MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios
Análise das demonstrações contábeis
Análise de Projetos de Investimento
Cenários Econômicos e Tendências
Estratégias para o Crescimento da Empresa
Environmental, social e corporate governance
Fusões e Aquisições
Decisão estratégica de crescimento por meio de aquisições: vantagens e desvantagens. Modelos de aquisição, fusão e consolidação de empresas. Escolha do mercado-alvo para aquisição. Estudo preliminar da lista de potenciais empresas-alvo para a aquisição (long list). Estudo detalhado das empresas para escolha das mais sinérgicas (short list). Estudo da abordagem de cada uma das empresas escolhidas. Definição da estratégia de aproximação. Encontros preliminares: conhecendo uns aos outros. Acordo de confidencialidade. Métodos de avaliação de empresas (valuation): múltiplos, fluxo de caixa descontado, valor de mercado e valor contábil. Proposta para aquisição (deal sheet) com o percentual do capital a ser adquirido. Pré-negociação. Fechamento preliminar do negócio. Auditoria na empresa a ser adquirida (due diligence). Negociação final. Fechamento do negócio. Integração da empresa adquirida, comunicação ao mercado, pessoas, sistemas, processos, infraestrutura, carteira de clientes, fornecedores, associação classista, governo nas diversas esferas.
Finanças Empresariais
Gestão de Ativos Intangíveis
Empresas mais valiosas com base nos seus ativos intangíveis. Identificação e qualificação dos principais ativos intangíveis nas organizações. Principais ativos intangíveis e sua importância estratégica para criação de valor para as empresas. Cultura da empresa. Capital intelectual. Capital social. Confiança de todos os públicos na empresa. Redes organizacionais em que a empresa está inserida. Tecnologias aplicadas a processos. Marca. Patentes. Pontos comerciais. Processos. Pulverização de clientes. Pulverização de fornecedores. Políticas governamentais para o setor. Ética da empresa. Grau de maturação dos produtos ou serviços. Relações institucionais. Direitos de uso. Localização industrial, comercial e administrativa. Passivos intangíveis. Cadeia qualitativa dos credores como pessoas. Natureza humana, sua dinâmica e seus impactos na gestão do negócio. Valor contábil e valor econômico dos ativos intangíveis. Dificuldades de mensuração. Administração dos ativos intangíveis. Estratégias e ações direcionadas à criação de valor para a empresa por meio da gestão dos ativos intangíveis: identificar, qualificar e criar métricas de desempenho. Desenvolvimento de uma proposta de estratégia para criar valor para uma empresa por meio de ações direcionadas à melhoria dos ativos intangíveis.
Gestão de Custos e Formação Estratégica de Preços
break-even-point. Mensuração da margem de segurança e do grau de alavancagem operacional. Avaliação do mark-up. Análise e tomada de decisão utilizando o método de custeio variável para avaliação do ponto de equilíbrio, mensuração da margem de segurança e do grau de alavancagem operacional. Impacto dos custos financeiro e tributário sobre o preço. Impacto do custo financeiro na determinação do preço de venda a prazo. Formação de preço baseado no custo, na percepção de valor do/a cliente e na concorrência. Aspectos estratégicos na formação do preço.
Gestão da Cadeia de Valor
Cadeia de valor das organizações. Criação de valor em cada etapa da cadeia. Redes organizacionais em que as empresas estão inseridas. Cadeia de valor no e-commerce. Mapeamento e otimização dos processos de negócio da empresa. Cadeia de suprimentos. Operações. Canais de venda e distribuição. Redes de assistência técnica e manutenção. Logística reversa aplicada aos processos de troca e reciclagem. Visão sistêmica dos processos. Componentes do planejamento da demanda. Melhores práticas da gestão e integração entre vendas e operações – sales & operations management (S&OP).
Gestão de Marketing e Mídias Sociais
Gestão de Vendas
Alinhamento entre as ações de venda e os objetivos estratégicos da organização. Alinhamento entre as ações de marketing de vendas e as operações. Softwares de gestão de vendas e transformação digital. Funil de vendas. Jornada do/a cliente. Indicadores de performance. Importância do planejamento de vendas. Ações focadas em venda pessoal, venda on-line (e-commerce, app, marketplaces e redes sociais) e venda por meio de canais de distribuição. Indicadores, previsão, metas e orçamento de vendas. Recrutamento, seleção, treinamento e integração da força de vendas. Remuneração dos vendedores, política de incentivo e meritocracia. Materiais e recursos tecnológicos de apoio à venda.
