
  • Internet das coisas
  • Tecnologias de apoio à decisão 
Módulo 2Operacionalização
  • Cross-border 
  • Vendas on-line
  • Logística para vendas digitais 
  • Segurança 
  • Sistemas de pagamento 
  • Métricas digitais 
Módulo 3Evolução continuada
  • Desintermediação 
  • Produtos e serviços substitutos 
  • Mecanismos de venda on-line
  • Mobile e social commerce
  • Análise preditiva 
Módulo 4 – Oportunidades, operação e avaliação
  • Serviços on-line
  • Cauda longa
  • Marketplace
  • Estratégias de operacionalização
  • Análise de ações propostas

Investimento

Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.

Formas de Pagamento:

» Boleto Bancário (com Juros) ou Cartão de Crédito (sem juros) (Visa e Mastercard).

» Condições especiais para:
•  Ex-aluno FGV (10%) no ato da inscrição 
•  Colaborador de empresa parceira da FGV (10%) no ato da matrícula

*Condições não cumulativas.

Público-alvo

O curso Formação Executiva em Inteligência Comercial é recomendado para profissionais que:
  • atuam ou desejam atuar nas áreas comercial, de marketing e de vendas de empresas de qualquer porte que têm interesse em desenvolver uma visão estratégica da área;
  • desejam aperfeiçoar as suas competências negociais para propor estratégias comerciais e de venda.

Certificado

Badge FGV
Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

Ao ser aprovado no curso Curta e Média Live você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias após o encerramento do curso.

Processo seletivo

Processo Seletivo CMD Live

Contato

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.