MBA Executivo em Novos Serviços Públicos e Governo Digital

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Brasília, DF
Modalidade: Presencial
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  • Frequência: Semanal
    Quinta e Sexta- 19h às 22h35min - Semanal
    Início:10/10/2024
    Data limite de inscrição: 10/10/2024
    Duração: 14 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
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  • Presencial

    Cursos presenciais e semipresenciais.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    O curso de MBA Executivo em Novos Serviços Públicos e Governo Digital está organizado em três módulos: 
    • O primeiro módulo, denominado “Cidadania e Bem Público”, proporcionará conteúdos relacionados à fundamentação teórica sobre a nova abordagem de serviços públicos para a sociedade e governo digital, tais como a essência dos serviços digitais, a experiência do cidadão, os principais desafios de gestão e governança no ambiente público digital, o desenho de serviços centrados no cidadão e na equidade social, as novas tecnologias digitais e a importância das cidades inteligentes.
    • O segundo módulo, denominado “Governo Eficiente e Minimização de Riscos” fornecerá conteúdos referentes à transformação digital em governo, liderança, cultura, gestão de talentos, exploração inteligente do patrimônio dados para elevar a qualidade e a eficiência dos serviços públicos, discussão de ecossistemas e plataformas digitais, gestão e análise de riscos e abordagem estratégica de cibersegurança e privacidade de dados.
    • O terceiro módulo, denominado “Negócios e Geração de Riquezas” desenvolverá competências para repensar modelos de negócio e capacidades requeridas, abordagem ágil de construção de soluções, Analytics e IA, o modus operandi adequado para o digital e instrumentos de aceleração do digital.

    Aula Inaugural: 03/10/2024 às 19h00 - Via Zoom

    1ª Disciplina: 10/10/2024

    Sujeito a alterações

    Coordenador Acadêmico: Claudio Chauke Nehme
    Programa

    MBA Executivo em Novos Serviços Públicos e Governo Digital

    Abordagem Ágil de Construção de Soluções

    Abordagens para solucionar problemas complexos. Valores e Competências essenciais. Construção de soluções com a abordagem SCRUM. Frameworks ágeis escaláveis. Avaliação.

    Ciência de Dados, Aprendizagem de Máquina, IA e IA Generativa

    Contextualização da ciência de dados. Formação de equipe para ciência de dados. Processo de implementação de projetos de ciência de dados. Impactos da IA Generativa.

    Conceitos sobre Governo Digital e os Novos Serviços Públicos

    Comparação entre as abordagens. Pilares do governo digital. Desafios da gestão do legado do governo tradicional. Novas demandas para os serviços públicos.

    Ciência de Dados em Prática

    Fundamentos de Data Analytics. Escolhas, planejamento e adequação da realidade corporativa ao Data Analytics. Inteligência Artificial Generativa. Inteligência Artificial no Setor Público.

    Cultura, Talentos e Performance

    A dinâmica de interação humana como fator relevante na formação da cultura organizacional e impacto na performance.  Liderança, talentos, equipes e performance. Dissolução de padrões viciosos e construção de padrões virtuosos para a alta performance. Emoções e performance.

    Experiência do Cidadão

    Serviço público mais amigável. Estratégia de máxima experiência do cidadão. Engajamento do cidadão em multicanais. Roadmap para experiência do cidadão.

    Ecossistemas e Plataformas Digitais


    O arcabouço de um ecossistema digital. Plataformas digitais. Tendências e tecnologias em ecossistemas para o Setor Público. Casos sobre operações em ecossistemas digitais.

    Gestão e Análise de Riscos

    Uma visão geral sobre um framework de gestão de riscos. Plano de gestão de riscos. Exercite um Plano de Análise e Contingência de Riscos. Estudos de Caso.

    Governança Digital

    A estrutura de governança no Setor Público. Arcabouço de uma governança digital (objetivo, escopo, principais stakeholders, ferramentas utilizadas, impacto, medidas de sucesso e desafios). Relações entre Governança Digital, Governança Corporativa e Governança de TI.

    Inclusão Social e Inovação no Ecossistema de Serviços Públicos

    Engajamento com ecossistemas. Entendimento da Voz da Sociedade. Framework de inovação em ecossistemas. Perspectivas de longo prazo nos ecossistemas de inovação.

