MBA em Finanças de Impacto & ESG

Compartilhar
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Modalidade: Live
    Início: 08/04/2024
    Carga Horária:
    432 horas/aula
    Matriculas até: 20/03/2024
    Duração: 13 meses
    Para continuar, escolha a localidade mais próxima de você:
    Visualizar as informações do curso na página
    Para se inscrever em um curso, você deve escolher uma opção acima
    Para baixar o programa em um curso, você deve escolher uma opção disponível
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Live

    Cursos com aulas ao vivo em dias e horários pré-estabelecidos, por meio de seu computador ou dispositivo móvel.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    O programa do MBA em Finanças de Impacto & ESG visa especializar profissionais com competências mais complexas, isto é, com um conjunto de conhecimentos, habilidades e valores exigidos pelo mercado de trabalho.
     
    São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
    • aplicar os conceitos básicos sobre integração ESG a diferentes contextos e classes de ativo;
    • identificar os atores envolvidos no processo, como provedores de informação, provedores de ratings, investidores e empresas, entre outros;
    • identificar os principais temas ambientais, sociais e de governança corporativa materiais para diferentes empresas e investidores;
    • tomar decisão acerca de quais abordagens de investimento responsável podem ser integradas a diferentes contextos, produtos e ferramentas disponíveis;
    • aplicar técnicas no processo de avaliação ESG de empresas e na integração da análise financeira;
    • realizar análise climática de empresas, setores e portfólios, por meio de ferramentas de vanguarda utilizadas no mercado;
    • estruturar a avaliação de negócios de impacto, bem como os instrumentos financeiros para servi-los;
    • utilizar ferramentas de gestão de projetos e de contas financeiras para articulações de programas de impacto.
    Acesse o cronograma completo do curso.

     

    Aulas semanais - 2ª e 3ª - das 19h às 22h20min.

    Coordenador Acadêmico: Ricardo de Oliveira Razuk
    Programa

    MBA em Finanças de Impacto & ESG

    Abordagens para integração ESG: renda variável

    Avaliação ESG de renda variável. Ratings ESG. Valuation ESG. Ratings de impacto. Avaliação de fundos e gestores terceirizados.

    Avaliação de projetos e empresas

    Decisões de investimento e financiamento para empresas. Avaliação de projetos e empresas. Valuation por fluxo de caixa descontado. Valuation por múltiplos. Estimativa do Custo Médio Ponderado do Capital (CMPC) e aplicações. Indicadores básicos para a análise da viabilidade de investimentos. Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), Índice de Lucratividade (IL), Período de Payback (PB). Relação risco versus retorno. Determinação dos fluxos de caixa. Fundamentos de avaliação de empresas. Valoração pelo fluxo de caixa descontado: construção do DRE projetado; cálculo dos fluxos de caixa da empresa; cálculo do preço da ação. Valoração por múltiplos: EV/EBITDA; P/E. Valor do preço justo da ação.

    Consultoria em negócios para impacto

    Consultoria em impacto. Diagnóstico de negócios de impacto e sociais. Desenvolvimento de planejamento estratégico para melhoria assim como melhores técnicas e instrumentos para implementação.

    Contabilidade e análise de balanços

    Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para a gestão: Balanço Patrimonial (BP), Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), Demonstração dos Fluxos de Caixa (FCX) e Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical.

    Economia empresarial

    Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e as suas aplicações. Atuação do Banco Central e a sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e os seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência. 

    ESG e desenvolvimento econômico e social

    Políticas públicas para ESG. Instrumentos financeiros incentivados. Principais taxonomias desses produtos. Conceitos, processos e princípios para a rotulagem de títulos verdes, sociais e sustentáveis. Cases de sucesso e cases não tão bem-sucedidos. Regulação brasileira. Motivações, políticas e processos para integração ESG em bancos de desenvolvimento nacionais e internacionais.

    Finanças climáticas

    Impactos das mudanças no clima sobre os investimentos e a economia real. Adaptação versus mitigação das mudanças climáticas. Risco climático em portfólios. Resposta da sociedade civil, do governo e das empresas. Task Force on Climate Related Financial Disclosure. Precificação de carbono.

    Fundos filantrópicos

    Fundos filantrópicos. Universo de transparência de dados, mensuração e acompanhamento de impacto. Tipos de report ao investidor a depender do segmento.

    Gestão de custos

    Custos fixos, variáveis, mistos, diretos e indiretos. Margem de contribuição. Análise custo-volume-lucro (C-V-L). Ponto de equilíbrio. Custeio variável. Custeio por absorção. Custeio ABC. Uso das informações de custos na tomada de decisão gerencial.