Liderança em Ambientes Competitivos
Conceituação de liderança e seus desdobramentos. Tendências em liderança e gestão de pessoas aplicadas a negócios competitivos. Liderando colaboradores/as, prestadores/as de serviços e terceirizados/as. Liderando pessoas e equipes de alto desempenho: anytime, anywhere. Competências, habilidades e atitudes de um/a líder visionário/a. Inteligência emocional e percepção. Habilidades comportamentais na gestão de pessoas. Ética aplicada ao cargo, às equipes e ao negócio: inspiração, confiança e resultados. Riscos de comportamentos antiéticos. Confiança versus reputação. Importância da comunicação eficaz. Gestão de conflitos. Como liderar equipes heterogêneas. Cinco disfunções das equipes. Identificação e desenvolvimento de talentos por meio da metodologia 70:20:10. Liderando pelo exemplo.
Negócios Digitais
Transformação digital e seus impactos nos negócios e na vida das pessoas. Tecnologia e mudança de comportamento pessoal e social. Trabalho anytime, anywhere. Novos modelos de negócio baseados em data science, analytics, blockchain, criptomoedas, inteligência artificial, machine learning, 5G, IoT, wearables, realidade virtual, realidade aumentada e universo dos games. Tecnologia aplicada à indústria 4.0, aos sistemas de logística, ao comércio, aos serviços e ao sistema financeiro (fintechs). Potenciais riscos do universo de negócios digitais: cyber segurança. Lei Geral de Proteção de Dados. Impactos das fake news na sociedade.
Negócios Internacionais
Principais fluxos de negócios internacionais e seus impactos na economia. Comércio internacional brasileiro. Histórico, evolução e principais setores exportadores e importadores. Práticas e legislação do comércio internacional. Regulamentação do comércio internacional. Regulamentação do comércio internacional em um ambiente digital e interconectado. Gestão de operações de exportação e importação. Tributação no comércio exterior brasileiro. Gestão de operações de câmbio. Logística internacional. Risco Brasil e geração de receitas em moedas fortes. Importância estratégica da internacionalização dos negócios. Redução do Risco Brasil e outras vantagens que fundamentam o aumento dos negócios internacionais. Adoção das melhores práticas de compliance. Estratégias para internacionalização de empresas e negócios. Principais estratégias a serem abordadas: participação em feiras internacionais no Brasil e no exterior, exportação/importação por meio de trading companies, exportação via consórcios, busca de alianças estratégicas no País e no exterior, criação de uma empresa subsidiária no exterior, estabelecimento de uma central de distribuição no país de destino e compra de uma empresa concorrente no exterior.
Workshop: Plano de Negócios
Serão disponibilizados e discutidos diversos planos de negócio elaborados por equipes de estudantes e por empresas.
Visão Sistêmica e Dinâmica dos Negócios
Workshop: Estruturação de Negócios
Os pitchs serão construídos em equipes, com orientação do/a Professor/a. Na última aula, as equipes apresentarão e defenderão os seus projetos de negócio aos/às demais colegas e ao/à Professor/a. O trabalho será avaliado pela qualidade da apresentação e pela consistência do projeto.
Serão disponibilizados exemplos de pitchs de diferentes novos negócios, servindo como referência para a estruturação dos negócios escolhidos pelas equipes.
Workshop: Orçamento Empresarial
Caso a turma já tenha cursado o Módulo: Estratégico, as empresas objeto do orçamento empresarial poderão ser as empresas escolhidas pelas equipes na disciplina Estratégias para o crescimento da empresa e desenvolvidas no Workshop: planejamento estratégico.
Workshop: Planejamento Estratégico
As empresas escolhidas para elaboração das estratégias devem ser, preferencialmente, as empresas escolhidas pelas equipes na disciplina Estratégias para o crescimento da empresa.