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Modalidade: Live

Início: 06/04/2026
Data limite de inscrição: 31/03/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 20 meses)

Onde você quer realizar suas provas?
MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos – implemente as melhores práticas de gestão de pessoas e impulsione os resultados da sua organização.

Com o MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, você vai dominar os pilares da gestão de pessoas e de negócios. Por meio de conteúdo prático, poderá implementar políticas de gestão alinhadas à estratégia empresarial, incluindo estruturas de cargos e salários, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento, entre outros elementos essenciais de RH.

Gestão de RH estratégica e com enfoque colaborativo
Com o MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, você desenvolverá planos de ação capazes de alinhar nível tático, estratégico e operacional. Será capaz de tomar decisões embasadas em indicadores de RH, criar treinamentos eficazes para aprimorar o desempenho da equipe e melhorar a retenção de talentos.

Desenvolva competências para atuar com gestão de recursos humanos a partir de uma visão holística.
| Avaliar os resultados dos programas de treinamento, desenvolvimento e formação.
| Integrar as novas configurações econômicas, sociais e tecnológicas à gestão de pessoas.
| Criar um ambiente colaborativo, inclusivo e propício ao exercício da liderança.

Acesse o cronograma completo do curso.

Coordenador Acadêmico:

Programa

MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Aprendizagem e desenvolvimento de pessoas

Funções e características dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação. Desenho de programas de treinamento. Modelos de avaliação dos resultados de programas de treinamento. Universidade corporativa. Novas tecnologias de aprendizagem. Coaching e mentoring como ferramentas de desenvolvimento. Gestão de talentos (high potentials).

Atração, seleção e retenção de pessoas

Proposta de valor para o empregado e gestão da marca empregadora. Marca empregadora e experiência do empregado. Manpower planning. Estratégias e processos utilizados para atração, seleção e engajamento de pessoas. Uso de novas tecnologias e ferramentas nos processos de recrutamento e seleção. Onboarding e desligamento.

Comunicação interpessoal e corporativa

Comunicação humana: elementos, tipos e objetivos. Etapas do processo lógico de comunicação. Barreiras à comunicação humana. Novas abordagens e tendências em comunicação. Comunicação e tecnologia. Comunicação interpessoal. Técnicas de apresentação. Comunicação corporativa e seus objetivos.

Desafios da aceleração digital

Aplicar o ferramental teórico e metodológico do módulo Desafios do negócio à solução de um problema relacionado ao papel do profissional de recursos humanos no âmbito do negócio, considerando as exigências de um processo de aceleração digital;

planejar decisões e ações no campo de gestão de RH que considerem um ambiente de aceleração digital e envolvam a construção de um novo mindset focado em jornadas (experiência das pessoas), e não mais em processos isolados;

recomendar ações que fortaleçam o papel do profissional de RH para enfrentar os desafios do futuro do trabalho, considerando um ambiente de negócios cada vez mais digital, imprevisível e de mudanças aceleradas e

justificar projetos e investimentos que estejam alinhados com os sistemas de recursos humanos e que contribuam para a aceleração digital da organização/do negócio.

Environmental, social e corporate governance

Estrutura e conflitos de governança na organização. Conformidade das práticas socioeconômicas da empresa. Conformidade ambiental às leis anticorrupção e à legislação tributária. Diversidade da força de trabalho. Liberdade sindical. Práticas de segurança no trabalho. Saúde e segurança dos consumidores. Políticas de diversidade. Alinhamento da cultura organizacional à heterogeneidade da força de trabalho.

Estratégia corporativa e de negócios

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

Estratégias de marketing

Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

Finanças para Não Financeiros

Conceito de finanças. Processo de criação de riqueza nas organizações. Noções gerais de contabilidade e uso dos indicadores de desempenho. Uso da Matemática Financeira como instrumento de medição de valor. Fluxo de caixa. Métodos de avaliação de projetos de investimento. Contabilidade gerencial e análise de custos.

Gestão da diversidade e da inclusão

Diversidade e inclusão: conceitos essenciais. Vieses inconscientes e estereótipos. Preconceito e discriminação. Importância e benefícios da diversidade e da inclusão. Lidando com as diferenças. Inclusão nas organizações. Boas práticas e programas de diversidade e de inclusão.

