MBA em Gestão Empresarial

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Campinas, SP
Modalidade: Blended (semipresencial)
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  • Frequência: Mensal
    Sábados das 08h30 às 18h (Presencial) e 4a e 5a das 19h às 22h (webconferência)
    Início:12/04/2025
    Data limite de inscrição: 12/04/2025
    Duração: 17 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
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  • Semipresencial (Blended)

    Cursos com aulas presenciais e aulas ao vivo, por meio de computador ou dispositivo móvel, em dias marcados.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    Desenvolver ações e estratégias para um negócio é uma ação que requer conhecimento variado e multidisciplinar. O MBA em Gestão Empresarial proporciona ao aluno o desenvolvimento de várias competências, como liderança, estratégia, capacidade de planejamento e tomada de decisões importantes para a empresa.

    São competências a serem desenvolvidas:
    • analisar o mercado, os clientes e os cenários macro e microeconômicos;
    • propor soluções estratégicas para a empresa;
    • analisar a saúde econômico-financeira da empresa para tomada de decisões de investimento, maximizadoras da relação risco e retorno dos investidores;
    • criar cultura e ambiente de inovação;
    • tomar decisões fundamentadas com uso eficiente de dados e informações;
    • utilizar a tecnologia para ganho de produtividade e acesso eficiente de mercados;
    • liderar pessoas, negociando com efetividade e gerenciando conflitos;
    • identificar direitos básicos, práticas abusivas e sanções previstas na Lei n° 8078/90, assim como questões ligadas ao compliance e à proteção de dados;
    • avaliar os riscos sociais, ambientais e de governança para as organizações; 
    • propor planos mitigadores de riscos para as organizações;
    • coordenar a gestão da cadeia de suprimentos desde o planejamento até a implantação;
    • mapear processos, mensurando e controlando resultados;
    • propor ações corretivas e de melhoria para processos.
    Coordenador Acadêmico: Pedro de Seixas Corrêa
    Programa

    MBA em Gestão Empresarial

    Análise das demonstrações contábeis

    Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para gestão (balanço patrimonial – BP, demonstração de resultado do exercício – DRE, demonstração dos fluxos de caixa – FCX e demonstrações das mutações do patrimônio líquido – DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical.

    Business analytics

    Visão sistêmica do processo de tomada de decisão empresarial. Papel da análise de dados no apoio à tomada de decisão. Caracterização das relações do BA com business intelligence e data science. Análise dos ambientes interno e externo, e dos dados e variáveis relevantes para o posicionamento estratégico. Principais bases de dados disponíveis e seu uso. Sistemas de apoio à decisão. Fundamentos e principais ferramentas de análise preditiva. Processos de tomada de decisão no contexto do BA.

    Business process management

    Fundamentos e metodologias para o gerenciamento de processos. Visão sistêmica do gerenciamento de processos. Gestão de processos e gestão por processos. Ferramentas para mapeamento de processos. Análise e modelagem de processos. Melhoria de processos com identificação, priorização e desenvolvimento de planos de ação. Avaliação de problemas potenciais na implantação de planos de ação. Metodologias para melhoria e inovação de processos. Gerenciamento do desempenho de processos por meio do uso de key performance indicators (KPIs). Envolvimento das pessoas e trabalho em equipe para implantação do gerenciamento de processos. Fatores críticos de sucesso.

    Estratégia corporativa e de negócios

    Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

    Empreendedorismo e gestão da inovação

    Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

    Estratégias de marketing

    Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

    Economia dos negócios

    Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.

    Environmental, social e corporate governance

    Estrutura e conflitos de governança na organização. Conformidade das práticas socioeconômicas da empresa. Conformidade ambiental às leis anticorrupção e à legislação tributária. Diversidade da força de trabalho. Liberdade sindical. Práticas de segurança no trabalho. Saúde e segurança dos consumidores. Políticas de diversidade. Alinhamento da cultura organizacional à heterogeneidade da força de trabalho.

    Finanças corporativas

    Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).

