Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade: Live

Início: 06/04/2026
Data limite de inscrição: 31/03/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 20 meses)

Onde você quer realizar suas provas?
Planejamento produtivo, projeto de sistemas e ferramentas analíticas avançadas para otimizar operações industriais.

No MBA em Gestão Industrial, você dominará desde planejamento e controle da produção até ferramentas analíticas de ponta como machine learning e pesquisa operacional. Desenvolverá competências para projetar sistemas produtivos, gerir supply chain, bem como analisar custos e viabilidade de projetos, sempre com foco em modelagem e tomada de decisão baseada em dados.

Otimize processos, reduza riscos e aumente a eficiência em ambientes industriais complexos.
Com o MBA em Gestão Industrial, você aplicará métodos quantitativos avançados para otimizar operações e aumentar a competitividade. Aprenderá a identificar gargalos, gerir riscos, implementar práticas sustentáveis e liderar equipes em projetos de transformação. Além disso, você aperfeiçoará a capacidade de encontrar soluções ótimas para problemas complexos e implementar melhorias que geram resultados mensuráveis.

Desenvolva as seguintes competências para aprimorar processos produtivos em diversas indústrias:

| gerenciar e controlar sistemas produtivos utilizando metodologias consolidadas para garantir o alinhamento entre demanda e capacidade;
| projetar e avaliar sistemas produtivos considerando decisões integradas e viabilidade econômico-financeira de projetos industriais;
| utilizar ferramentas de data science e inteligência artificial para extrair insights de dados e construir modelos preditivos para problemas operacionais.
Coordenador Acadêmico:

Programa

MBA em Gestão Industrial

Análise de viabilidade de projetos

Matemática Financeira. Contextualização do conceito de um projeto de investimento. Aplicação das metodologias na avaliação de projetos de investimento. Análise de cenários e tipos de risco. Identificação das metodologias destinadas à aplicabilidade em projetos com montante de investimento e vida útil iguais e diferentes.

Fundamentos de Data Science

Introdução à ciência de dados e ao Knime. Framework Crisp-DM: seis fases de um projeto de dados. Introdução à Knime Analytics Platform: interface, nós e fluxos de trabalho. Leitura e escrita de arquivos de dados. Análise exploratória de dados com Knime: medidas de estatística descritiva. Conceitos de correlação, uso de nós do Knime para análise estatística. Preparação e tratamento de dados com Knime: importância da qualidade dos dados. Técnicas e nós para tratamento de dados faltantes. Identificação e tratamento de outliers. Normalização e padronização de dados. Visualização de dados e comunicação de resultados com Knime: princípios de DataViz e seleção do tipo de gráfico adequado. Uso dos nós de visualização do Knime. Construção de dashboards interativos. Introdução conceitual à estatística inferencial.

Gestão da Demanda

Funções do forecasting. Principais fundamentos e conceitos envolvidos. Abordagens qualitativas e quantitativas. Métodos colaborativos: ECR, CPFR e S&OP. Erros e incertezas. Qualidade das previsões. Medidas de erro em previsões. Modelos de séries temporais. Componentes da demanda. Suavizações exponenciais. Ajustes de tendência e sazonalidade. Modelos de Holt-Winters. Método causal. Variáveis explicativas e análises de correlações. Regressões múltiplas. 

Gestão da Qualidade e Melhoria Contínua

Evolução da qualidade: inspeção, controle, garantia e gestão total. Princípios da TQM e filosofia de Deming. Ciclo PDCA e melhoria contínua Kaizen. Normas ISO 9001: requisitos, implementação e certificação. Six Sigma: DMAIC, métricas e capacidade de processo. Lean manufacturing: princípios, oito desperdícios, ferramentas: 5S, Value Stream Mapping (VSM), Kanban. CEP: causas de variação, cartas de controle para variáveis e atributos. Ferramentas da qualidade: Ishikawa, Pareto, cinco porquês, 5W2H, histogramas, estratificação. Gestão documental: procedimentos, registros e rastreabilidade. Auditorias da qualidade: planejamento, execução e não conformidades.

Gestão de custos

Custos fixos, variáveis, mistos, diretos e indiretos. Margem de contribuição. Análise custo-volume-lucro (C-V-L). Ponto de equilíbrio. Custeio variável. Custeio por absorção. Custeio ABC. Uso das informações de custos na tomada de decisão gerencial.

