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Modalidade: Live

Início: 09/04/2025
Data limite de inscrição: 25/03/2025
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 13 meses)

Onde você quer realizar suas provas?
O programa do MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais foi desenhado para preparar profissionais para reconhecer os fatores condicionantes do ambiente do comércio internacional; identificar, estabelecer e implementar estratégias lucrativas de negócios internacionais; bem como implantar padrões de excelência empresarial nas organizações com negócios voltados para o mercado externo. O programa também atende à necessidade de gestores e gestoras de marketing, logística, finanças e recursos humanos de empresas internacionalizadas no sentido de desenvolver conhecimento e sensibilidade para negócios internacionais para melhor interagir e entender a estratégia global da organização.

São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
  • liderar e desenvolver equipes em ambientes multiculturais;
  • analisar e construir modelos de negócios internacionais;
  • negociar em ambientes de negócios internacionais;
  • desenvolver estratégias para posicionar marcas no ambiente internacional;
  • avaliar instrumentos e mecanismos internacionais para otimizar o custo de capital das empresas e mitigar riscos de estrutura de capital.
Acesse o cronograma completo do curso.
Coordenador Acadêmico:

Programa

MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais

Big Data & Analytics

Competências analíticas essenciais para a gestão. Desafio analítico. Decisões, dados e informação. Escada analítica: classes de problemas a serem resolvidos pelas análises. Ciclo analítico: da coleta à análise de dados. Dados estruturados versus dados não estruturados. Modelagem de informações: matéria-prima para decisões. Princípios de modelagem informacional. Panoramas versus eventos. Bases de dados versus datasets. Modelagem de eventos: a transição para o pensamento analítico. Interpretação e visualização de dados. Análise exploratória de dados. Erros comuns na representação de dados. Recomendações para melhorar a visualização de dados. Tratamento de variáveis. Identificação e tratamento de outliers. Transformações e possíveis melhorias na interpretação de variáveis.

Business Intelligence & International Information Systems

Quarta revolução industrial e importância dos BIS. Revoluções industriais. Digitalização do Comex e da logística internacional. Importância dos BIs. Conceitos de inteligência competitiva. Bases de dados nacionais e internacionais relacionadas ao comércio exterior. Bases de dados internacionais: United Nations Conference on Trade and Development (Unctad); World Trade Organization (WTO); Banco Mundial; Organização das Nações Unidas (ONU). Bases de dados nacionais: Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); ComexStat. Construção e análise da evolução e do perfil do comércio exterior brasileiro por meio dos BIs. Compreensão das variáveis que influenciam o setor por meio dos BIs. Fundamentos do setor: oferta versus demanda, utilizações, custos, sazonalidade, entre outros. Efeitos da pandemia. Tomada de decisões apoiadas por BIs. 

Branding e Posicionamento de Marcas no Mercado Internacional

Posicionamento de marca em mercados internacionais. Global branding. Pilares do branding digital. Adaptação da marca em mercados internacionais. Personalidade da marca. Percepção de marca e valor no mercado global. Gestão de branding e de brand equity. Environmental, Social and Governance (ESG) e impacto sobre a percepção e o valor da marca.

Corporate Finance in a Global Environment

Análise de valor monetário no tempo. Mercados financeiros internacionais. Mercados de derivativos. Planejamento financeiro. Emissões internacionais. Alavancagem e abertura de capital.

Doing Business in Europe

Ambiente político e econômico atual na Europa. Ambiente sociocultural. Dimensões culturais de Hofstede dos países europeus. Comportamento nos negócios. Mercado no continente europeu. Competitividade. Liberdade econômica. Inovação global. Perfis de investimento.

Doing Business in the Americas

Ambiente político e econômico atual nas Américas. Ambiente sociocultural. Dimensões culturais de Hofstede dos países americanos. Comportamento nos negócios. Mercado no continente americano. Competitividade. Liberdade econômica. Inovação global. Perfis de investimento.

Doing Business in Asia

Ambiente político e econômico atual na Ásia. Ambiente sociocultural. Dimensões culturais de Hofstede dos países asiáticos. Comportamento nos negócios. Mercado nos países asiáticos. Competitividade. Liberdade econômica. Inovação global. Perfis de investimento.

Desenvolvimento de Lideranças em Ambientes Multiculturais

Liderança em ambientes multiculturais, integrando processos e pessoas. Desenvolvimento de equipes multiculturais. Gestão da diversidade. Administração de conflitos interculturais.

Estratégia e Competitividade

Estratégia empresarial e competitividade. Análises setoriais e do macroambiente internacional de negócios. Resource-Based Theory (RBT). Estratégia internacional.

Empreendedorismo Internacional

Ecossistema de empreendedorismo internacional. Cultura empreendedora e inovação. Fontes de financiamento e apoio às startups com atuação nos negócios internacionais. Desenvolvimento de um modelo de negócio em mercado-alvo no exterior. 