    Gestão integrada de custos e orçamento

    Classificação contábil aplicada à contabilidade de custos (custo, despesa, investimento, ganho, perda, gasto, desembolso, gasto fixos, gatos variáveis, semifixos e semivariáveis, gastos diretos e indiretos). Tomada de decisão utilizando métodos de custeio (variável e absorção) e ponto de equilíbrio. Orçamento empresarial como instrumento de gestão. Orçamento operacional e financeiro. Orçamento dos principais relatórios contábeis (demonstração do resultado do exercício – DRE, fluxo de caixa – FC e balanço patrimonial – BP) e a sua utilização como ferramenta de controle.

    Gestão de projetos

    Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.

    Gestão de serviços

    Fundamentos do marketing de serviços. Gestão da qualidade em serviços. Oferta de serviço. Design de serviços. Blueprint. Entrega dos serviços. Produtividade em serviços. Tangibilização dos serviços. Percepção dos clientes. Monitoramento da satisfação do cliente. Gestão de falhas em serviço. Estratégia em serviços.

    Jogo de negócios

    Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e revisão de estratégias.

    Liderança e gestão de equipes

    Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

    Negociação e administração de conflitos

    Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão.

    Supply chain management

    Processo de globalização da economia e sua influência na cadeia de suprimentos. Gestão das operações logísticas nas empresas. Infraestrutura logística brasileira. Sistemas de informação, tecnologias e práticas aplicadas ao gerenciamento da cadeia de suprimentos. Negócios eletrônicos B2B e B2C. Funções logísticas. Decisões de trade-off na cadeia de suprimentos. Avaliação do desempenho para a qualidade, produtividade e competitividade. ESG e práticas de green supply chain para redução dos riscos ambientais e obtenção de vantagem competitiva.

    Transformação digital

    Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.

    Workshop de soluções corporativas e de negócios

    A disciplina está baseada no envolvimento do aluno em uma situação real, provocando-o a avaliar opções, a construir cenários e realidades futuras bem como a exercitar a sua capacidade de decisão. Algumas estratégias ou dinâmicas poderão ser utilizadas: workshops, construção de um case de sucesso ou elaboração de um plano de negócios. A escolha é de responsabilidade do coordenador, que deve ter como orientação o público-alvo do curso.
    Investimento

    Até 31/12/2024

    • R$ 35.550,00 à vista ou em até 36x de R$ 1.169,08***
    • R$ 35.550,00 à vista ou em até 26x de R$ 1.544,10***
    • R$ 35.550,00 à vista ou em até 10x de R$ 3.716,28***

    Até 31/01/2025

    • R$ 36.680,50 à vista ou em até 36x de R$ 1.206,25
    • R$ 36.680,50 à vista ou em até 26x de R$ 1.593,20
    • R$ 36.680,50 à vista ou em até 10x de R$ 3.834,46

    Até 12/03/2025

    • R$ 37.414,11 à vista ou em até 36x de R$ 1.230,38
    • R$ 37.414,11 à vista ou em até 26x de R$ 1.625,06
    • R$ 37.414,11 à vista ou em até 10x de R$ 3.911,15

    Até 12/04/2025

    • R$ 38.162,39 à vista ou em até 36x de R$ 1.254,99
    • R$ 38.162,39 à vista ou em até 26x de R$ 1.657,57
    • R$ 38.162,39 à vista ou em até 10x de R$ 3.989,37
    Público-alvo
    Recomendado para profissionais que atuam ou pretendem atuar na área da Gestão Empresarial, em funções gerenciais ou executivas de empresas públicas/privadas e empreendedores que almejam abrir o seu próprio negócio.

    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.        

    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Semipresencial (Blended), você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Processo seletivo

    • O processo seletivo é composto pela participação do candidato em uma Reunião de Orientação Acadêmica, que será realizada virtual ou presencialmente. 
    • O agendamento da Reunião de Orientação Acadêmica ocorre ao final do preenchimento da ficha de inscrição no site.
    • As Reuniões têm como referência os critérios de seleção definidos pelos coordenadores acadêmicos de cada programa. Nesta reunião será avaliado qual é o melhor programa para o momento de carreira do candidato e os pré-requisitos de ingresso. 
    • Caso o candidato não seja aprovado para o curso que se inscreveu, será orientado a realizar um programa que esteja alinhado ao seu perfil.

     

     

    • CÉDULA DE IDENTIDADE
    • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
    • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO
    • FOTO RECENTE 3 X 4 (COLORIDA)
    • HISTÓRICO ESCOLAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO (somente para cursos Tecnólogos)