Gestão de Estoques

Função dos estoques. Filosofia Just in Time (JIT). Custos envolvidos com os estoques: fixos e variáveis. Economias de escala. Estoque cíclico. Impacto da incerteza da demanda e dos suprimentos. Nível de serviço e taxa de atendimento. Estoque de segurança. Modelos de otimização. Políticas de revisão de estoque: contínua e periódica. Papel dos centros de distribuição. Estoques centralizados versus descentralizados. Estoque em trânsito. 

Gestão de Gargalos e Fluxo com a Teoria das Restrições

Fundamentos da TOC: pensamento sistêmico e conceito de restrição, cinco passos de focalização da TOC. Apresentação de caso introdutório. Métricas de ganho e tomada de decisão: definição de ganho. Inventário e despesa operacional. Análise de decisões de mix de produtos e investimentos utilizando as métricas da TOC. Contraste com a contabilidade de custos tradicional. Programação DBR: identificação do tambor. Função da corda. Uso de pulmões de tempo para proteger o sistema contra a variabilidade. Estruturação do sistema de programação DBR. Sequenciamento da produção e otimização do fluxo. Regras de prioridade para sequenciamento em uma máquina: First In, First Out (Fifo), Shortest Processing Time (SPT), Earliest Due Date (EDD). Indicadores de desempenho de sequenciamento. Algoritmo de Johnson para sequenciamento em duas máquinas.

Gestão de Manutenção e Confiabilidade

Estratégias de manutenção: corretiva, preventiva e preditiva. TPM: conceito, oito pilares e cálculo do OEE. Análise de confiabilidade: conceitos de confiabilidade, mantenabilidade e disponibilidade. Indicadores de manutenção: MTBF, MTTR, disponibilidade e taxa de falha. Modelos de falha: curva da banheira e análise com distribuição de Weibull. Machine Learning (ML) para manutenção preditiva: coleta e preparação de dados no Knime, construção de modelos de classificação para predição de falhas, validação e métricas de performance. Trade-off entre custos de manutenção e custos de falha. Gestão de paradas programadas.

Gestão de Operações, Logística e Supply Chain Management

Fundamentos de operações e Supply Chain Management (SCM): definições e escopo. Três fluxos da cadeia e cinco Ps das operações. Dimensões competitivas, trade-offs, ganhadores e qualificadores de pedido. Sistemas produtivos e análise de processos: classificação. Ponto de penetração do pedido. Identificação e análise de gargalos. Gestão de desempenho e modelos de referência: definição e aplicação de KPIs – apresentação do modelo Supply Chain Operations Reference (Scor). Integração e colaboração na cadeia: parcerias e classificação de fornecedores (Matriz de Kraljic). Modelos de colaboração. Tendências e inovações em supply chain. Digitalização e Indústria 4.0. Sustentabilidade – Environmental, Social and Governance (ESG) – e resiliência na cadeia de suprimentos. Gestão de riscos.

Gestão de projetos

Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.

Gestão de Riscos e Sustentabilidade

Fundamentos e estrutura da gestão de riscos: conceitos de risco, incerteza e oportunidade, processo de gestão de riscos. Framework da norma ABNT NBR ISO 31000: princípios, estrutura e processo. Ferramentas para análise de riscos operacionais: ferramentas qualitativas – matriz de probabilidade e impacto, Failure Mode and Effects Analysis (FMEA). Aplicação das ferramentas em estudos de caso de sistemas produtivos. Riscos na cadeia de suprimentos e sustentabilidade: tipologia de riscos na cadeia de suprimentos. Introdução aos riscos de sustentabilidade e framework ESG. Intersecção entre riscos operacionais, de suprimentos e de sustentabilidade. Tratamento de riscos e tomada de decisão: opções de tratamento de riscos. Análise de custo-benefício das estratégias de tratamento, modelos de decisão gerencial em cenários de risco.

Gestão Estratégica de Compras

Papel estratégico de compras. Segmentação estratégica de itens e fornecedores: matriz de Kraljic. Análise de TCO e avaliação qualitativa de fornecedores. Estratégias de sourcing. Relacionamentos colaborativos versus adversariais. Fundamentos de Teoria dos Jogos. Pensamento estratégico e antecipação de reações. Negociações com fornecedores. Jogos de coordenação na cadeia de suprimentos. Credibilidade, comprometimento e reputação em jogos repetidos. Mecanismos de compras e leilões. Desenho de contratos. Contratos relacionais de longo prazo versus transacionais. Decisões de make or buy sob incerteza estratégica. Análise de poder de barganha e dependência mútua. Teoria dos Jogos, segmentação de portfólio e mecanismos de compras.

