MBA em Cibersegurança

Compartilhar
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Modalidade: Live
    Início: 08/04/2024
    Carga Horária:
    432 horas/aula
    Matriculas até: 20/03/2024
    Duração: 13 meses
    Para continuar, escolha a localidade mais próxima de você:
    Visualizar as informações do curso na página
    Para se inscrever em um curso, você deve escolher uma opção acima
    Para baixar o programa em um curso, você deve escolher uma opção disponível
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Live

    Cursos com aulas ao vivo em dias e horários pré-estabelecidos, por meio de seu computador ou dispositivo móvel.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    O programa do MBA em Cibersegurança visa a especializar profissionais com competências mais complexas, isto é, com um conjunto de conhecimentos, habilidades e valores exigidos pelo mercado de trabalho.
     
    São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
    • interpretar as principais características e os desafios relacionados ao contexto de aceleração digital crescente, e a consequente mudança nas formas de competir no mercado, para assim conseguir propor estratégias de uso de tecnologia;
    • relacionar a estratégia de segurança da informação às demais estratégias da organização, agregando valor ao negócio;
    • interpretar os riscos, as ameaças e os desafios no campo da cibersegurança para planejar e coordenar ações de mitigação de riscos e resposta a incidentes cibernéticos.
    Acesse o cronograma completo do curso.

     

    Aulas semanais - 4ª e 5ª - das 19h às 22h20min.

    Coordenador Acadêmico: Álvaro Luiz Massad Martins
    Programa

    MBA em Cibersegurança

    Ameaças cibernéticas: identificação e prevenção

    Inteligência sobre cibersegurança. Ameaças por meio do fator cibernético. Ferramentas contra as ciberameaças. Cibersegurança como facilitadora da organização.

    Arquitetura de big data e automação de decisões

    Fundamentos de arquitetura de dados. Computação distribuída: big data, cloud computing, streaming. Arquitetura de dados em big data. Automação de decisões: impactos no negócio.

    Arquitetura de produtos digitais

    Arquitetura de plataformas digitais. Desenvolvimento de plataformas digitais. Integração de soluções de plataformas digitais. Engenharia de tráfego.

    Arquitetura de serviços: SOA, EDA e IoT

    Service-oriented architecture (SOA). Event-driven architecture (EDA). Telecomunicações: arquitetura e aplicações. Internet of things (IoT): arquitetura e aplicações.

    Atração e retenção de times de cibersegurança

    Capacidades interpessoais e de equipe necessárias para competir na Era Digital. Geração de valor por meio de pessoas e equipes (sinergia). Seleção de talentos e formação de times de cibersegurança. Gestão efetiva de stakeholders. Fatores críticos de sucesso para a efetiva entrega de resultados.

    Conselheiros, diretores e a cibersegurança

    Evolução dos cenários de risco em cibersegurança e papel do board. Modelos de gestão e frameworks reconhecidos e mais adotados pelo mercado. Importância de um SOC – Security Operation Center. Definição do tamanho adequado de times, investimentos e incentivos relevantes para a difusão da cultura de cibersegurança. Difusão de conhecimentos exigidos atualmente para uma apropriada gestão de cibersegurança. Tendências regulatórias e integração de riscos cibernéticos ao modelo de riscos corporativos. Compliance. Funcionamento e importância do seguro cibernético. Processos críticos de cibersegurança e dos principais vetores de ameaças. Inteligência de ameaças para tratamento dos riscos cibernéticos.

    Economia digital, criptoativos e ecossistema do cibercrime

    Aspectos basilares de blockchains, smartcontracts e da web3. Impacto da adoção de criptotecnologias sob perspectiva macro e meso. Formas de utilização, financiamento, distribuição e governança de criptoativos. Tokens não fungíveis. Regulamentação de criptoativos. Organização do cibercrime e a sua relação com criptoativos.

    Estrutura de cibersegurança: operação, orçamento e alinhamento com o negócio

    Pilares da segurança da informação: tecnologia, processos/procedimentos, pessoas. Importância de orçamentos adequados para as propostas de cibersegurança. Principais métricas para gestão de cibersegurança. Envolvimento da alta gestão com os assuntos relacionados à cibersegurança.

    Éthical hacking, como planejar e implementar testes de invasão

    Ética de hackeamento. Preparação para a batalha: perspectivas defensiva e ofensiva. Vulnerabilidades do TCP/IP. Vulnerabilidades em aplicações corporativas: e-mail, Windows, Linux. Introdução ao reconhecimento. Engenharia social: ferramentas e métodos. 

    Gestão de riscos cibernéticos

    Fundamentos da gestão de riscos. Ciclo de gestão de riscos. Avaliação e tratamento de riscos. Inter-relação do risco com a organização. 

    Governança e segurança da informação

    TI nas organizações; maturidade e papel de TI. Inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Governança de TI e planejamento estratégico. Decisões, estilos e frameworks de governança de TI.

    Modelos de negócios na era XTech

    Transformação Econômica na Era Digital. E-business. E-commerce. Ecossistemas. Novos modelos de negócios.

    Plano de continuidade de negócios

    Princípios da continuidade de negócios. Continuidade em operação. Fatores de sucesso de um PCN. Comunicação para a continuidade de negócios.

    Plano estratégico de segurança da informação

    Governança de segurança da informação. Recursos e formalização. Estabelecimento de apoio colateral. Maturidade do plano estratégico de segurança da informação.

    Regulação em cibersegurança e análise forense

    Principais marcos regulatórios da Era Digital no Brasil e no mundo. Normas e padrões. Responsabilidades civil, criminal e trabalhista. Análise forense e aspectos jurídicos da forense computacional.

    Resposta a ataques cibernéticos

    Fundamentos da resposta a incidentes cibernéticos. Possíveis causas de incidentes cibernéticos. Recursos humanos no processo de resposta a incidentes cibernéticos. Possíveis consequências de um incidente cibernético.

    Técnicas e ferramentas de inteligência artificial

    Aplicações de IA. Técnicas de aprendizado de máquina. Técnicas alternativas de IA. IA: visão de futuro e aspectos jurídicos e regulatórios.

    Tecnologias emergentes

    Blockchain. Computação Quântica. Web 3.0. Exercício de futurologia: blockchain + computação quântica + web 3.0.

    Módulo Internacional

    Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV nos formatos Live e Presencial.

    Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

    * O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA ou Pós-Graduação.

    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Público-alvo
    MBA em Cibersegurança é recomendado para profissionais que tenham experiência e exerçam  funções em nível estratégico ou tático relacionadas a:
    • tecnologias (CIO);
    • direção de operações (COO);
    • conformidade e governança (compliance & governance) (internal controls, internal audit);
    • segurança das informações e privacidade dos dados (CISO, CSO, DPO, CRO);
    • direção transversal integrada.
    Pré-requistos:
    • tempo mínimo de conclusão de graduação: dois anos.
    • tempo mínimo de experiência profissional: três anos.
    • inglês para leitura e compreensão de textos técnicos e de negócios.
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado. A matrícula neste curso pode requerer como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
    Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.

    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular

    processo seletivo com análise curricular

     

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
    • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

    *  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

    Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.