Pós-Graduação em Economia de Negócios

Compartilhar
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Modalidade: Live
    Início: 31/07/2024
    Carga Horária:
    432 horas/aula
    Matriculas até: 10/07/2024
    Duração: 15 meses
    Para continuar, escolha a localidade mais próxima de você:
    Visualizar as informações do curso na página
    Para se inscrever em um curso, você deve escolher uma opção acima
    Para baixar o programa em um curso, você deve escolher uma opção disponível
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Live

    Cursos com aulas ao vivo em dias e horários pré-estabelecidos, por meio de seu computador ou dispositivo móvel.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    Pós-Graduação em Economia de Negócios tem como objetivo formar novos talentos com competências em elaborar estratégias e realizar gestão dos negócios com visão integrada com os mercados. Ao longo do curso, o estudante desenvolve aprendizado em estratégias empresariais, conhecimentos sobre as estruturas de mercado em que a empresa atua, mercados relevantes, estratégias competitivas conforme a estrutura de mercados e desenho de modelos de negócios. Além disso, adquire uma visão geral das finanças da empresa e compreende a metodologia para fazer valuation de empresas e negócios.

    Trata-se de uma pós-graduação lato sensu oferecida em formato “live”, ou seja, síncrona e mediada por tecnologia, voltada para profissionais que atuam ou desejam atuar como liderança nas suas organizações, avaliando tendências, estratégias competitivas e modelos de negócios. O seu formato permite a customização, podendo o estudante cursar disciplinas de outras ênfases e, com isso, adequar melhor a jornada de conhecimento com a sua formação acadêmica e com os seus objetivos profissionais.
      
    Ao final do curso, o estudante terá desenvolvido as seguintes competências:
    • avaliar e estruturar estratégicas para negócios e novos investimentos;
    • avaliar a empresa, o seu modelo de negócios e os seus mercados;
    • realizar planejamento estratégico da empresa e planos de negócios (business plan);
    • avaliar cenários macroeconômicos que impactam negócios e novos investimentos. 

    Programa

    Pós-Graduação em Economia de Negócios

    Cenários Macroeconômicos

    Economia brasileira de uma perspectiva histórica. Crescimento econômico de longo prazo no Brasil. Inflação, política monetária e política cambial: regime de metas de inflação e regimes cambiais. Política fiscal e dívida pública: regras fiscais e dinâmica de dívida pública. Cenários macroeconômicos.

    Eletiva 1

    .

    Eletiva 2

    .

    Eletiva 3

    .

    Estratégias Empresariais

    Economias de escala e escopo. Teoria dos Jogos. Estágios de desenvolvimento dos mercados. Cadeias de valor. Gestão das cadeias de valor. Estratégia empresarial sob a ótica da Teoria dos Jogos. Competição em preços e quantidade em mercados oligopolistas. Credibilidade e comprometimento estratégico. Aplicações de estratégia.

    Estatística Aplicada

    Histogramas, medidas de tendência central, medidas de dispersão, escores-Z, box-plot, gráficos de dispersão, medidas de relação. Operadores de somatório e produto, espaço amostral, pontos amostrais e eventos, Teoria da Probabilidade: introdução, propriedades, probabilidade condicional. Variáveis aleatórias discretas e distribuições de probabilidade. Variáveis aleatórias discretas e contínuas e distribuições de probabilidade (esperança matemática, variância e coeficiente de correlação). Variáveis aleatórias contínuas e distribuições de probabilidade (distribuição normal e qui-quadrado). Variáveis aleatórias contínuas e distribuições de probabilidade (distribuição t de Student e F). Inferência estatística, estimação e testes de hipótese: erros tipos I e II, P-valor. Testes de hipótese: média, variância, comparação entre média, variâncias, amostras emparelhadas.

    Finanças Corporativas

    Conceitos fundamentais de finanças corporativas. Estrutura de capital. Custo de capital. Política de investimentos. Política de dividendos. Geração de valor. Fluxo de caixa descontado. Análise de investimentos. Apreçamento de ativos financeiros de renda fixa e de renda variável.

    Macroeconomia Aplicada

    Mercado de bens e PIB. Mercado monetário e curva de juros. Modelo IS-LM. Mercado de trabalho e curva de Phillips. Abertura no mercado de bens e no mercado financeiro. Regimes cambiais. Depressões e crises. 

    Modelos Econômicos de Negócios

    Cooperação setorial e cartéis. Problema do entrante. Análise industrial. Vantagens competitivas. Problemas de informação incompleta. Mecanismos de incentivos. Leilões. Aplicação de modelos econômicos de negócios.

    Microeconomia Aplicada

    Sistema de preços de mercado. Teoria do Consumidor e curva de demanda. Teoria da Firma e curva de oferta. Equilíbrio de mercado e eficiência de Pareto. Externalidades e bens públicos. Informação assimétrica. Competição monopolística e monopólio. Oligopólio e Teoria dos Jogos.

    Plano de Negócios II

    Aprender a fazer um Plano de negócios real, a partir dos seus principais conceitos, a saber, funções e aplicações de um Plano de negócios, prospecção de ideias para um novo negócio, modelo de negócio, Canvas de produto, Canvas de negócio, Plano de operações e a sua relação com o Plano financeiro. 
    Como se trata de uma disciplina em que o estudante precisa desenvolver e apresentar um Plano de negócios, mesmo tendo a avaliação composta de 60% de nota de presença e participação em sala de aula e 40% de apresentações, em grupo ou individuais, a participação em sala de aula na forma de debate e discussão sobre os planos de negócios apresentados será muita valorizada.

    Plano de Negócios I

    Aprender a fazer um Plano de negócios real, a partir dos seus principais conceitos, a saber, funções e aplicações de um Plano de negócios, prospecção de ideias para um novo negócio, modelo de negócio, Canvas de produto, Canvas de negócio, Plano de operações e a sua relação com o Plano financeiro. 
    Nessa disciplina, há uma combinação entre aulas expositivas (lectures) sobre a abordagem de como se faz um Plano de negócios com apresentações de estudos de casos e situações reais. Será apresentada a seguinte abordagem teórico-conceitual: conceitos e técnicas relacionados ao desenvolvimento de um Plano de negócios. Funções e aplicações de um Plano de negócios, prospecção de ideias para um novo negócio. Modelo de negócio. Canvas de produto: produto, público e necessidade. Canvas de negócio e os seus elementos. Plano de operações e a sua relação com o Plano financeiro e a viabilidade econômico-financeira do negócio.
    Seminário de Encerramento

    A Pós-Graduação Live prevê um seminário obrigatório ao final como parte da última disciplina do curso. Esse seminário poderá ser realizado remotamente ou presencialmente, na localidade de São Paulo.

    Ao longo do curso, o estudante poderá escolher de que forma participará do evento, se remotamente ou presencialmente.

    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Público-alvo
    Pós-Graduação em Economia de Negócios é recomendada para:
    • Profissionais que atuam ou que desejam atuar em estratégias de negócios e em gestão econômica das empresas. 
     
    Pré-requisitos do curso:
    • Possuir graduação em Economia, Administração, Direito, Publicidade e Marketing, Psicologia, Engenharia e áreas afins.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de Pós-Graduação Live, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
    Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.

    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular

    processo seletivo com análise curricular

     

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
    • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

    *  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

    Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.