Liderança e gestão de equipes

Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

Localização e Layout de Instalações

Análise estratégica de localização: fatores qualitativos e quantitativos na decisão de localização, método dos fatores ponderados, método do centro de gravidade, introdução ao modelo de transbordo como ferramenta de otimização. Projeto e análise de layout: tipos de layout. Análise de fluxo de materiais e informações, diagrama de relacionamento de atividades, gráfico from-to. Análise de desempenho com Teoria de Filas: componentes de um sistema de filas – fonte de chegada, fila, mecanismo de serviço, notação de Kendall, análise de modelos M/M/1 (um servidor) e M/M/c (múltiplos servidores), cálculo de métricas de desempenho. 

Machine Learning

Fundamentos de ML e regressão: tipos de aprendizado, fluxo de trabalho de um projeto de ML. Algoritmos de regressão linear: intuição e aplicação. Modelos de classificação. Algoritmos de regressão logística: intuição e aplicação. Intuição sobre árvores de decisão. Métodos Ensemble: conceito de bagging (random forest) e boosting (GBM). Aplicação prática dos modelos de classificação no Knime. Validação de modelos e métricas de performance: validação cruzada (cross-validation). Matriz de confusão: acurácia, precisão, recall e F1-Score. Análise da curva ROC e da métrica AUC. Métricas de regressão: MSE, RMSE, MAE, Mape, MPE. Tópicos avançados: introdução conceitual a redes neurais e deep learning. Diferentes tipos e aplicações de redes neurais. Aprendizado não supervisionado: conceito de clusterização. Algoritmo K-Means para segmentação de dados.

Negociação e Administração de Conflitos

Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não Violenta (CNV) na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão. IA em negociação e gestão de conflitos: aplicações de IA como ferramenta na gestão da negociação e dos conflitos.

Pesquisa Operacional

Introdução à pesquisa operacional e à modelagem de PL: abordagem da pesquisa operacional para a tomada de decisão. Estrutura de um problema de PL: função objetivo, variáveis de decisão, restrições. Modelagem de um problema clássico de mix de produção. Resolução de problemas de PL e análise de sensibilidade: resolução gráfica de problemas com duas variáveis. Uso do Solver do Excel para encontrar a solução ótima. Interpretação do relatório de sensibilidade: preços-sombra, intervalos de otimalidade e viabilidade. Programação inteira e mista: variáveis inteiras e binárias. Modelagem de problemas com decisões "sim/não". Resolução de problemas de programação inteira e mista com o Solver. Modelos de otimização em redes: introdução a grafos e redes. Modelagem do problema do caminho mínimo. Modelagem do problema do fluxo máximo. Modelagem do problema de transbordo. Análise de sistemas por simulação: diferenças entre otimização e simulação. Conceitos de simulação a eventos discretos: entidades, atributos, eventos, filas, recursos. Estrutura de um modelo de simulação. Análise de indicadores de desempenho a partir de resultados de simulação.

Planejamento e Controle da Produção

Planejamento agregado e plano mestre: hierarquia do PCP, Planejamento Agregado da Produção (PAPP), estratégias de nivelamento e acompanhamento, elaboração do Plano Mestre de Produção (PMP) e cálculo da ATP. Sistemas Push: Planejamento das Necessidades de Materiais (MRP) – Lógica do MRP: entradas e saídas. Cálculo de necessidades brutas e líquidas, item a item, nível a nível. Técnicas de dimensionamento de lotes. Sistemas Pull: fundamentos da produção enxuta – origens do sistema Toyota de produção (TPS), 7+1 desperdícios do Lean, ferramentas base: 5S, Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM), gestão visual. Sistemas Pull: ferramentas e comparativo estratégico – Kanban como sistema de controle e de melhoria, Heijunka e Poka-Yoke. Análise comparativa das estratégias Push e Pull: quando aplicar cada uma.

Investimento

Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.

Público-alvo

| Profissionais de gestão de sistemas produtivos nas áreas de PCP, manufatura, engenharia de processos, qualidade e manutenção;
| Profissionais que ocupam cargos executivos, de gerência e de coordenação de empresas industriais que buscam aprimorar as suas capacidades de tomada de decisão estratégica;
| Profissionais de tecnologia, ciência de dados e analytics que desejam aplicar machine learning, inteligência artificial e pesquisa operacional no contexto industrial;
| Profissionais que prestam consultoria ou são especialistas em modelagem, simulação e otimização de sistemas produtivos.

Pré-requisito(s):

| Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
| Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*

*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.

Processo seletivo

com processo seletivo: análise curricular

processo seletivo com análise curricular

 

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
  • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

*  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.

Contato

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Aviso de cookies e a nossa Aviso de Privacidade.