Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade: Live

Início: 09/04/2025
Data limite de inscrição: 25/03/2025
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 14 meses)

Onde você quer realizar suas provas?
A Pós-Graduação em Economia de Negócios tem como objetivo formar novos talentos com competências em elaborar estratégias e realizar gestão dos negócios com visão integrada com os mercados. O estudante desenvolverá aprendizado em estratégias empresariais, conhecimentos sobre as estruturas de mercado em que a empresa atua, mercados relevantes, estratégias competitivas conforme a estrutura de mercados e desenho de modelos de negócios. Além disso, adquire uma visão geral das finanças da empresa e compreende a metodologia para fazer valuation de empresas e negócios.

Trata-se de uma pós-graduação lato sensu oferecida em formato “live”, síncrona e mediada por tecnologia, voltada para profissionais que atuam ou desejam atuar como liderança nas suas organizações, avaliando tendências, estratégias competitivas e modelos de negócios. O seu formato permite a customização, podendo o estudante cursar disciplinas de outras ênfases e, com isso, adequar melhor a jornada de conhecimento com a sua formação acadêmica e com os seus objetivos profissionais.

Ao final do curso, o estudante terá desenvolvido as seguintes competências:
  • avaliar e estruturar estratégicas para negócios e novos investimentos
  • avaliar a empresa, o seu modelo de negócios e os seus mercados
  • realizar planejamento estratégico da empresa e planos de negócios (business plan)
  • avaliar cenários macroeconômicos que impactam negócios e novos investimentos
Acesse o cronograma completo do curso.

Coordenador Acadêmico:

Programa

Pós-Graduação em Economia de Negócios

Cenários Macroeconômicos

Economia brasileira de uma perspectiva histórica. Crescimento econômico de longo prazo no Brasil. Inflação, política monetária e política cambial: regime de metas de inflação e regimes cambiais. Política fiscal e dívida pública: regras fiscais e dinâmica de dívida pública. Cenários macroeconômicos.

Eletiva 1

.

Eletiva 2

.

Eletiva 3

.

Estratégias Empresariais

Economias de escala e escopo. Teoria dos Jogos. Estágios de desenvolvimento dos mercados. Cadeias de valor. Gestão das cadeias de valor. Estratégia empresarial sob a ótica da Teoria dos Jogos. Competição em preços e quantidade em mercados oligopolistas. Credibilidade e comprometimento estratégico. Aplicações de estratégia.

Estatística Aplicada

Histogramas, medidas de tendência central, medidas de dispersão, escores-Z, box-plot, gráficos de dispersão, medidas de relação. Operadores de somatório e produto, espaço amostral, pontos amostrais e eventos, Teoria da Probabilidade: introdução, propriedades, probabilidade condicional. Variáveis aleatórias discretas e distribuições de probabilidade. Variáveis aleatórias discretas e contínuas e distribuições de probabilidade (esperança matemática, variância e coeficiente de correlação). Variáveis aleatórias contínuas e distribuições de probabilidade (distribuição normal e qui-quadrado). Variáveis aleatórias contínuas e distribuições de probabilidade (distribuição t de Student e F). Inferência estatística, estimação e testes de hipótese: erros tipos I e II, P-valor. Testes de hipótese: média, variância, comparação entre média, variâncias, amostras emparelhadas.

Finanças Corporativas

Conceitos fundamentais de finanças corporativas. Estrutura de capital. Custo de capital. Política de investimentos. Política de dividendos. Geração de valor. Fluxo de caixa descontado. Análise de investimentos. Apreçamento de ativos financeiros de renda fixa e de renda variável.

Macroeconomia Aplicada

Mercado de bens e PIB. Mercado monetário e curva de juros. Modelo IS-LM. Mercado de trabalho e curva de Phillips. Abertura no mercado de bens e no mercado financeiro. Regimes cambiais. Depressões e crises. 

Modelos Econômicos de Negócios

Cooperação setorial e cartéis. Problema do entrante. Análise industrial. Vantagens competitivas. Problemas de informação incompleta. Mecanismos de incentivos. Leilões. Aplicação de modelos econômicos de negócios.

