MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
Ribeirão Preto, SP
Modalidade: Presencial
Escolha uma unidade da FGV
Dias e horários
Selecione
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
Dias e horários
Selecione
  • Frequência: Quinzenal
    das 08h00 as 17h30
    Início:05/10/2024
    Data limite de inscrição: 05/10/2024
    Duração: 20 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Presencial

    Cursos presenciais e semipresenciais.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    O curso MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio proporciona as ferramentas e as habilidades fundamentais para atuar no agronegócio brasileiro, seja nas atividades dentro da porteira, seja nos diversos ramos da agroindústria nacional e em toda a gama de serviços associados ao setor.

    São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
    • elaborar planos estratégicos;
    • avaliar a execução de planos estratégicos;
    • empregar informações do próprio negócio e do mercado na tomada de decisão gerencial;
    • interpretar como as variáveis econômicas influenciam os mercados agropecuários;
    • identificar oportunidades de negócio a partir do entendimento da dinâmica dos mercados internacionais, da influência da pauta ambiental e da utilidade de tecnologias digitais voltadas ao agronegócio; 
    • avaliar a viabilidade econômica de projetos no agronegócio a fim de selecionar aqueles com maior potencial de remunerar o investimento.
    Coordenador Acadêmico: Felippe Cauê Serigati
    Programa

    MBA Executivo em Economia e Gestão: Agronegócio

    Avaliação econômica de projetos no agronegócio

    Análise econômica e financeira de empresas e projetos agroindustriais. Critérios de decisão sobre investimento. Avaliação de alternativas de investimento. Análise das variáveis de risco do investimento.

    Agricultura 4.0: gestão estratégica, inovação e empreendedorismo


    Gestão da inovação de produtos e processos. Planejamento de adoção de tecnologias digitais. Tendências de empreendedorismo e inovação e os seus impactos no agronegócio. Gestão de contratos e novos modelos de negócio. Papel das startups no agronegócio e os/as seus/suas agentes de fomento.


    Conceitos e ferramentas para análise de preços agrícolas

    Conceito de mercado com base na teoria microeconômica. Curvas de oferta e demanda. Equilíbrio de mercado. Principais estruturas de mercado presentes no universo do agronegócio: concorrência perfeita e concorrência imperfeita. Elasticidade em economia. Principais elasticidades de demanda e de oferta. Elasticidade preço e elasticidade renda no contexto de produtos agropecuários. Principais instrumentos de política agrícola. Justificativas de regulação específica em mercados agropecuários. Técnicas estatísticas para a projeção de preços. Especificidades sazonais dos preços agropecuários. Construção de cenários para o comportamento dos preços como base em tendência e sazonalidade.

    Cenários macroeconômicos para decisão de investimentos

    Principais variáveis macroeconômicas: Produto Interno Bruto (PIB), inflação e emprego. Relação entre as principais variáveis econômicas. Principais instrumentos para o governo atuar na economia: políticas monetária, cambial e fiscal. Teorias macroeconômicas: contas nacionais, balanço de pagamentos, regimes cambiais e modelos de oferta e demanda agregada. Pontes que conectam as principais variáveis macroeconômicas aos mercados do universo agro.

    Cadeias produtivas no agronegócio

    Conceitos e princípios aplicados ao agronegócio e às cadeias produtivas. Estruturas de mercado e coordenação dos elos de cadeias produtivas. Análise de competitividade da relação entre os/as agentes da cadeia. Características, oportunidades e dificuldades das cadeias produtivas do agronegócio. Ferramentas e esforços de marketing para a coordenação das cadeias produtivas.

    Direito empresarial no agronegócio

    Conceitos iniciais do direito do agronegócio. Formas de organização societária e contratos típicos e atípicos. Novo sistema de financiamento privado do agronegócio brasileiro: principais instrumentos, garantias, formalização e questões jurídicas relevantes. Imposto de renda na atividade rural. Imposto sobre a propriedade territorial rural (ITR). Tributos incidentes sobre a receita bruta da atividade rural. Contribuições previdenciárias aplicáveis ao agronegócio. Relações de trabalho e encargos trabalhistas aplicáveis ao setor. Instrumentos e garantias nas operações de financiamento no agronegócio. Recuperação judicial do/a produtor/a rural.

    Estratégia competitiva no agronegócio

    Definição de estratégia e vantagem competitiva. Processo de estratégia: diretrizes, análises internas e externas e objetivos. Processo de estratégia: criação da estratégia. Processo de estratégia: implementação e mensuração.

    Economia de empresas no agronegócio

    Coordenação de sistemas agroindustriais pelo mecanismo de preços. Limitações e surgimento de contratos. Integração vertical como mecanismos de coordenação de cadeia. Sistemas estritamente coordenados. Diferenças entre commodities e especialidades. Teoria econômica sobre contratos e custos de transação. Tipos de específicos de mercados: leilão inglês versus leilão holandês. Análise das estruturas de mercado. Economias de escala e relação de barganha. Impacto no grau de rivalidade dos mercados e papel do Estado na defesa da concorrência. Estratégias genéricas de posicionamento. Modelo das cinco forças de Porter para estratégia de negócios. Forma de estabelecer as relações de comercialização, tais como especificidade de ativo, frequência e incerteza.

