Docência no Ensino Superior: Novas Tendências e Desafios
Ensino Superior e Docência no Século XXI
- Panorama do ensino superior no Brasil (tratar dos desafios trazidos pela tecnologia)
- Papel do docente e da universidade
- Novas competências do docente no ensino superior (abordar as competências digitais)
- Objetivos de aprendizagem
- Aprendizagem baseada em habilidades e competências
- Concepções de currículo e integração de teoria e prática na formação acadêmica
- Metodologia da pesquisa acadêmica
- Desenvolvimento de projetos em ensino e aprendizagem
- Publicação acadêmica
Inovação e Recursos Tecnológicos no Ensino Superior
- Modalidades de ensino ao longo do tempo
- Ensino remoto e ensino a distância
- Novas tendências das modalidades de ensino
- Evolução tecnológica e o seu impacto no ensino
- Benefícios e desafios da mediação tecnológica no ensino
- Inclusão, interação, flexibilidade, recursos, acessibilidade, letramento digital
- Superação das barreiras e otimização das vantagens da mediação tecnológica no ensino
- Transformação digital: ferramentas e recursos para uma educação disruptiva
- Possibilidades e vantagens do uso da inteligência artificial generativa no ensino superior
- Ética e responsabilidade no uso das tecnologias emergentes
Ensino Superior e Prática Docente: Metodologias e Material Didático
- Conceito de metodologia
- Estratégias metodológicas e objetivos de aprendizagem
- Estratégias tecnológicas e recursos digitais:
uso de plataformas e ambientes digitais
recursos interativos
- Aprendizagem significativa e ensino participativo
- Abordagens e estratégias para uso de metodologias ativas
- Incorporação de metodologias ativas na prática docente:
PBL ou ABP – aprendizagem baseada em problemas
ABPr – aprendizagem baseada em projetos
Estudo de caso
Sala de aula invertida
Aprendizagem colaborativa e peer instruction
Simulações
Gamificação
- Princípios para elaboração de material didático (abordar as possibilidades e importância da adequação)
- Tecnologias digitais e as suas aplicações práticas na elaboração de material didático (abordar os tipos de material didático mediado por tecnologia)
- Princípios de desenho instrucional para material didático
Estratégias de Avaliação no Ensino Superior
- Conceito de avaliação
- Papel da avaliação no processo de ensino-aprendizagem
- Avaliação no ensino superior
- Avaliação diagnóstica, somativa e formativa
- Adequação do tipo de avaliação aos objetivos de aprendizagem
- Importância da avaliação global do desempenho do estudante
- Instrumentos variados de avaliação e as suas características (abordar os recursos tecnológicos para avaliação)
- Elaboração de instrumentos de avaliação
- Importância do feedback pós avaliação