    Governança corporativa

    Design de incentivos e decisões financeiras. Separação entre propriedade e controle das firmas. Problemas de agência e assimetria de informação. Conflitos entre controladores e minoritários, entre acionistas e executivos, e entre demais stakeholders da empresa. Controle de profissionais em cargo executivo e de gerência, bem como distorções nas decisões de investimento. Estrutura de capital e controle de profissionais em cargo executivo. Formas alternativas de pagamento a profissionais em cargo executivo e impactos sobre o resultado das firmas. Contratos ótimos.

    Instrumentos financeiros ESG: da renda fixa aos fundos verdes

    Renda fixa ESG: títulos verdes, sociais, sustentáveis e baseados em desempenho. Fundos de investimento ESG: verdes e com critérios ESG. Sustainable Finance Disclosure Regulation (SFDR). Norma Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) para fundos ESG.

    Introdução a ESG e investimento responsável

    Introdução a ESG e investimento responsável. Histórico do investimento socialmente responsável. Dimensionamento dos principais mercados. Aprofundamento sobre questões ambientais, sociais e de governança corporativa relevantes para investimentos. Abordagens para a integração de investimento responsável.

    Introdução a finanças de impacto

    Impacto socioambiental positivo. História do impacto socioambiental positivo. Modelagem, atores-chave da solução. Ecossistema atual no Brasil. Caracterização de cada tipo de ator.

    Investimentos de impacto

    Investimento de impacto: instrumentos, funcionamento, pagamentos por impacto fora e dentro do mercado financeiro. Inovação financeira como propulsor do impacto a se gerar.

    Matemática financeira

    Juros simples e compostos. Uso de calculadoras e planilhas eletrônicas. Taxas equivalentes. Anuidades. Taxas reais e aparentes. Descontos. Séries de pagamentos uniformes. Equivalência de fluxos de caixa. Amortização. Séries não uniformes. Valor Presente Líquido (VPL). Taxa Interna de Retorno (TIR).

    Modelagem financeira de empresas para impacto

    Modelagem financeira de organizações de impacto. Avaliação econômico-financeira de projetos e organizações de impacto com ou sem fins lucrativos. Influência do impacto em contas contábeis de atividade-fim e na taxa de desconto.

    Orçamento e controle

    Planejamento do orçamento. Gestão por meio de orçamentos. Etapas do processo orçamentário. Horizonte de longo prazo. Horizonte de curto prazo. Natureza do orçamento; finalidades e vantagens dos orçamentos. Limitações do processo orçamentário. Características do processo orçamentário. Técnicas de projeção. Estabelecimento de premissas e padrões orçamentários. Sequência de preparação e simulações do orçamento. Responsável pela elaboração do orçamento; orientações para a elaboração do orçamento; consolidação das propostas orçamentárias. Orçamento de vendas. Orçamento de produção. Orçamentos de despesas operacionais. Orçamento de investimentos. Fluxo de caixa projetado. Demonstração de resultado do exercício projetada. Balanço patrimonial projetado.

    Programas territoriais

    Programas territoriais. Ampla variedade de parceiros e organizações que atuam de forma coordenada para alcançar um objetivo socioambiental comum. Combinação de capitais, intervenções não financeiras, protagonismo da população local. Acompanhamento de indicadores para um programa bem-sucedido.

    Módulo Internacional

    Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV nos formatos Live e Presencial.

    Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

    * O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA ou Pós-Graduação.

    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Público-alvo
    O curso MBA em Finanças de Impacto & ESG é recomendado para:
    • profissionais do mercado financeiro e do setor financeiro de empresas que buscam uma formação em finanças integrada a abordagens modernas de ESG e impacto socioambiental;
    • analistas financeiros e profissionais de diversos campos que atuem ou busquem atuar na área de mercado de capitais e finanças corporativas, como private equity, avaliação de empresas e projetos, fusões e aquisições, governança corporativa, e que desejam agregar nos seus conhecimentos externalidades positivas e negativas causadas por empresas e integrá-las a estruturas de capitais;
    • profissionais que atuem na economia real em áreas de relações com investidores, sustentabilidade, finanças ou áreas correlatas que demandem interação com temas de sustentabilidade.
    Pré-requisitos:
    • tempo mínimo de conclusão de graduação: dois anos;
    • tempo mínimo de experiência profissional: dois anos.
     
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formação.
    A matrícula neste curso pode requerer como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
    Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.

    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular

    processo seletivo com análise curricular

     

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
    • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

    *  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

    Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.