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Estou fora do Brasil
Modalidade: Live

Início: 14/05/2025
Data limite de inscrição: 08/05/2025
Carga Horária: 64 horas/aula
(Duração: 8 semanas)

Onde você quer realizar suas provas?
O curso Formação Executiva em Bens Culturais: Mercados da Cultura tem como proposta desenvolver no estudante o entendimento de estratégias eficazes e uma compreensão aprofundada da gestão cultural. Partindo do reconhecimento de que a área cultural representa uma parcela significativa da economia brasileira, o curso visa capacitar os profissionais para atuarem de forma assertiva nesse mercado promissor.

Ao longo do curso, os participantes desenvolverão competências essenciais para navegar no complexo ramo da cultura. Eles serão capazes de: analisar os mercados culturais, adaptando-se às transformações econômicas e tecnológicas contemporâneas; elaborar planejamentos estratégicos para empreendimentos culturais, aproveitando as oportunidades e enfrentando os desafios do mercado; analisar a viabilidade de oportunidades mercadológicas, integrando aspectos fundamentais da história, economia e cultura nas suas avaliações.

Competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
  • analisar os mercados culturais, os seus desdobramentos e adaptações diante das transformações econômicas e tecnológicas contemporâneas;
  • elaborar um planejamento estratégico para empreendimentos culturais;
  • elaborar análises de viabilidade de oportunidades mercadológicas com base na compreensão de aspectos estruturantes da história, da economia e da cultura.

 

Quer entender o que é o Curta Live?Clique aqui para assistir o vídeo. 

Avaliação e metodologia: 

Os cursos Curta FGV Live têm atividades avaliativas que visam à prática do conteúdo trabalhado. Essas atividades, a critério do professor, podem ser individuais ou em grupos e validam a certificação do curso. 

Aulas com interação em tempo real via webconferência e ficarão gravadas e disponíveis por 100 dias para que você possa rever o conteúdo apresentado durante o curso. 

 ENCONTRO COM O COORDENADOR - 13/05/2025 às 18h30

Dias das aulas: 

Plano de Negócio Cultural ​ - 14, 15, 21 e 22/5

Cultura, Economia Criativa e Território ​ - 28 e 29/5, 04 e 05/6

Sociedade Brasileira e Indústrias Culturais ​ - 11, 12, 18 e 25/6

Panorama Internacional de Políticas Culturais ​ - 26/6, 02, 03 e 09/7

 

4ª e 5ª das 18h30 às 22h. 

 

Corpo docente:

Profa. Dra. Ana Letícia Fialho

Dra. Eliana Costa

Prof. Dr. Bernardo Buarque           

Profa. Dra. Lia Calabre

                  

Para mais informações, contate nossos consultores.

Coordenador Acadêmico:

Programa

Formação Executiva em Bens Culturais: Mercados da Cultura

Cultura, Economia Criativa e Território

Módulo 1 – Conceitos e definições
  • Evolução do conceito de Economia Criativa
  • Princípios: diversidade cultural, inovação, sustentabilidade e inclusão social
  • Apropriação do conceito no Brasil
Módulo 2 – História e contemporaneidade
  • Histórico, continuidades e rupturas na implantação de políticas públicas e ações de estímulo à Economia Criativa no Brasil
  • Princípios da Economia Criativa no Brasil e a sua influência na definição de abordagens setoriais e territoriais de desenvolvimento
Módulo 3 – Cases para análise
  • Casos ilustrativos de programas/ projetos setoriais e territoriais em desenvolvimento no país e no mundo
  • Redes e sistemas produtivos de Economia Criativa voltados para o desenvolvimento
Módulo 4 – Indicadores e horizontes
  • Dados da Economia Criativa no Brasil e no mundo
  • Mensuração de impacto de processos de Economia Criativa
  • Caminhos para o fortalecimento da Economia Criativa no Brasil

