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Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Semipresencial (Blended)
Início: 11/04/2026
Data limite de inscrição: 11/04/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 17 meses)
Frequência: Quinzenal
Sábados Quinzenais das 08h30 às 18h (Presencial) e 2a e 3a das 19h às 23h20 (webconferência)
MBA em Gestão: Comércio Exterior e Negócios Internacionais – elabore as melhores estratégias para posicionar organizações no ambiente internacional.

No MBA em Gestão: Comércio Exterior e Negócios Internacionais, você vai adquirir uma visão sistêmica das finanças e da gestão internacional. Acessará as principais ferramentas para realizar a gestão de operações de exportação ou importação, além de definir a estrutura administrativa, cambial e fiscal que fortalecerá a governança e o compliance.

Abordagem técnica e contemporânea de estratégias multiculturais
Com o MBA em Gestão: Comércio Exterior e Negócios Internacionais, você dominará a gestão de negócios no âmbito internacional. Por meio de conteúdos multidisciplinares, vai compreender as particularidades da economia global, dos elementos que compõem a geopolítica e dos fundamentos da internacionalização de empresas.

Desenvolva competências essenciais para a gestão da internacionalização de empresas.

| Identificar os possíveis impactos dos eventos geopolíticos nas organizações.
| Conduzir negociações internacionais.
| Avaliar os diferentes modelos de entrada em mercados externos.
| Gerenciar pessoas e ativos intangíveis em ambientes multiculturais e competitivos.

 

ATENÇÃO:

Você, aluno dos cursos de especialização presenciais da FGV, poderá cursar, gratuitamente, duas disciplinas (de 24 horas aula cada) dos nossos programas on-line:

  • Fundamentos da Inteligência Artificial (disponível até 31/07/2026)
  • Tendências em Gerenciamento de Projetos
  • Liderança e Motivação

Esses são temas essenciais para o seu aprimoramento profissional e desenvolvimento de competências fundamentais no atual mercado de trabalho.

Você pode se inscrever na disciplina que mais lhe interessa ou até mesmo em ambas, aproveitando ao máximo esta oportunidade, durante todo o seu curso.

Ao concluir integralmente cada disciplina, será possível emitir uma declaração de participação digital, reconhecendo seu esforço e aprendizado.

Não perca essa chance de expandir seus conhecimentos. Inscreva-se!

Programa

MBA em Gestão: Comércio Exterior e Negócios Internacionais

Branding e Posicionamento de Marcas no Mercado Internacional

Posicionamento de marca em mercados internacionais. Global branding. Pilares do branding digital. Adaptação da marca em mercados internacionais. Personalidade da marca. Percepção de marca e valor no mercado global. Gestão de branding e de brand equity. Environmental, Social and Governance (ESG) e impacto sobre a percepção e o valor da marca.

Corporate Finance in a Global Environment

Análise de valor monetário no tempo. Mercados financeiros internacionais. Mercados de derivativos. Planejamento financeiro. Emissões internacionais. Alavancagem e abertura de capital.

Desenvolvimento de Lideranças em Ambientes Multiculturais

Liderança em ambientes multiculturais, integrando processos e pessoas. Desenvolvimento de equipes multiculturais. Gestão da diversidade. Administração de conflitos interculturais.

Economia dos negócios

Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.

Empreendedorismo e gestão da inovação

Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

ESG – Environmental, Social and Governance in Trade

Conceito de capitalismo de stakeholders. Impactos nos negócios. Conceito de ESG. Papel dos investidores. Gestão de riscos. Governança ESG. Cadeia de suprimentos sustentável. Meio ambiente e mudanças climáticas. Socialmente sustentável. Barreiras comerciais. Mercado de carbono, metano e “imposto de carbono”. Impacto nas negociações internacionais.

Estratégia corporativa e de negócios

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

Estratégias de marketing

Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

Finanças corporativas

Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade
econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).

Geopolítica e Economia Internacional

Conceito de geopolítica e a sua relação com a administração. Relação entre geopolítica e administração. Noções fundamentais sobre os principais temas e atores da geopolítica atual. Modelos de análise geopolítica: crise reversível da unipolaridade ocidental e multipolaridade. Eventos geopolíticos e o seu impacto na administração. Vieses cognitivos na análise geopolítica. Cenários geopolíticos e o seu uso em estratégia empresarial.

Gestão de projetos

Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.

Internacionalização de Empresas

Teorias de internacionalização de empresas. Modelos e estratégias de entrada no mercado-alvo no exterior. Estrutura organizacional competitiva na internacionalização de negócios. Internacionalização: estudo de casos de empresas brasileiras internacionalizadas.

