Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Presencial
Início: 27/04/2026
Data limite de inscrição: 27/04/2026
Carga Horária: 16 horas/aula
(Duração: 2 semanas)
Frequência: Semanal
2ª e 3ª das 19h às 22h30
O curso Branding com Uso de Inteligência Artificial oferece uma abordagem prática e estratégica sobre como utilizar IA para desenvolver posicionamentos mais relevantes, propostas de valor mais precisas e campanhas mais eficazes. A partir de simulações com modelos de linguagem, análise de concorrência, construção de narrativas e testes com personas, os participantes aprenderão a empregar tecnologias no-code para criar marcas mais coerentes e conectadas às expectativas do mercado.
 
Ao longo dos encontros, cada estudante terá o desafio de repensar os seus processos de branding com o apoio de ferramentas de IA, da concepção à execução. Exploraremos desde os fundamentos conceituais até as aplicações avançadas, como copywriting automatizado, testes de percepção e uso de social listening para acompanhar a reputação em tempo real. 
 
Competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
  • interpretar conceitos fundamentais de branding, a sua evolução, a sua importância e os elementos que compõem marcas fortes no contexto atual, para interagir de forma estratégica no desenvolvimento e na gestão de marcas nos diversos segmentos de mercado;
  • analisar estratégias de diferenciação e posicionamento no mercado por meio de simulações com IA, considerando coerência entre identidade verbal e percepção de marca entre diferentes personas.

Sobre o início das aulas:

  • Data de início: 27/04/2026
Coordenador Acadêmico:

Programa

Branding com Uso de Inteligência Artificial

Branding com Uso de Inteligência Artificial

Módulo 1 – Fundamentos do branding
  • Conceitos básicos e importância da marca
  • Evolução do conceito de branding
  • Elementos-chave na construção de uma marca forte
  • Importância do modelo Golden Circle: “por quê”, “como” e “o quê” na construção da marca
Módulo 2 – Estratégias de diferenciação e posicionamento
  • Diferenciação e posicionamento no mercado
  • Testes de posicionamento com simulação de personas via IA
  • Coerência entre posicionamento e identidade verbal: tom de voz, arquétipos e estilo de comunicação
Módulo 3 – Criação de propostas de valor
  • Elementos de uma proposta de valor eficaz
  • Análise de concorrência: como identificar promessas saturadas e oportunidades de diferenciação
  • Storytelling como ferramenta de valorização de marca e diferenciação
  • Simulação de reações com personas usando ChatGPT: o que ressoa, o que parece genérico, o que gera valor percebido
Módulo 4 – Ativação de marca com IA
  • Copywriting orientado por IA: geração, refinamento e adaptação por persona, canal e tom
  • Gatilhos mentais no contexto da IA: como simular e testar com modelos de linguagem
  • Criação de peças para campanhas de marca – e-mails, posts, anúncios – com IA generativa

Investimento

Até 27/03/2026

  • R$ 1.703,06 à vista ou em até 3x de R$ 573,34

Até 27/04/2026

  • R$ 1.822,28 à vista ou em até 3x de R$ 613,48

Público-alvo

O curso Branding com Uso de Inteligência Artificial é recomendado para:
  • profissionais de marketing e branding que desejam utilizar IA generativa para otimizar o posicionamento, a proposta de valor e a comunicação das suas marcas;
  • consultores de branding e marketing que desejam oferecer soluções inovadoras e baseadas em IA para os seus clientes;
  • gestores de comunicação, produto e experiência do cliente interesse em aplicar IA para fortalecer a identidade e consistência da marca em múltiplos pontos de contato;
  • pessoas empreendedoras e fundadoras de startups que buscam construir marcas competitivas e personalizadas desde a concepção, com uso de ferramentas no-code e estratégias baseadas em dados;
  • especialistas em design, conteúdo e mídias digitais que desejam integrar IA ao desenvolvimento narrativo, visual e estratégico das marcas com as quais trabalham;
    profissionais de agências ou consultorias que atuam com posicionamento, campanhas e ativação de marcas, e buscam incorporar IA como diferencial competitivo nas suas entregas.

Certificado

Badge FGV
Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

Ao ser aprovado no curso Curta e Média Presencial você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias úteis após o encerramento do curso.

Processo seletivo

O processo seletivo é composto pela participação do candidato em uma Reunião de Orientação Acadêmica. As Reuniões têm como referência os critérios de seleção definidos pelos coordenadores acadêmicos de cada programa. Nesta reunião será avaliado qual é o melhor programa para o seu momento de carreira e os pré-requisitos de ingresso. Caso o candidato não seja aprovado para o curso que se inscreveu, será orientado a realizar um programa que esteja alinhado ao seu perfil.
Atenção!
  • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição.
  • Após preencher a ficha de inscrição, você já pode agendar sua Reunião de Orientação Acadêmica no dia e horário que preferir.
  • É importante que você tenha incluído o link para seu perfil no LinkedIn na ficha ou, alternativamente, enviado seu currículo atualizado (em formato Word ou PDF) para processoseletivo.cursossp@fgv.br
  • Se precisar reagendar, basta clicar no link disponível no e-mail de confirmação do seu agendamento.
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.

Importante: o prazo limite de inscrição é informado no site. Candidatos que se inscrevem próximo a data limite devem ter ciência que o resultado do processo seletivo também será disponibilizado próximo ao início do curso. Casos de ingressantes após a data estipulada, é importante atentar-se que a primeira disciplina já iniciada entrará como trancada, sendo necessário o cumprimento da mesma posteriormente.

  • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO
  • CÉDULA DE IDENTIDADE
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA

Contato

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Aviso de cookies e a nossa Aviso de Privacidade.