MBA em Estratégias de Comunicação Digital

Compartilhar
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Modalidade:
    Live
    Início: 06/04/2022
    Carga Horária:
    432 horas/aula
    Matriculas até: 28/03/2022
    Duração: 16 meses
    Para continuar, escolha a localidade mais próxima de você:
    Visualizar as informações do curso na página
    Para se inscrever em um curso, você deve escolher uma opção acima
    Para baixar o programa em um curso, você deve escolher uma opção disponível
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Aulas ao vivo por webconferência
    Ao longo da última década, o país viu-se imerso em uma série de transformações causadas ou gestadas em ambientes digitais diversos. A política, a mobilização social, o consumo, a cultura e o mercado de maneira geral foram, profundamente, impactados por esse cenário de mudança radical dos fluxos de informação e das possibilidades de comunicação. Ao mesmo tempo, as transformações comunicativas abriram oportunidades para novos negócios e abordagens estratégicas. Na esteira da disseminação tecnológica, diversas associações, empresas e instituições públicas fortaleceram as suas marcas e a sua atuação tanto na sociedade quanto no mercado a partir do uso inteligente de ferramentas proporcionadas pelas plataformas, recursos e meios digitais.

    Você irá adquirir:
    • Entendimento sobre as recentes mudanças na forma como os brasileiros se informam, consomem e se comunicam, a partir da consolidação da internet e das redes sociais como centrais no ecossistema de comunicação;
    • Conhecimento sobre melhores práticas de monitoramento das redes sociais e de uso do big data aplicadas à gestão da comunicação em ambientes digitais e
    • Ampla visão sobre as estratégias de comunicação contemporâneas junto a instituições públicas e privadas.

    Clique aqui para acessar o programa e o cronograma completo do curso.

    Aulas semanais - 4ª e 5ª - das 19 às 22h20min.

    Público-alvo
    Recomendado para gestores de comunicação de instituições privadas e públicas, jornalistas, publicitários, relações públicas, cientistas políticos, cientistas sociais, profissionais de campanhas políticas, advogados especializados em Direito na internet e analistas de rede bem como para outros profissionais que queiram expandir os seus conhecimentos de gestão estratégica em comunicação digital.
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Coord. Acadêmico: Amaro Silveira Grassi (DAPP)
    Coordenador da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV, onde desenvolve projetos e pesquisas nas áreas de política, mídia e internet. É doutorando em Ciência Política pelo IESP-UERJ e mestre em Sociologia pelo mesmo instituto. Foi repórter e redator do jornal Folha de S.Paulo.

    Programa

    MBA em Estratégias de Comunicação Digital

    Análise de Dados

    Revisão de probabilidade. Estatística básica. Estatística descritiva. Estimadores e modelo estatístico. Testes de hipótese. Estimação de intervalos. Análise de variância. Desenho e avaliação de testes A/B e surveys. Fundamentos do modelo de regressão linear. Método dos mínimos quadrados e hipóteses sobre o modelo linear.

    Antropologia das Práticas de Consumo

    Mito, ritual e ideologia. Etnocentrismo. Cultura como sistema de significação. Meios, mediações e comunicação de massa. Consumo, publicidade e Antropologia na contemporaneidade. Pensamento antropológico aplicado ao comportamento do consumidor.

    Comunicação Digital: Teoria e Prática

    Da comunicação de massa à comunicação digital. Novas práticas de comunicação em ambientes digitais. Transformação digital do mercado da comunicação. Plataformas e ecossistema da comunicação digital. Democracia e comunicação política on-line.

    Ciência de Dados

    Conceitos relativos a dados. Dados experimentais e observacionais. Pré-processamento de dados. Modelos não supervisionados e as suas aplicações. Construção de modelos de classificação para solucionar problemas de negócio e pesquisa. Softwares e ferramentas de MD.

    Casos de Estratégia Digital

    Comunicação aplicada a organizações complexas. Agenda setting e desenho de pesquisa com bases públicas. Estratégias digitais de think tanks. Pesquisa aplicada. Comunicação aplicada a startups. Novas organizações de mídia. Produção de conteúdo audiovisual.

    Comunicação Institucional

    Comunicação nas organizações. Política de comunicação integrada em organizações públicas e privadas. Técnicas de comunicação interna e dirigida nas mídias impressa e eletrônica. Instrumentos de assessoria de comunicação. Gestão estratégica da informação.

    Design e Visualização de Dados

    Visualização de dados, sociedade e campo da Comunicação. Literacia em dados (tipos de dados, boas práticas de organização e taxonomia dos gráficos). Literacia visual (Design da Informação, codificação visual e UI/UX). Abordagem centrada no usuário (definição do público, roteiro e storytelling). Produtos de dados (formatos de visualização e prototipação).

