Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade: Live

Início: 23/07/2025
Data limite de inscrição: 08/07/2025
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 13 meses)

Onde você quer realizar suas provas?
O curso Pós-graduação em Estratégias de Comunicação Digital proporciona ao estudante o domínio de novas estratégias de comunicação digital a serem aplicadas em instituições públicas ou privadas bem como o aprimoramento da percepção de risco e o aproveitamento de oportunidades oferecidas pelas ferramentas de comunicação digital. Além disso, o curso também salienta a importância da construção de posicionamentos públicos para o profissional que atua ou deseja atuar na área de Comunicação, mais especificamente como gestor de comunicação, analista de business intelligence ou empreendedor digital.

Você irá: 
  • Analisar e interpretar mudanças no comportamento de consumo de informação e comunicação dos brasileiros, considerando o papel central da internet e das redes sociais;
  • Aplicar ferramentas de monitoramento de redes sociais e big data para embasar decisões estratégicas na gestão de comunicação digital;
  • Desenvolver e implementar estratégias de comunicação digital eficazes para instituições públicas e privadas, alinhadas aos objetivos organizacionais;
  • Identificar riscos e oportunidades no ambiente digital, utilizando técnicas para mitigar ameaças e capitalizar oportunidades;
  • Construir e gerenciar posicionamentos públicos consistentes, alinhados aos valores da organização e à reputação digital.

Programa

Pós-Graduação em Estratégias de Comunicação Digital

Algoritmos e Cultura Digital

Mediação algorítmica na cultura digital. Redes sociais, plataformas digitais e plataformização. Modulação algorítmica do comportamento. Vigilância e discriminação algorítmica. Cibernética, cibercultura e as suas implicações nos processos comunicativos contemporâneos. Cultura da convergência e práticas culturais mediadas pelas tecnologias de comunicação digital. Política no ciberespaço e os reflexos da esfera pública hiperconectada. Mediação algorítmica. Internet das coisas, smart cities e os reflexos da comunicação móvel na sociabilidade contemporânea. Colaboração e compartilhamento na rede. Cultura e acesso ao conhecimento. Cultura digital e sociabilidade mediada por plataformas. Inteligência artificial generativa. Tendências de cultura digital para comunicação. 

Análise de Dados

Clusterização. Vocabulário de operações de dados: seleção, filtro, ordenação, agrupamento e funções de sumarização de dados. Usos e aplicações do conceito tidy data. Técnicas de segmentação de mercado: análise RFM, market basket e avaliação de grupos. Desenho e aplicação de testes A/B e surveys. Funções em uma equipe de dados. Avaliação de modelos de classificação e análise de grafos.

Antropologia e Práticas de Consumo na Internet

Mito, ritual e ideologia. Etnocentrismo. Cultura como sistema de significação. Meios, mediações e comunicação de massa. Consumo, publicidade e antropologia na contemporaneidade. Pensamento antropológico aplicado ao comportamento do consumidor.

Comunicação Digital: Teoria e Prática

Da comunicação de massa à comunicação digital. Novas práticas de comunicação em ambientes digitais. Transformação digital do mercado da comunicação. Plataformas e ecossistema da comunicação digital. Democracia e comunicação política on-line.

Ciência de Dados

Conceitos relativos a dados. Dados experimentais e observacionais. Pré-processamento de dados. Modelos não supervisionados e as suas aplicações. Construção de modelos de classificação para solucionar problemas de negócio e pesquisa. Softwares e ferramentas de MD.

Casos de Estratégia Digital

Comunicação aplicada a organizações complexas. Desenho de pesquisa aplicada com bases públicas e análise de dados. Estratégias digitais de think tank. Pesquisa aplicada. Comunicação aplicada a startups. Novas organizações de mídia. Produção de conteúdo audiovisual para estratégias digitais. 

Comunicação Institucional

Comunicação nas organizações. Política de comunicação integrada em organizações públicas e privadas. Técnicas de comunicação interna e dirigida nas mídias impressa e eletrônica. Instrumentos de assessoria de comunicação. Gestão estratégica da informação.

Design e Visualização de Dados

Visualização de dados, sociedade e campo da Comunicação. Literacia em dados (tipos de dados, boas práticas de organização e taxonomia dos gráficos). Literacia visual (Design da Informação, codificação visual e UI/UX). Abordagem centrada no usuário (definição do público, roteiro e storytelling). Produtos de dados (formatos de visualização e prototipação).

Empreendedorismo Digital

Marketing digital. Gestão de pessoas. Empreendedorismo e inovação. Modelos de negócio digitais contemporâneos. Consumo no ambiente digital. Empreendedorismo digital e planejamento de negócios. Elaboração de projetos.