    Modelo Operativo para o Digital

    Conceito de modelo operativo de uma organização. Componentes de um modelo operativo.  As várias possibilidades de um modelo operativo para o digital. Exemplos e principais desafios de se amadurecer em um modelo operativo.

    Novas Capacidades Dinâmicas Requeridas para Serviços Públicos


    Componentes de um modelo de capacidades dinâmicas.  Negócios Adaptativos. Arquitetura de negócios adaptável resiliente. Gestão de capacidades para estratégia digital. Novas dimensões de capacidades para o Setor Público.

    Novas Tecnologias Digitais e Cidades Inteligentes

    Propósitos de novas tecnologias digitais para o Setor Público. Tendências de tecnologias digitais para o Setor Público. Ecossistema urbano inteligente. Tendências digitais em cidades inteligentes.

    Roadmap como Instrumento de Aceleração da Execução Digital

    Conceitos, objetivos e características de um roadmap. Métodos de suporte à construção de roadmaps. Teoria das restrições. Construção de roadmap.

    Repensando o Modelo de Negócio das Organizações Públicas

    Componentes do modelo de negócio. Conceitos centrais de inovação de modelos de negócios. Etapas necessárias na inovação de modelos de negócios. Principais desafios na inovação de modelos de negócios no setor público.

    Segurança da Informação, Cibersegurança, Privacidade e Proteção de Dados no Setor Público

    Gestão de dados. Governança de Dados. Fundamentos e processos de segurança da informação (SI), cibersegurança e privacidade e proteção de dados (P&PD). Resposta a incidentes de SI, cibersegurança e de privacidade e proteção de dados. Visão geral dos Principais arcabouços e frameworks de SI, cibersegurança e P&PD.

    Serviços e Produtos Centrados no Cidadão para Equidade Social

    Liderança na melhoria da experiência do cidadão, no modelo de serviço e no redesenho de processos. Estratégia para modelo de serviços centrados no cidadão. Implementação de serviços centrados no cidadão. Serviços compartilhados.

    Transformação Digital: Princípios e Processos

    Principais conceitos digitais para o Setor Público. Otimização versus transformação digital. Agenda de transição para governo digital. Agenda de transformação e inovação com dados.
    Investimento

    Até 12/09/2024

    • R$ 32.985,45 à vista ou até 36x de R$ 1.084,74

    Até 26/09/2024

    • R$ 33.968,45 à vista ou até 36x de R$ 1.117,07

    Até 10/10/2024

    • R$ 34.953,45 à vista ou até 36x de R$ 1.149,46
    Público-alvo
    O curso de MBA Executivo em Novos Serviços Públicos e Governo Digital é recomendado, preferencialmente, para profissionais que atuam em órgãos governamentais no âmbito do Poder Executivo, seus ministérios, fundações, autarquias, agências reguladoras e empresas estatais dependentes, no âmbito da União, dos Estados e dos municípios com mais de 500 mil habitantes. Também é recomendado para os profissionais com atuação no Poder Legislativo e no Poder Judiciário, nas esferas federal, estadual e municipal. Poderão ser profissionais que atuam fora das organizações de governo, desde que exerçam atividades com forte interface com este setor, como é o caso de membros de organizações multilaterais e de organizações da Sociedade Civil (terceiro setor).
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Processo seletivo

    com processo seletivo: entrevista

    • O processo seletivo é composto por entrevista e análise curricular, podendo ser presencial ou virtual, conforme a escolha e disponibilidade do candidato.
    • Na etapa final da inscrição é necessário agendar a entrevista, considerando a opção desejada.
    • A entrevista é o momento para entender como o curso contribuirá para seus objetivos profissionais, alinhando expectativas entre o candidato e a FGV.
    • Cédula de identidade/CPF.
    • Foto digital recente no formato 3x4 (colorida).
    • Diploma do curso de graduação*.

    * Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 
    * Não serão aceitos certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, independentemente da carga horária, que, conforme a Resolução CES nº 1/2017, 22 de maio de 2017, não correspondem a diploma de graduação nem permitem matrícula em cursos de pós-graduação lato sensu. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.