Microeconomia Aplicada

Sistema de preços de mercado. Teoria do Consumidor e curva de demanda. Teoria da Firma e curva de oferta. Equilíbrio de mercado e eficiência de Pareto. Externalidades e bens públicos. Informação assimétrica. Competição monopolística e monopólio. Oligopólio e Teoria dos Jogos.

Plano de Negócios II

Aprender a fazer um Plano de negócios real, a partir dos seus principais conceitos, a saber, funções e aplicações de um Plano de negócios, prospecção de ideias para um novo negócio, modelo de negócio, Canvas de produto, Canvas de negócio, Plano de operações e a sua relação com o Plano financeiro. 
Como se trata de uma disciplina em que o estudante precisa desenvolver e apresentar um Plano de negócios, mesmo tendo a avaliação composta de 60% de nota de presença e participação em sala de aula e 40% de apresentações, em grupo ou individuais, a participação em sala de aula na forma de debate e discussão sobre os planos de negócios apresentados será muita valorizada.

Plano de Negócios I

Aprender a fazer um Plano de negócios real, a partir dos seus principais conceitos, a saber, funções e aplicações de um Plano de negócios, prospecção de ideias para um novo negócio, modelo de negócio, Canvas de produto, Canvas de negócio, Plano de operações e a sua relação com o Plano financeiro. 
Nessa disciplina, há uma combinação entre aulas expositivas (lectures) sobre a abordagem de como se faz um Plano de negócios com apresentações de estudos de casos e situações reais. Será apresentada a seguinte abordagem teórico-conceitual: conceitos e técnicas relacionados ao desenvolvimento de um Plano de negócios. Funções e aplicações de um Plano de negócios, prospecção de ideias para um novo negócio. Modelo de negócio. Canvas de produto: produto, público e necessidade. Canvas de negócio e os seus elementos. Plano de operações e a sua relação com o Plano financeiro e a viabilidade econômico-financeira do negócio.

Investimento

Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.

 

Formas de pagamento: 
Boleto bancário ou Cartão de Crédito (Visa e Master)
**Parcelamento sem juros somente na modalidade de pagamento com cartão de crédito (máximo de 12x)

» Condições especiais para:
•  Ex-aluno FGV (10%) no ato da inscrição 
•  Colaborador de empresa parceira da FGV (10%) no ato da matrícula
*Condições não cumulativas.
A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite do cartão.

Público-alvo

Pós-Graduação em Economia de Negócios é recomendada para:
  • Profissionais que atuam ou que desejam atuar em estratégias de negócios e em gestão econômica das empresas. 
 
Pré-requisitos do curso:
  • Possuir graduação em Economia, Administração, Direito, Publicidade e Marketing, Psicologia, Engenharia e áreas afins.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de Pós-Graduação Live, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.

Processo seletivo

com processo seletivo: análise curricular + palestra

processo seletivo com análise curricular e palestra

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato e palestra obrigatória;
  • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis e variar de acordo com a demanda e o curso escolhido;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Cédula de identidade
  • Foto recente 3 x 4 (colorida)
  • Diploma do curso  de graduação*
  • Histórico escolar de graduação

*Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. Não serão aceitos para ingresso certificados de cursos superiores sequenciais em formação específica.

Contato

Cursos similares

Semipresencial (Blended) MBA
Economia e Finanças
O planejamento financeiro de uma empresa é uma tarefa que exige...
Presencial Pós-Graduação
Economia e Finanças
O conteúdo que será abordado no curso, além de ser...
Presencial Curta e Média Duração
Economia e Finanças
Este curso é um módulo do MBA em Gestão: Finan...
Semipresencial (Blended) MBA
Economia e Finanças
O planejamento financeiro de uma empresa é uma tarefa que exige...
Semipresencial (Blended) MBA
Economia e Finanças
O planejamento financeiro de uma empresa é uma tarefa que exige...
Presencial MBA
Economia e Finanças
No cenário atual em que as empresas buscam melhorar a governan...
Presencial MBA
Economia e Finanças
O MBA em Bancos e Instituições Financeiras é voltado...
Presencial Curta e Média Duração
Economia e Finanças
Esse curso faz parte do MBA Executivo em Gestão Estratégica...
Presencial Curta e Média Duração
Economia e Finanças
O curso Valuation e Estratégias Financeiras apresenta a...

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.