Gestão de desempenho e competências

Movimento em torno da competência: fundamentos e abordagens. Competência versus qualificação. Ambiente de negócios, e competências organizacionais e profissionais distintivas. Gestão de/por competências. Gestão por competências, e desempenho organizacional e pessoal. Formas de diagnóstico, intervenção, desenvolvimento e avaliação de desempenho baseadas em competência.

Liderança de Equipes de Alto Desempenho

Conceito e teorias de liderança. Modelos de liderança contingencial. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Liderança de equipes de alto desempenho. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes. Líder-coach. Inteligência emocional e competências do líder eficaz.

Mudança e cultura organizacional

Conceito de cultura organizacional. Formação e desenvolvimento da cultura. Impactos da cultura nos resultados da empresa. Cultura, estratégia e modelos de gestão. Clima organizacional. Diagnóstico e mudança cultural. Metodologias de gestão da mudança.

People analytics

People analytics e gestão estratégica de recursos humanos. Barreiras à implementação do people analytics. Aplicações em people analytics. Coleta de dados e monitoramento de indicadores de RH. Conceitos fundamentais em análise de dados. Utilização de dashboards e scorecards de RH na tomada de decisão.

Projeto aplicado ao RH



Aplicar o ferramental teórico e metodológico do módulo Desafios do RH à solução de um problema relacionado ao papel do profissional de recursos humanos;

elaborar projetos que proponham soluções para os desafios do RH;

aplicar conceitos e metodologias ágeis na elaboração de projetos de RH e

recomendar ações que fortaleçam o papel do profissional de RH para enfrentar os desafios do futuro do trabalho, considerando um ambiente de negócios cada vez mais imprevisível e de mudanças aceleradas.


Relações de Trabalho

Relações de trabalho na transição para a Quarta Revolução Industrial. Flexibilização das relações de trabalho: diferentes formas de contratação e vínculo entre o indivíduo, o trabalho e as organizações. Relações sindicais e formas contemporâneas de mediação e antecipação de conflitos na esfera do trabalho. Individualização e precarização do trabalho. Gestão de pessoas e aspectos legais. Saúde ocupacional, assédio moral e sexual.


Remuneração e recompensa

Desenho e estrutura de cargos e funções a partir de uma abordagem estratégica. Remuneração estratégica. Políticas salariais e políticas de benefício. Políticas de remuneração variável. Remuneração total: recompensas financeiras e não financeiras. Pesquisa salarial e estudos de mercado. Equidade e justiça. Alinhamento interno e externo.

Saúde corporativa

Cenário da saúde nas organizações. Aspectos econômicos, tributários, humanos e de sustentabilidade. Saúde como estratégia. Saúde corporativa. Princípios e políticas de saúde nas organizações. Conceitos, modelos e programas de desenvolvimento da saúde. Qualidade de vida no trabalho. Políticas de qualidade de vida no trabalho. Mindfulness.

Workshop de negociação

Aplicar as habilidades de negociação à gestão de recursos humanos e ao relacionamento com stakeholders;

aplicar conceitos, estratégias e ferramentas de gestão de conflitos e negociação de modo a contribuir para a melhoria do clima e dos resultados organizacionais e

promover uma cultura que encare o conflito como algo natural e inerente ao processo de gestão e como uma alavanca para o processo de inovação.

Investimento

Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.

 

Formas de pagamento: 
Boleto bancário ou Cartão de Crédito (Visa e Master)
 

» Condições especiais para:
•  Ex-aluno FGV (10%) no ato da inscrição 
•  Colaborador de empresa parceira da FGV (10%) no ato da matrícula
*Condições não cumulativas.
A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite do cartão.

Público-alvo

| Profissionais de diversos campos do conhecimento que atuam ou desejam atuar como especialistas na área de recursos humanos.

Pré-requisitos
| Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
| Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*

*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.

Processo seletivo

com processo seletivo: análise curricular

processo seletivo com análise curricular

 

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
  • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

*  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.

Contato

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