Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade: Online

Início: 15/09/2025
Data limite de inscrição: 09/09/2025
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 14 meses)

Onde você quer realizar suas provas?
Elabore estratégias para a condução de ações negociais, jurídicas e empresariais.
  
No MBA em Direito: Gestão e Business Law, você desenvolverá uma perspectiva interdisciplinar para atuar nos campos jurídico e empresarial. Adotará uma abordagem estratégica na condução de negociações, desenvolvendo competências para avaliar os riscos sociais, ambientais e de governança, bem como aplicar ferramentas de diagnóstico empresarial.
  
Enfoque interdisciplinar da administração jurídica
Com o MBA em Direito: Gestão e Business Law, você será capaz de enfrentar desafios jurídicos nos mais diversos ambientes, incluindo empresas privadas, escritórios de advocacia, departamentos jurídicos e setores governamentais.
   
Desenvolva competências para propor soluções jurídicas inovadoras:
| Aplicar os elementos marketing ao processo de decisão estratégica de negócios.
| Garantir conformidade com regras de compliance e proteção de dados.
| Aplicar raciocínio jurídico-societário sobre a organização. 
| Adotar visão estratégica na condução de ações negociais e jurídicas.
   
Clique aqui para acessar o cronograma da turma.

Programa

MBA em Direito: Gestão e Business Law

ARGo – Alternate Reality Goal

Autora: Mary Kimiko Guimaraes Murashima.

Competências transdisciplinares. ESG. Compliance. LGPD.

Business Analytics

Autor: prof. Pedro de Moraes, Mestre, UNIP.

Visão sistêmica do processo de tomada de decisão empresarial. Papel da análise de dados no apoio à tomada de decisão. Caracterização das relações do BA com business intelligence e data science. Análise dos ambientes interno e externo, e dos dados e variáveis relevantes para o posicionamento estratégico. Principais bases de dados disponíveis e seu uso. Sistemas de apoio à decisão. Fundamentos e principais ferramentas de análise preditiva. Processos de tomada de decisão no contexto do BA.

Compliance

Autores: Claudio Carneiro Bezerra Pinto Coelho e Fernando Silva Moreira dos Santos.

Evolução do compliance. Sistemas de gestão de compliance e antissuborno. Política, cultura e pilares do compliance. Normas anticorrupção, antissuborno, e compliance público. Risk assessment e o papel da auditoria e da controladoria

Direito Contratual

Autor: prof. André Roberto Machado, Doutor, UFF.

Negócio jurídico. Função social do contrato. Negociação e formação do contrato. Contratos eletrônicos. Gestão do contrato. Extinção do contrato.

Direito para Startups

Autores: prof. Felipe Hanszmann, Mestre, London School of Economics and Political Science, e prof. Helder Galvão, Mestre, UFRJ.

Concepção de uma startup. Propriedade Intelectual. Ideação de uma startup. Estruturação de uma startup. Capital e desenvolvimento.

Direito Societário: Sociedade Anônima

Autores: prof. Pablo Gonçalves e Arruda, Especialista, PUC-RJ, e prof. Saulo Bichara Mendonça, Doutor, UVA.

Constituição da sociedade por ações. Histórico. Conceito de capital social. Características do capital social. Companhias de capital aberto e de capital fechado.

Direito Societário: Sociedade Limitada

Autoras: profª. Lidia Duarte Vivas, Mestre, UCAM, e profª. Margô Trindade Sartori, Doutora, UNESA.

Ato da empresa. Eireli. Estabelecimento empresarial. Sociedades. Sociedade limitada. Administração da sociedade limitada.

Direito Tributário

Autor: prof. Gabriel Quintanilha, Doutor, UVA.

Sistema Tributário Nacional. Espécies tributárias. Direitos e garantias do contribuinte. Normas tributárias. Obrigação tributária. Crédito tributário.

Empreendedorismo e Gestão da Inovação

Autor: Rafael Cuba Mancebo.

Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

Environmental, Social and Corporate Governance

Autor: prof. Rodrigo Casagrande, Doutor, FURB.

Estrutura e conflitos de governança na organização. Conformidade das práticas socioeconômicas da empresa. Conformidade ambiental às leis anticorrupção e à legislação tributária. Diversidade da força de trabalho. Liberdade sindical. Práticas de segurança no trabalho. Saúde e segurança dos consumidores. Políticas de diversidade. Alinhamento da cultura organizacional à heterogeneidade da força de trabalho.

Estratégia Corporativa e de Negócios

Autor: Murilo Rodrigues. 

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão.  Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

Estratégias de Marketing

Autor: Elson Teixeira.

Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

Falências e Recuperação de Empresas

Autor: prof. Leonardo Marques, Mestre, UCAM.


Lei nº 11.101/2005. Reforma promovida pela Lei nº 14.112/2020. Falência. Recuperação das empresas. Mediação. Plano Especial de Recuperação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Processos de insolvência.

FGV Business Challenge

Autor: Paulo da Costa Lopes.

Oligopólio. Ferramentas de diagnóstico empresarial. Trabalho em equipe. Tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias. Metas. Melhoria contínua.

Gestão de Projetos

Autores: Lorena Veloso e Carlos Freitas.

Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.


Liderança e Gestão de Equipes

Autora: Adriana Bortolin.

Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

Mediação e Arbitragem

Profa. Cristiane Dias Carneiro, Mestre, UGF

Lei sobre mediação. Princípios norteadores da mediação. Aspectos gerais da arbitragem. Figura e conduta do/a árbitro/a. Procedimento arbitral. Arbitragem na administração pública. Arbitragem nos contratos de adesão. Arbitragem no Direito do Trabalho. Arbitragem no Direito Societário.

Proteção de Dados

Autora: profª. Selma Carloto, Doutora, Universidade Federal do ABC.

Overview do GDPR e da LGPD. Definições, princípios e fundamentos. Campo de incidência da LGPD. Direitos dos Titulares. Base legal de tratamento de dados pessoais. Consentimento e Legítimo Interesse. Agentes de Tratamento. Encarregado pelo tratamento de dados pessoais - Data Protection Officer (DPO). Hipóteses de nomeação, responsabilidades e funções do DPO. Plano e fases de implementação de conformidade. Segurança da informação. Privacy by Design e Privacy by Default

Módulo Internacional

Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV nos formatos Live e Presencial.

Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

* O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA ou Pós-Graduação.

Seminário de Encerramento

O curso prevê um seminário obrigatório ao final como parte da disciplina FGV Business Challenge. O seminário poderá ser realizado remotamente ou presencialmente nas seguintes localidades: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

Ao longo do curso, o aluno escolherá de que forma participará do evento e, caso opte pela opção presencial, qual a cidade que melhor lhe atende para a realização do encontro.

Investimento

Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.

 

Formas de pagamento: 

 Boleto bancário ou Cartão de Crédito (Visa e Master)

 **Parcelamento sem juros somente na modalidade de pagamento com cartão de crédito (máximo de 13x)

 

» Condições especiais para:

 •  Ex-aluno FGV (10%) no ato da inscrição 

 •  Colaborador de empresa parceira da FGV (10%) no ato da matrícula

 

*Condições não cumulativas.

 A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite do cartão.

Verifique a disponibilidade de compra por meio de cartão de crédito para a localidade selecionada.

Público-alvo

| Graduados em Direito, Gestão ou áreas correlatas interessados em atuar nas áreas de Direito e Gestão Empresarial.
| Empreendedores ou membros de instituições jurídicas em busca de capacitação para atuar no mercado de administração e negócios jurídicos.
    
Pré-requisitos:
  
| Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
| Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*
  
*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Online, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.

Processo seletivo

com processo seletivo: análise curricular

processo seletivo com análise curricular

 

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
  • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

*  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.

Contato

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.