Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Semipresencial (Blended)
Início: 11/04/2026
Data limite de inscrição: 11/04/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 17 meses)
Frequência: Quinzenal
Sábados Quinzenais das 08h30 às 18h (Presencial) e 2a e 3a das 19h às 23h20 (webconferência)
Aprenda a implementar técnicas de produção inovadoras e aumente a competitividade em negócios do setor industrial.

Com o MBA com ênfase em Gestão Industrial, você vai compreender os impactos da inovação tecnológica no contexto industrial. Por meio de conteúdo prático e multidisciplinar, desenvolverá visão holística das atividades empresariais, sendo capaz de identificar e prospectar tendências no contexto da indústria 4.0.

Gestão de operações com enfoque estratégico
No MBA com ênfase em Gestão Industrial, você vai criar estratégias de otimização da produtividade por meio de aspectos econômicos, organizacionais e humanos. Além disso, será capaz de aprimorar o processo industrial, reduzindo custo e aumentando velocidade, pontualidade e flexibilidade de operação, considerando ainda a responsabilidade social e ambiental.

Desenvolva competências para criar iniciativas ágeis no setor industrial.
| Identificar as capacidades inovativas da empresa industrial para enfrentar cenários complexos.
| Avaliar as vantagens competitivas e os ganhos econômicos gerados pela operação.
| Desenvolver processos para sistematizar a análise de resultados na tomada de decisões.

 

ATENÇÃO:

Você, aluno dos cursos de especialização presenciais da FGV, poderá cursar, gratuitamente, duas disciplinas (de 24 horas aula cada) dos nossos programas on-line:

  • Tendências em Gerenciamento de Projetos
  • Liderança e Motivação

Esses são temas essenciais para o seu aprimoramento profissional e desenvolvimento de competências fundamentais no atual mercado de trabalho.

Você pode se inscrever na disciplina que mais lhe interessa ou até mesmo em ambas, aproveitando ao máximo esta oportunidade, durante todo o seu curso.

Ao concluir integralmente cada disciplina, será possível emitir uma declaração de participação digital, reconhecendo seu esforço e aprendizado.

Não perca essa chance de expandir seus conhecimentos. Inscreva-se!

Coordenador Acadêmico:

Programa

MBA com ênfase em Gestão Industrial

Análise das Demonstrações Contábeis

Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para gestão (balanço patrimonial – BP, demonstração de resultado do exercício – DRE, demonstração dos fluxos de caixa – FCX e demonstrações das mutações do patrimônio líquido – DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical.

Economia dos Negócios

Microeconomia: oferta, demanda e os seus determinantes. Equilíbrio e falhas de mercado. Elasticidade e as suas aplicações. Comportamento do produtor e oferta competitiva: tecnologia e custos de produção, escolha de insumos, escala e escopo. Outras estruturas de mercado (monopólios, oligopólios e defesa da concorrência). Poder de mercado e discriminação de preços. Impacto de políticas governamentais no bem-estar e peso morto (impostos e subsídios, controle de preços, comércio internacional, tarifas e cotas de importação). Macroeconomia: conjuntura econômica brasileira e indicadores macroeconômicos. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação e índices de preço. Atuação do Banco Central e a sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. 

Estratégia Corporativa e de Negócios

Desafios da gestão estratégica: conceito, diferenciação entre concepção e implementação de estratégias, evolução do conceito e tipos de estratégia. Fundamentos do negócio: missão, visão e valores. Diagnóstico empresarial: diagnóstico interno, externo/análise de indústria (5 forças), posicionamento estratégico e cadeia de valor, projeção de cenários e SWOT. Estruturação das estratégicas: competitivas, definição de objetivos, de metas, de indicadores de desempenho empresarial associados a estratégias planejadas, balanced scorecard, objectives and key results (OKRs), plano de ação e priorização. Ferramentas para plano de ação e priorização: 5W2H e GUT. Estratégias de crescimento: estratégia corporativa, consolidação, verticalização e diversificação, internacionalização, pipelines, ecossistemas, plataformas e novos modelos de negócio.

Estratégias de Marketing

Fundamentos de marketing e análise de mercado: introdução ao marketing, análise do ambiente de marketing e pesquisa de mercado. Comportamento do consumidor e segmentação de mercado: fatores que influenciam o comportamento do consumidor, processo de decisão de compra, estratégias e critérios de segmentação, seleção do mercado-alvo, posicionamento de marca. Mix de marketing e práticas digitais: produtos e serviços, preço, praça e promoção. Marketing digital: conteúdo, influência e visibilidade em redes sociais e buscadores. Planejamento, implementação e tendências em marketing: plano de marketing, implementação e controle. Tendências de consumo, tendências em e-commerce, marketing de influência, realidade aumentada/virtual, metaverso. Tecnologias emergentes: inteligência artificial, machine learning, big data, internet das coisas (IoT).