Panorama Internacional de Políticas Culturais

Módulo 1 – Marcos históricos internacionais da construção de políticas culturais no século XX
  • Espanha e Inglaterra
  • França
  • América Latina
Módulo 2 – Papel da Unesco na construção e consolidação do conceito de cultura dentro do campo das políticas públicas
  • Anos 1960 e 1970 – proposição do tema das políticas culturais aos países membros
  • Direito e cidadania culturais
  • Encontros regionais sobre políticas culturais
Módulo 3 – Anos 1980 e a 1ª Conferência Mundial sobre as Políticas Culturais (Mondiacult)
  • Fortalecimento e institucionalização: discussões em torno do conceito de políticas culturais
  • Marcos de cooperação cultural
  • Cultura e desenvolvimento: novos marcos das políticas culturais
  • Nossa diversidade criadora
  • Década da cultura e do desenvolvimento
  • Experiências e ações de políticas culturais
Módulo 4 – Convenção sobre a proteção e a promoção das expressões culturais (diversidade cultural)
  • Experiências e ações de políticas culturais
  • Economia da Cultura e Economia Criativa nos marcos internacionais
  • Segundo Mondiacult – 2022

Plano de Negócio Cultural

Módulo 1 – Mercado da cultura
  • Conhecer para atuar: o mercado da cultura no Brasil e no mundo
  • Análise de contexto, identificação de oportunidades e desafios para empreender na área da Cultura
  • Histórico e resumo de um empreendimento na área da Cultura
Módulo 2 – Panorama contemporâneo de inovações para mercado cultural
  • Produtos e serviços culturais inovadores
  • Tendências do mercado cultural: contexto nacional e internacional
Módulo 3 – Modelos organizacionais e empreendimento econômico na área da gestão cultural
  • Plano de negócios e planejamento estratégico
  • Ferramentas de gestão e monitoramento
Módulo 4 – Planejamento financeiro
  • Características gerais do planejamento
  • Planejamento aplicado à Cultura

Sociedade Brasileira e Indústrias Culturais

Módulo 1 – Conceito de indústria cultural, ontem e hoje
  • Escola de Frankfurt
  • Apocalípticos e integrados
  • Cultura e mundialização
Módulo 2 – Tradição e modernidade no Brasil
  • Industrialização tardia
  • Dependência e desenvolvimento
  • Sociedade brasileira contemporânea
Módulo 3 – Cultura de massas no Brasil do século XXI
  • Impresso no Brasil
  • Era do rádio
  • Indústria fonográfica
Módulo 4 – Indústria cultural audiovisual no Brasil
  • Cinema
  • Televisão
  • Internet e novas plataformas tecnológicas

Investimento

Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.

Formas de Pagamento:

» Boleto Bancário (com Juros) ou Cartão de Crédito (sem juros) (Visa e Mastercard).

» Condições especiais para:
•  Ex-aluno FGV (10%) no ato da inscrição 
•  Colaborador de empresa parceira da FGV (10%) no ato da matrícula

*Condições não cumulativas.

Público-alvo

O curso Formação Executiva em Bens Culturais: Mercados da Cultura é recomendado para:
  • funcionários de secretarias e ministérios de cultura;
  • consultores e analistas de políticas públicas para o setor cultural;
  • executivos e administradores que atuam em instituições culturais ou têm interesse em migrar para o setor cultural;
  • gestores de museus, galerias, centros culturais e teatros;
  • gestores de ONGs e fundações voltadas para a promoção cultural e artística;
  • docentes e educadores que trabalham com arte e cultura em escolas e universidades;
  • coordenadores de projetos culturais e eventos artísticos;
  • produtores culturais e artísticos;
  • curadores e diretores de exposições e mostras;
  • produtores e produtoras culturais e empreendedores e empreendedoras criativos;
  • profissionais das Ciências Humanas e Sociais com interesse em arte e cultura;
  • profissionais ou gestores e gestoras que atuam em empresas privadas, fundações, poder público ou organizações do terceiro setor, liderando projetos, empreendimentos ou equipamentos culturais, bem como aqueles dedicados à concepção e gestão de políticas culturais e de programas de patrocínio ou responsabilidade social.
Pré-requisitos: 

É recomendado o prévio conhecimento na área de Gestão ou Cultura.

Certificado

Badge FGV
Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

Ao ser aprovado no curso Curta e Média Live você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias após o encerramento do curso.

Processo seletivo

Processo Seletivo CMD Live

Contato

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