Formação Executiva em Gerência de Produtos e Serviços
Desenvolvendo Produtos Digitais: do Conceito ao Impacto no Mercado
- Ecossistema digital: e-commerce, aplicativos, SaaS (software as a service) e plataformas
- Principais tendências: IA, IoT, blockchain e personalização
Módulo 2 – MVP e lean startup
- MVP e a sua importância no desenvolvimento de produtos
- MVP e a redução de riscos, economia de recursos e aceleramento do aprendizado
- MVP de produto mínimo funcional (PMF)
Módulo 3 – Design sprint e product design
- Design sprint e as suas etapas
- Ferramentas de design de produto
- Princípios de product design
- Prototipagem rápida e testes com usuários
Módulo 4 – UX e digital marketing
- Princípios de UX no desenvolvimento de produtos
- Revisão dos princípios de UX
- UX e a satisfação do cliente, a lealdade à marca e o sucesso do negócio
- Integração entre UX e estratégias de marketing
- UX e estratégias de marketing digital
Ecossistemas de Inovação na Gestão e Gerência de Produtos
- Introdução aos ecossistemas de inovação
- Mapeamento de ecossistemas: ferramentas e metodologias
- Estratégias de colaboração entre startups, empresas tradicionais, universidades e governos
- Design thinking: resolução de problemas centrada no usuário
- Lean startup: ciclo construir-medir-aprender para produtos mínimos viáveis (MVP)
- Open innovation: integração de ideias e recursos externos para acelerar a inovação
- Inteligência artificial (IA): automação e personalização de produtos
- Internet das coisas (IoT): conexão de dispositivos e análise de dados em tempo real
- Blockchain: rastreabilidade e segurança na cadeia de suprimentos
Módulo 4 – Métricas de sucesso e avaliação de desempenho em produtos inovadores
- Customer effort score (CES): medir a facilidade da interação do cliente com o produto
- Product qualified leads (PQLs): identificar usuários com alto potencial de conversão em clientes pagantes
- Activation rate: avaliar a porcentagem de usuários que completam ações essenciais no produto
Gestão de Brand Equity – A Marca no Contexto do Produto
- Fatores que contribuem para o brand equity
- Marca e branding – diferença entre marca e branding
- Criação de identidade de marca
- Conceitos de valor da marca e os seus medidores
- Principais indicadores (brand awareness, brand loyalty, etc.)
Módulo 2 – A personalidade da marca e as suas dimensões
- Identificação da persona da marca
- Principais dimensões da personalidade da marca
- Diferentes estratégias de personas de acordo com o público-alvo
- Estudo de casos de personalidade da marca
Módulo 3 – Estratégias de posicionamento de marca
- Marcas vinculadas a produtos e serviços
- Segunda marca e proposição diferenciada de valor
- Submarcas e extensão de marcas
- Estudo de caso sobre posicionamento de marca
Módulo 4 – Governança e compliance de brand equity
- Identidade corporativa e criação do corporate branding
- Imagem corporativa – ética, crenças e valores – cultura organizacional
- Corporate branding e brand equity valuation – políticas e controles
- Estudo de caso de corporate branding
Inteligência Competitiva para Serviços Disruptivos
- Gestão de experiência do cliente (CXM)
- Estratégias de mapeamento de customer journeys e de mensuração da satisfação do cliente
- Servitização e modelos de negócios híbridos
- Técnicas colaborativas de cocriação e design thinking centradas no cliente
- Clusters de IoT na excelência em serviços
- Prototyping e testing na coleta de insights para criar user stories
Módulo 3 – Fortalecendo a segurança e eficiência com blockchain e lean services
- Blockchain para transparência e segurança
- Implementação de registros imutáveis e integridade de dados em serviços
- Tipos de blockchains (públicos, privados e permissionados) em diferentes contextos
- Mapeamento de fluxo de lean services (value stream mapping).
Módulo 4 – Estruturas de SLA e inovação em pequenas empresas de serviços
- Conceitos e fundamentos de service level agreement – SLA
- Estrutura e elementos essenciais de um SLA – métricas e controles
- Impacto da tecnologia e inovação na implementação de SLAs