Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Semipresencial (Blended)
Início: 06/05/2026
Data limite de inscrição: 06/05/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 18 meses)
Frequência: Semanal
T01 (2026.1) Presencial 5ª, 6ª 19h às 23h20 e Sábados 08h às 17h40| Ao vivo 4ª e 5ª 18h30 às 22h50
As cooperativas do ramo de saúde têm importância direta em aspectos políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legislativos. Elas são responsáveis pela geração de milhões de empregos ao redor do globo, possuem valores diretamente alinhados aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), como o de crescimento econômico e geração de empregos, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e podem servir como alternativa estratégica para a carreira das pessoas. Em sentido amplo, o MBA visa aumentar o alcance do universo cooperativista para o grande público, por meio da qualidade dos cursos oferecidos pela Fundação Getulio Vargas, tanto nas disciplinas do módulo de gestão empresarial, quanto nas disciplinas voltadas especificamente ao sistema cooperativista e ao cooperativismo do ramo saúde. 

São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
  • utilizar o conhecimento do histórico e da evolução do cooperativismo de saúde no mundo e no Brasil para a tomada de decisão em cooperativas;
  • tomar decisões éticas em cooperativas, considerando os princípios e valores do cooperativismo aplicáveis ao ramo saúde;
  • tomar decisões centradas na intercooperação, relacionando o cooperativismo de saúde com os demais ramos que compõem o sistema cooperativista nacional;
  • construir, coletivamente, análises de cenários com base nos números gerais do cooperativismo de saúde no mundo e no Brasil.

A metodologia do MBA Blended Multicampi proporciona uma experiência única dos formatos presencial e live. No formato presencial você terá oportunidade de trocar conhecimento com profissionais de diversas áreas. Já nas disciplinas Live, você se conecta com alunos de diferentes unidades da FGV ampliando seu networking.

DINÂMICA DAS AULAS

Aulas Presenciais: 9 disciplinas a serem cumpridas na modalidade* | Frequência Mensal | Aulas 5ª, 6ª feiras (19h às 23h20) e Sábados (08h às 17h40) na unidade FGV Brasília.

*Apenas uma disciplina estudada por mês, com 3 encontros presenciais.

Aulas Live: 9 disciplinas a serem cumpridas na modalidade* | Frequência Semanal | Aulas 4ª e 5ª das 18h30 às 22h50 realizadas ao vivo por web conferência, através da plataforma Zoom.

*Apenas uma disciplina estudada por mês, com 5 encontros por webconferência.

AMPLIE SEU CONHECIMENTO

Aluno do curso de MBA Blended Multicampi da FGV, poderão cursar gratuitamente, três disciplinas adicionais no formato on-line:

  • Fundamentos da Inteligência Artificial (disponível até 31/07/2026);
  • Tendências em Gerenciamento de Projetos;
  • Liderança e Motivação.

Ao concluir as disciplinas extras, será possível emitir uma declaração de participação digital.

Não perca a oportunidade de adquirir novas competências. Inscreva-se!

1° Disciplina: 06/05/2026

Sujeito a alterações.

Programa

MBA em Gestão: Cooperativas de Saúde

Análise de Dados para Cooperativas de Saúde

Métodos para organização de banco de dados para análises quantitativas e qualitativas que orientam a tomada de decisão em cooperativas de saúde. Tipos de tratamento de banco de dados e estudo de tecnologias disponíveis para o processamento de dados. Tipos de dados para cooperativas da saúde. Métodos de coleta de dados. Mensuração e escalas. Elaboração de questionários. Análise básica de dados. Análise avançada de dados. Análise de sinistralidade. Tendências de dados em saúde. Dados para melhoria de eficiência, qualidade e produtividade. Técnicas atuariais. Formação de preços. Dados para protocolos de atendimento. Bases de dados públicas em saúde. Padrões e protocolos de informação na saúde. Métodos estatísticos. Análises descritivas e exploratórias. Análises inferenciais e causais. Elaboração de relatórios e apresentação de resultados de gestão de saúde. Equilíbrio econômico-financeiro da cooperativa como diretriz para relatórios.

