Pós-Graduação em Administração de Empresas

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  • Modalidade: Live
    Início: 31/07/2024
    Carga Horária:
    432 horas/aula
    Matriculas até: 10/07/2024
    Duração: 11 meses
    Para continuar, escolha a localidade mais próxima de você:
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  • Live

    Cursos com aulas ao vivo em dias e horários pré-estabelecidos, por meio de seu computador ou dispositivo móvel.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    O objetivo da Pós-graduação em Administração de Empresas é conferir ao participante uma formação em gestão a partir do desenvolvimento de importantes habilidades e competências amplamente reconhecidas e valorizadas pelo mercado de trabalho.
     
    Ao final do curso, o aluno estará preparado para enfrentar os grandes desafios do mercado de trabalho atual: ter capacidade analítica, pensar criticamente, liderar equipes, fazer a autogestão de carreira, analisar os negócios holisticamente e tomar decisões mais acertadas e efetivas.

    Acesse o cronograma completo do curso.

     

    Aulas semanais - 2ª e 4ª  - das 19h às 22h20min.

    Coordenador Acadêmico: Hélio Arthur Reis Irigaray
    Programa

    Pós-Graduação em Administração de Empresas

    FGV Enterprise Competition

    Autor: prof. Paulo da Costa Lopes, Doutor, UFSC.

    Oligopólio. Ferramentas de diagnóstico empresarial. Trabalho em equipe. Tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias. Metas. Melhoria contínua.

    Contabilidade geral

    A importância da contabilidade para um gestor e empreendedor. Estrutura conceitual da contabilidade e demonstrações contábeis de propósito geral. Contabilização de transações típicas. Análise das demonstrações contábeis. Contabilidade de custos. Relação custo-volume-lucro.

    Estratégia corporativa e de negócios

    Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

    Empreendedorismo e gestão da inovação

    Conceitos e fundamentos do empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

    Estratégias de marketing

    Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

    Economia dos negócios

    Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e as suas aplicações. Atuação do Banco Central e a sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e os seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.

    Estrutura e processos organizacionais

    Origem das organizações, das estruturas e dos processos. Estruturas organizacionais e processos. Criando e gerenciando EPO. Impactos e desafios de EPO. Gestão por processos. Portfólio de serviços. Gerenciamento de mudanças. Governança e maturidade em processos.

    Finanças corporativas

    Visão geral de finanças para profissionais atuantes em gestão. Matemática financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).

    Gestão de projetos

    Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Introdução aos conceitos de 8 Domínios de Desempenho e 12 Princípios de Gerenciamento de Projetos; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, adaptativos e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e adaptativos; Gerenciamento de projetos preditivos (Escopo, Cronograma, Riscos, Partes Interessadas, Comunicações, Recursos e Aquisições); Gerenciamento de projetos adaptativos (SCRUM).

    Liderança e gestão de equipes

    Gestão estratégica de pessoas. Subsistemas de RH. Liderança e ESG (Environment, Social & Governance). Diversidade da força de trabalho. Cultura Organizacional. Motivação. Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes de alto desempenho.

    Transformação digital

    Nova economia, sociedade da informação e mindset digital. Pilares da transformação digital: pessoas, processos e tecnologia. Gestão de pessoas para transformação digital. Transformação digital de processos operacionais. Gestão de tecnologia para transformação digital. Transformação digital da experiência do cliente. Transformação digital do modelo de negócios. Transformação digital nas organizações: aspectos essenciais e tendências.
    Seminário de Encerramento

    A Pós-Graduação Live prevê um seminário obrigatório ao final como parte da última disciplina do curso. Esse seminário poderá ser realizado remotamente ou presencialmente, na localidade de São Paulo.

    Ao longo do curso, o estudante poderá escolher de que forma participará do evento, se remotamente ou presencialmente.

    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Público-alvo
    O programa é destinado a profissionais de qualquer área de atuação, que desejam empreender, atuar ou avançar na carreira executiva com segurança e garantida vantagem competitiva no mercado. Sendo assim, destina-se aos:
    • recém-graduados à procura de formação complementar indispensável para empregabilidade no mercado de trabalho atual;
    • profissionais da área de administração ou empreendedores/as sem experiência gerencial e que precisam aliar teoria e prática;
    • profissionais de outras áreas de formação que aspiram a uma formação robusta em gestão;
    • profissionais que estão retornando ao mercado de trabalho e desejam se atualizar.
     
    A heterogeneidade e diversidade de formação entre as áreas profissionais possibilitam ao/à participante usufruir de um ambiente estrategicamente desenhado para a troca de ideias e novos contatos profissionais, fundamentais para o enriquecimento do networking bem como para o sucesso da sua vida e carreira profissional.


    Pré-requisitos do curso:
    • Possuir graduação em qualquer área de conhecimento.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de Pós-Graduação Live, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
    Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.

    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular

    processo seletivo com análise curricular

     

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
    • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

    *  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

    Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.