Finanças Corporativas

Matemática Financeira: conceitos, operações com fluxos de caixa e aplicações práticas. Decisões de investimento: métodos de avaliação e fluxo de caixa. Risco e custo de oportunidade. Estrutura de capital e custo de capital, e alavancagem financeira. Avaliação de empresas e criação de valor: conceitos fundamentais de valuation. Técnicas de avaliação de empresas. Integração de critérios ESG nas decisões financeiras: introdução e decisões financeiras corporativas.

Gestão da Demanda

Funções do forecasting. Principais fundamentos e conceitos envolvidos. Abordagens qualitativas e quantitativas. Métodos colaborativos: ECR, CPFR e S&OP. Erros e incertezas. Qualidade das previsões. Medidas de erro em previsões. Modelos de séries temporais. Componentes da demanda. Suavizações exponenciais. Ajustes de tendência e sazonalidade. Modelos de Holt-Winters. Método causal. Variáveis explicativas e análises de correlações. Regressões múltiplas. 

Gestão da Qualidade e Melhoria Contínua

Evolução da qualidade: inspeção, controle, garantia e gestão total. Princípios da TQM e filosofia de Deming. Ciclo PDCA e melhoria contínua Kaizen. Normas ISO 9001: requisitos, implementação e certificação. Six Sigma: DMAIC, métricas e capacidade de processo. Lean manufacturing: princípios, oito desperdícios, ferramentas: 5S, Value Stream Mapping (VSM), Kanban. CEP: causas de variação, cartas de controle para variáveis e atributos. Ferramentas da qualidade: Ishikawa, Pareto, cinco porquês, 5W2H, histogramas, estratificação. Gestão documental: procedimentos, registros e rastreabilidade. Auditorias da qualidade: planejamento, execução e não conformidades.

Gestão de Estoques

Função dos estoques. Filosofia Just in Time (JIT). Custos envolvidos com os estoques: fixos e variáveis. Economias de escala. Estoque cíclico. Impacto da incerteza da demanda e dos suprimentos. Nível de serviço e taxa de atendimento. Estoque de segurança. Modelos de otimização. Políticas de revisão de estoque: contínua e periódica. Papel dos centros de distribuição. Estoques centralizados versus descentralizados. Estoque em trânsito. 

Gestão de Gargalos e Fluxo com a Teoria das Restrições

Fundamentos da TOC: pensamento sistêmico e conceito de restrição, cinco passos de focalização da TOC. Apresentação de caso introdutório. Métricas de ganho e tomada de decisão: definição de ganho. Inventário e despesa operacional. Análise de decisões de mix de produtos e investimentos utilizando as métricas da TOC. Contraste com a contabilidade de custos tradicional. Programação DBR: identificação do tambor. Função da corda. Uso de pulmões de tempo para proteger o sistema contra a variabilidade. Estruturação do sistema de programação DBR. Sequenciamento da produção e otimização do fluxo. Regras de prioridade para sequenciamento em uma máquina: First In, First Out (Fifo), Shortest Processing Time (SPT), Earliest Due Date (EDD). Indicadores de desempenho de sequenciamento. Algoritmo de Johnson para sequenciamento em duas máquinas.

Gestão de Operações, Logística e Supply Chain Management

Fundamentos de operações e Supply Chain Management (SCM): definições e escopo. Três fluxos da cadeia e cinco Ps das operações. Dimensões competitivas, trade-offs, ganhadores e qualificadores de pedido. Sistemas produtivos e análise de processos: classificação. Ponto de penetração do pedido. Identificação e análise de gargalos. Gestão de desempenho e modelos de referência: definição e aplicação de KPIs – apresentação do modelo Supply Chain Operations Reference (Scor). Integração e colaboração na cadeia: parcerias e classificação de fornecedores (Matriz de Kraljic). Modelos de colaboração. Tendências e inovações em supply chain. Digitalização e Indústria 4.0. Sustentabilidade – Environmental, Social and Governance (ESG) – e resiliência na cadeia de suprimentos. Gestão de riscos.