Economia dos negócios

Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.

Empreendedorismo e gestão da inovação

Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

ESG e Gestão Sustentável de Cooperativas

Conceitos de ESG e a sua aplicação: dimensões ambiental, social e de governança. Governança cooperativa e responsabilidade social cooperativa. Economia circular. Gestão de riscos socioambientais e econômicos. Gestão da diversidade e inclusão. Mudanças climáticas e transição energética. Cooperação para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Características do cooperativismo em redes. Educação cooperativa e cultura da cooperação. Economia solidária e cooperativismo. Boas práticas de cooperativas em face dos atuais desafios de gestão sustentável.

Estratégia corporativa e de negócios

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

Estratégias de marketing

Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

Finanças corporativas

Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade
econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).

Formas de Atuação das Cooperativas do Ramo Saúde

Números do cooperativismo de saúde e Anuário Coop do Sistema OCB. Indicadores financeiros e sociais do cooperativismo de saúde e as suas implicações. Sistemas de cooperativismo de saúde no Brasil e no mundo. Operadoras de planos de saúde médico. Cooperativas prestadoras de serviços médicos, hospitalares e odontológicos. Cooperativas operadoras de planos de saúde odontológicos. Cooperativas de fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e demais profissões do setor de saúde. Sistema Integrado de Saúde e especificidades do modelo cooperativista. Cadeia de valor de cooperativas de saúde. Classificação pela legislação brasileira. Intercooperação e cooperativismo. Concorrência, demanda, suprimentos e macroambiente.  

Funcionamento de Cooperativas e Ramos de Atuação

Desenvolvimento de cooperativas e a sua natureza jurídica. Procedimentos formais para a constituição de cooperativas. Organização do quadro social de cooperativas. Estratégias operacionais e organizacionais do sistema cooperativo. Rotinas e práticas de cooperativas. Definição dos ramos oficiais do cooperativismo no Brasil. Cooperativas agropecuárias. Cooperativas de consumo. Cooperativas de crédito. Cooperativas de infraestrutura. Cooperativas de saúde. Cooperativas de trabalho, produção de bens e serviços. Cooperativas de transporte.

Gestão da Qualidade para Cooperativas de Saúde

Gestão da qualidade e dos processos para cooperativas de saúde. Gestão de relacionamento com cooperados. Qualidade como ponto crítico nos sistemas de saúde. Atenção primária à saúde. Perspectivas do cooperativismo de saúde e do trabalho médico. Visão da qualidade como técnica versus visão da qualidade para o atendimento das expectativas do público-alvo das cooperativas de saúde. Dilemas técnicos versus excelência de atendimento para os usuários dos serviços de saúde. Atendimento e satisfação do público-alvo. Ações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Acreditação em saúde pela metodologia da Organização Nacional de Acreditação (ONA) como boa prática de gestão. Programas para implantação da acreditação. Lean Six Sigma. Prevenção e controle de infecção. Segurança do paciente. Gestão da experiência do paciente. Serviços de diagnóstico terapêutico. Rotinas, procedimentos, protocolos clínicos e gerenciados. Gestão dos serviços de apoio. Segurança ambiental. 

Gestão de projetos

Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.

Gestão de Riscos em Cooperativas de Saúde

Fundamentos de gestão de riscos aplicáveis às cooperativas de saúde. Atenção primária à saúde. Pontos de atenção em gestão de custos e sinistralidade. Gestão de custos assistenciais, rede prestadora e serviços próprios em operadoras de planos de saúde. Desafios da saúde suplementar. Gestão de reputação. Organização de serviços e linha de cuidado dos pacientes críticos: protocolos em urgência, emergência e terapia intensiva. Humanização e bioética. Negociação e administração de conflitos na saúde. Metodologia de análise de solução de problemas (Masp). Judicialização da saúde, direito médico e questões processuais. Responsabilidade civil e penal do gestor. Direito aplicável às operadoras de planos de saúde. Compliance anticorrupção no âmbito criminal. Segurança da informação e governança na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Gestão Estratégica e de Inovação em Cooperativas de Saúde