ESG – Environmental, Social and Governance in Trade

Conceito de capitalismo de stakeholders. Impactos nos negócios. Conceito de ESG. Papel dos investidores. Gestão de riscos. Governança ESG. Cadeia de suprimentos sustentável. Meio ambiente e mudanças climáticas. Socialmente sustentável. Barreiras comerciais. Mercado de carbono, metano e “imposto de carbono”. Impacto nas negociações internacionais.

Geopolítica e Economia Internacional

Conceito de geopolítica e a sua relação com a administração. Relação entre geopolítica e administração. Noções fundamentais sobre os principais temas e atores da geopolítica atual. Modelos de análise geopolítica: crise reversível da unipolaridade ocidental e multipolaridade. Eventos geopolíticos e o seu impacto na administração. Vieses cognitivos na análise geopolítica. Cenários geopolíticos e o seu uso em estratégia empresarial.

Global Supply Chain Management

Importância das estratégias competitivas das Cadeias Globais de Valor (CGV). Análise de cenários de competividade globais: ambiente econômico, político, legal e regulatório, bem como infraestrutura. Desenvolvimento do ecossistema de fornecedores globais. CGV impulsionando as organizações, a comunidade e o planeta. Gerenciamento global de inventários e avaliação da estratégia de acordo com ciclo de vida do produto. Estratégias de entrada nos mercados. Total Cost of Ownership (TCO). Estratégias de postponement. Análise e avaliação de cenários para as decisões de make or buy. Estruturação de business case. Desenvolvimento de fornecedores e gestão de contratos internacionais. Oportunidades e riscos associados. Coordenação de redes de suprimentos internacionais. Tomada de decisões apoiadas em informações qualitativas e quantitativas. Gestão do processo. Entendimento de cultura, crenças e aspectos comportamentais.

Internacionalização de Empresas

Teorias de internacionalização de empresas. Modelos e estratégias de entrada no mercado-alvo no exterior. Estrutura organizacional competitiva na internacionalização de negócios. Internacionalização: estudo de casos de empresas brasileiras internacionalizadas.

Logística Internacional

Infraestrutura de transportes voltada para as operações de comércio exterior. Sistema portuário. Sustentabilidade. Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Investimentos portuários. Investimentos ferroviários. Concessões aeroportuárias. Operações logísticas em projetos de comércio exterior. Agentes da cadeia de distribuição física internacional. Seguro de transporte internacional. Custos logísticos na formação dos preços de exportação. Custos logísticos na formação dos custos de importação. Multimodalidade e competitividade. Matriz de transportes brasileira. Conectividade do modal aquaviário com a hinterlândia por meio dos diferentes modais. Transporte aéreo de cargas e as suas conexões.

Marketing Internacional

Análise do macro e do microambiente de marketing internacional. Segmentação e posicionamento estratégico no mercado-alvo. Desenvolvimento do marketing-mix nos negócios internacionais. Marketing digital nos negócios internacionais.

Negociação Corporativa Internacional

Competências pessoais e profissionais de um negociador internacional. Aspectos culturais e organizacionais em negociação internacional. Processo de negociações corporativas internacionais. Abordagens negociais em ambientes internacionais para a implementação de um acordo sustentável.

Sistema Brasileiro de Comércio Exterior

Sistema administrativo, cambial e fiscal do comércio exterior brasileiros: órgãos e atividades. Estrutura tributária e principais regimes aduaneiros no Brasil. Mercado de câmbio e as suas operações nas exportações e nas importações. Modelos de gerenciamento das atividades operacionais nas exportações e nas importações.

Investimento

Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.

 

Formas de pagamento: 
Boleto bancário ou Cartão de Crédito (Visa e Master)
**Parcelamento sem juros somente na modalidade de pagamento com cartão de crédito (máximo de 12x)

» Condições especiais para:
•  Ex-aluno FGV (10%) no ato da inscrição 
•  Colaborador de empresa parceira da FGV (10%) no ato da matrícula
*Condições não cumulativas.
A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite do cartão.

Verifique a disponibilidade de compra por meio de cartão de crédito para a localidade selecionada.

Público-alvo

O curso MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais é recomendado para:
  • profissionais que ocupam cargos executivos das áreas de comércio exterior, marketing, operações, finanças e logística;
  • pessoas empreendedoras de empresas internacionalizadas ou em processo de internacionalização.

Pré-requisitos:
  • Tempo mínimo de conclusão de graduação: três anos;
  • Tempo mínimo de experiência profissional: quatro anos.

Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de conclusão de graduação. A matrícula neste curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.

Processo seletivo

com processo seletivo: análise curricular

processo seletivo com análise curricular

 

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
  • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

*  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.

Contato

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