Gestão de Projetos e Criação de Valor

Fundamentos do gerenciamento de projetos: alinhamento entre estratégia corporativa e métodos de avaliação e seleção de projetos. Ciclos de vida de projetos e abordagens gerenciais. Planejamento de projetos: termo de abertura do projeto (TAP). Identificação e qualificação básica das partes interessadas. Framework preditivo por processos. Plano de gerenciamento do projeto (PGP): escopo, cronograma, riscos, recursos, aquisições, custos e qualidade. Planejamento de projetos na abordagem gerencial adaptativa: visão básica, atores, cerimônias, artefatos e Scrum em ação. Tendências do gerenciamento de projetos: relevância do ESG (Environmental, Social e Governance), da transformação digital (TD) e da inteligência artificial (IA) em projetos.

Gestão de Riscos e Sustentabilidade

Fundamentos e estrutura da gestão de riscos: conceitos de risco, incerteza e oportunidade, processo de gestão de riscos. Framework da norma ABNT NBR ISO 31000: princípios, estrutura e processo. Ferramentas para análise de riscos operacionais: ferramentas qualitativas – matriz de probabilidade e impacto, Failure Mode and Effects Analysis (FMEA). Aplicação das ferramentas em estudos de caso de sistemas produtivos. Riscos na cadeia de suprimentos e sustentabilidade: tipologia de riscos na cadeia de suprimentos. Introdução aos riscos de sustentabilidade e framework ESG. Intersecção entre riscos operacionais, de suprimentos e de sustentabilidade. Tratamento de riscos e tomada de decisão: opções de tratamento de riscos. Análise de custo-benefício das estratégias de tratamento, modelos de decisão gerencial em cenários de risco.

Jogo de Negócios

Introdução: Apresentação do cenário e das regras do jogo. Objetivos. Formação das equipes.
Preparação: análise do cenário e da situação inicial da empresa/negócio. Definição de objetivos e estratégias. Organização das equipes. Realização de testes preparatórios para o início da simulação.
Simulação: tomada de decisão e análise dos resultados, da concorrência e das variações de cenários. Reavaliação dos objetivos e das estratégias.
Fechamento: análise crítica do desempenho das empresas. Lições aprendidas.

Liderança de Equipes de Alto Desempenho

Teorias de liderança: traços e características, comportamentais, contingenciais e situacionais, contemporâneas, críticas e pós-modernas. Liderança transacional e transformacional.  Gestão de equipes de alto desempenho: papéis da liderança, delimitação dos papéis dos membros, estratégias de comprometimento e team building. Avaliação. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes nas organizações: pipeline de liderança, líder-coach e desafios da primeira gestão. Competências do líder eficaz: delegação e empowerment.

Localização e Layout de Instalações

Análise estratégica de localização: fatores qualitativos e quantitativos na decisão de localização, método dos fatores ponderados, método do centro de gravidade, introdução ao modelo de transbordo como ferramenta de otimização. Projeto e análise de layout: tipos de layout. Análise de fluxo de materiais e informações, diagrama de relacionamento de atividades, gráfico from-to. Análise de desempenho com Teoria de Filas: componentes de um sistema de filas – fonte de chegada, fila, mecanismo de serviço, notação de Kendall, análise de modelos M/M/1 (um servidor) e M/M/c (múltiplos servidores), cálculo de métricas de desempenho. 

Pesquisa Operacional

Introdução à pesquisa operacional e à modelagem de PL: abordagem da pesquisa operacional para a tomada de decisão. Estrutura de um problema de PL: função objetivo, variáveis de decisão, restrições. Modelagem de um problema clássico de mix de produção. Resolução de problemas de PL e análise de sensibilidade: resolução gráfica de problemas com duas variáveis. Uso do Solver do Excel para encontrar a solução ótima. Interpretação do relatório de sensibilidade: preços-sombra, intervalos de otimalidade e viabilidade. Programação inteira e mista: variáveis inteiras e binárias. Modelagem de problemas com decisões "sim/não". Resolução de problemas de programação inteira e mista com o Solver. Modelos de otimização em redes: introdução a grafos e redes. Modelagem do problema do caminho mínimo. Modelagem do problema do fluxo máximo. Modelagem do problema de transbordo. Análise de sistemas por simulação: diferenças entre otimização e simulação. Conceitos de simulação a eventos discretos: entidades, atributos, eventos, filas, recursos. Estrutura de um modelo de simulação. Análise de indicadores de desempenho a partir de resultados de simulação.

Planejamento e Controle da Produção

Planejamento agregado e plano mestre: hierarquia do PCP, Planejamento Agregado da Produção (PAPP), estratégias de nivelamento e acompanhamento, elaboração do Plano Mestre de Produção (PMP) e cálculo da ATP. Sistemas Push: Planejamento das Necessidades de Materiais (MRP) – Lógica do MRP: entradas e saídas. Cálculo de necessidades brutas e líquidas, item a item, nível a nível. Técnicas de dimensionamento de lotes. Sistemas Pull: fundamentos da produção enxuta – origens do sistema Toyota de produção (TPS), 7+1 desperdícios do Lean, ferramentas base: 5S, Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM), gestão visual. Sistemas Pull: ferramentas e comparativo estratégico – Kanban como sistema de controle e de melhoria, Heijunka e Poka-Yoke. Análise comparativa das estratégias Push e Pull: quando aplicar cada uma.