Jogo de negócios

Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e revisão de estratégias.

Liderança e gestão de equipes

Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

Logística Internacional

Infraestrutura de transportes voltada para as operações de comércio exterior. Sistema portuário. Sustentabilidade. Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Investimentos portuários. Investimentos ferroviários. Concessões aeroportuárias. Operações logísticas em projetos de comércio exterior. Agentes da cadeia de distribuição física internacional. Seguro de transporte internacional. Custos logísticos na formação dos preços de exportação. Custos logísticos na formação dos custos de importação. Multimodalidade e competitividade. Matriz de transportes brasileira. Conectividade do modal aquaviário com a hinterlândia por meio dos diferentes modais. Transporte aéreo de cargas e as suas conexões.

Negociação Corporativa Internacional

Competências pessoais e profissionais de um negociador internacional. Aspectos culturais e organizacionais em negociação internacional. Processo de negociações corporativas internacionais. Abordagens negociais em ambientes internacionais para a implementação de um acordo sustentável.

Sistema Brasileiro de Comércio Exterior

Sistema administrativo, cambial e fiscal do comércio exterior brasileiros: órgãos e atividades. Estrutura tributária e principais regimes aduaneiros no Brasil. Mercado de câmbio e as suas operações nas exportações e nas importações. Modelos de gerenciamento das atividades operacionais nas exportações e nas importações.

Transformação digital

Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.

Investimento

Até 31/12/2025

  • R$ 36.680,50 à vista ou em até 36x de R$ 1.206,25***
  • R$ 36.680,50 à vista ou em até 26x de R$ 1.593,20***
  • R$ 36.680,50 à vista ou em até 10x de R$ 3.834,46***

Até 31/01/2026

  • R$ 38.490,50 à vista ou em até 36x de R$ 1.265,78
  • R$ 38.490,50 à vista ou em até 26x de R$ 1.671,82
  • R$ 38.490,50 à vista ou em até 10x de R$ 4.023,67

Até 11/04/2026

  • R$ 40.045,52 à vista ou em até 36x de R$ 1.316,92
  • R$ 40.045,52 à vista ou em até 26x de R$ 1.739,36
  • R$ 40.045,52 à vista ou em até 10x de R$ 4.186,23

Público-alvo

| Profissionais que atuam ou desejam atuar nas áreas de comércio exterior, economia e finanças internacionais, câmbio, logística internacional, negócios internacionais e afins.

Pré-requisitos

| Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
| Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*

* Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

  • O processo seletivo consiste na participação do candidato em uma Reunião de Orientação Acadêmica, que será realizada de forma virtual ou presencial. Nessa reunião, serão apresentados os critérios de seleção estabelecidos pelo coordenador acadêmicos do programa.
  • Durante o encontro, será avaliado o programa mais adequado para o momento de carreira do candidato, bem como os pré-requisitos necessários para ingresso. Caso o candidato não seja aprovado para o programa em que se inscreveu, será orientado sobre alternativas de programas que melhor correspondam ao seu perfil e objetivos profissionais.

ATENÇÃO:

  • É obrigatória a apresentação do currículo profissional e acadêmico para a devida análise e continuidade do processo para: cursospresenciaiscampinas@fgv.br , além do preenchimento completo da ficha de inscrição.
  • Após o envio da ficha de inscrição e do currículo, o candidato receberá, no prazo de até 2 (dois) dias, e-mail com a indicação de data, horário, link zoom ou endereço (se presencial) da unidade para a reunião.
  • Caso o candidato precise reagendar a reunião, poderá fazê-lo no próprio e-mail de agendamento.
  • As informações fornecidas pelo candidato, bem como o resultado do processo seletivo, serão tratadas com a máxima confidencialidade e divulgadas exclusivamente ao e-mail cadastrado pelo candidato.

IMPORTANTE:

  • O prazo limite para inscrição é disponibilizado no site.
  • Candidatos que realizarem a inscrição próximo à data limite devem estar cientes de que o resultado do processo seletivo também será comunicado em um período próximo ao início do curso.
  • Para candidatos que se inscreverem após a data estipulada, é importante observar que a primeira disciplina do curso, caso já tenha iniciado, será registrada como trancada e deverá ser cursada posteriormente, conforme as orientações do programa.
  • A aprovação no processo seletivo não garante sua vaga. Devendo o candidato promover, tão logo seja possível, sua matrícula no curso.
  • CÉDULA DE IDENTIDADE
  • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
  • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO
  • FOTO RECENTE 3 X 4 (COLORIDA)
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA

Contato

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