    Financiamento do agronegócio

    Inserção do financiamento do agronegócio público e privado no Sistema Financeiro Nacional. Crédito rural bancário e crédito privado de empresas exportadoras e bancos. Títulos privados de emissão do agronegócio, os seus atores e as suas responsabilidades. Funcionamento dos veículos privados de crédito e investimento. Inserção dos títulos verdes nos modelos de financiamento. Simulações de racionalização do crédito entre as alternativas de financiamento.


    Gestão de custos no agronegócio

    Diferentes visões de custo para a economia. Gastos, perdas e investimentos. Diferenças entre resultados do negócio e informações dos produtos. Contabilidade de custos: contabilidade fiscal e gerencial, conceitos gerais da contabilidade. Relação entre o balanço patrimonial e o demonstrativo do resultado do exercício com a gestão de custos. Métodos de custeamento. Custeio como apoio à tomada de decisão gerencial de curto, médio e longo prazo. Decisões baseadas em custos: lucro econômico e lucro contábil, margem de contribuição, ponto de equilíbrio, margem de segurança e análise das relações entre custo volume e lucro.


    Gestão de pessoas

    Incerteza, turbulências, mudanças e estresse. Liderança e gestão de pessoas no agro. Comunicação estratégica. Motivação, inovação e criatividade. Gestão de equipes de alto rendimento. Administração e gerenciamento de conflitos.

    Gestão de riscos no agronegócio

    Aspectos econômico das principais commodities agropecuárias. Diferentes riscos financeiros nos negócios da organização. Hedge de preços. Contratos futuros e opções negociados em bolsa brasileira e internacional. Mitigação do risco de mercado. Derivativos para todos os/as agentes da cadeia produtiva e comercial.

    Governança e sucessão no agronegócio

    Governança empresarial, estrutura de conselho de administração e práticas entre gestores/as e controladores/as. Governança familiar, papéis e responsabilidades, protocolo familiar. Planejamento da sucessão na gestão. Planejamento da sucessão patrimonial. Preparo de sucessores/as e sucedidos/as.

    Inserção internacional do agronegócio brasileiro

    Evolução histórica do agronegócio brasileiro. Crescimento do agronegócio nacional e acesso aos mercados mundiais. Negociações agrícolas mundiais como processo para ampliação dos mercados. Tendências mundiais da produção e consumo. Globalização e formação de blocos econômicos. Perfis dos negociadores na cadeia global de valor. Atribuições da Organização Mundial do Comércio (OMC). Estratégias governamentais e integração com o setor produtivo no Brasil.

    Logística empresarial no agronegócio

    Fundamentos de logística empresarial e de gestão de cadeias de suprimentos – Supply Chain Management (SCM). Configuração estratégica da SCM para o agronegócio. Gestão e tomada de decisão na logística do agronegócio. Tendências e desafios da logística do agronegócio.

    Meio ambiente e agronegócio

    Desenvolvimento e meio ambiente. Sustentabilidade. Economia e agricultura de baixo carbono. Legislação ambiental no Brasil. Licenciamento ambiental e Código Florestal. Indicadores e relatórios de sustentabilidade. Desafios tecnológicos. Certificação e mercados sustentáveis. Pagamento por serviços ambientais e agroenergia. Oportunidades de negócios na sustentabilidade.

    Marketing criativo e habilidades em vendas

    Conceito de marketing. Análise de mercado: ambiente externo, ambiente competitivo, ambiente cliente-consumidor/a, ambiente interno. Planejamento estratégico de marketing: posicionamento, segmentação, atratividade no mercado e foco. Plano tático de marketing: produto, serviço e solução; preço; canais de distribuição; e comunicação. Organização de marketing e de vendas. Planejamento de vendas consultivas. Criação de valor para o/a cliente com perspectivas de mudanças. Gestão de marketing e de vendas. Decisões de compras dos/as clientes. Estilos de liderança em vendas.

    Pensamento estratégico e soluções de problemas no agronegócio

    Design thinking e solução de problemas nas organizações do agro. Transformações no mercado agro e a nova mentalidade e cultura dos/as gestores/as. Conceito e valores do design thinking. Etapas e ferramentas do processo de design thinking: imersão no problema, ideação e prototipação de soluções.

    Módulo Internacional

    Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV nos formatos Live e Presencial.

    Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

    * O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA ou Pós-Graduação.

    Clique aqui e saiba mais sobre o Módulo Internacional

    Investimento
    Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.
    Público-alvo
    Recomendado para profissionais que ocupam ou virão a ocupar funções gerenciais ou executivas em empresas públicas ou privadas do agronegócio.

    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: dois anos.
    • Tempo mínimo de experiência profissional: três anos.
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formação.
    Não é necessário que a formação ou a experiência anterior esteja relacionada ao agronegócio. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso  de graduação*
    • Histórico escolar de graduação

    *Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 
    *Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.