Smart Business: Decisões Estratégicas com IA e Digitalização

Técnicas de inteligência artificial. Aprendizado de máquina. IA generativa. Tendências emergentes: engenharia de prompt, RAG, RAG com grafos, MCP e agentização. IA e estratégia de negócios: criação de valor com IA. Modelos de negócios digitais e plataformas. Fatores críticos de sucesso na adoção estratégica da IA. Processo decisório e IA: tomada de decisão orientada a dados, analytics descritivo, preditivo e prescritivo, inteligência de negócios (BI) e dashboards estratégicos. Ética, vieses algorítmicos e governança de dados. IA aplicada à estratégia de crescimento: automação inteligente e eficiência operacional. Gestão de talentos em organizações inteligentes. Governança corporativa aplicada à IA. Regulamentações e tendências. 

Investimento

Até 31/12/2025

  • R$ 36.680,50 à vista ou em até 36x de R$ 1.206,25***
  • R$ 36.680,50 à vista ou em até 26x de R$ 1.593,20***
  • R$ 36.680,50 à vista ou em até 10x de R$ 3.834,46***

Até 31/01/2026

  • R$ 38.490,50 à vista ou em até 36x de R$ 1.265,78
  • R$ 38.490,50 à vista ou em até 26x de R$ 1.671,82
  • R$ 38.490,50 à vista ou em até 10x de R$ 4.023,67

Até 11/04/2026

  • R$ 40.045,52 à vista ou em até 36x de R$ 1.316,92
  • R$ 40.045,52 à vista ou em até 26x de R$ 1.739,36
  • R$ 40.045,52 à vista ou em até 10x de R$ 4.186,23

Público-alvo

| Profissionais com experiência industrial em produção, manutenção, qualidade, logística e planejamento que atuam ou desejam atuar com gestão de operações.
| Empreendedores e consultores autônomos que buscam diferenciais na área de gestão de operações.

Pré-requisitos do curso:

| Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
| Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*

*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

  • O processo seletivo consiste na participação do candidato em uma Reunião de Orientação Acadêmica, que será realizada de forma virtual ou presencial. Nessa reunião, serão apresentados os critérios de seleção estabelecidos pelo coordenador acadêmicos do programa.
  • Durante o encontro, será avaliado o programa mais adequado para o momento de carreira do candidato, bem como os pré-requisitos necessários para ingresso. Caso o candidato não seja aprovado para o programa em que se inscreveu, será orientado sobre alternativas de programas que melhor correspondam ao seu perfil e objetivos profissionais.

ATENÇÃO:

  • É obrigatória a apresentação do currículo profissional e acadêmico para a devida análise e continuidade do processo para: cursospresenciaiscampinas@fgv.br , além do preenchimento completo da ficha de inscrição.
  • Após o envio da ficha de inscrição e do currículo, o candidato receberá, no prazo de até 2 (dois) dias, e-mail com a indicação de data, horário, link zoom ou endereço (se presencial) da unidade para a reunião.
  • Caso o candidato precise reagendar a reunião, poderá fazê-lo no próprio e-mail de agendamento.
  • As informações fornecidas pelo candidato, bem como o resultado do processo seletivo, serão tratadas com a máxima confidencialidade e divulgadas exclusivamente ao e-mail cadastrado pelo candidato.

IMPORTANTE:

  • O prazo limite para inscrição é disponibilizado no site.
  • Candidatos que realizarem a inscrição próximo à data limite devem estar cientes de que o resultado do processo seletivo também será comunicado em um período próximo ao início do curso.
  • Para candidatos que se inscreverem após a data estipulada, é importante observar que a primeira disciplina do curso, caso já tenha iniciado, será registrada como trancada e deverá ser cursada posteriormente, conforme as orientações do programa.
  • A aprovação no processo seletivo não garante sua vaga. Devendo o candidato promover, tão logo seja possível, sua matrícula no curso.
  • CÉDULA DE IDENTIDADE
  • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO
  • CÓPIA SIMPLES DO CPF - CADASTRO DE PESSOA FÍSICA
  • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
  • FOTO RECENTE 3 X 4 (COLORIDA)

Contato

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Aviso de cookies e a nossa Aviso de Privacidade.