Economia Política da Internet

Economia Política da Comunicação. Datificação da sociedade, trabalho informacional e novos modelos de negócios digitais. Capitalismo informacional e o fechamento da internet. Plataformização, governança algorítmica e economia da atenção. Contestando o capitalismo de vigilância: movimentos-rede, comunicação de guerrilha e guerras híbridas. Democracia digital. Respondendo a forças disruptivas: autorregulação versus regulação. Respostas corporativas para um ambiente global em mudança.

Gestão de Business Intelligence em Comunicação

Integração dos processos empresariais aos modelos de monitoramento e acompanhamento. Elaboração e implantação de indicadores e painéis de controle. Ferramentas de business intelligence e big data. Integração dos níveis tático e operacional à estratégia empresarial. Planejamento estratégico e metodologias de gestão estratégica.

Introdução à Inteligência Artificial

História do uso da inteligência artificial (IA). Fundamentos de aprendizado de máquina e redes neurais. Introdução à geração de textos e imagens com inteligência artificial: conceitos e técnicas fundamentais. Ferramentas e programas voltados para produção em comunicação com inteligência artificial. Questões éticas relacionadas à inteligência artificial. IA discriminativa (machine learning, deep learning, modelos ML) e IA generativa (modelos generativos, foundation modells e LLMs, aplicações e engenharia de prompt). Técnicas de Geração Aumentada de Recuperação (Retrieval-Augmented Generation). Agentes autônomos e chatbots.

Métodos Digitais e Pesquisa Aplicada

Fundamentos dos métodos digitais: humanidades digitais, ciência social computacional e comunicação computacional. Desafios dos objetos digitais: abordagens mistas e multimetodológicas. Plataformização e intercâmbio de dados: ação algorítmica e políticas das plataformas. Experiência do usuário e cultura de dados: interfaces, métricas e rastreadores. Desenho de pesquisa aplicada: formulação de problemas, procedimentos metodológicos e construção de amostras. Divulgação científica: funções, tipos de publicações e meios de popularização do conhecimento científico.

Pesquisa e Análise em Redes Sociais

Conceito de rede social. Laços fortes e laços fracos. Comunidades e interação virtual. Diferentes tipos de centralidade em rede. Conexão preferencial. Individualismo, cooperação e redes sociais. Principais modelos de análise de redes sociais. Algoritmos, plataformas e aplicativos.

Sociologia da Comunicação

Comunicação como fundamento da sociabilidade. Internet e sociedade. Comunicação e a Sociologia Digital. Comunicação de massa e os novos media. Atalhos informativos: líderes de opinião e comunicação interpessoal on-line. Formação na opinião pública em tempos de mídias sociais. Midiatização.

Storytelling na Economia Criativa

Conceito de narrativa. Conceitos de intertextualidade, remixabilidade e remediação. Estruturas narrativas. Relação do storytelling com a Economia Criativa: definição e conceitos do setor criativo. Relação entre consumo e autoria. Diferenças entre as linguagens disponíveis no digital. Narrativa imersiva. Tecnologias de informação e sistemas de mídias. Convergência digital e tecnologias emergentes. Construção de mundos. Narrativas transmidiáticas. Engajamento e uso de emoções. Técnicas de storytelling.

Tópicos Avançados em Redes Sociais

Estruturas de organização e comunicação em redes sociais. Interlocução entre práticas culturais, pontos de vista e relações de poder para a produção, disseminação e recepção de informações no ambiente digital. Desinformação e ameaças à democracia: regulação, identificação e proteção. Fundamentos de linguística aplicada para a pesquisa em redes sociais e análise de big data. Procedimentos e métodos de pesquisa em plataformas digitais.

Tópicos em Economia para Comunicação

Conceitos fundamentais de Economia. Concorrência e estrutura de mercado. Falhas de mercado e regulação. Tecnologia da Informação e externalidade de rede. Tópicos especiais para Comunicação.

Investimento

Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.

Público-alvo

O curso Pós-Graduação em Estratégias de Comunicação Digital é recomendado para:
  • gestores de comunicação de instituições privadas e públicas;
  • jornalistas, publicitários, relações públicas, cientistas políticos, cientistas sociais, profissionais de campanhas políticas;
  • advogados especializados em Direito na internet e analistas de rede;
  • profissionais que queiram expandir os seus conhecimentos de gestão estratégica em comunicação digital.
Pré-requisitos:
  • graduação completa em qualquer área de conhecimento;
  • tempo mínimo de experiência profissional: dois anos.

Acesse o cronograma completo do curso.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de Pós-Graduação Live, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.

Processo seletivo

com processo seletivo: análise curricular

processo seletivo com análise curricular

 

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
  • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

*  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.

Contato

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.