    Empreendedorismo Digital

    Marketing digital. Gestão de pessoas. Empreendedorismo e inovação. Modelos de negócio digitais contemporâneos. Consumo no ambiente digital. Empreendedorismo digital e planejamento de negócios. Elaboração de projetos.

    Economia e Indústria Criativa

    Indústria criativa: definição e conceitos. Modelos de negócio e indústria criativa. Economia colaborativa. Políticas públicas e indústria cultural.

    Economia Política da Internet

    Economia Política da Comunicação. Datificação da sociedade, trabalho informacional e novos modelos de negócios digitais. Capitalismo informacional e o fechamento da internet. Plataformização, governança algorítmica e economia da atenção. Contestando o capitalismo de vigilância: movimentos-rede, comunicação de guerrilha e guerras híbridas. Democracia digital. Respondendo a forças disruptivas: autorregulação versus regulação. Respostas corporativas para um ambiente global em mudança.

    Gestão de Business Intelligence em Comunicação

    Integração dos processos empresariais aos modelos de monitoramento e acompanhamento. Elaboração e implantação de indicadores e painéis de controle. Ferramentas de business intelligence e big data. Integração dos níveis tático e operacional à estratégia empresarial. Planejamento estratégico e metodologias de gestão estratégica.

    Internet e Práticas de Consumo

    Globalização, internet e consumo. Web 2.0 e emergência das mídias digitais. Plataformas de colaboração. Pirataria e modificações estruturais. Tendências em publicidade, trabalho e negócios digitais. Big data. Novos modelos de negócio. Reestruturações publicitárias e relações de trabalho. Comunicação centrada no usuário. Gigantes tecnológicas e cenário econômico global.

    Pesquisa Aplicada em Comunicação Digital

    Aplicação prática da ciência: paradigmas, conceitos e fundamentos. Desenho da pesquisa aplicada no campo da Comunicação. Métodos científicos tradicionais e digitais. Comunicação e a divulgação científicas.

    Pesquisa e Análise em Redes Sociais

    Conceito de rede social. Laços fortes e laços fracos. Comunidades e interação virtual. Diferentes tipos de centralidade em rede. Conexão preferencial. Individualismo, cooperação e redes sociais. Principais modelos de análise de redes sociais. Algoritmos, plataformas e aplicativos.

    Sociologia da Comunicação

    Comunicação como fundamento da sociabilidade. Internet e sociedade. Comunicação e a Sociologia Digital. Comunicação de massa e os novos media. Atalhos informativos: líderes de opinião e comunicação interpessoal on-line. Formação na opinião pública em tempos de mídias sociais. Midiatização.

    Storytelling

    Narrativas, historiografia e produção da história. Mitos, lendas, referências culturais e folclore. Papel simbólico de arquétipos e construções estabelecidas. Universalidade da narrativa, atores e papéis fundamentais dos gêneros narrativos. Sujeitos, engajamentos, motivações e objetos. Estruturas narrativas: conceitos, abordagens teóricas e articulação prática. Técnicas de storytelling e roteiro com dados. Concepção de peças publicitárias e de comunicação institucional. Sistemas de valor social e identidade narrativa. Novos formatos narrativos para mídias digitais. Técnicas de storytelling baseadas em grandes conjuntos de dados.

    Tópicos Avançados em Redes Sociais

    Estruturas de organização e comunicação em redes sociais. Interlocução entre práticas culturais, pontos de vista e relações de poder para a produção, disseminação e recepção de informações no ambiente digital. Desinformação e ameaças à democracia: regulação, identificação e proteção. Fundamentos de linguística aplicada para a pesquisa em redes sociais e análise de big data. Procedimentos e métodos de pesquisa em plataformas digitais.

    Tópicos em Economia para Comunicação

    Conceitos fundamentais de Economia. Concorrência e estrutura de mercado. Falhas de mercado e regulação. Tecnologia da Informação e externalidade de rede. Tópicos especiais para Comunicação.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
    Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.

    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular

    processo seletivo com análise curricular

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado;
    • Caso necessário, o candidato poderá ser convidado a participar de uma entrevista.
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso  de graduação*
    • Histórico escolar de graduação

    *Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. Não serão aceitos para ingresso certificados de cursos superiores sequenciais em formação específica.

Contato

To prevent automated spam submissions leave this field empty.
      • Admissão e Matrículas

      Atendimento de 10 às 19h
      E-mail: cursos.bsb@fgv.br
      WhatsApp: (61) 3799-8090

       

       

      • Relacionamento com o Aluno

      Atendimento telefônico: 61 3799-8100 de segunda à sexta-feira de 9h às 19h
      Atendimento WhatsApp: 61 3799-8100
      Atendimento presencial:  de segunda à sexta-feira de 9h às 19h e aos sábados de 8h às 13h. Temporariamente indisponível, devido ao isolamento social.