Planejamento estratégico em saúde. Gestão estratégica em saúde suplementar. Cultura organizacional e geração de resultados nas cooperativas de saúde. Organização e gestão hospitalar. Gestão operacional em cooperativas de saúde. Gestão de portfólios para cooperativas médicas. Mercado e operadoras de saúde. Regulamentação de planos de saúde. Qualidade, segurança e experiência do paciente. Gestão do cuidado à saúde. Informação em saúde e epidemiologia gerencial. Liderança e gestão exponencial na saúde. Gestão da inovação para cooperativas de saúde. Design thinking. Teoria das restrições. Business intelligence (BI). Diagnosis Related Group (DRG). Formulação e gestão de estratégias ágeis. Ambiente virtual. Inteligência artificial (IA) e novas tecnologias na saúde. Transformação digital e inovação em saúde. Tecnologia hospitalar e gestão de tecnologia em saúde. Processos inovadores aplicados em saúde. Hospital do futuro. Clínicas do futuro. Cenários e tendências em saúde e nas suas instituições.

Introdução ao Cooperativismo e seus Princípios

Definições de cooperativismo. Síntese histórica do cooperativismo no mundo e no Brasil. Contexto da origem do cooperativismo: a Revolução Industrial na Inglaterra. Sociedade dos probos de Rochdale. Primeiras cooperativas no mundo e no Brasil no século XIX. Surgimento da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Lei de Política Nacional de Cooperativismo (Lei nº 5.754, de 16 de dezembro de 1971). Criação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop). Tipos/ramos das cooperativas. Números do cooperativismo no mundo e no Brasil. Princípios e valores do cooperativismo. Pioneiros de Rochdale. Livre e aberta adesão dos sócios. Gestão e controle democrático dos sócios. Participação econômica do sócio. Autonomia e independência. Educação, treinamento e informação. Parceria entre as cooperativas (intercooperação). Interesse pela comunidade. Princípio extraoficial da comunicação. Cinco valores da governança cooperativa expressos no Manual de Boas Práticas de Governança Cooperativa: autogestão, senso de justiça, transparência, educação e sustentabilidade.

Jogo de negócios

Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e revisão de estratégias.

Legislação Aplicável ao Cooperativismo


Legislação aplicável ao cooperativismo. Políticas públicas e cooperativismo. 11 características das cooperativas previstas pela Lei nº 5.764, de 16 de dezembro de 1971. Direito Cooperativo. Direito Constitucional e sua relação com princípios do cooperativismo. Direito do consumidor aplicável às cooperativas e prevenção de passivos trabalhistas. Direito de Propriedade, proteção de dados e implicações cooperativistas. Direito Societário aplicado às Cooperativas. Direito e relações comerciais internacionais.


Liderança e gestão de equipes

Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

Transformação digital

Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.

Investimento

Até 11/03/2026

  • R$ 34.634,72 | 36X R$ 1.138,98

Até 10/04/2026

  • R$ 35.666,87 | 36X R$ 1.172,92

Até 06/05/2026

  • R$ 36.701,12 | 36X R$ 1.206,93

Público-alvo

O MBA em Gestão: Cooperativas de Saúde é recomendado para profissionais que já atuam em cooperativas do ramo da saúde e que visam destacar-se como líderes nessas organizações nos próximos anos. Como público secundário, interessa também a profissionais que desejam ingressar em cooperativas de saúde ou relacionar-se com tais cooperativas.

Pré-requisitos:
  • tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos.
  • tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos.
 
Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
A matrícula neste curso pode requerer como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

com processo seletivo: entrevista

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Identidade/CPF.
  • Foto digital 3x4 (colorida).
  • Diploma do curso de graduação*.

 

* Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 
* Cursos superiores sequenciais de formação complementar não correspondem a diploma de graduação. 

Contato

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Aviso de cookies e a nossa Aviso de Privacidade.