A Atenção Primária em Saúde (APS) na Resposta à Pandemia de COVID-19

Compartilhar
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Online

    Cursos focados na interação e flexibilidade, para você estudar quando e onde quiser.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    O curso A Atenção Primária em Saúde (APS) na Resposta à Pandemia de COVID-19 apresenta como as emergências em saúde pública testam a resiliência dos sistemas de saúde e exigem respostas rápidas, inovadoras e eficazes de governos nacionais e locais. O curso aborda também como a adoção de medidas urgentes para antecipar problemas, planejar e coordenar respostas, identificando áreas e grupos populacionais mais vulneráveis e diagnosticando precocemente casos positivos para tratamento e isolamento, pode ajudar a romper as cadeias de transmissão e preparar sistemas de saúde para mitigar o impacto do surto sobre a população. Os serviços de APS devem ter um papel central na preparação do sistema de saúde para resposta à pandemia de COVID-19. Porém, é preciso modificar o seu modo de funcionamento durante o período da epidemia.

    Autor: Adriano Massuda.

    Objetivos a serem desenvolvidos ao longo do curso:
    • entender os papéis e funções da APS nos sistemas de saúde, diante de situações de emergência em saúde pública;
    • conhecer as características do modelo de APS brasileiro – a Estratégia Saúde da Família (ESF): oportunidades e limites para resposta diante da pandemia de COVID-19; 
    • conhecer as estratégias a serem realizadas no âmbito da APS, como a análise territorial, o monitoramento ativo de grupos de risco e o treinamento e a proteção dos profissionais de saúde.
    Programa

    A Atenção Primária em Saúde (APS) na Resposta à Pandemia de COVID-19

    A Atenção Primária em Saúde (APS) na resposta à pandemia de COVID-19

     Emergências em saúde pública testam a resiliência de sistemas de saúde e exigem respostas rápidas, inovadoras e eficazes de governos nacionais e locais. A adoção de medidas urgentes para antecipar problemas, planejar e coordenar respostas, identificando áreas e grupos populacionais mais vulneráveis e diagnosticando precocemente casos positivos para tratamento e isolamento, pode ajudar a romper as cadeias de transmissão e preparar sistemas de saúde para mitigar o impacto do surto sobre a população. Na preparação do sistema de saúde para a resposta à pandemia de COVID-19, os serviços de APS devem ter um papel central. Contudo, é preciso modificar o modo de funcionamento durante o período da epidemia.

    Diante desse cenário, esta palestra tem como objetivo discutir os papéis e as funções da APS nos sistemas de saúde, diante de situações de emergência em saúde pública, e as características do modelo de APS brasileiro – a Estratégia Saúde da Família (ESF): oportunidades e limites para resposta diante da pandemia de COVID-19. Além disso, visa debater sobre as estratégias a serem realizadas no âmbito da APS: a análise territorial, visando identificar localidades e grupos populacionais de risco para a COVID-19; o monitoramento ativo de grupos de risco, principalmente de populações idosas e de moradores de instituições; a minimização do atendimento presencial de pacientes sintomáticos respiratórios nas unidades de APS; a manutenção de atividades de rotina para pacientes crônicos e, por fim, o treinamento e a proteção dos profissionais de saúde.

    Público-alvo
    O curso A Atenção Primária em Saúde (APS) na Resposta à Pandemia de COVID-19 é gratuito e recomendado para gestores municipais de saúde e profissionais de nível superior que exerçam cargos de liderança nas organizações de saúde.
    Certificado

    Os cursos gratuitos da FGV não geram certificado. Obtendo nota igual ou superior a 7,0 (sete) no pós-teste, você poderá imprimir, diretamente no sistema, uma declaração que possibilitará comprovar a sua participação no curso.

    Processo seletivo

    sem processo seletivo

    Não há processo seletivo para esse curso. Basta preencher sua ficha de inscrição.