O exercício da docência no ensino superior traz diversos desafios aos profissionais que se dedicam à profissão. O conhecimento do conteúdo a ser ensinado é apenas um dos aspectos que o docente precisa dominar. Planejar, elaborar, avaliar, atualizar as suas práticas são ações que fazem parte do universo de quem trabalha com a educação superior.
O curso Docência no Ensino Superior: Novas Tendências e Desafios aborda os aspectos clássicos da formação docente. Além disso, agrega informações, dados e reflexões relacionados ao novo contexto educacional superior, como a mediação tecnológica, emergência de novas tecnologias e adaptação metodológica frente a um novo universo educacional.
Competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
elaborar objetivos e currículos aderentes às necessidades de cada público;
utilizar metodologias favorecedoras do ensino participativo;
elaborar material didático aderente a cada contexto e com mediação tecnológica;
propor avaliações adequadas a cada contexto;
utilizar a mediação tecnológica e os recursos disponíveis para o ensino.
Quer entender o que é o Curta Live??Clique aqui?para assistir o vídeo.
Avaliação e metodologia:
Os cursos Curta FGV Live têm atividades avaliativas que visam à prática do conteúdo trabalhado. Essas atividades, a critério do professor, podem ser individuais ou em grupos e validam a certificação do curso.
Aulas com interação em tempo real via webconferência e ficarão gravadas e disponíveis por 100 dias para que você possa rever o conteúdo apresentado durante o curso.
ENCONTRO COM O COORDENADOR - 16/09/2025 às 18h30
Dias das aulas:
Ensino Superior e Docência no Século XXI - 17, 18, 24 e 25/9
Inovação e Recursos Tecnológicos no Ensino Superior - 01, 02, 08 e 09/10
Ensino Superior e Prática Docente: Metodologias e Material Didático -15, 16, 22 e 23/10
Estratégias de Avaliação no Ensino Superior - 29, 30/10, 05 e 06/11
4ª e 5ª das 18h30 às 22h.
Corpo docente:
Priscilla Albuquerque Tavares
*O corpo docente pode ser alterado
Para mais informações, contate nossos consultores.
Docência no Ensino Superior: Novas Tendências e Desafios
Ensino Superior e Docência no Século XXI
Módulo 1 – Papel do docente no ensino superior: habilidades e competências necessárias
Panorama do ensino superior no Brasil (tratar dos desafios trazidos pela tecnologia)
Papel do docente e da universidade
Novas competências do docente no ensino superior (abordar as competências digitais)
Módulo 2 – Planejamento: objetivos de aprendizagem e currículo
Objetivos de aprendizagem
Aprendizagem baseada em habilidades e competências
Concepções de currículo e integração de teoria e prática na formação acadêmica
Módulo 3 – Ensino e pesquisa: formações complementares
Metodologia da pesquisa acadêmica
Desenvolvimento de projetos em ensino e aprendizagem
Publicação acadêmica
Inovação e Recursos Tecnológicos no Ensino Superior
Módulo 1 – Modalidades de ensino: desafios e adaptações para o ensino presencial, híbrido e a distância
Modalidades de ensino ao longo do tempo
Ensino remoto e ensino a distância
Novas tendências das modalidades de ensino
Módulo 2 – Ensino mediado por tecnologias: benefícios e desafios
Evolução tecnológica e o seu impacto no ensino
Benefícios e desafios da mediação tecnológica no ensino
Inclusão, interação, flexibilidade, recursos, acessibilidade, letramento digital
Superação das barreiras e otimização das vantagens da mediação tecnológica no ensino
Módulo 3 – Tecnologias emergentes: tendências para o futuro do ensino superior
Transformação digital: ferramentas e recursos para uma educação disruptiva
Possibilidades e vantagens do uso da inteligência artificial generativa no ensino superior
Ética e responsabilidade no uso das tecnologias emergentes
Ensino Superior e Prática Docente: Metodologias e Material Didático
Módulo 1 – Metodologia: a prática do planejamento
Conceito de metodologia
Estratégias metodológicas e objetivos de aprendizagem
Estratégias tecnológicas e recursos digitais: uso de plataformas e ambientes digitais recursos interativos
Módulo 2 – Metodologias ativas: estratégias para o ensino participativo
Aprendizagem significativa e ensino participativo
Abordagens e estratégias para uso de metodologias ativas
Incorporação de metodologias ativas na prática docente: PBL ou ABP – aprendizagem baseada em problemas ABPr – aprendizagem baseada em projetos Estudo de caso Sala de aula invertida Aprendizagem colaborativa e peer instruction Simulações Gamificação
Módulo 3 – Material didático: a construção do conhecimento
Princípios para elaboração de material didático (abordar as possibilidades e importância da adequação)
Tecnologias digitais e as suas aplicações práticas na elaboração de material didático (abordar os tipos de material didático mediado por tecnologia)
Princípios de desenho instrucional para material didático
Estratégias de Avaliação no Ensino Superior
Módulo 1 – Avaliação: o quê, por quê, para quem
Conceito de avaliação
Papel da avaliação no processo de ensino-aprendizagem
Avaliação no ensino superior
Módulo 2 – Tipos de avaliação: visão global do desempenho
Avaliação diagnóstica, somativa e formativa
Adequação do tipo de avaliação aos objetivos de aprendizagem
Importância da avaliação global do desempenho do estudante
Módulo 3 – Instrumentos de avaliação: quais são e como utilizar
Instrumentos variados de avaliação e as suas características (abordar os recursos tecnológicos para avaliação)
Elaboração de instrumentos de avaliação
Importância do feedback pós avaliação
Investimento
Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
Formas de Pagamento:
» Boleto Bancário (com Juros) ou Cartão de Crédito (sem juros) (Visa e Mastercard).
» Condições especiais para: • Ex-aluno FGV (10%) no ato da inscrição • Colaborador de empresa parceira da FGV (10%) no ato da matrícula
*Condições não cumulativas.
Público-alvo
O curso Docência no Ensino Superior: Novas Tendências e Desafios é destinado a docentes ou profissionais que desejam formação para a docência no ensino superior.
Certificado
Badge FGV Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo
Ao ser aprovado no curso Curta e Média Live você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.
O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias após o encerramento do curso.
Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.